Site verifica credenciais online, será que está exposto?
Nestes últimos tempos temos assistido a um elevado número de credenciais roubadas e usadas por cibercriminosos. As empresas de serviços online estão alarmadas pois além de comprometer a credibilidade desses serviços, há uma correspondência de dados dos utilizadores com outros serviços e tudo isso cria uma bola de neve.
Muitos utilizadores estão a ser notificados por serviços que têm relação com as brechas de segurança. Será que as suas credenciais estão na mão dos cibercriminosos? É isso que poderá verificar num site agora criado.
Um novo site permite que os utilizadores da Web verifiquem se o seu email, nome de utilizador e palavra-passe foram expostos a alguma das grandes violações de dados que aconteceram nos últimos anos.
O site chama-se haveibeenpwned.com e foi desenvolvido por um australiano, Troy Hunt, arquitecto de software. O serviço permite aos utilizadores verificarem se o seu email está presente nalguma base de dados que fosse roubada recentemente, como foi o caso do que aconteceu na Adobe este ano, onde foram roubadas milhares de credenciais, como aconteceu também à Yahoo em 2012, à Sony PlayStation Network em 2011 e à Gawker em 2010... entre outros.
Os dados do "assalto" à Adobe vieram à tona no passado mês de Outubro e é já considerado o maior roubo de informações de utilizadores da história, de conhecimento público. Mais de 153 milhões de registos dos utilizadores, incluindo endereços de email e senhas mal criptografadas, foram expostos, como resultado do incidente.
SEJA CRIATIVO A CRIAR PALAVRAS-PASSE E CONFIE DESCONFIANDO!
Vários investigadores de segurança criaram sites que permitem aos utilizadores verificar se as pessoas foram afectadas. Hunt foi mais além e fez um site que mapeia os endereços de email através das várias falhas de segurança das muitas empresas visadas. Este tipo de correlação é importante, porque um grande número de pessoas volta a utilizar as mesmas palavras-passe, endereços de email e nomes de utilizador que haviam sido roubados noutros serviços.
Em 2012 Troy Hunt comparou os registos da informação roubada à Sony e à Yahoo e descobriu que 59 por cento das pessoas, com contas nos dois serviços, usaram a mesma senha.
O site haveibeenpwned.com não guarda nenhuma das palavras-passe roubadas, apenas os endereços de e-mail.
"Eu simplesmente não preciso delas [as senhas] e, francamente, não quero essa responsabilidade", disse Hunt num post no blog . "Isto é tudo a ver com a sensibilização relacionada com a amplitude das violações".
Importar os dados para o site não foi uma tarefa fácil, com a base de dados contendo mais de 152 milhões de registos da Adobe, quase 860 mil da Stratfor, mais de 530 mil da Gawker, da Yahoo e Sony foram 453.000 e 37.000 respectivamente. Hunt publicou também um post no blog sobre os aspectos técnicos do trabalho com este conjunto de dados de grande porte.
O trabalho foi combinar os dados numa única base de dados o que depois revelou estatísticas muito interessantes. Hunt cruzou os dados da Stratfor aos registos da Adobe e verificou que 16% dos endereços de email já estavam no sistema. Quando cruzou com os da Sony, foram 17% que coincidiram e quando comparou com os da Yahoo! verificou que eram 22% de resultados coincidentes.
O projecto está ainda a crescer, também porque as violações dos dados privados não param, mas há uma conclusão clara: as pessoas continuam a facilitar a vida aos criminosos e a desprezar a sua própria segurança, entregam facilmente palavras-passe simples, parcas em dificuldade o que é altamente condenável, tendo em conta o que cada uma dessas pessoas deposita nos serviços da Internet. A exposição traz graves problemas, uns a curto prazo, como o acesso aos netbancos e a dados financeiros sensíveis, assim como traz problemas futuros ao verem as suas contas associadas a práticas criminosas.
Este artigo tem mais de um ano
Estou safo 😉
Não sei se sabem, mas de escreverem aqui as passwords do vosso e-mail da Google, a pplware transforma em *, olha:
**********
A sério? 🙂 deixa testar: SecretPWD#OnELsonAchaQsOmoSpArvOs
oh…. não funcionou…
Este tipo de comentários nem devia ser aprovado… Não vá ainda apanharem algum incauto com esta estupidez…
Por incrível que pareça, este tipo de piada andou no facebook à tempos e funcionou, há por ai uns screenshots… enfim.
Muito bom, falta um link para o site no artigo 🙂
Cumps
Está lá 😉 leiam bem que ele está bem destacado.
lol nao existe procura no google
Existe sim…
O url do link está lá no 2º secreenshot.
E está no texto: haveibeenpwned.com
Exactamente.
Oh no — pwned on 1 site!
Na Adobe…
Próximo passo, mudar todas as passwords!
Tal como eu… embora que a minha pass da Adobe era só para a Adobe, portanto… não há stress…
Com a troca da password estamos novamente seguros com o nosso email?
Sim, no entanto ter atenção se essa password nao era usada em outros serviços
Pois… pois… e o que acontece aos dados que inserimos para testar????
Spam com certeza
Nada, o mail não serve mais do que receberes a informação útil. Depois o site é de um investigador conceituado.
Existia outro do género: shouldichangemypassword.com
Mas este ao menos diz onde foi o “ataque”.
Tb tou lá com a Adobe 🙁 felizmente n era conta que usasse muito nem password que repetisse 🙂
Nada, estou seguro.
Good news – no pwned found! 🙂
O senhor Troy Hunt deve estar a construir a uma boa mailinglist… 🙂
Resultado: “Oh no — pwned on 1 site!” num dos meus mails usados para lixo. Foi por causa da Adobe.
Não estou preocupado, porque só utilizo aquele mail para spam e já lhe alterei a password por sugestão da própria Yahoo!. Por isso tranquilo…
Cumprimentos.
Bom artigo. Adobe sucks!