PplWare Mobile

Samsung contra-ataca a Apple na Austrália…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. XBUZZY says:

    “Quem vai a guerra dá e leva”

    Realmente a questão do design e importante mas não se pode fugir muito a regra com já aqui alguém referiu o LG prada. e em relação ao 3G também não há por onde fugir visto que “todos” funcionam assim.

    O que vai acontecer?: vão os 2 vender os seus produtos.

  2. Paulo Teixeira says:

    Nao sei se vai atrasar ou nao, mas que esta guerra é um verdadeira estupidez nao tenho duvidas.

    Abraço

  3. Artic says:

    Parece-me que a Apple ainda se vai queimar com esta guerrinha que tanto quiseram arranjar.
    O que interessa não é vender um produto mas sim impedir os outros de vender.

  4. p. says:

    A Apple deu um tiro no pé ao entrar pelo caminho das patentes para impedir a concorrência. Vai ser interessante ver a questão da importância das patentes: será um mecanismo tecnológico mais importante que um de design?

    Já estou a ver a Apple a fazer um acordo silencioso, tentando recuperar dos inúmeros prejuízos que os atrasos do lançamento do iPhone 5. Sem a Samsung a fazer os chips vai ser duro dar vazão à procura para já não falar na fiabilidade.

  5. Miguel Batista says:

    Amor com amor se paga!!!

  6. Ppietra says:

    “Surgiu também informação, no caso da Alemanha, que as provas da Apple para apontar semelhanças do tablet Samsung com o iPad foram deturpadas, tendo sido distorcidas várias imagens do Galaxy Tab de modo a assemelharem-se mais com o iPad, proporcionalmente, em termos de design.”
    Desde então o tribunal já proferiu uma sentença definitiva contra a Samsung (passível de recurso), com todos os argumentos ouvidos, por isso tal não parece que tenha tido qualquer relevância.

    ““Enquanto a Apple não libertar as suas funcionalidades de comunicações móveis, será impossível para ela vender os seus iDevices sem usar as nossas patentes. Iremos ter uma posição forte contra a Apple nestas lutas judiciais.””
    O problema destas patentes é que elas pertencem aos standards, e como tal a Samsung poderá estar obrigada pelas regras que regulam esses mesmos standards a facultar licenças de forma razoável e não discriminatória – isto é, as licenças deverão ter termos iguais para todos. O argumento da Apple é que a Samsung tem usado essas patentes para obrigar/chantagear a Apple a licenciar tecnologias e direitos, indo contra o espírito das regras que guiam os standards.
    http://www.edibleapple.com/apple-accuses-samsung-of-violating-rand-obligations-samsung-doesnt-quite-deny-it/

    • Gonçalves says:

      E será que a apple não tem feito o mesmo?? Que eu saiba um rectângulo com um ecrã táctil já se está a tornar um standard…

    • Carlos says:

      Bom, no caso Nokia vs Apple, a Apple também argumentava que a Nokia estava a fazer chantagem com patentes que fazem parte nas normas 3G/3,5G e que etc. e tal.

      Lembras-te como isso acabou?

      • Ppietra says:

        Não! Aí a Apple argumentou que a Nokia estava a pedir demasiado dinheiro, face aquilo que licenciava aos outros. A Nokia não impunha à Apple que esta lhe desse direitos sobre tecnologias, coisa que a Samsung é acusada de ter feito desde o início – daí ter demorado tanto tempo a começarem os processos judiciais e não ter sido a Samsung a iniciar; era a Samsung que se aproveitava mais do “statu quo”.
        Como é que acabou!?
        Poucos são aqueles que sabem como acabou! Apenas se sabe que a Nokia e Apple perderam as primeiras batalhas na ITC. No fim fizeram um acordo que poucos conhecem. A Apple pagou qualquer coisa, mas de certeza bem menos do que a Nokia pedia de início, ou que aquilo que era comentado. E a Apple não licenciou qualquer tecnologia considerada chave!

      • Francisco Pinto says:

        Lembra-mos!A Apple chegou a um acordo com a Nokia! ficou a pagar royaltys! Falta saber qual foi o “desconto” que obteve! Como não sabemos quanto a nokia pedia antes e quanto obteve depois do acordo! Pode ser que um dia se saiba!

  7. Berto says:

    Isto já começa a roçar o ridiculo, só de pensar que a guita que gastam nisto daria para novos desenvolvimentos… ui, é melhor nem pensar.

    E uma pergunta, no paragrafo “Tal como já é sabido, a acção judicial da Apple contra a Samsung, na Austrália, teve como consequência a suspensão da venda da versão americana do Galaxy Tab 10.1″ na Austrália bem como a sua publicidade nesse país, pelo menos até que o caso fosse resolvido.”, não deveria ser Alemanha?

    Aquele abraço!

