Tecnologia, autonomia e atitude: tudo o que faz o BYD Sealion 7 brilhar
Estivemos ao volante do BYD Sealion 7 e a conclusão é… bem, é de que estamos perante um automóvel de exceção e uma fortíssima declaração de intenções da marca chinesa. Este carro sabe o que quer e, ainda mais importante, sabe para onde quer ir. E com uma performance que deixa poucas dúvidas.
Não é todos os dias que um SUV elétrico chega disposto a mexer com conceitos, mas o BYD Sealion 7 consegue. O que antes seria visto como ousadia, hoje assume-se como compromisso de quem quer protagonizar a transformação da mobilidade. Este carro pretende algo mais do que transportar pessoas. Quer desafiar.
Com os seus 4,83 metros de comprimento e plataforma dedicada (a e-Platform 3.0 da marca), o Sealion 7 situa-se no segmento dos SUV de porte generoso. A distância entre eixos, de 2.930 mm, garante espaço razoável para cinco adultos e com bagageira de 520 litros (mais um “frunk” de cerca de 58 litros), prova que não esquece a vertente prática mesmo num formato que aposta no estilo.
A silhueta que tende para o coupé-SUV e conjuga dimensão e presença, ou seja, não é discreto. Mas para quem procura visibilidade e espaço, sem abdicar da modernidade elétrica, fica difícil ignorar.
BYD Sealion 7: versões e motorização
O Sealion 7 chega em duas configurações principais. Começa com uma versão básica (denominada Comfort), com tração traseira (RWD) e motor único. Entrega cerca de 230 kW (313 cv) e 380 Nm de binário e acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 6,7 segundos, mantendo uma velocidade máxima de 215 km/h. Tem uma autonomia WLTP anunciada em torno dos 482 km, apoiada numa bateria de 82,5 kWh.
Depois, há a versão topo de gama (Excellence AWD), com dupla motorização (uma dianteira e outra traseira), tração às quatro rodas, potência combinada de até 390 kW (530 cv) e binário até 690 Nm. Faz a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos, uma velocidade máxima de 215 km/h e uma autonomia WLTP até 502 km, com bateria útil de 91,3 kWh.
Para quem procura aceleração e performance típica de um “desportivo disfarçado de SUV”, a versão AWD é promissora. Para o uso quotidiano (família, trabalho, viagens) a versão Comfort parece um compromisso equilibrado entre autonomia, praticidade e preço.
Tecnologia e eficiência “à prova de futuro”
Uma das cartas fortes do BYD Sealion 7 está na utilização da chamada “Blade Battery”, com células LFP (lítio-ferro-fosfato). Esta bateria não é só um depósito de energia. Está integrada na estrutura do veículo, no que se designa por “cell-to-body” (CTB), o que significa maior rigidez estrutural, segurança reforçada e, por consequência, confiança para quem conduz.
Em termos de carregamentos, a versão Excellence permite recarregar dos 10% aos 80% em cerca de 24 minutos (DC rápido), graças a potências de carregamento até 230 kW. A versão Comfort demora um pouco mais, cerca de 32 minutos no mesmo intervalo. O carregamento doméstico AC trifásico de 11 kW também está disponível para quem tem wallbox doméstico.
Plataforma, dinâmica e conforto
A e-Platform 3.0 não é apenas uma base onde se cola bateria e motores. É uma arquitetura que permite otimizar espaço, distribuir peso e garantir rigidez. Resultado? Suspensão dianteira tipo “double wishbone” e traseira “multi-link”, conjugadas com amortecedores FSD (Frequency Selective Damping) que prometem adaptar-se às irregularidades do piso, ou seja, conforto e controlo.
O interior do Sealion 7 não está a reboque da tecnologia. Inaugura uma experiência táctil e visual com um painel central rotativo de 15,6", iluminação ambiente personalizável e sistema áudio premium com 12 colunas Dynaudio.
Tem ainda bancos dianteiros climatizados e ventilados, bancos traseiros aquecidos, carregador de smartphone sem fios e tejadilho panorâmico com cortinagem elétrica.
O BYD Sealion 7 traz argumentos difíceis de ignorar. Espaço confortável, performance convincente (mesmo na versão standard), e uma combinação de tecnologia/equilíbrio mecânico que aponta para um futuro realista, não apenas idealisticamente elétrico.
A versatilidade elétrica, aliada a uma autonomia sólida, tornam-no um candidato forte para quem quer transitar do “carro a gasolina” para o “carro elétrico” sem grandes concessões.
No fundo, este modelo representa aquele momento em que as promessas começam a fazer sentido, não como futuro distante, mas como escolha presente.
Preço e disponibilidade
Em Portugal, o BYD Sealion 7 está disponível a partir dos seguintes preços:
- 48.176 euros para a versão Motor elétrico 313 cv e 230 kW;
- 58,176 euros para a versão Motor elétrico 530 cv e 390 kW.




































Bom carro, confortável e seguro. Pena que seja tão pesado, e gaste tanto, o Tesla y com a mesma bateria fatura mais 100km. E as revisões obrigatórias aos 20 Mkm também não ajudam, é só para nos comer dinheiro
É bom ver estas bombas no parque da Rabada Sara Moreira.
Tenho um BYD Sealion 7 Comfort e confirmo que o carro é super. Confortável, muito bem insonorizado, tem todos os extras de série, não existe nada neste carro que poderia dizer “falta isto”. Até agora uma excelente aposta. Acrescento a oferta das duas primeiras revisões (30.000 e 60.000) ou seja 4 anos de oferta. Excelente BYD.