Portugal: Mesmos dados biométricos no cartão de cidadão e passaporte
Têm sido várias as novidades reveladas hoje pelo Governo português. A mais recente é relativa ao cartão de cidadão e passaporte que vão poder, em breve, usar os mesmos dados biométricos.
Para a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, esta solução, “que há apenas umas décadas poderia parecer tirada de um qualquer filme de ficção científica, estará a funcionar muito em breve”.
Dados biométricos também para usar a chave móvel digital
A ministra Alexandra Leitão revelou hoje no Fórum Portugal Digital que está neste momento a investir em “soluções de futuro” para modernizar e simplificar os serviços públicos digitais e deu como exemplo que “em breve” será possível “utilizar os mesmos dados biométricos no cartão de cidadão e no passaporte ou ativar a chave móvel digital recorrendo a uma aplicação móvel e à biometria”.
A biometria vai simplificar muitíssimo o acesso à chave móvel digital, permitindo que a sua utilização assente na recolha de imagens do rosto em tempo real e na comparação dessas imagens com a imagem facial constante do cartão de cidadão, de forma automatizada, recorrendo a ‘software’ com capacidade de deteção de vida e com os mais elevados padrões de segurança
Durante a sua intervenção, a ministra lembrou que a relação do Estado com a tecnologia se intensificou na sequência dos desafios impostos pela pandemia e o confinamento do país.
Segundo dados revelados, o número de cidadãos com chave móvel digital multiplicou-se e são agora 2,7 milhões e “em menos de uma semana quase 70 mil trabalhadores da Administração Pública passaram a trabalhar a partir de casa, desempenhando as suas funções de forma remota”.
O Governo está também a proceder a alterações no regime do cartão de cidadão, que vão simplificar os procedimentos de alteração da morada no documento, que atualmente já pode ser renovado sem sair de casa.
Segundo Alexandra Leitão, ainda no domínio da tecnologia que suporta a resposta do Estado aos cidadãos e às empresas, foi dado “um passo muito importante no sentido de obter ganhos de eficiência, aumentar a flexibilidade e alavancar de inovação e transformação digital, com a aprovação da Estratégia Cloud para a Administração Pública”.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Não diria que fosse tirado de um filme de ficção científica. Já existem muitos países que oferecem cartões de identidade compatíveis com a normal ICAO-9093 (que é usada nos passaportes electrónicos com dados biometricos).
Portugal é que se deixou guardar para a última com um cartão de cidadão com tecnologia desatualizada para os dias correntes.
Felizmente foi introduzida a regulação europeia 2019/1157 que obriga os estados membros a emitir cartões de identidade com o formato europeu. Que inclui os ter dados biometricos compatíveis com os passaportes electrónicos. Os estados têm até 2 de Agosto para o fazerem. Daí esta notícia.
Continuam a ser boas notícias. Eu tenho o meu cartão de cidadão expirado há mais de 6 meses porque tenho estado à espera dos novos cartões. Parece que finalmente posso renovar em breve
Cartões e CD com o meus dados biometricos!? NÃO, NUNCA!!
Já vais tarde. O cartão atual já contém a tua fotografia e impressão digital. Nada muda.
Isto é apenas para uniformizar os formatos.
O meu cartão é de 2016 portanto ainda é dos antigos!! Mas a Chave Digital com dados biométricos é que me chateia mesmo pois como todos sabemos a Cibersegurança Estatal é uma autêntica porcaria!!
Acho que não estás a perceber. Os dados biometricos referem-se à fotografia e impressões digitais.
Todos os cartões de cidadão incluem isso. Aliás, basta usaram um leitor no teu computador para verificar isso. A tua foto a cores está lá. As impressões também, mas não podes aceder a elas com o PIN normal.
O que não é possível neste momento é o acesso a esses dados de forma contactless como acontece com o passaporte electrónico, daí não poder ser facilmente usado em aplicações de autenticação. É isso vai mudar.
Boas notícias, visto agora ser possível poder usar o cartão para validar a identidade, como por exemplo abrir a conta num banco diretamente através da aplicaçao móvel. Eu tinha sempre esse problema e acabei por ter que pedir um passaporte para esses fins, visto o cartão de cidadão nunca funcionar para esses fins. Agora são 50€ que poupo visto o passaporte também estar expirado :/
Estado policial orwelliano…
Penso que somos dos poucos países da UE que renova o cartao de identidade sem ter que se deslocar a um civil ou loja do cidadao, ainda hoje a frança esta atras de nos e muitos outros países, temos coisas muito boas na tugolandia, melhores que outros nao têm, so que a erva da vizinha é mais verde.
… a Via Verde é outra, a rede Multibanco também…
Verdade, mas nos outros paises ja pouco se paga com dinheiro vivo. Faz se tudo com o telemovel/computador. Eu ando com a mesma nota de 20euros na carteira a mais de um ano, e nao preciso de me deslocar a um ATM para nada.
eu ando com uma de 10…
já por acaso ontem, para deixar a caução para a reparação de um pequeno electrodoméstico, só aceitamos dinheiro…onde é o multibanco mais próximo?
numa consulta… dinheiro por favor, ou então faz transferência… vá lá,,. se não novamente, onde ê o multibanco mais próximo…
serviços a só aceitar cash é o que não falta por aí…
Por isso referi “nos outros países”. Eu não disse em Portugal. Nisso estamos anos luz, então pequenos comerciantes nenhum aceita cartão. No resto da Europa a conversa é diferente, nas realidades que conheço bem, Holanda e Polónia, pouco ou nenhum dinheiro vivo precisas.
A rede multibanco era relevante na década de 90 e 00s. Hoje em dia toda gente tem internet e smartphones.
Hoje em dia já não é assim tão mau, mas há meia dúzia de anos os sistemas de home banking eram arcaicos e as aplicações móveis eram péssimas. Mas ainda hoje em dia a qualidade não é a melhor.
O mesmo pode ser dito para sites do governo.
Na rede multibanco a tugolandia esta a frente de muitos países da Europa, a MBway esta a frente também de muitos países europeus, é uma das mais avançadas a nível mundial, como o é o sistema muitibanco, o sistema multibanco tuga, é talvez o que consegue fazer mais operaçoes a nível mundial, em frança ainda hoje ha pessoas que ainda pagam com cheques nos supermercados.
Ok é o mais avançado do mundo. Diz me uma coisa que só podes fazer no multibanco que não podes faz apartir do teu telemóvel/computador?
Porque os bancos usam a API da sibs para fazer no mobilebanking o que se faz em ATM
Se fazem varias coisas no ATM que nao se podem fazer no pc, pelo menos na caixa direta, agora nos outros bancos nao posso responder.