  8. Telmo says:

    Eu concordo com a existência de patentes e isso, mas, para tudo, há limites. O sistema actual de registo de patentes tem de sofrer grandes alterações em breve, caso contrário estas situações vão aumentar.

    Claro que se deve prezar a inovação: se alguém inventou algo deve receber os devidos créditos e afins ($$$) por isso e pela sua utilização. No entanto, grande parte das patentes existentes actualmente não são “invenções”, são antes “melhoramentos”. Assim não se estimula em nada a inovação, antes pelo contrário: inibe-se.

    Era como se uma marca de automóveis se tivesse lembrado, aqui há uns anos atrás, de patentear os volantes forrados a pele: não inventaram o volante e apenas pela inserção de algo extra (forro de pele) já julgariam merecer crédito por isso. Este tipo de patentes devia ser proibido.

    Por isso, julgo que o sistema de registo de patentes devia ser alterado e ter um “cerco” mais apertado. O problema é que actualmente, este sistema é precisamente o oposto: é simples de mais patentear qualquer coisa.

    Eu acho que enquanto isso não se resolver vamos ter notícias destas todos os dias… :/

  9. Joana says:

    A Samsung já está nervosa, pois já sabe que a Apple vai deixar de comprar coisas à mesma.
    o primeiro passo já está dado – Taiwan Semiconductor Manufacturing Company.

    Está no mau caminho. Continuará a ganhar money com Googles e Windows Mangos, mas perderá bom dinheiro nos componentes.

    • The STK says:

      Estará? Apesar da Apple ser um bom cliente da Samsung é uma % nonegócio dos componentes. Vai ser engraçado, “retiram” os componentes da Samsung mas vão usar quase de certeza usar chips de RAM e memória NAND Flash fabricada pela Samsung para outros fabricantes e integradores.

    • Hélder Ferreira says:

      Não foi a Samsung que começou esta guerra, a Apple é que anda nervosa devido às marcas que a Samsung tem vindo a conquistar no mercado.

      A Samsung não será a única a perder…

      A Apple mudou de fornecedor porque está-se a sentir apertada pela Samsung, não há quaisquer razões da Apple mudar de um fornecedor de qualidade muito alta e de rendimento estupendo, para um fornecedor onde a qualidade pode ser posta em causa igualmente como o rendimento de fornecimento de chips.

      Se fosse a Samsung andar nervosa, porque razão é que a Apple entrava por caminhos movediços e entrava em acções judiciais alegando que a Samsung violou patentes (de design), só para não dizer que as provas usadas pela Apple foram alteradas para que o Galaxy Tab 10.1 ficasse igual ao iPad 2.

      A Samsung simplesmente está a atacar com a mesma moeda que a Apple, se for confirmado que a Samsung tem licença das patentes da rede 3G, a Apple poderá sofrer com grandes consequências, uma vez que terá de retirar todos os seus equipamentos que usem 3G do mercado, isto para uma empresa que tem ganho grandes lucros, irá levar um grande corte, de 40 a 50% (se não forem mais altos os cortes) nos lucros.

    • eu mesmo says:

      a Apple já atingiu o máximo, a partir daqui é queda

      prova que estes processos são maus para o consumidor é que a Apple anunciou o iPad 3 apenas para 2012, não precisa de apresentar este ano porque a concorrência não exige um ipad 3 este ano…

      pensar que a apple n perde com esta troca é ser ingénuo, a apple trocou um fornecedor com provas dadas a nível de qualidade por um desconhecido.

      • Francisco Pinto says:

        A Apresentação do ipad 3 em 2012 não tem nada de anormal! O ciclo do ipad sempre foi anual! Havia ai umas almas que sonhavam que a Apple o ia lançar este ano! Só acredita em sonhos quem quer! A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company é não só uma das maiores fabricantes de processadores por encomenda, não é propriamente uma desconhecida no meio. é ao público em geral pela simples razão que não vende directamente ao Publico, Não tem “marca” nenhuma de produtos como a Samsung.
        http://en.wikipedia.org/wiki/TSMC

      • Misterious says:

        e qual é o máximo?

  10. David says:

    a samsung deve ter espioes na apple e vice versa

  11. Demitri says:

    Afinal quem começou a guerra das patentes? A Apple, certo!
    Existem imensos smartphones semelhantes ao Iphone e tablets iOS de inúmeras marcas.

    Ainda por cima usam SO diferentes…

  12. mota says:

    A Apple é que tá a ficar nervosa… nunca soube o que é estar no topo, agora que chegou ao topo facilmente pode cair num abrir e fechar de olhos. Ate agora a Apple andou a reinar sozinha com as suas trafulhices, como foi o caso dos Ipads que suscitou expectativas das quais nem os consumidores sabiam ao certo do que se tratava, mas já todos andavam na euforia de ter um… depois o desgosto a trafulhice foi tal que tiveram que lançar outro modelo Ipad 2… Mas francamente a Microsoft ainda é a mais inteligente… já vem da experiencia.

