Será o Facebook uma ferramenta de marketing eficaz?
O Facebook está a deixar de ser cada vez mais uma rede social onde se encontram velhos amigos, partilham fotografias, pensamentos ou opiniões, para ser uma verdadeira plataforma de publicidade.
Não há marca que se preze que não tenha uma página de fãs nesta rede social. Mas será que esta é uma forma eficaz para chegar até ao consumidor?
O Facebook é uma das plataformas de media social mais popular entre as empresas e este é um facto transversal a todo o mundo. Contudo, parece que os profissionais que trabalham na área, que investem recursos nesta rede social para chegar aos consumidores, têm dúvidas quanto à eficácia deste método.
A Social Media Examiner divulgou um relatório, baseado em inquéritos a 2800 marketers, que comprova a importância da Internet e das redes sociais na vida de uma empresa. Dos inquiridos, quase 100% utiliza o Facebook para acções de marketing dirigidas ao consumidor (B2C) mas não só, esta rede é também utilizada para comunicarem com outras empresas (B2B).
Não é só o Facebook que é utilizado para este fim. Também o Twitter, LinkedIn, YouTube e Google Plus são mais algumas das ferramentas utilizadas por estes profissionais.
Apesar destes números, que parecem revelar grande confiança neste meio de comunicação, na verdade 57% dos inquiridos revelou não conhecer ou ter a certeza da influência que as publicações tinham sobre os consumidores.
Esta conclusão parece vir descredibilizar os profissionais que trabalham nesta área e em quem as empresas investem cada vez mais.
Enquanto consumidor e utilizador das redes sociais, sente-se influenciado por este tipo de publicidade?
Via: Mashable
Este artigo tem mais de um ano
Eu não tenho… mas é uma ferramenta brutal…
É… mas pura e simplesmente porque as pessoas ainda não sabem distinguir onde podem ou não carregar. É bom para o utilizador comum.
Off Topic:
Para descontrair
A moeda virtual da moda
http://vimeo.com/92087150
Normalmente desconfio de novas marcas que me chegam através do facebook.
Pela quantidade de comentários e de interesse que esta notícia gerou, diria que é uma ferramenta eficientíssima…!
(Já sabem como eu sou, sempre sarcástico :p )
Simplesmente interpretaram mal o significado de promoção de produtos pelas redes sociais. Pensam que é chegar ao facebook e espalharem lá a publicidade. Errado. O verdadeiro poder está no reconhecimento de boas experiências com produtos e serviços, transmitidas através de word-of-mouth. Penso que a maior influência na compra de algo sempre foi esse meio, mas agora, com as redes sociais, é possível que uma opinião 100% pessoal de uma pessoa chegada, consiga alcançar um maior número de pessoas. Colocar publicidade pelo meio não faz praticamente nenhum efeito. É como se estivesse numa paragem de autocarro a dizer a um amigo que gostei muito da francesinha do restaurante X e ao mesmo tempo colocarem no vidro um anúncio da francesinha do restaurante Y. Ele vai muito provavelmente ignorar o anúncio e provar no restaurante X. As empresas estão simplesmente a decorar os vidros do facebook, para serem ignoradas enquanto se fala da concorrência.