Punisher – o drone que poderá “mudar o jogo” na guerra entre a Rússia e a Ucrânia
A guerra que se vive na Europa está a ter já consequências devastadoras para todos. Num curto resumo, há um povo destruído, um país que continua a lutar e a economia mundial que está a ser afetada por tudo o que está a acontecer.
A Rússia parece que, apesar de tudo, está a ganhar vantagem em relação à Ucrânia, mas há uma arma que poderá mudar o rumo do jogo. Os militares ucranianos estão a recorrer a drones “revolucionários” que podem transportar 3 kg de explosivos e atingir alvos até perto de 50 km.
O site The Times of London deu a conhecer uma arma que poderá estar do lado da Ucrânia nesta guerra onde a sua capacidade militar é bastante inferior à dos seus inimigos russos.
Eugene Bulatsev, um engenheiro da empresa ucraniana UA-Dynamics, disse à agência que os drones Punisher são “revolucionários” e já completaram perto de 60 missões “bem-sucedidas” desde o início da invasão russa.
Segundo afirma, esta é uma forma mais acessível de atacar o inimigo a longa distância e sem colocar em perigo os militares ucranianos ou a vida de civis.
Os drones elétricos Punisher têm uma envergadura de 2,3 metros, podem voar durante horas a 1.300 pés de altura (cerca de 400 metros) e precisam apenas das coordenadas do alvo para realizar uma missão automaticamente. Nestas missões, há um drone de reconhecimento menor, o Spectre, acompanha o Punisher para identificar alvos antes dos ataques.
Estes drones começaram a ser desenvolvidos depois do início dos combates no leste da Ucrânia em 2014, e que têm feito centenas de vítimas ao longo dos últimos anos.
Três quartos dos nossos funcionários são veteranos, com experiência em operações especiais em território inimigo
|Disse Maxim Subbotin, especialista em marketing e porta-voz não oficial da UA-Dynamics
Segundo o The Sun, estes drones Punisher têm vindo a provocar danos "atrás das linhas pró-Russas em Donbas há anos, porque o inimigo não faz ideia do que é que os atingiu". Isto acontece porque o drone é relativamente pequeno e leve para não ser detetado pelos radares.
O drone pode suportar até 3 bombas de cada vez e atingir três alvos diferentes, regressando à base para recarregar e voltando ao ataque numa questão de poucos minutos.
Vimos imagens que não podemos verificar, mas vimos imagens de ucranianos a usar UAVs (veículos aéreos não tripulados) para atacar comboios de gasolina, linhas logísticas, vimos linhas a explodir, todas as coisas que se imaginam quando se trata de resistência
|Disse Ben Wallace, secretário de Defesa britânico
Nesta guerra já vimos também a Ucrânia a recorrer a drones Bayraktar TB2 da Turquia.
A saber que, dados divulgados hoje pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, desde que a Rússia iniciou a invasão à Ucrânia já foram mortos 406 civis, destes, 27 eram crianças, e 801 ficaram feridos. Estes são números oficiais, mas acredita-se que sejam bem mais as vítimas não contabilizadas.
Este artigo tem mais de um ano
“…que poderá mudar o rumo do jogo”? Segundo as Forças Armadas ucranianas, a Ucrânia está a ganhar a guerra contra a Rússia! Segundo eles já morreram mais de 11.000 soldados russos contra algumas centenas de ucranianos!
São informações difíceis de comprovar, mas tudo indica que a invasão está a correr bem no diz respeito à total destruição das infraestruturas ucranianas com muitas mortes associadas, mas no que diz respeito ao domínio do pais a história é outra.
A famosa coluna militar que deveria entrar em Kiev de uma forma fácil está a ter algumas dificuldades em progredir e as temperaturas negativas que se esperam nos próximos dias, com possibilidade de queda de neve não vão criar dificuldades adicionais.
Não se ganham guerras, mostrando os trunfos ao inimigo …
O inimigos já conhecem estes drones, pelo menos quando as bombas lhes caiem em cima devem lembrar-se deles.
Ambos os governantes Russos e Ucranianos estao a cometer crimes de guerra. Andam a destruir escolas e hospitais e pelo meio morrem civis. Tudo isto apenas porque a cobica e a ganancia e o poder falam mais alto.
dá-me a tua morada. eu vou a tua casa, roubo as coisas, destruo outras e enquanto tu olhas. Se reagires és igual a mim, por isso tens de ficar quieto para seres superior. Se eu estou a cometer um crime, n podes retaliar senao cometes um crime tambem.
Não foi a ucrania que invadiu o russia… mas sim ao contrario e simplesmente os ucranianos estão a tentar defender-se… ainda não vi a ucrania a atacar a russia no solo russo… penso de que…
agora uma triste realidade, vamos ver um pais totalmente destruido, e inocentes a morrer ou a passar muito mal com estas brincadeiras… isto em pleno seculo 21, é que é triste…
Ainda vamos descobrir que afinal os Ucranianos é que invadiram a Rússia.