    • racpxt says:

      Por acaso já souberam o que é estar no topo, nos primóridos dos computadores domésticos com o Apple II, até que por volta de 1984 a 1986 deram um tombo que levaram mais de 10 anos a levantar. Na altura o seu passatempo preferido era: guerrinhas contra a IBM!!! Bem, há coisas que não mudam…

    • Rúben says:

      Vai aí uma grande novela mexicana…. lol

    • Ppietra says:

      a trafulhice foi tal que tiveram que lançar outro modelo Ipad 2
      ???
      por essa lógica então todas as marcas de PCs e todos os Androids são a maior trafulhice à face da Terra… todos os meses parece que sai um modelo novo, enquanto o iPad2 demorou 1 ano!

      • Vasco Amaral says:

        A samsung se não estou em erro também lança 1 modelo por ano.
        Obviamente existem mais aparelhos de outras marcas com Android. Não vamos por aí. O que estás a dizer não faz sentido.
        Mas também não estou a dizer que é trafulhice. Mas a apple usa o seu sistema, as outras marcas usam outro sistema é óbvio que haja dispositivos novos todos os anos mas de diferentes marcas!

        • Ppietra says:

          ???
          Samsung 1 por ano? desde quando? O mês passado?
          Vê lá quantos modelos diferentes é que há dos Galaxy e durante quanto tempo é que cada um é comercializado!!
          O Galaxy S foi descontinuado passado 6 meses
          http://en.wikipedia.org/wiki/Samsung_Galaxy_S
          Temos o primeiro Galaxy Tab 10 que nem deve ter aquecido o lugar por mais do que 2 meses.
          E refiro-me tb aos anúncios constantes de novos modelos pela marca, muitas das vezes pouco diferindo nos preços.
          Obviamente que isto é prática corrente para muitos e em diferentes ramos de negócio… só que demonstra que não faz qualquer sentido dizer que a Apple faz trafulhice porque apresenta um novo aparelho passado 1 ano, como se estivesse a enganar o clientes que compraram o anterior.

          • Vasco Amaral says:

            a samsung faz dispositivos para todos os gostos e preços.
            E se calhar é nisso que ela tem apostado.
            Enquanto a apple se foca em fazer 1 que não é acessivel a toda a gente.
            Mas não estou a dizer que ha trafulhice.
            Mas é preciso ser inteligente.
            A meu ver a apple não tem sido muito

          • Ppietra says:

            A Apple não tem sido inteligente?
            É muito provavelmente a marca que mais “smartphones” vende, é líder indiscutível nos tablets (onde a concorrência demora a acertar), tem imensos lucros… Não parece que se possa dizer que é não é muito inteligente.
            Que lhe falta alguma diversificação!? talvez… mas isso tb tem custos, e muitas vezes traz poucas vantagens.

  13. Jorge says:

    Esta guerra é pior que uma novela mexicana de 4ª categoria…

  14. Rui says:

    Alguém aqui sabe o que significa Propriedade Intelectual?

    Como diria um colunista inglês. “A Samsung não é burra, nada burra, sabe como funciona as coisas, aproveita a inovação da Apple, engenharias, processos e design e aplica no Android.
    Que gastos tem a Samsung No I&D’s? Nada, nem precisa.
    Se precisasse o seu Bada seria fantástico. E é? É uma porcaria.”

    • Pedro Coelho says:

      E a Apple também não é burra, aproveita a engenharia da Samsung em 3G, encriptação, amplificação de sinal e memórias SSD e usa-as, com excepção da última, sem autorização da Samsung e a resposta da Apple a isso é: – A Samsung pedia muito dinheiro pelas licenças, e estas deveriam ser standards.
      Ou seja, a Samsung gasta dinheiro a desenvolver a tecnologia 3G, a melhorar a sua encriptação e o aumento de potência do sinal e depois deve “dar de borla” essa tecnologia ao mercado.
      Mas um tablet rectangular com cantos arredondados e uma moldura negra não podem ser standards e devem ser cobrados princepescamente para serem replicados.
      Muito bem, sim senhor.

      • Francisco Pinto says:

        A argumentação da Apple com a Samsung vai mais alem! e a meu ver tem razão! As Patentes em causa estão num chipset que a Apple compra a qualcomm que alegadamente estão cobertos(Tem a patente “incluída”),logo a Apple já está a pagar a patente quando compra o chipset! Se a a Samsung cometeu algum erro(deliberado ou não) e não “licenciou” a qualcomm deve assumir simplesmente o erro e perder uns milhões ou negociar!
        é Este o argumento! e quanto a mim a ser verdade a Apple por muito que vos doa tem razão!

