Em plena pandemia por causa da COVID-19 são muitos os desafios além da saúde. Com muitas empresas paradas e algumas já a despedir, algumas famílias começam a sentir dificuldades e há que ter prioridades.
A ANACOM lançou hoje um guia prático para responder às principais dúvidas dos consumidores de comunicações, no atual quadro excecional decorrente da pandemia de COVID-19. O objetivo é ajudar os utilizadores a conhecer os seus direitos, apoiando-os na atual conjuntura.
O guia lançado hoje pela ANACOM dá resposta a um vasto conjunto de questões que chegaram ao conhecimento da autoridade das comunicações. Os pedidos chegaram através de reclamações e pedidos de informação feitos nos livros de reclamações ou recebidos diretamente através dos meios de contacto que disponibiliza.
Algumas questões do Guia da ANACOM
O que posso fazer se não conseguir pagar os meus serviços de comunicações?
Posso cancelar o contrato sem penalização?
Posso reduzir o meu contrato?
O operador pode suspender os meus serviços?
Posso manter os serviços pagando mais tarde as minhas dívidas?
Estas e outras perguntas encontram resposta neste guia prático da ANACOM, numa linguagem simples, clara e facilmente entendível, que contribui para um maior esclarecimento dos consumidores, o que os habilita a fazer uma gestão mais adequada do seu contrato e da relação com o seu prestador de serviços.
O Guia do Consumidor está disponível na página da ANACOM e é apresentado no formato flipbook, o que facilita a sua consulta. Está igualmente disponível para download.
Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.
Quem quiser e se for possível que aproveite e mude agora. Para quem pretende boa Internet Vodafone Fibra é a melhor opção, caso contrário MEO Fibra.
NOS nem chega perto dos calcanhares da Vodafone muito menos MEO Fibra, e sim sei que a NOS possui FTTH em algumas zonas, mas grande maioria é HFC e não há como negar.
Ninguem sabe que tecnologia irão instalar, já que a ANACOM (Considera e mal) a utilização denominar fibra a tecnologia “HFC” que não é bem fibra.
Em termos de Upload a MEO e a Vodafone ganham, pena é a MEO ter o Bufferbloat que tem. Alguem dentro da rede da PT deveriam acordar e começar a fazer SQM (smart queue management) de forma a prevenir e melhorar o bufferbloat.
É só um dos pontos negativos que a MEO tem, deveriam melhorar o bufferbloat e estaria muito bem. É pena que nenhum Engenheiro acorde la dentro, este problema já existe a vários anos. E não basta apenas routers novos, é necessário fazer uma boa gestão da rede a começar por smart queue management (SQM) e QoS.
E não só, peering também é importantissimo. A MEO deveria ter peering com a OVH e NForce por exemplo!
Entretanto algures em portugal num canto abandonado, perdido e esquecido….
Tenho adsl e pago 60€ par até 4Mbps/0,5Mbps, aproveitar e mudar para fibra!!! ups no fibra… nem HFC
O problema é que esse canto é um pouco por todo o Portugal rural. Vivo numa aldeia do concelho da Figueira da Foz, que é atravessada por um cabo de fibra óptica para a sucursal de um banco na aldeia ao lado. Esse cabo de fibra deve ser especial porque só dá mesmo para o banco e deve ser o único no mundo que leva só 1 par de fibra. Isso ou a Meo não pretende rentabilizar o investimento, porque não há fibra em nenhuma das aldeias aqui à volta.
Certamente é mais interessante para eles manter uma tecnologia do século passado para a garantir acesso à Internet (ADSL) e satélite para a TV. É melhor porque recebem mais por um serviço muito pior.
Como disseste, Thomas Costa, pagas 60€, mas o pacote de fibra equivalente é, certamente, mais barato e com melhor serviço.
Com fidelização acho que não.Acho que nenhuma das 4 operadoras de telecomunicações o permite.Se,por acaso,quisesse rescindir o seu contrato teria que os indemnizar.E é preciso ter em conta que muitos casos destes(de rescisões unilaterais por parte do cliente),se por acaso chegam ao tribunal,o cliente na maior parte das vezes perde sempre.Além de lhes pagar o custo da rescisão,a moratória,os juros e até o próprio processo em tribunal !! Fica completamente depenado !! Eu não aconselho ninguém a efectuar rescisões unilaterais. 😐
Sim, pode, veja na página 6.
Nao dá pra copiar o texto pq está no formato de livro, mas dá sim.
É preciso estar desempregado ou ter queda de rendimento devido ao vírus chinês.
