Quantcast
PplWare Mobile

Portugal: Mesmos dados biométricos no cartão de cidadão e passaporte

PUB

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Keyboardcat says:

    Não diria que fosse tirado de um filme de ficção científica. Já existem muitos países que oferecem cartões de identidade compatíveis com a normal ICAO-9093 (que é usada nos passaportes electrónicos com dados biometricos).

    Portugal é que se deixou guardar para a última com um cartão de cidadão com tecnologia desatualizada para os dias correntes.

    Felizmente foi introduzida a regulação europeia 2019/1157 que obriga os estados membros a emitir cartões de identidade com o formato europeu. Que inclui os ter dados biometricos compatíveis com os passaportes electrónicos. Os estados têm até 2 de Agosto para o fazerem. Daí esta notícia.

    Continuam a ser boas notícias. Eu tenho o meu cartão de cidadão expirado há mais de 6 meses porque tenho estado à espera dos novos cartões. Parece que finalmente posso renovar em breve

  2. Samuel MG says:

    Cartões e CD com o meus dados biometricos!? NÃO, NUNCA!!

    • Keyboardcat says:

      Já vais tarde. O cartão atual já contém a tua fotografia e impressão digital. Nada muda.

      Isto é apenas para uniformizar os formatos.

      • Samuel MG says:

        O meu cartão é de 2016 portanto ainda é dos antigos!! Mas a Chave Digital com dados biométricos é que me chateia mesmo pois como todos sabemos a Cibersegurança Estatal é uma autêntica porcaria!!

        • Keyboardcat says:

          Acho que não estás a perceber. Os dados biometricos referem-se à fotografia e impressões digitais.

          Todos os cartões de cidadão incluem isso. Aliás, basta usaram um leitor no teu computador para verificar isso. A tua foto a cores está lá. As impressões também, mas não podes aceder a elas com o PIN normal.

          O que não é possível neste momento é o acesso a esses dados de forma contactless como acontece com o passaporte electrónico, daí não poder ser facilmente usado em aplicações de autenticação. É isso vai mudar.

          Boas notícias, visto agora ser possível poder usar o cartão para validar a identidade, como por exemplo abrir a conta num banco diretamente através da aplicaçao móvel. Eu tinha sempre esse problema e acabei por ter que pedir um passaporte para esses fins, visto o cartão de cidadão nunca funcionar para esses fins. Agora são 50€ que poupo visto o passaporte também estar expirado :/

  3. O Pensador says:

    Estado policial orwelliano…

  4. jorge says:

    Penso que somos dos poucos países da UE que renova o cartao de identidade sem ter que se deslocar a um civil ou loja do cidadao, ainda hoje a frança esta atras de nos e muitos outros países, temos coisas muito boas na tugolandia, melhores que outros nao têm, so que a erva da vizinha é mais verde.

    • Blackbit says:

      … a Via Verde é outra, a rede Multibanco também…

      • Milhais says:

        Verdade, mas nos outros paises ja pouco se paga com dinheiro vivo. Faz se tudo com o telemovel/computador. Eu ando com a mesma nota de 20euros na carteira a mais de um ano, e nao preciso de me deslocar a um ATM para nada.

        • cusca says:

          eu ando com uma de 10…
          já por acaso ontem, para deixar a caução para a reparação de um pequeno electrodoméstico, só aceitamos dinheiro…onde é o multibanco mais próximo?

          numa consulta… dinheiro por favor, ou então faz transferência… vá lá,,. se não novamente, onde ê o multibanco mais próximo…

          serviços a só aceitar cash é o que não falta por aí…

          • Milhais says:

            Por isso referi “nos outros países”. Eu não disse em Portugal. Nisso estamos anos luz, então pequenos comerciantes nenhum aceita cartão. No resto da Europa a conversa é diferente, nas realidades que conheço bem, Holanda e Polónia, pouco ou nenhum dinheiro vivo precisas.

      • Keyboardcat says:

        A rede multibanco era relevante na década de 90 e 00s. Hoje em dia toda gente tem internet e smartphones.

        Hoje em dia já não é assim tão mau, mas há meia dúzia de anos os sistemas de home banking eram arcaicos e as aplicações móveis eram péssimas. Mas ainda hoje em dia a qualidade não é a melhor.

        O mesmo pode ser dito para sites do governo.

  5. Jorge says:

    Na rede multibanco a tugolandia esta a frente de muitos países da Europa, a MBway esta a frente também de muitos países europeus, é uma das mais avançadas a nível mundial, como o é o sistema muitibanco, o sistema multibanco tuga, é talvez o que consegue fazer mais operaçoes a nível mundial, em frança ainda hoje ha pessoas que ainda pagam com cheques nos supermercados.

  6. Jorge says:

    Se fazem varias coisas no ATM que nao se podem fazer no pc, pelo menos na caixa direta, agora nos outros bancos nao posso responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.