        Apple also argued that Samsung didn’t follow ETSI protocol and isn’t honoring its RAND obligations:
        Time and again, however, Samsung deliberately and deceptively failed to disclose its purported intellectual property rights (’IPR’) to ETSI before its members decided to incorporate into the standard technologies purportedly covered by Samsung’s patents, in violation of the ETSI’s IPR policy. Furthermore, Samsung committed to license its Declared-Essential Patents on fair, reasonable, and non discriminatory (’FRAND’) terms. In breach of those commitments, Samsung now seeks to enjoin Apple from selling its end products because those products contain UMTS chipsets – which Apples purchases from third parties – that are allegedly covered by Samsung’s Declared-Essential Patents.”

      • Hélder Ferreira says:

        Desde quando é que cantos redondos e moldura petra deveriam ser propriedade privada?

        Existem N tablets com cantos redondos e moldura negra, e a Apple vem cair em cima da Samsung?

        A resposta é óbvia àquilo que a Apple está a fazer, não sabe lidar com a concorrência, patenteia tudo, mesmo que seja algo standard, como por exemplo os cantos redondos e moldura preta, e está a usar contra a sua maior rival, Samsung.

        A Apple precisa cair novamente como caiu à uns anos atrás, esteve lá no topo, não soube lidar com o poder no mercado, não lidou nada bem com a concorrência e caiu, tal como poderá acontecer desta vez, se a Samsung ganhar esta acção no tribunal.
        Se a Apple cair, pode ser que seja desta que aprenda.

        É como se costuma dizer, à terceira é de vez.
        Neste caso, poderá nem ser preciso uma terceira vez.

        Isto que a Apple está a fazer é do mais ridículo que pode haver, os carros também têm os cantos redondos, e não foi por isso que a primeira marca a criar carros com os cantos redondos processou as outras marcas por copiarem.

        Para quê patentear algo, se é o standard dos equipamentos de hoje em dia, equipamentos com cantos redondos.

        • aver says:

          Outra vez a história dos cantos arredondados ? Não era melhor mudar para “O Lobo Mau e os Três Porquinhos” ?

          Alguém no seu juízo perfeito é capaz de acreditar que o juiz considerou o iPad 2 e o Galaxy Tab muito semelhantes porque tinham “ecrã grande com cantos arredondados” ?

          • Vítor M. says:

            Deixa-os acreditar… o sonho comanda a vida…

          • Hélder Ferreira says:

            Vitor, a Apple já uma vez perdeu por fazer coisas semelhantes ao que está a fazer agora…

            Naquela altura, a Apple não estava tão poderosa como agora, mas… quanto mais alto se está maior é a queda.

            O mundo tecnológico é um jogo perigoso quando não se joga lealmente, portanto, o tempo dirá. Neste momento, a Samsung tem os mesmos direitos de acusar a Apple por violação de patentes como a Apple acusou a Samsung por violação de patentes ridículas.

            O mesmo que irá acontecer à Google por ter roubado código à Oracle, mas neste caso pagará uma multa muito grande e a Google poderá obter licença do uso do código e o assunto fica resolvido, ou não.

            Como disse, o mundo tecnológico é um jogo perigoso quando não se joga lealmente.

          • Pedro Coelho says:

            Na Alemanha a Apple ganhou precisamente por isso:
            “The German judge’s ruling, however, is the exact opposite, stating that the Galaxy Tab 10.1 bears a “clear impression of similarity” with the iPad 2. “The court is of the opinion that Apple’s minimalistic design isn’t the only technical solution to make a tablet computer, other designs are possible,” the court states. The court further clarified to Bloomberg that they didn’t handle actual real iPads – only the 2004 community design which the Dutch judge threw out. Unbelievable. Expect this important detail to be ignored by most other news outlets and blogs.

            It is important to note that this injunction and ruling have nothing to do with patents or trademarks – it’s all about the community design. The Dutch court case was much broader, and did include patents. Patents which, I might add, were thrown out by the Dutch court, while also ruling Samsung didn’t infringe (except for one which had no consequences).”

            Retirado do OSNews.

            Portanto, o Juiz disse que se pode fazer tablets com outros formatos – Tipo: canto bicudos, cantos exagonais, cantos arredondados inversos, mas arredondados não.

            Pode ser uma história da carochinha, mas também é verdade.
            E em primeira mão, aqui está o tal Community Design (não é uma patente), sobre o qual a Apple processou a Samsung.

            Sigam o link:
            http://esearch.oami.europa.eu/copla/design/data/000181607-0001

          • p. says:

            Bom ao que parece essa historia vai custar cara a Apple por fraude em tribunal uma vez que as imagens apresentadas como provas estavam distorcidas para fazer com que os tamanhos dos ecras fossem iguais. E não são!

