SNS24 já envia SMS/e-mail para obter declaração provisória de isolamento
Com a existência de cada vez mais casos no nosso país, é preciso encontrar mecanismos que acelerem o combate à pandemia. A partir de hoje, a Linha Saúde 24 começa a emitir declarações provisórias de isolamento.
Sempre que o SNS24 indicar ao utente que deve ir para o seu domicílio, este vai receber um código, por SMS ou email.
A Linha SNS24 (808 24 24 24) vai começar a passar declarações provisórias de isolamento profilático. Tal medida entra em vigor esta quarta-feira, altura em que entram também em confinamento parcial 121 concelhos do país (ou seja, mais de 7 milhões de habitantes).
Para que serve uma declaração provisória de isolamento profilático?
De acordo com Luís Goes Pinheiro, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), O documento serve para justificar a ausência no local de trabalho até a pessoa ser contacta pela saúde pública e ser emitida, ou não, uma declaração definitiva de isolamento profilático.
Isto significa que, para a entidade patronal ou para qualquer entidade que exija a presença física da pessoa, esta declaração pode ser usada para justificar a necessidade de ficar em casa
Goes Pinheiro
A declaração provisório será emitida sempre que o SNS 24 identificar na sequência de um telefonema que determinada pessoa foi contacto de alto risco de um doente COVID-19, nos termos do algoritmo definido pela DGS, ou sempre que, na sequência dos sintomas que o utente alega ter, se identifica que é um potencial doente com COVID-19, mas que o risco clínico que apresenta justifica que se envie o doente para o domicílio em vez de sugerir a sua deslocação a um centro de saúde ou a um serviço de urgência.
Para ter acesso à declaração provisória de isolamento, a Linha SNS24 envia um código ao utente por SMS ou e-mail que permite a este aceder a uma declaração provisória de isolamento profilático.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Podiam também enviar SMS com os números diários de casos de Covid. Tal como a Proteção Civil faz com os riscos de incêndio.
+1
Não vejo sentido nisso, em caso de incendio podes tomar precauções agora neste caso já devias estar a tomar as medidas necessárias á tua/nossa proteção
Se fores meo podes subescrever ao sapo alertas, eles enviam todos os dias
Lol.. 10M de mensagens diárias para alimentar a tua preguiça de ir ver os numeros ?
E juízo? Vem por 5G né?
Não faria sentido estar a fazer uma possível despesa dado que a informação está presente de forma gratuita na internet ou na tv.
E porque não? Será que faz mais sentido isto?
http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=7242330
Ou isto?
https://i.ibb.co/s3dgfY0/imagem-2020-11-04-113105.png
Eles enviaram me um link para colocar os sintomas que possuo para não andarem a ligar diariamente e guess what…. nem tenho permissoes para la colocar os sintomas 🙂 gj
No meu caso, fui para casa em isolamento porque uma colega de trabalho resolveu ir trabalhar infetada e tirar a máscara em diversas alturas. A linha SNS24 disse-lhe para ir trabalhar porque estava constipada, tinha apanhado uma molha. A pessoa que lhe diz isso, sem enviar as mensagens para fazer um teste, é só má profissional e inconsciente. Não obstante, o centro de saúde dela, funciona bem, ligam-lhe diariamente e enviaram o CIT para a baixa. No meu caso, ninguém diz nada, o centro de saúde não atende o telefone. Certo é que os dias de prazo para entregar o certificado a passarem. A nossa saúde está minada de gente pouco profissional. Metade é profissional a outra metade devia ser substituída. Não contatam, não atende o telefone e não respondem aos e-mails, estão a pedir que a pessoa seja obrigada a sair de casa.
“A linha SNS24 disse-lhe para ir trabalhar porque estava constipada, tinha apanhado uma molha.”
amigo …nao ha gente
culpa varios os governos
atençao que esta declaracao do saude24 nao paga o isolamento
depois tens de ir á SS pedir declaracao e…e…e…
atencao
..ainda estou a tentar digerir isto!! Se por um lado, pode ser uma alternativa mais desburocratizada, e célere, também pode ser usada fraudulentamente. Falta saber como funciona o resto, ou seja, quem vai emitir a declaração definitiva, ou validar a provisória, tendo por base uma certeza de que não se trata de, basicamente, m indivíduo que não quer trabalhar e arranja uma desculpa para receber tanto como se estivesse a trabalhar, porém sentado no seu sofá a gozar com o “parolo”!!
“No meu caso, ninguém diz nada, o centro de saúde não atende o telefone. Certo é que os dias de prazo para entregar o certificado a passarem. A nossa saúde está minada de gente pouco profissional. Não contatam, não atende o telefone e não respondem aos e-mails, estão a pedir que a pessoa seja obrigada a sair de casa.” O meu caso, igual, é esperar e ninguém atende telefones ou responde a emails.
Ainda ontem liguei para o sns24, ainda não estão a passar a declaração.
Uma palhaçada. A dias que dizem que estão a enviar e não enviam. Agora fazem a anuncio oficial?
Eu fui obrigado pela alinha 24 a ficar em casa ate ficar a espera que entraram em contacto comigo, coisa que nunca aconteceu. Querendo ir trabalhar e sem resposta de parte da linha, centro de saude ou delegado medico tive que mentir e dizer que tinha sintomas para fazer o exame e ter alta.
UMA PALHAÇADA.
Tiveram 8 meses para se organizar e nem isso são capazes de fazer.
Estou a pensar fazer isso também. Apenas se mentirmos somos atendidos mais depressa. Estou há 4 dias em isolamento, como não tenhi sintomas, ninguém me contacta do Centro de Saúde. Ligo, não atendem.
estou em casa em isolamento profilatico enviaram me a declaraçao, mas nao consigo validar mesmo assim enviei para o emprego. ate agora ninguem entrou em contacto comigo. hoje ja e o 3 dia.
Boa tarde!
Meu caso, estou em isolamento profilatico há 12dias.
Liguei para 0 sns24 no dia 4 de Novembro, por causa de uma colega de trabalho testar positivo, e mandaram-me ficar em casa isolado, e que seria contactado pelo delegado de saúde. no dia 6 como minguem me contactou, voltei a ligar para o sns24 a expor o problema e disseram-me que talvez estivessem com muito trabalho e não viram o alerta de contacto, voltaram a fazer o contacto com o delegado de saúde e nesse dia recebi um email com instruções para ir registando a temperatura, sintomas e também a tal declaração provisória de isolamento, mas com data de inicio do dia 6, que foi o segundo contacto que fiz.
Mas entretanto não tive mais contacto nenhum por parte do delegado de saúde, lembro que não tive nem tenho sintomas nenhuns até esta data, ma o tempo está a passar e daqui a dois dias termina os 14 dias obrigatórios de isolamento, e se minguem me contactar eu vou trabalhar, e pergunto, como justifico os dois dias que estive em casa mas não estão contabilizados na declaração.
O Delegado de Saúde irá registar na declaração os dias todos.
Desculpe perguntar, mas quando é que o delegado de saúde passa essa declaração?
Só falta dois dias de isolamento, e quando eu for trabalhar tenho que justificar as minhas faltas ao trabalho, e a empresa só tem 5 dias após terminar o isolamento, para enviar essa declaração à segurança social, para me pagarem o valor que tenho direito.
Penso eu que deve ser assim.
Muito obrigado pela resposta
Ligaram-me na véspera, ao 13º dia.