Ransomware obriga-o a jogar um jogo para desbloquear ficheiros
O ransomware é, atualmente, uma das piores pragas que podemos ter nos nossos computadores. Em segundos tudo o que temos nas nossas máquinas fica inacessível e bloqueado.
Uma nova forma de ransomware está agora a atacar, mas com uma ideia completamente diferente. Não pede dinheiro às vítimas, mas obriga-os a jogar um jogo e atingir uma determinada pontuação para que os ficheiros sejam desbloqueados.
O nome deste novo ransomware é Rensenware e foi criado como uma brincadeira, tendo uma forma completamente diferente do habitual de permitir aos utilizadores o acesso aos seus ficheiros. A sua descoberta, bem como o seu modo de operar, foi feita pela MalwareHunterTeam, que a revelou ao mundo
O que é este novo ransomware?
Em vez de exigir o pagamento de dinheiro, muitas vezes em bitcoins, o Rensenware obriga as vítimas a jogar ao jogo TH12 - Undefined Fantastic Object e exige que estes atinjam no mínimo 200 mil pontos no grau de dificuldade Lunatic.
Found a surprising ransomware today: "rensenWare".
Not asks for any money, but to play a game until you reach a score - and it's not a joke. pic.twitter.com/Pu53WZFALA— MalwareHunterTeam (@malwrhunterteam) April 6, 2017
Quem criou o Rensenware?
O criador do Rensenware, conhecido no Twitter por Tvple Eraser, revelou que criou este ransomware apenas por brincadeira, para que pudesse divertir-se com todos os que gostam dos jogos da série Touhou Project.
Para se redimir, e ajudar todos os que foram infectados por engano, Tvple Eraser já disponibilizou uma ferramenta para libertar os ficheiros e alterou também o seu ransomware para que não bloqueie o acesso aos ficheiros.
Para quem não conhece o jogo TH12 - Undefined Fantastic Object, o vídeo acima mostra-o e também o seu grau de dificuldade, revelando o que é necessário fazer para que se tenha de volta o acesso aos ficheiros.
Esta não é a primeira vez que o ransomware é usado de forma educativa e que os seus criadores não tentam obter dinheiro. É também mais uma forma de alertar os utilizadores para os perigos que representa e para o mal que pode fazer.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Se usassem era a a inteligencia para criar algo de util…pessoas com capacidades fantasticas e so sabem fazer porcaria! Vá lá que este so queria divulgacao e brincadeira. Eu cá prefiro copos e mulheres!!!!!
“Se usassem era a a inteligencia para criar algo de util”
Mas, ele fez algo de útil! Fez mais um abre olhos para os utilizadores de PCs.
Gostava que todas as pessoas que aparecem aqui cada vez que é publicada uma noticia deste género, que dizem “Que coisa mais estúpida e sem sentido, só para incomodar as pessoas” ou algo do género, que dessem um passo atrás e olhassem para o panorama do cenário: Se fosse de facto um Ransomware com o intuito de extorquir dinheiro à pessoa, o que seria das pessoas afectadas?
O mundo não é um paraiso, há pessoas mal intencionadas, e algumas querem ter ganho a custo de outras – Isso não vai mudar tão cedo – Mas ao menos há pessoas que tentam avisar os outros. Neste caso a recuperação dos ficheiros não tinha custo (Se bem que a facilidade seria relativa já que nem todos têm a coordenação para Bullet Hells, mas até isso já não é problema) e, espero eu, passa a mensagem a quem foi afectado: “Fizeste merda! Aprende a ter cuidado!”
Esse jogo é o IKARUGA!!!!
😛 Não, não é. Touhou, série já vem de bem antes de Ikagura.
Dito isso, já não jogo Touhou UFO há algum tempo, mas ainda assim acho que recuperava os ficheiros à 1ª.