    • p. says:

      Inovação em engenharia? Sabes há quanto tempo existem tablets e smartphones? A unica coisa que a Apple inova é em design e markting consumista de imagem de marca. E o Design quanto a mim não deveria ser tão «patenteavel» .

  15. Pedro Gonçalves says:

    CENSURADO?!?!?! LOOOL
    As verdades custam não é verdade?!

  16. Henry Jr says:

    Pior.

    Li em alguma parte da web, que cerca de 30% dos componentes dos IPHONES são de chips/afins da poderosa Samsung.

    Entrando de cabeça nesta briga, quem saira perdendo? A Samsung que já tem sua própria plataforma de desenvolvimento que bate de frente com a APPLE, capaz de fazer “iDevices” com configurações superiores ao iPhone 4 como o Galaxy SII? ou a Apple?

    Só sei que nessa longa briga, quem sai ganhando somos nós. Com melhores produtos a preços mais acessíveis.

    • Vítor M. says:

      Com o abandono da Apple da carteira de clientes da Samsung, segundo consta, a Apple continuará a facturar o que factura e a Samsung, obviamente, perderá por vários lados: pela veda directa à Apple e pelo aumento do preço dos componentes que deixam de ser produzidos na mesma quantidade.

      Vamos ver.

      • A apple continua a facturar, mas certamente as margens não vão ser as mesmas. Senão já tinha largado a Samsung há muito tempo.

        De qualquer forma agora a Samsung vai ter que pensar em alternativas ou tem quebras grandes em termos de produção de componentes.

        É aguardar para ver…

        • Vítor M. says:

          Mas margens, pelo que tenho lido, serão as mesmas, a capacidade de produção é que está em causa, por isso estão envolvidas várias empresas, como referi num artigo há dias.

          Não se trata da qualidade nem mesmo na margem, mas sim na quantidade… lembro que só para o lançamento do iPhone 5 serão 25 milhões de unidades de uma só vez… vamos imaginar o iPhone 6, iPad 3 e outros produtos que a Apple está a preparar.

          Isto sem contar com os milhões de iPods que a marca continua a vender e a bater recordes… muita gente manda praí bitaites 😀 mas não sabe claramente o que está a dizer, bastava ler um pouco de literatura dedicada… aos números… mas ok… dizer asneiras ainda não se paga imposto…

      • Joana says:

        bom comentário.
        o interessante do historial dos anti-mac é deveras interessante.
        Desde que a Microsoft injectou money para a Apple não ir a falência, sempre que pregaram o fim da Apple e agora? É a empresa mais valiosa do mundo.

        Como já disse Jobs um dia: “Continuem a apregoar o fim da Apple, pois tal fortalece-nos!”

        nem mais.

  17. Maraduxo says:

    Eu aposto que a Aplle em 3 anos afunda!

    • Vítor M. says:

      Estás completamente enganado. Com o actual estado financeiro da Apple, conta com 10 anos a liderar o mercado, é actualmente a marca com melhor infraestrutura de desenvolvimento e com mais poder financeiro, fruto das suas vendas (e não de especulação).

      Repara que este ano ainda não lançou os seus mais requeridos equipamentos e continua em alta nas bolsas de valores.

      Além disso, é a marca que tem a seu cargo o desenho e concepção tanto do hardware como do software além de um serviço inovador e de acessórios a todos os seus serviços.

      Está cada vez mais forte ao nível industrial, oq ue lhe levará a entrar num sector fortemente dominado pela Microsoft em termos de software de produção, imagina o potencial.

      Mais… tens visto o crescimento da marca?

      Isso deve-se a uma estabilidade e forte investimento por parte dos mercados (outras empresas investem na Apple).

      Não sonhes com a degradação, nem a notícia do abandono de Steve Jobs abalou o crescimento da marca. 😉

      • Sim, a Apple não é um “one man show” por isso, embora possa ser abalada, vai recuperar.

        Quanto ao crescimento, estou certo que vai continuar a crescer, mas com a evolução do Android, deve deixar de ter o crescimento que tem tido até agora.

        A Samsung podia aproveitar e pegava nos chips que vai deixar de vender à Apple e vendia-os a metade do preço 😀
        Pode ser que assim comecem a surgir Androids Low Cost menos “capados” :D.

        • Vítor M. says:

          Não sei… a Oracle não vai deixar barato à Google o uso de código copiado no Android… fala-se em muitos… mas muitos milhões que a Google vai ter de pagar à Oracle… por isso… Android barato… não sei não!

          • Pedro C. says:

            Por causa do Java? Isso ainda vai dar muito que falar, mas o tribunal americano resposável pelo caso, já informou a Oracle que a pretensão inicial de 1,xx biliões de dólares era irreal, e que só daria seguimento ao caso se a Oracle decidisse reconsiderar o valor pretendido de indemnização.

