Maioria ainda recorre aos motores normais para fazer pesquisas na Internet
A chegada da Inteligência Artificial (IA) aos utilizadores comuns parecia ter transformado como estes procuram informação. Por isso, na última questão, quisemos perceber se os motores de pesquisa comuns, aos quais estavam já habituados, tinham sido substituídos por outros métodos. Veja os resultados!
Como faz as suas pesquisas na Internet, atualmente?
Fechada a última questão, importa analisar os resultados das 1771 respostas dadas pelos leitores do Pplware.
Surpreendentemente, 1049 utilizadores continua a recorrer a motores de pesquisa normais, como o Google, Bing, DuckDuckGo ou outros, para fazer as suas pesquisas na Internet.
Apesar da força com que a IA chegou às suas vidas e embora se conheçam cada vez mais e mais capazes alternativas de chatbot, apenas 106 pessoas (6%) substituiu os motores comuns por chatbots com pesquisa integrada, como o ChatGPT, Claude, Perplexity ou outros.
A utilizar ambos os métodos estão 616 utilizadores, o que corresponde a 35% das respostas.
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue o gráfico com os resultados desta questão.
Pode, ainda, ver as opiniões deixadas na secção de comentários do artigo onde foi colocada a questão.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Que marca poderá ultrapassar a popularidade da Apple e da Samsung?
Loading ...
Que marca poderá ultrapassar a popularidade da Apple e da Samsung?

Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Quando se quer fazer uma PESQUISA o melhor são os motores de pesquisa. Quando se quer a papa feita, bem ou mal, a IA
Eu faço tudo ao ir ao Google Search. A Inteligência Artificial não me diz nada. E poderia utilizá-la quer no PC como nos smartphones e não me serve para nada.
Fujam da IA.
Bem agora (desde há um dia, que eu tenha dado conta) já não se trata de usar “motores de pesquisa normais” porque o primeiro resultado da pesquisa no Google Seach passou a ser – “Vista geral de IA” gerado pelo Gemini. Quem usa o Google Search pode passar tudo para “Uso ambos os métodos”, a menos que não leia o primeiro resultado 🙂
Pois, a enfiar IA goela abaixo. Não quer dizer que por vezes veja a opção, mas o uso não é deliberado.
IA e atraso de vida
IA só diz baboseiras.
Aprende a fazer-lhe perguntas. Escreve um tipo de introdução que a ajude a situar-se. Ou faz perguntas em “cascata”, do mais geral para o particular. Pode “saber” até certo ponto, mas não saber um detalhe. Se escreveres uma pergunta seca, em três palavras, sobre um detalhe, é possível que se confunda – e alucine (só diga disparates).
E há IAs umas melhores que outras, dependendo também da natureza das questões. Ou repete a mesma questão a cada uma. Experimenta várias (sendo certo que as versões pagas são melhores que as gratuitas).
É mais fácil e rápido fazer uma pesquisa normal. Quem sabe pesquisar, sabe.
Faço nos dois.
É sempre bom ter mais q uma “opinião “. Sempre ouvi dizer…
Ainda vou ver malta a ter de instalar plugins nos browsers anti IA como se faz com os anúnicios.
E quem já não anda a afzer epsquisas na google e a ter resultados completamente “ao lado” por causa d aporcaria do gemini? Já desativei essa pouca vergonha e ainda dizem que para o ano vai ser pago. LOLOL
O pessola pagava era para não ter. A unica coisa gira disto era pode criar imagens sobre o que nos vai na cabeça, mas até nisso já conseguiram “lixar”. Para que é que eu quero a IA? Sou suficientemente inteligente para fazer o que quero na web sem ajuda para burros LOL
Serei eu a única alminha a ver a ia para efectuar pesquisas online sem precisar de recorrer ao Google?
Quantas vezes peço ao gpt para fazer uma pesquisa de algo e que me forneça o resultado numa tabela para exportar para csv ou não, que por exemplo ainda ontem pefi uma listagem de 20 resultados de passadeiras eléctricas com preços de forma ascendente, marca e modelo e respectivo url para eu aferir e decidir o que comprar…
E isto é apenas um exemplo básico.
uso o gpt plus. Nao sei se gratuito permite isto tb.
“Apesar da força com que a IA chegou às suas vidas….” – pode estar disponível, mas pouco, ou nada, uso.
Boomers com facebook ainda são aqueles que mais recorrem aos motores normais.
Isso é algum defeito? Ou inteligência natural mesmo ?