Sem Qualcomm, Huawei confirma utilização de chips 5G da MediaTek no futuro
A Huawei está cada vez mais afastada dos Estados Unidos e das suas empresas. Esta é uma guerra sem fim à vista e é necessário encontrar alternativas que a tornem completamente independente do país liderado por Donald Trump.
É certo que a marca se tem conseguido reinventar e continuar a sua luta por um lugar de destaque no segmento dos smartphones. Agora, e para desagrado de muitos, terá que optar por processadores MediaTek para os próximos smartphones 5G. A informação foi avançada pelo presidente da unidade de negócios da Honor, Zhao Ming.
Uma Huawei sem Qualcomm e sem TSMC olha para MediaTek como futuro
Os processadores MediaTek não são propriamente uma novidade nos smartphones Huawei e Honor, no entanto, a marca e os consumidores em geral, viam na Qualcomm uma opção mais acertada. Contudo, o afastamento entre Huawei e empresas norte-americanas, está a obrigar a marca a criar alternativas.
Uma das mais óbvias, no campo dos processadores, é os HiSilicon, de produção própria. No entanto, não será suficiente para suprir as necessidades de disponibilidade de smartphones, ainda mais, considerando o afastamento com a empresa de semicondutores TSMC. É então que surge a MediaTek.
Recentemente, surgiram indícios de que um dos próximos smartphones Huawei de gama média 5G viria equipado com o MediaTek Dimensity 800. De uma forma geral, trata-se de um processador que apresenta um desempenho ligeiramente superior ao Snapdragon 730G, mas inferior ao Kirin 820 5G da Huawei.
A confirmação dada pela Honor
A Honor é uma submarca da Huawei que acabou de lançar o Honor X10. Trata-se de um smartphone 5G equipado com o processador Kirin 820 e que tem outras especificações como câmara tripla, com sensor principal de 40 MP, ecrã IPS de 6,63" e versões disponíveis com 6 ou 8 GB de RAM e 64 ou 128 GB de armazenamento interno.
No entanto, para o futuro, segundo Zhao Ming, presidente da unidade de negócios da Honor, a MediaTek será uma opção a considerar para os seus próximos smartphones, dada a incerteza de utilização de SoC da família do Kirin 820.
De relembrar que a empresa de semicondutores que fornecia a Huawei, a TSMC, foi obrigada a cortar relações com a empresa recentemente, por causa das medidas impostas por Trump. Apesar da chinesa SMIC, Semicondutor Manufacturing International Corporation, já estar a trabalhar com a Huawei, ainda não há garantias que prevejam um futuro estável para a empresa.
Zhao Ming referiu que a empresa mantém uma boa relação de negócios com a MediaTek e garante que os processadores serão otimizados à EMIU, de forma a responder à experiência de utilização exigida pelos seus clientes.
Este artigo tem mais de um ano
Da MediaTek ?? Ui,ou a MediaTek avança muito no desenvolvimento dos seus processadores ou então a Huawei vai de vela !! O melhor processador Snapdragon da Qualcomm rebenta com o seu equivalente da MediaTek ou com os Kirin da Huawei.Mmm,para mim a Huawei perdeu a luta,vocês vão ver. 😐
“No entanto, para o futuro, segundo Zhao Ming, presidente da unidade de negócios da Honor, a MediaTek será uma opção a considerar para os seus próximos smartphones, dada a incerteza de utilização de SoC da família do Kirin 820. De relembrar que a empresa de semicondutores que fornecia a Huawei, a TSMC, foi obrigada a cortar relações com a empresa recentemente, por causa das medidas impostas por Trump.”
Não sei se perceberam que a Huawei não pode adquirir processadores à Qualcomm e que os Kirin são fabricado pela TSMC, empresa de Taiwan, com fábricas em vários países. A Huawei é o principal cliente da TSMC a seguir à Apple. Nos últimos dias os EUA disseram que iriam impedir fabricantes de semicondutores (chips) estrangeiros, dependentes de licenciamento de empresas dos EUA, de os fornecer à Huawei, o que inclui o Kirin.
O post diz que a TSMC já está impedida de fornecer a Huawei, outros dizem que não pode é aceitas novos contratos (mas que a Huawei já assegurou o fornecimento até final do ano). A TSMC não esclarece, mas uma data provável para o impedimento do fornecimento será setembro.
