Problemas a imprimir no Edge? A culpa está mesmo na nova versão lançada pela Microsoft
Os browsers têm assumido um papel muito importante nos sistemas operativos. Estes são já capazes de oferecer aos utilizadores muitas novas funcionalidades, ocupando um espaço que muitas vezes era da responsabilidade de outras propostas.
O Edge tem estado à altura do que os utilizadores do Windows pretendem, sendo já o browser do Windows, com todas a mudanças que isso traz. Este browser da Microsoft tem agora um problema grave e deixa de imprimir o que os utilizadores pretendem.
Ao assumirem-se como leitores de PDF, os browsers têm uma responsabilidade muito grande e uma utilização ainda maior. Podem assim ler os ficheiros mais importantes e que são essenciais, bem como depois imprimir esse mesmo documento.
É precisamente esta última funcionalidade que existe um problema. Com a mais recente versão, lançada há poucos dias, muitos utilizadores queixam-se que simplesmente deixaram de conseguir imprimir conteúdos que abrem no browser da Microsoft.
Well... my entire org can't print PDFs, now. Not like we don't avg 10-20,000 prints per damn day or anything (load tags on shipments) https://t.co/MHT2174bZX
— FuriouslyAdrift©️ (@AdriftFuriously) June 2, 2022
Ainda sem uma causa identificada, pensou-se que o problema poderia ser localizado e associado a alguns idiomas, algo que depois foi negado. Também se pensou que poderia ser apenas algo temporário, o que se entendeu também não ser verdade.
A solução que existe, testada com alguns utilizadores com sucesso, passa por remover a versão 102 do Edge e usar a anterior. Esta não é uma solução que possa ser usada de forma recorrente e a Microsoft tem já essa informação do seu lado.
Got a call from Microsoft support and they confirmed they know about this issue and the GPO setting is the "fix" for now and they are working on further mitigation and/or a patch. This IS related to the PDF security fixes put in place on this build...
— FuriouslyAdrift©️ (@AdriftFuriously) June 2, 2022
A gigante do software já assumiu o problema e em breve deverá apresentar uma solução. A falha está nas mudanças no módulo de segurança dos PDF, que chegou com esta versão. Para resolver é mesmo apenas recomendado que seja usada outra versão.
Este é um problema que pode ter uma dimensão muito grande, agora que o Edge é o browser padrão do Windows, e que em ambientes empresariais consegue ter uma bem elevada atualização. Resta aguarda pela solução e usar até lá outro browser.
Este artigo tem mais de um ano
O EDGE não interessa a Portuguêses.
Não? Bom, grande parte das pessoas (não experts e pseudo-experts) que comprar um computador e fazem dele uso, usa esse browser. Até porque a maioria dos utilizadores de computadores são efetivamente pessoas que não têm grandes conhecimentos de browsers, plugins, add-ons e outros elementos deste mundo e querem é abrir, navegar e siga. E o Edge é o que vem logo ali à mão. Não pela sua valia em termos de certos elementos, mas sim porque já está ali.
Este tipo de problema pode causar problemas muito complicados … direi antes já está a causar.
Que tipo de confiança podemos ter no fabricante de software numa situação destas ?
Se por um lado não podemos ter atualizações automáticas, por outro se não as tivermos corremos riscos de segurança.
Até que ponto poderá haver alguma responsablização nestas situações ?
Joao, softwares têm bugs. Bugs que chegam a produção acontecem. Se vamos “perder a confiança” em fabricantes de software por aparecerem alguns bugs (ou erros) em produção então estamos tramados porque perdemos a confiança em tudo então – porque desde o software, carro, roupa, comida, etc.. vais ter problemas que não são apanhados antes de chegarem às tuas mãos.
Se estivessemos a falar de software com constantes bugs então concordaria na perda de confiança – e por isso existe concorrencia, mas não é o caso deste software em especifico.
convido-te a um dia falares com algum programador amigo para ele te contar quantos bugs passam a produção por mais testes que façam.
Tem sido recorrente o aparecimento de bugs e é mesmo de perder a confiança.
Nada é devidamente testado com a pressa para lançarem versões e que na maioria das vezes nada acrescentam de útil para uma utilização normal.
Boa tarde.
Com ou sem Edge ou outro browser, opto em geral por abrir e imprimir os pdf no Adobe Reader, que, aliás, tem uma interface de impressão de que eu gosto mais.
É verdade que o Edge tem evoluído significativamente, mas não é o meu browser de eleição.
Não entendo o hate ao Microsoft Edge, troquei pelo Chrome porque uso muito o office online, o outlook e outras ferramentas da Microsoft além da sincronização com a minha conta Microsoft (uso tanto no windows como no linux). Uso apenas o Edge e claro o Firefox que sempre estará no meu coração (assim como o linux mint que foi a minha primeira distro).