      • Francisco Pinto says:

        A Apple neste momento vale tanto que nem pode entrar para o dow jones. Que iria destorcer por completo! E So para sublinhar a Apple neste momento vale quase tanto como a Microsoft e a google combinadas.
        http://9to5mac.com/2011/09/20/apple-is-too-powerful-for-the-dow-jones-industrial-average/

        • p. says:

          Isso faz-me lembrar o sucesso em 2000 da já falecida Palm. As cotações em bolsa nada representam a não ser o hype.

          • aver says:

            O Google ter estagnado abaixo dos 200 mil milhões de dólares (está a valer 176,5 mil milhões) e a Apple estar a valer mais do dobro, 383,3 mil milhões, a caminho dos 400 mil milhões e ser, desde princípios de Agosto, a empresa mais valiosa do mundo não quer dizer nada ?

            É estranho. Faz lembrar aquela frase “O sucesso é como um p*ido, só quando é nosso é que cheira bem”.

          • Vítor M. says:

            Hehehe… é obvio que diz muito, ainda mais nesta altura. Poderemos facilmente prever o que acontecerá no lançamento do novo iPhone. Os mercados têm reagido com conforto à politica actual da Apple, pois o seu valor está sustentado nos seus produtos, nas suas vendas, não é virtual ou especulação, são encaixes financeiros reais, tanto nos produtos como nos serviços, que, como sabemos, estão cada vez mais fortes.

            mas é obvio que determinadas pessoas não sabem avaliar estes números… nem lhes interessa.

          • Ppietra says:

            @ p.
            bem, se fosse a ti tentava informar toda a gente que o facto de ser a empresa tecnológica com mais lucros é só hype!! pode ser que assim repensem um bocadinho sobre o que realmente é importante
            E o facto de manter um índice de crescimento de dois digitos (no último até foi 3, mas que importa isso?), é só um rabisco de papel sem qualquer relevância.

      • Andre says:

        Ou é de mim ou a Apple já esteve quase na falência? A Apple tal como a Samsung ou qualquer empresa não está livre de acabar um dia. A Apple já lá esteve perto por causa de más políticas, talvez volte a esse ponto.
        A guerra das patentes funciona para os dois lados, e se a Samsung tem razão sobre o 3G a Apple vai sofrer bastante e o que estava a usar sem royalties vai começar a pagar (se a Samsung ganhar) e por pouco que seja a Samsung vai ganhar o que perdeu nos componentes.
        Quanto a produção, Vítor tens consciência da quantidade que a Apple gastava da produção da Samsung? Pouco para prejudicar a quantidade da produção como dizes…
        A Apple comprou uma guerra escusada… Já se estava a adivinhar que a Samsung não ia ficar quieta só por causa de uma pequena percentagem do que vendia para a Apple.

    • Ppietra says:

      🙂
      nunca imaginei a Apple a interessar-se por Basket, mas quem sabe… podem fazer uma equipa, só para poderes ver a Apple a afundar!

  18. aver says:

    Isso não é bem assim. Atribui-se ao design um peso de 30% na decisão de compra de um smartphone, o que não será muito diferente no caso dos tablets.

    O peso a dar ao sistema operativo não será muito grande para a generalidade das pessoas, porque o que interessa são as app, que não são muito diferentes.

    Ou seja na decisão de compra do iPad ou do Galaxy Tab conta principalmente o preço e o design. Então se a Samsung pode fabricar um tablet diferente do iPad 2 por que é que fabrica um excessivamente parecido ? Por isso, por decisão dos tribunais da Austrália e da Alemanha não pode vender o Galaxy Tab nesses paises.

  19. Rui Peleja says:

    A meu ver, a situação agrava-se para a Samsung pois entrou recentemente no mercado de notebooks, tendo prejuízos de vendas de componentes levará a parar vários cargos relativamente aos menos procurados, notebooks samsung.

    Bom quanto ao equipamento móvel a samsung está a 1 passo da apple, Smartphones equivalentes.

    Quanto ás previsões da Apple ser o top durante 10 anos acho um bocado precipitado pois se as patentes da samsung der certo o tombo será grande e reaver os iphone5 já distribuídos e reestruturar o software dará muitas despesas
    e tempo.

    Para mim a Nokia voltará nestes próximos 10 anos.