A ANACOM é uma piada …de mau gosto. Se fizerem uma reclamação feita por duas pessoas diferentes apanhas com o mesmo “copy & past”, ou seja demoram mas até respondem, só que apenas dizem banalidades. Em resumo TEMPO PEDRDIDO reclamar para a ANACOM (experiência própria).
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Quem quiser e se for possível que aproveite e mude agora. Para quem pretende boa Internet Vodafone Fibra é a melhor opção, caso contrário MEO Fibra.
NOS nem chega perto dos calcanhares da Vodafone muito menos MEO Fibra, e sim sei que a NOS possui FTTH em algumas zonas, mas grande maioria é HFC e não há como negar.
Ninguem sabe que tecnologia irão instalar, já que a ANACOM (Considera e mal) a utilização denominar fibra a tecnologia “HFC” que não é bem fibra.
Em termos de Upload a MEO e a Vodafone ganham, pena é a MEO ter o Bufferbloat que tem. Alguem dentro da rede da PT deveriam acordar e começar a fazer SQM (smart queue management) de forma a prevenir e melhorar o bufferbloat.
É só um dos pontos negativos que a MEO tem, deveriam melhorar o bufferbloat e estaria muito bem. É pena que nenhum Engenheiro acorde la dentro, este problema já existe a vários anos. E não basta apenas routers novos, é necessário fazer uma boa gestão da rede a começar por smart queue management (SQM) e QoS.
E não só, peering também é importantissimo. A MEO deveria ter peering com a OVH e NForce por exemplo!
Quanto é que ganhas à comissão???
Então quantos nicknames existem com este nome de “Spoky” ?? Mas que é isto ?? 😐
Ganhar? Opá até gostava e até te dizia, podias-me indicar algum link de afiliado no meu comentário?
E fico grato também pela perda de tempo de “troll” que tiveste. Fico a espera! Assim que vires o link de afiliado ou código promocional elucida-me.
Fico a espera (sentado) que é melhor. E claro, que te irei mostrar as comissões todas assim que refutares que ganho comissão com uma prova credível.
Boa sorte! Spoky versão 2.
Só faltava o professor pardal com a teoria do FTTH HFC Bufferbloat SQM. Ninguém quer saber disso!
Faça uma resenha em português pra eu entender se faz favor.
isso não é assim. há zonas que a NOS é melhor, outras é a MEO, outras é a vodafone, etc…
onde eu morada dantes a NOS era a melhor, aqui é a MEO…
Entretanto algures em portugal num canto abandonado, perdido e esquecido….
Tenho adsl e pago 60€ par até 4Mbps/0,5Mbps, aproveitar e mudar para fibra!!! ups no fibra… nem HFC
O problema é que esse canto é um pouco por todo o Portugal rural. Vivo numa aldeia do concelho da Figueira da Foz, que é atravessada por um cabo de fibra óptica para a sucursal de um banco na aldeia ao lado. Esse cabo de fibra deve ser especial porque só dá mesmo para o banco e deve ser o único no mundo que leva só 1 par de fibra. Isso ou a Meo não pretende rentabilizar o investimento, porque não há fibra em nenhuma das aldeias aqui à volta.
Certamente é mais interessante para eles manter uma tecnologia do século passado para a garantir acesso à Internet (ADSL) e satélite para a TV. É melhor porque recebem mais por um serviço muito pior.
Como disseste, Thomas Costa, pagas 60€, mas o pacote de fibra equivalente é, certamente, mais barato e com melhor serviço.
Esta é a realidade de quem não vive nas cidades.
Resumindo e baralhando, consegue-se rescindir mesmo com fidelização e sem penalização para o cliente?
Com fidelização acho que não.Acho que nenhuma das 4 operadoras de telecomunicações o permite.Se,por acaso,quisesse rescindir o seu contrato teria que os indemnizar.E é preciso ter em conta que muitos casos destes(de rescisões unilaterais por parte do cliente),se por acaso chegam ao tribunal,o cliente na maior parte das vezes perde sempre.Além de lhes pagar o custo da rescisão,a moratória,os juros e até o próprio processo em tribunal !! Fica completamente depenado !! Eu não aconselho ninguém a efectuar rescisões unilaterais. 😐
Sim, pode, veja na página 6.
Nao dá pra copiar o texto pq está no formato de livro, mas dá sim.
É preciso estar desempregado ou ter queda de rendimento devido ao vírus chinês.
A ANACOM é uma piada …de mau gosto. Se fizerem uma reclamação feita por duas pessoas diferentes apanhas com o mesmo “copy & past”, ou seja demoram mas até respondem, só que apenas dizem banalidades. Em resumo TEMPO PEDRDIDO reclamar para a ANACOM (experiência própria).