Táxis elétricos: Governo apenas recebeu 26 candidaturas para apoio
A era é da eletrização e o Estado português tem vindo a disponibilizar alguns apoios. Muitos são os que têm aproveitado esta "linha de crédito" para ter o seu carro elétrico, mas nem todos têm aproveitado.
Segundo informações recentes, em 2019 o Governo português apenas recebeu 26 candidaturas para apoio.
Apenas 21 candidaturas para táxis elétricos foram aprovadas...
A notícia está a ser avançada pela TSF que revela que a Linha de crédito que foi criada pelo Governo para apoiar a compra de táxis elétricos apenas recebeu 26 candidaturas em 2019. Nesse sentido, depois de um projeto com vários benefícios, o resultado mostra um número de procura muito baixo. Como resultado, fica muito aquém a possibilidade de ser atingido o valor máximo de financiamento previsto que era de 200 mil euros.
A Federação Portuguesa do Táxi lamenta tal cenário e aponta o dedo aos muitos requisitos que limitaram o número de candidaturas.
Contactada pela TSF, a Federação Portuguesa do Táxi (FPT), através da Vice-Presidente, Ana Rita Silva, referiu que...
As candidaturas tinham muitos requisitos, nomeadamente o facto de só se poder candidatar uma viatura por cada operador. Nós sabemos de algumas entidades que têm várias viaturas e que podiam perfeitamente ter aproveitado mais este incentivo e não o puderam fazer.
A justificação que deram foi o receio de que grandes operadores, que têm muitas viaturas, concorressem com todas as viaturas e depois não chegasse para pequenos operadores que têm só uma ou duas viaturas. Claro que não é assim, não há empresas com 200 viaturas a candidatarem-se ao apoio ao mesmo tempo. Temos esperança que agora para 2020 este requisito seja alterado
O incentivo à compra de elétricos, no setor dos táxis, surgiu no âmbito de incentivos à descarbonização dos táxis. Segundo informações do Ministério do Ambiente e da Transição Energética à TSF, das 26 candidaturas: 21 foram aprovadas, duas foram recusadas e três ainda estão em análise.
O valor total dispensado foi de 152 mil euros, menos 48 mil euros do que o teto máximo da linha de financiamento.
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Este artigo tem mais de um ano
Depois admiram-se, se a UBER começar a usar carros elétricos e terem mais clientes que os taxis, veem chorar e tal, mais greves e tal…
Querem ser o serviço n.1, mas melhorar o serviço está quieto… 🙂
Começar? Em Lisboa vê-se muito “ubber” eléctrico. Não será a maioria mas é uma percentagem considerável. Nissan Leaf e Renault Zoe é aos pontapés.
Queria-te ver como taxista, ires investir mais de 60mil€ num Tesla e sem postos para carregares o popo. Queres melhorar o serviço? Deixa de ir pa uber e ajuda os taxistas, hipocrita 😉
Se forem ao aeroporto em Amsterdão 9 em cada 10 taxis sao eléctricos
Já lá estive e confirmo, mas tambem confirmo que em Portugal essa realidade é impossivel, por agora claro, dentro de 20 anos já vamos ser todos eletricos.
E não esquecer os valores dos carros… eles fazem 300km e vão buscar a Alemanha, um carro que cá custa 100mil€, la compras a volta dos 60 mil€.
O tuga para fazer uma brincadeira dessas, chegas aqui e levas com tanto imposto em cima… fora que nem sei se já adaptaram as tabelas de ISV para os electricos.
E deixarem de ser fogareiros?! Assim não tinha piada…