  20. Pedro Coelho says:

    A Apple nos anos 80 poderia ter impedido a ascensão do PC caso tivesse, como agora, forçado as patentes sobre o formato do Mac na altura que foram “copiadas” pelo PC. Mas nesse caso a Apple optou por acreditar que a sua opção pelo modelo “Closed Box” iria suplantar a procura do PC, cujo modelo era “aberto”.
    Enganou-se. Embora as máquinas da Apple sempre tenham sido muito mais fiáveis, com um design muito apelativo e um sistema operativo robusto, comercialmente impos-se o PC, em conjunto com o Windows. No entanto o que a Apple perdeu em mercado, ganhou em estatuto.
    Neste momento, parece que a Apple pretende efectuar o que não fez nos anos 80, aos tablets. Penso que mal, e não estou a falar da propriedade intelectual, porque de isso ambas as empresas se podem queixar, até uma da outra.
    Faz mal, porque um iPad é melhor – no geral – que qualquer tablet com Android ou Windows, ou o que for. Quem já trabalhou com um iPad e um Tablet Android (Galaxy 7″), como eu, pode comprovar que o iPad é mais rápido, responde melhor ao toque, as aplicações estão melhores, etc.
    Ok, pode não ser tão personalizavel, nem ter tantas possibilidades de expansão, ou upgrade, nem poder ter aplicações que não existem ou funcionem no iPad e para trabalho são os tablets Windows que vão dar cartas, penso que ninguém contesta isso.
    Mas, por ser melhor, a Apple poderia, no mercado, sobrepor-se pela qualidade e funcionalidade – é que mesmo o preço do iPad é semelhante aos dos Galaxy 10″, ou até superior.
    Por outro lado, estas guerras – com razão, ou sem ela – trazem má imagem à Apple.
    Por outro lado, o sistema de patentes nos EUA está “estragado” (broken), pois permite as coisas mais estúpidas, o que permite esta guerra, assim como o sistema Europeu com as Community Design também o permite (o nosso sistema de patentes é mais restritivo e caro).
    E são esses sistemas que vão mantendo esta guerra estúpida.
    No meu caso, eu sempre gostei dos produtos da Apple (Adoro o iMac de 27″ e não vendo o meu PowerBook Pro de 17″ por nada deste mundo) – e ainda gosto, excepto os macbooks sem teclas de função (não me adapto) – e também gosto muito do sistema operativo Mac, é uma peça de software excelente e as politicas de upgrade da Apple também são óptimas, mas esta guerra está a tornar-me anti-mac (não, anti-Apple pois os produtos continuam excelentes).
    Como eu há muita gente com os mesmos sentimentos, só lhe vai fazer perder estatuto e dar má imagem.

    Pedro Coelho

    P.S. mesmo assim não me estou a ver a comprar um tablet Android e da Samsung só se for um LCD, mas são coisas minhas.

    • Pedro Coelho says:

      Rectificação: Quando falo dos preços do iPad e do Galaxy, onde se lê superior, queria dizer inferior.

    • aver says:

      Acho que não estás a ver bem a parte do design da Apple.

      Toma em consideração uma componente mais simples como um teclado ou um rato da Apple. Aches que a Apple permite que alguém lhe copie o teclado ou o rato ?

      Atende à forma como são apresentados, na FNAC ou na Worten, os produtos da Apple. Mesas de madeira branca iMac com teclados aparafusados às mesas, querem criar um espaço de imagem próprio, por mais exíguo que seja. Levam muito a sério a questão do design que lhes dá muito trabalho a conceber.

      Com o design do iPad 2 a Apple reage exactamente da mesma maneira do que se lhe copiassem um teclado. O que penso estar a confundir muita gente é o design minimalista (para usar a expressão do juiz alemão) do iPad 2. É muito simples. Só que a simplicidade dá muito trabalho. O que penso que está a confundir as pessoas é considerarem que o formato do iPad 2 é o design natural e o único possível para um tablet. Mas não é. São possíveis outros formatos. Tal como os portáteis, são mais ou menos parecidos mas distinguem-se.

      Por isso não faz qualquer sentido dizer que a Apple quer esmagar os tablets. Não quer é que copiem integralmente o seu, no que está a meu ver no seu direito e os tribunais reconheceram.

      E o design pesa 30% na decisão de compra de produtos deste tipo. Um comprador pega nos dois, são praticamente iguais. “Folheia” os displays e aparecem-lhe os mesmos ícones das app, fica o quê para distinguir ? O preço (vá lá que aí o iPad está bem, mas a situação pode mudar). O que a Apple quer é que o comprador considere o seu produto mais apelativo. Para isso o concorrente não o pode copiar, tem que criar um design que se diferencie.

      Eu custa-me um bocado a entender como é que pessoas que pensam pela sua cabeça não vêem que não há qualquer ingenuidade da Samsung quando foi a correr lançar a nova versão do Galaxy Tab 10.1 depois de sair o iPad 2. Quis fazer uma cópia a mais aproximada possível. Os tribunais consideram isso ilegítimo. Eu, por acaso, também.

