Sente-se triste? Culpa pode ser da Blue Monday!
O dia mais triste do ano já vai a meio e, se está a sentir-se triste, saiba que a ciência tem uma explicação: a Blue Monday. A terceira segunda-feira de janeiro parece ter tudo para ser a mais depressiva.
Em 2004, o psicólogo Cliff Arnall analisou uma série de variáveis para calcular qual seria o dia mais triste do ano. As conclusões levaram-no a teorizar que as pessoas estariam mais deprimidas na terceira segunda-feira do ano, devido:
- Ao frio e mau tempo;
- A dívidas acumuladas das festividades;
- A culpa por abandonar as suas resoluções de Ano Novo;
- A falta de motivação.
Esta conclusão surgiu na sequência de um pedido feito pela agência de viagens Sky Travel, que queria encontrar o melhor dia para as pessoas marcarem as suas férias de verão, visando o lançamento de uma promoção.
Inicialmente, pediram-me para pensar qual o melhor dia para marcar férias de verão, mas quando comecei a pensar nos motivos para marcar férias, refletindo sobre o que milhares de pessoas me disseram durante os workshops de gestão de stress e de felicidade, havia fatores que apontavam para a terceira segunda-feira de janeiro como sendo particularmente depressiva.
Explicou Cliff, numa entrevista ao The Daily Telegraph publicada em 2010, segundo a SIC Notícias.
Considerando o cálculo de Cliff Arnall para a Blue Monday, a empresa utilizou o termo "Blue January" (janeiro triste, em inglês) numa campanha publicitária.
Além do dia mais triste do ano, o psicólogo calculou também o dia mais feliz: a terceira sexta-feira de junho. Segundo ele, o cálculo tem como base as seguintes variáveis: interação social, memórias infantis das férias de verão, possibilidade de sair de casa, o bom tempo e excitação pelas férias.
Não é da blue monday. É mesmo da gente estúpida com quem tenho de trabalhar
😀
O Gloomy Sunday é mais perigoso, os domingos podem ser tramados para quem ainda não preencheu a vida com a verdadeira felicidade duradoura, precisam da rotina do trabalho dos dias uteis para se sentirem alguma coisa. O mundo corporativo lá criou a blue monday para convencer a carneirada que a tristeza se combate com consumismo, “não deixes que a tristeza te apanhe, compra os nossos produtos!” primeiro criam a fome depois matam a fome. Ouçam a infame canção gloomy sunday -> https://www.youtube.com/watch?v=XQ2AuLaClmk
façam filhos, acaba-se logo a falta de preenchimento, não sei se fica preenchido com felicidade mas falta de tempo sequer para pensar em gloomy stuff é garantido
Ora bem.
Quem tem filhos não sofre disso nem depressões…está certo.
No artigo da referida SIC Notícias também diz que o próprio autor “na altura desta entrevista, Cliff Arnall negava a teoria da Blue Monday, afirmando que os cálculos são pseudociência. O psicólogo chegou mesmo a apelar aos britânicos que “refutem todo o conceito”.”
https ://sicnoticias.pt/saude-e-bem-estar/2024-01-15-Blue-Monday-existe-mesmo-um-dia-mais-triste-do-ano–45622d73
E salta logo à vista que esta teoria só se poderia aplicar ao hemisfério Norte.
Claramente esse dito psicólogo na altura não conhecia o Chega e as próximas eleições…
É a geração de porcelana. E o pior está para vir…
Nem sabia que havia tal dia…