Esta malta do PCP anda a trabalhar bem nas redes sociais, mas ainda trabalhavam melhor se fossem para lá combater junto dos soldados russos , que no fundo tambem são vitimas de um regime comunista violento e opressor.
Existe extrema direita e extrema esquerda, é melhor confirmares as tuas fontes e veres que o PCP neste momento está em minoria no parlamento e o partido do Putin se chama Rússia Unida. Para mim podem colocar todos estes extremistas de que lado forem num barco e afundalos.
Ambos os paises nao estao a matar inocentes ? Dai ter falado em crimes de guerra. Hello gringos.
Até hoje nunca vi nada com uma envergadura de mais de 2 metros a ser invisível ao radar.
Há aqueles aviões stealth mas mesmos esses podem ser detectados com um radar específico para esse feito.
Só que radares desses não há ao pontapé.
Actualmente, qualquer coisa maior que uma bola de futebol é detectável aos radares.
Só que volto ao mesmo, há radares e há radares…
Um drone é quase na totalidade feito de plástico ou fibras… Compostos não metálicos de baixo peso como os polímeros (vulgarmente chamados plásticos), permitem às ondas de radar passarem por eles com uma mínima reflexão ou mesmo nula.
Concordo e acrescento que, a Informação na Rússia é tão escassa e controlada por Putin, que a maioria daqueles “”inocentes”” acredita que foi isso que aconteceu mesmo, ou seja, que foi a Ucrânia que invadiu a Rússia!!! Mas o que vai ficar para a história, é que mais um tirano, matou vidas inocentes, invadindo um país soberano e “nada aconteceu”. É revoltante esta merda!
Ainda ontem estive a ver um documentário no canal história, em que segundo o mesmo documentário, o Hitler inventou o mesmo argumento do Putin usa agora. Os ucranianos agrediram uma região russa, Donetsk e Lugansk. Entretanto autodeclarados independentes. Ou seja, a mesma retórica usada pelo Putin que já tinha sido usada pelo seu mentor Adolf Hitler. É triste ver o pior da história da humanidade a repetir-se.
https://canalhistoria.es/programas/semanas-de-guerra/
A questão é que se a Rússia realmente quisesse “invadir” a Ucrânia, simplesmente fariam como os Estados Unidos e sairiam destruindo tudo o que vissem à frente… Provavelmente teriam menos casualidades e seria menos dispendioso… Mas a questão aqui não é invasão, mas sim intervenção, com a diferença que a Rússia não pretende ocupar a Ucrânia.
Depois tem a questão dos grupos neonazis e nacionalistas Ucranianos a usar civis como escudo, o que torna tudo mais complicado… Até porque o governo Ucraniano nada faz a respeito, pois para eles o importante é tentar evitar/prolongar a inevitável derrota…
A União Europeia e os Estados Unidos fizeram a sua cama. As pessoas parecem esquecer-se que o Putin para além de ter estado na KGB e perceber de estratégia militar, é também um advogado. A Rússia tem pelo menos 2 motivos legais para intervir na Ucrânia e, diferente da Europa, já tem vindo a preparar-se para este conflito à vários anos… Não é à toa que para além das parcerias financeiras com a China, estão a investir no ouro, sabendo do iminente colapso financeiro do dólar Americano… Além disso, a Europa continua a comprar gás e petróleo da Rússia, mesmo com as sanções… Então quem realmente está a dar um tiro no pé aqui?
Eles sabem muito bem que a Ucrânia nunca vai conseguir aderir à NATO (e só por isso o Putin já ganhou a guerra), então não vale a pena começar uma guerra nuclear com a Rússia de uma causa perdida como a Ucrânia, então qual o motivo para todo este teatro?
A Ucrânia é a máquina de branqueamento de capitais internacional das elites (como é o caso da família Biden e outros membros do senado Americano , e sabe-se agora que também alojava perigosas armas bioquímicas dos Estados Unidos. Estes parecem-me 2 bons argumentos.
Quanto tempo levará ao Putin para chantagear os EUA e a UE com esta informação? Ou será que isso já está a ser feito e esta operação militar é apenas uma distração para algo muito maior?
Não percam o próximo episódio porque nós também não!
pobre alma, que inventa desculpas para não ver o evidente! Se fosse uma intervenção não haveria milhares de soldados russos na Ucrânia, nem sequer iriam bombardear prédios civis indiscriminadamente, causando a morte de centenas/milhares de civis em poucos dias. Limitar-se-íam a destruir alvos militares com aviões e mísseis.
” Mas a questão aqui não é invasão, mas sim intervenção, com a diferença que a Rússia não pretende ocupar a Ucrânia” estão em treino só 🙂 não foi o Putin que disse 3 dias antes da invasão que não ia invadir??
Não estão a destruir tudo o que está á frente?
“grupos neonazis” Russos ou Ucranianos?
“A Rússia tem pelo menos 2 motivos legais para intervir na Ucrânia” quais???
Larga as drogas, que já tens danos cerebrais permanentes, e mais não digo porque não tens inteligência para perceber.