Quantcast
PplWare Mobile

Falhas na ligação Thunderbolt poderão permitir aos hackers roubar dados em 5 minutos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Toni da Adega says:

    Mais fácil agarrar no portátil e ir embora.

  2. André says:

    5 minutos para efetuar o ataque , mais 15minutos para montar e desmontar aquela panóplia de equipamento facilmente transportável em qualquer bolso…

  3. Jota says:

    A Microsoft está farta de falar nesse problema! Mas claro, como do costume, como é uma tecnologia original da Apple, ai cuidado, que ninguém pode dizer nada!

    • Alfa says:

      A tecnologia não é original da Apple… A tecnologia foi desenvolvida pela Intel e foi adotado desde cedo pela Apple, isso sim, desde a 1ª geração do Thunderbolt…
      Mas recentemente tem sido adotada pelas outras fabricantes, nomeadamente desde o Thunderbolt 3, que faz uso da porta USB-C, e dentro em breve o USB4 vai integrar as especificações do Thunderbolt, que a Intel tornou o uso sem custos associados.

      Mas já que faz um ataque à Apple, poderá ficar a saber que o que está descrito é que o macOS é o sistema operativo mais bem protegido contra este ataque, porque com o design e arquitetura do sistema operativo apenas é sensível a 2 das 7 vulnerabilidades, ao contrário do Windows por exemplo. E os próprios investigadores afirmam que o ataque ao macOS é apenas parcial.

      Importa também saber que o Windows 10 (1803 RS4 e posterior), macOS (desde o 10.12.4) e Linux (kernel 5.x e posteriores), em 2019, implementaram uma proteção de Kernel Direct Memory Access (DMA) para mitigar ataques como este, segundo a Intel. A Intel diz também que não foram demonstrados ataques bem sucedidos com estas mitigações ativadas.

  4. whatever says:

    “Tudo o que o invasor precisa é de 5 minutos com o computador, uma chave de fendas e algum hardware facilmente portátil.”

    Agora tudo é um ataque. Só por curiosidade… Se eu levar uma chave de fendas, abrir um computador e tirar o disco rígido, também é um ataque?

    • Toni da Adega says:

      Sim um ataque e uma vulnerabilidade muito grave.
      Existem equipas de Hackers especializados, principalmente de zonas remotas da Asia. O seu modus operandi é muito simples, de forma a ter acesso físico á máquina, viajam até á residência das vítimas (principalmente Europa e USA), infectam ou removem componentes da máquina.

    • ervilhoid says:

      É um pouco à filme, mas fazem isto, vão embora e o dono do portátil não sabe que roubaram os dados do seu portátil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.