Rede ferroviária francesa alvo de ataques antes do início dos Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos de 2024, a realizarem-se em Paris, terão início dentro de poucas horas, mas os desafios começaram nesta madrugada. A rede ferroviária francesa de alta velocidade foi alvo de ataques, nomeadamente de fogo posto, desviando e obrigando ao cancelamento de vários comboios.
A poucas horas da abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, os serviços de comboio franceses foram cancelados e atrasados, esta sexta-feira, depois de a rede ferroviária de alta velocidade do país ter sofrido uma série de atos "maliciosos" durante a noite, incluindo fogo posto.
Num comunicado citado por vários órgãos de comunicação social, o operador ferroviário SNCF declarou que a sua rede tinha sofrido vários ataques simultâneos na madrugada de sexta-feira, tendo o fogo danificado as instalações e as linhas de fibra ótica.
A linha de alta velocidade LGV Atlantique foi atingida, bem como as linhas do norte e do leste, causando perturbações que, segundo a SNCF, terão impacto em centenas de milhares de pessoas durante o fim de semana.
Num briefing à televisão francesa, Jean-Pierre Farrandou, presidente da SNCF, disse que 800.000 pessoas seriam afetadas pelas perturbações durante o fim de semana.
Na sequência deste ataque massivo com o objetivo de paralisar a rede de linhas de alta velocidade, um grande número de comboios foi desviado ou cancelado.
Informou a SNCF, conforme traduzido pela CNBC, aconselhando as pessoas que tiverem outras alternativas a não viajarem para a estação. Além disso, assegurou que aqueles que tiverem bilhetes para as viagens interrompidas serão contactados por e-mail ou SMS. O operador ferroviário alertou, ainda, que estes ataques poderão ter impacto noutras rotas domésticas e interurbanas.
Os ataques ocorreram pelas 4 da manhã, em vários locais, pouco antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, que se realizará hoje, no rio Sena, em Paris, às 19h30 locais (18h30 de Portugal). A cerimónia deverá contar com dezenas de milhares de atletas e espectadores.
Conforme avançado pela NBC News, Patrice Vergriete, Ministro dos Transportes, condenou o que descreveu como "atos criminosos" que foram levados a cabo simultaneamente em vários locais, e informou, numa conferência de imprensa, que está a decorrer uma investigação.
Lamentamos muito não poder fazer circular os comboios esperados pelos franceses. Hoje, as principais linhas de partida foram atacadas, um ataque aos franceses [...] A festa está estragada.
Disse o presidente da SNCF.
Serviços internacionais também foram afetados
Os ataques também afetaram os serviços internacionais da Eurostar, que ligam o Reino Unido, a França, a Bélgica, os Países Baixos e a Alemanha, devido a perturbações na linha de alta velocidade entre Paris e Lille.
Os passageiros foram desviados para linhas locais, mais lentas, de e para a capital francesa, prolongando os tempos de viagem em cerca de uma hora e meia, enquanto vários comboios foram cancelados, segundo a Eurostar.
Jogos Olímpicos deixam Paris de olhos bem abertos
Nas últimas semanas, manifestantes e ativistas têm mostrado estar contra várias questões relacionadas com os Jogos Olímpicos, chamando a atenção para o seu impacto ambiental e social, e para a inclusão de atletas israelitas aquando da guerra em curso na Faixa de Gaza.
De acordo com a Reuters, as autoridades francesas têm estado em alerta máximo para a perturbação, com 45.000 polícias a serem destacados para a cerimónia de abertura.
Mais, áreas do centro de Paris, incluindo em torno do Louvre, Notre Dame e Torre Eiffel, foram restringidas ao acesso apenas por via de um código QR ou a trabalhadores.
Imagem: Reuters
“Enriquecimento Cultural”…
Várias delegações já foram roubadas, não há papel higiénico nos hotéis, a comida é escassa e de pouca qualidade, as águas do Sena estão completamente contaminadas. Melhores J.O. de sempre!!!
“Enriquecimento Cultural”… o tal conceito que quando se fala sobre ele, as pessoas a volta olham nos de lado e com desconfiança, e dizem que somos loucos, até um dia quando o fogo lhes chegar ao rabo, depois veremos!
Não tenho pena nenhuma dos Franceses, deitam-se na cama que fizeram.