Já agora, diz-se no post. “Uma das mais óbvias, no campo dos processadores, é os HiSilicon, de produção própria”. A HiSilicon, detida pela Huawei, é a proprietária do Kirin, mas não os fabrica – quem fabrica é a TSMC.
A SMIC só tem processo de fabrico 14nm, está muito longe de ter produção 7nm como a TSMC. A Huawei vai ter sérias dificuldades se não puder usar a foundry da TSMC.
Ou entao usa a produção de 7nm e/ou 5nm da samsung.
Não se preocupem que a Huawei saberá dar a resposta como deu até agora, só quem anda distraído é que não percebe o crescimento da marca apesar das barreiras impostas, pensar o que eram quando começaram e o que são agora.
Pessoalmente continua a achar que os EUA estão a dar tiros nos pés, e a cortar as pernas às empresas que trabalhavam com a Huawei.
Esta vai encontrando alternativas muito válidas. E apesar de ser notória uma grande satisfação de muitos utilizadores de cá em ver a Huawei com dificuldades, lembrem-se que não as devem rir do vizinho que o vosso mal está a caminho.
Avançando no futuro, quase que aposto que o Trump perdendo a presidência caiem por terra todas as burrices por ele cometidas.
De minha parte a não ser que algo mesmo muito drástico aconteça com a marca, tenciono manter-me no ecossistema Huawei. Continuo satisfeito não vejo razão para mudar.
A Huawei teve uma quebra de quase 50 % nas vendas fora da China. Pouca gente fora da China vai comprar telemóveis sem os serviços da Google. Maior parte das vendas vem do mercado Chinês. O povo tá ficar mais nacionalista, a Samsung na China tem 1% no mercado chinês Mesmo se o Trump perder, vai continuar o bloqueio a Huawei. A China é um perigo para os EUA, e o mundo em geral. Todas empresas chinesas são controladas pelo Partido Comunista Chinês. A China da apoio financeiro, para essas empresas dominarem o mercado, vendem com preços mais baixos, ou abaixo do custo,eliminando a concorrência. Por isso hoje 7 das maiores empresas de smartphones são chinesas. Mas a China controla o mercado interno. Na China o Twitter, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, NETflix, etc. ESTÃO TODOS PROIBIDOS. Se criticares o presidente Xi Jinping ou o partido comunista chinês vais preso ou desapareces. Alias até no You tube a China já exerce censura. Exprimenta escrever no YouTube 共匪 ( Gongfei) significa bandidos / gangsters comunistas. Veras que passado uns minutos o teu comentário desaparece. Porque achas que milhões de pessoas estavam a manifestar durante meses. Hong Kong e a região mais rica da China, mas o povo não quer fazer parte de uma ditadura comunista! Tal como Taiwan, que prefere ser um estado independente a reunificar com a China. Ainda tens a opressão sobre o povo Tibetano, Uigur . A China pos um bloqueio a produtos da Austrália por esta ter pedido uma investigação independente sobre a origem do Coronavirus. Ou ameaçou não exportar produtos médicos a países que criticaram a resposta chinesa ao vírus, ( Canadá, Suécia, Nova Zelândia, alguns estados dos EUA. Imagina se a China tornar se a maior potência mundial..
Isso que referes é tudo muito bonito, e embora não discorde do que dizes, a maioria do povo aqui compra Xiaomi que é feito onde?
País esse que usando o teu raciocínio controla a empresa tb, com preços baixos etc etc etc…
Em que ficamos?
Abç
Já agora,num dos subtítulos diz o seguinte : “A confirmação dada Honor”. Não será antes “A confirmação dada pela Honor” ?? Eu penso que sim,Maria Inês Coelho. 😐
😉
A razão para esta perseguição à Huawei é o avanço tecnológico que esta companhia tem no seu ramo de actividade.
Qualquer outra companhia chinesa sabe que não está a salvo de lhe acontecer o mesmo.
Mas isto é só a face visível do problema.
Trump não está só preocupado com a Huawei, quer lá ele saber disso, ele está preocupado é com o facto da China estar a ameaçar o domínio dos EUA…
A Huawei é apenas uma desculpa.
Eu uso Huawei e vou continuar a usar.
Se vierem sem a Google isso então ficam ainda melhor.
Não preciso da Google para nada. Há alternativas.
Telefone para mim, desde que dê para abrir websites, instalar o Signal e o Wickr, está óptimo, não preciso de mais nada.
Não quero Samsung nem Apple, Apple então nem dado quero, só Huawei, Xiaomi e gosto muito da Oppo tb.