      • Pedro Coelho says:

        Sim eu creio que a Samsung não foi ingénua quando aproximou o design do seu tablet ao do iPad, mas eu também acredito que se alguém confundir um outro tablet com iPad, então é um cliente que não interessa à Apple.
        Por outro lado, a simplicidade do tablet da Apple já existia em tablets anteriores ao iPad, como por exemplo o tablet da Compaq de 1992, mesmo o tablet da própria Apple de 1993, assim como os Palm da mesma altura.
        Uma das razões da Apple ter perdido a questão do formato na Holanda foi o facto de existir “Prior Art” do iPad, ou seja, já alguém tinha criado um dispositivo semelhante com esse formato antes da Apple ter submetido o seu Community Design.
        Ainda para agravar a questão, nos tribunais Europeus não é habitual a objecção do formato em patentes, pois o nosso sistema de patentes é mais restritivo que o dos Estados Unidos (não se aceitam patentes que podem estragular o mercado e a inovação, mesmo que se vá contra alguma propriedade intelectual).

  21. Gonçalves says:

    Será que a Apple vai processar os gajos que inventaram as molduras digitais??? Alguns também tem os cantos redondos e um ecrã grande…

  22. Joana says:

    se formos por esse andar, não existe inovações.

    Já James dizia: “Gmail inovação? Pegou no outlook e aplicou na net. Agora a famosa 1gb de espaço, isso sim é novidade, mas não inovação.”

    Não concordo com James.

  23. Vanadu says:

    Mas será que alguém se acredita que exista algum fabricante que não viole patentes ou afins?
    Com o nº de patentes que existem é impossível alguém não meter o pé em ramo verde… digo eu!

    E depois isto se for até ao limite vai ser mau para os dois, que depois se “vão atirar aos outros”, se não é essa mesmo a intenção…

    Seja como for a apple anda sempre metida em processos, em jeito de virgem ofendida… A concorrência incomoda, todos sabemos, mas se calhar também a apple tem de perceber que pode fazer algo mais ao consumidor, como praticar preços mais ajustados, em vez de querer ganhar em toda a linha e de qualquer maneira.

  24. Joana says:

    “Com o nº de patentes que existem é impossível alguém não meter o pé em ramo verde… digo eu!” – bem dito.

    • Hélder Ferreira says:

      Eu já disse isso várias vezes, mas por outras palavras.

      Todos os equipamentos de hoje em dia têm cantos arredondados, com os mesmos ângulos, grandes ecrãs e quase todos com molduras pretas.

      Não há nenhuma marca que não viole patentes de outras marcas, seja pelo design, seja pelo hardware, seja pelo que for.

      E ainda mais ridículo, é os tribunais darem razão quando são situações ridículas, como esta por exemplo.

      Se fosse eu o juiz, tinha mandado a Apple dar uma curva, não cabe na cabeça de ninguém esta acção ridícula continuar só porque têm medo da concorrência.

  25. Nelson says:

    E a saga continua!…

  26. Honestamente acho que os objectivos já estão mais que cumpridos. De há muito tempo a esta parte que não se fala senão em Apple e Samsung e do resto dos fabricantes nem um pio.
    O que quer que seja resolvido dentro ou fora de tribunais traduz-se em “trocos” para empresas deste tamanho. A publicidade que lhes foi feita por toda a internet, essa sim foi tremendamente valiosa.

    • aver says:

      Já se sabe que Android é Samsung e Samsung é Android.

      Tal como iOS é Apple e Apple é iOS 😉

      Agora a sério, na área “móvel”, no Android pode ser que haja outros fabricantes que mereçam ser falados, não sei.

      Dos outros OS é uma apagada e vil tristeza. A Microsoft recebe mais das licenças de patentes pagas pelos fabricantes de Android do que da venda do Windows Phone. A RIM continua com quebras nas vendas, reduziu os lucros para metade. A Nokia lá continua à espera que o Windows Phone a tire do buraco. Isto é assim, dos perdedores ninguém fala.

  27. p. says:

    Um bocadinho off-topic, mas dedicado aos senhores que acusam a Samsung de só copiar, vejam algo de verdaeiramente inovador e não apenas um retoque de design:
    http://www.androidauthority.com/samsung-unveils-flexible-android-smartphone-24933/

    • Ppietra says:

      FAKE! A Samsung tem ecrãs flexíveis, mas não tão flexíveis, e os “specs” não batem certo com o tamanho de ecrã…
      Dito isto, não tenho dúvidas que a Samsung será das primeiras se não a primeira, a aparecer com um telemóvel desses.

    • Akiles says:

      Ainda bem que ja inventaram esses ecrans ..assim ja consigo fazer o meu sonho concretizar-se e limpar o cu a um telemovel da samsung.
      fantastico!!

  28. Joana says:

    O que é curioso, e ainda não vi um post sobre isso (a não ser na bbc uk tecno, são as estatisticas do IOS e Andróide.
    Google vs Apple?
    Ou será antes:
    Apple vs Google+Nokia (opss esta não usa Android)+Samsung+HTC+LG+etc…?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.