Em breve seremos nós a ser enriquecidos culturalmente, a semente já cá está, deixada pelo Partido Sinistro (PS).
Há anos que digo, aqui mesmo no Pplware, que a Europa está condenada e os EUA tb.
As usual, tenho razão.
Em democracia cada povo tem o governo que merece.
Votam nisto agora inchem…
concordo contigo ó porco!
Porco infelizmente tenho de concordar contigo no aspeto de que a semente já cá está. No entanto não é algo relacionado com o aspeto político da coisa (democracia, partidos políticos). É uma questão de erros do passado que nunca foram resolvidos.
E tudo começou com a crença de que somos melhores do que os outros e como tal justifica o comportamento que tivemos e estamos a ter.
Para melhor perceber vou falar apenas do nosso caso aqui em Portugal.
Este país foi criado sob falsas ideologias. Estamos a falar de conceitos religiosos, superioridade racial focada na capacidade racional, feitos históricos com deturpação de factos reais.
Tudo isto culminou na própria definição deturpada que temos da palavra democracia, liberdade e liberdade de expressão.
Começando pela definição de democracia e depois paro. Democracia deveria ser sinônimo de transparência, de discussões com opiniões diferentes tendo como base o respeito e consideração pela diferença.
Mas a palavra democracia ficou tão colada ao conceito de capitalismo selvagem que quando se olha para as duas definições (democracia e capitalismo selvagem) não há distinção entre ambas.
Aquilo que nos caracteriza hoje nessas definições é xenofobia, orgulho nacional irracional e uma falta de respeito pela vida humana.
E como anteriormente referi: a nossa desgraça não vem do exterior mas de dentro.
Sou humano, tem a ver com a coisa política , ah pois tem.
Porque razão não gostam do Trump e do Orban?
Porque quem realmente manda nisto não tem mão neles.
Líderes assim são um perigo para as famílias donas disto.
Ou pensa que é por acaso que de repente a invasão começou e ninguém a parou?
Acha que não houve ordens supra nacionais para que os barcos fossem autorizados a passar e os países a receber essa gente?
Com líderes dóceis eles mandam e nós obedecemos.
Com líderes fortes as coisas não são assim, logo, têm que ser enxovalhados e impedidos de serem poder.
Para isso têm a gigantesca máquina de propaganda que dá pelo nome de comunicação social.
A Merkel exigiu que a Hungria aceitasse invasores e o Orban estendeu-lhe o dedo do meio.
Polónia idem….
Eu não sei como isto vai ficar, mas bastam umas simples contas de multiplicar para ter uma ideia.
Ou muito me engano ou dentro de poucos anos vamos ver os europeus ocidentais a bazarem para leste e deixarem isto entregue sabe-se lá a quem.
Já faltou mais.
Ninguém queria estes JO. Nem os próximos, nem nada que se pareça. Estão cada vez mais um pantanal de corrupção, despesismo e sei lá quantas coisas bem, bem piores. E por muito que se goste ou não de algumas atividades, parece-me muito rebuscado ver skate ou breakdance como desportos olímpicos (e eu que até ando de skate e gosto de breakdance). Nos próximos JO vamos ter grande sucessos como flag football(ou lá que como se chama) e squash.
O espírito olímpico já saiu dos “Jogos” há muito tempo. Neste momento servem para um misto de propaganda política, interesses económicos e coisas piores. Não trazem qualquer ganho para as populações locais onde são organizados.
nos próximos vamos ter laser tag como modalidade olimpica, já inscrevi os meus miudos na federação de laser tag
Acho que um bom desporto para os Jogos Olímpicos era levantamento de copos de cerveja ao balcão.
Quando essa modalidade estiver autorizada vamos ter medalhas de ouro, muitas, para Portugal.
Sou o primeiro a inscrever-me…
O que se sabe:
– a sabotagem foi feita por uma organização, que sabia onde queimar os cabos de fibra ótica tinha maior impacto
– afetou muitos milhares de pessoas sem qualquer relação com os Jogos Olímpicos
– não foi reivindicada, desconhece-se em absoluto a sua motivação, exceto atingir a França e a sua população, e a Europa em geral.
A bússola aponta para Putin.
Não há nada de inovador em “Snoop Dogg carrega a tocha”, mas está historicamente correcto.
Não era a tocha olímpica que ele levava 😀