Recibos Verdes: Autoridade Tributária simplifica abertura de atividade
A Autoridade Tributária está a mudar alguns procedimentos! Recebeu uma proposta de trabalho e disseram-lhe que tem de começar a passar recibos verdes? Não se assuste, pois todo o processo é simples e até é digital. Para começar só tem de iniciar atividade e depois saber preencher a respetiva fatura/recibo.
Recentemente a Autoridade Tributária e Aduaneira revelou que será mais simples a abertura de atividade.
Autoridade Tributária terá também nova app para telemóveis...
A Autoridade Tributária e Aduaneira está a desenvolver uma solução informática para simplificar a declaração de início de atividade dos recibos verde, revelou o subdiretor-geral da área da Relação com o Contribuinte, Nuno Félix, em entrevista à Lusa.
Segundo Nuno Félix...
A Autoridade Tributária e Aduaneira está neste momento a ultimar um conjunto de desenvolvimentos informáticos para tornar mais fácil a interação dos profissionais liberais, dos trabalhadores independentes com a administração fiscal e isto vai traduzir-se numa declaração de início de atividade num formato muito mais simples e amigável
A par desta simplificação está também a ser desenvolvida uma aplicação para telemóveis que vai permitir a estes contribuintes interagir com a administração fiscal, seja para emitir recibos verdes, seja, por exemplo, para fazer todo o acompanhamento das faturas que lhes vão sendo emitidas.
A nova aplicação está já a ser testada em parceria com as ordens profissionais e o objetivo é que seja lançada ainda este ano, adiantou Nuno Félix, precisando que as soluções que estão a ser trabalhadas para os profissionais liberais e trabalhadores independentes resultam de um conjunto de complexidades nas obrigações que foram identificadas e que geravam muitas vezes erros, que por sua vez levavam a “aparentes incumprimentos”.
É também com o objetivo de melhorar a relação com o contribuinte que está a ser desenvolvida a medida que pretende clarificar e tornar mais simples o texto das notificações que a AT envia aos contribuintes e as primeiras a serem abrangidas são as das liquidações oficiosas de imposto e as das execuções fiscais.
Este artigo tem mais de um ano
Não façam o mesmo erro que eu de abrir atividade através de tutoriais de internet, abri atividade em Julho no ano passado, para não estar a espera 3semanas à espera por agendamento, queria ficar isento de IVA, e no parâmetro de estimativa de volume de negócios coloquei 10000€, fiz asneiras… fiquei em regime de iva porque abri atividade em julho, se fosse em janeiro já ficava isento, andei a passar recibos sem iva e quando dei conta do erro não havia nada a fazer, tive de cancelar os recibos e passar de novo, os 23% de cada recibo tive de o entregar do meu bolso, e ainda paguei uma multa.
também abri atividade á pouco tempo , e fiquei isento de IVA , mas abri com ajuda por telefone com um técnico da AT bastante simpático