Portugal leva cartão vermelho na poluição provocada pelo trânsito
De acordo com um relatório da Agência Europeia do Ambiente divulgado recentemente, a poluição do trânsito é a que mais prejudica a qualidade do ar na UE.
Portugal é um dos países que, segundo o relatório, tem excessos de poluição provocada pelo trânsito e por isso "tem direito" a um "cartão vermelho".
Poluição do ar: 307.000 mortes por partículas finas e 40.400 ao dióxido de azoto
De 2014 a 2020 quase dois terços de todos os casos em que se ultrapassaram os valores limite da qualidade do ar estavam ligados ao tráfego intenso nas cidades e à proximidade de vias principais e estavam ligados ao óxido de azoto.
Seis países, entre eles Portugal, reportaram o tráfego rodoviário como a única fonte de violação de limites. Os outros países referidos foram a Áustria, Dinamarca, Finlândia, Países Baixos e Reino Unido (que ainda fazia parte da União Europeia).
Além do tráfego rodoviário a outra fonte que originou infrações foi o aquecimento doméstico, neste caso essencialmente emissão de partículas e em países como a Croácia, Itália, Polónia e Eslovénia, entre outros, revela aa Lusa.
Segundo o relatório da AEA "Qualidade do ar na Europa 2021", a exposição à poluição atmosférica causou uma quantidade significativa de mortes prematuras e doenças nos 27 Estados-Membros da UE em 2019, com 307.000 mortes prematuras atribuídas a partículas finas e 40.400 ao dióxido de azoto.
A Comissão Europeia estabeleceu o objetivo de reduzir em 55% as mortes prematuras causadas por partículas finas até 2030, em comparação com os níveis de 2005.
A Agência Portuguesa do Ambiente explica na sua página na internet que os óxidos de azoto (NOx) compreendem vários compostos de azoto e oxigénio como o monóxido de azoto (NO), o dióxido de azoto (NO2), o óxido nitroso (N2O), entre outros. Os NO e NO2 são os mais relevantes como poluentes atmosféricos e o N2O é mais conhecido por ser um gás com efeito de estufa. Os NOx têm origem nos processos de combustão.
Este artigo tem mais de um ano
É deixar de andar a aumentar impostos à burro só porque sim. Os carros novos sempre a pagar mais e a poluir menos e os “velhos” a largar cortinas de poluição, que até faz impressão e a pagar quase nada de IUC. Já para não falar da quantidade absurda de táxis, veículos comerciais e autocarros a desejar diesel queimado com fartura. Já chega de tanta desonestidade. Os barcos largam poluição milhares de vezes superior ao automóvel, as grandes cidades, continuam sem parques à entrada e sem portagens. Os governantes são incompetentes, não têm um plano estratégico, coerente e justo. Só sabem meter a mão na carteira.
A desonestidade está na recusa do uso dos transportes públicos e no uso indescriminado do transporte pessoal.
Tudo serve como desculpa estúpida para usar o carro: porque chove, para levar e trazer o menino da escola, porque faz calor e o carro tem ar condicionado, etc., etc.. E assim encontramo-nos, diáriamente, com as longas filas de engarrafamentos a poluir o ar que respiramos.
Essa de responsabilizar táxis, autocarros e veículos comerciais é desculpa empurrada para cima dos outros pelos erros que cometemos.
Yep. Vivi uns tempos em Copenhaga e só andam de bicicleta para todo o lado. Chove, nem carapuço põem. Miudos da escola em cestos e atrelados nas bicicletas.
Avenidas enormes e largas e nem um carro a passar.
É a mentalidade daqui que se apega aos hábitos e os defende como se não houvesse outra alternativa.
E como é a geografia de Copenhaga? Plana ou acidentada? É que isso faz toda a diferença no uso da bicicleta.
Não faz sentido andar de bicicleta para chegar todo suado ao escritório depois de 15km a pedalar por subidas e descidas, os colegas não iam achar muita piada…
Já ouviu falar de bicicletas elétricas, certo?
Bicicletas elétricas no interior? Para quem vem de 20 ou 40 km de distância? E que tal abrir os olhos e deixar de ser tapadinho? Isto de querer da uma de muito inteligente depois dá borrada. Aconselho comprimidos de noção. Diáriamente!
Moro a 20 km do local de trabalho e vou de transportes. Há sempre desculpas…
Moro a 27Km do trabalho com terreno nada plano e vou de bicicleta eléctrica.
Nem um carro a passar é treta.
É verdade que o meio de transporte mais utilizado é a bicicleta mas existe 16% de habitantes que utilizam diáriamente o carro para se deslocar na cidade, dispendendo uma média de 28 minutos por viagem.
Ah e esqueci-me de acrescentar que Copenhaga é uma cidade basicamente plana, fácil de percorrer de bicicleta.
Já a maior parte das cidades portugueseas não são nada planas e muitas delas têm desníveis impossivies de percorrer de bicicleta para a esmagadora maioria da população.
O problema é se vives numa cidade do interior que não tens transportes públicos para emprego e escola.
Quando vivemos numa bolha deixamos de ser lúcidos.
exatamente o que eu ia dizer. Só quem vive no interior é que sabe o uso que dá ao carro. Experimentem sair das grandes cidades, pois os transportes públicos só funcionam bem ai.
E não so e que trabalha por turnos e sai de madrugada para ir ou sair do emprego nas grandes cidades ?
Não á transportes a essas horas vivo em V N Gaia e a partir da 0.00 transportes nem ver so a partir das 6.15 da manhã
Ja durante o dia é o vê se te safas quanto mais á noite
Se não tivesse veiculo ficava em casa
Mas isso ninguem vê fala tudo de poluição mas é de barriga cheia
Fora de Lisboa e Porto, os transportes públicos por norma funcionam mal. Quem entra ao trabalho cedo tipo 6h da madrugada ou sai tarde, tipo meia noite, não tem outra solução senão o automóvel.
sim isso é inteiramente valido para quem mora nas grandes cidades ou arredores, quem não mora que é o meu caso e de milhares, chapéu, depende do carro para tudo.
As coisas não são tão lineares como pensas.
Mas uma coisa é certa, ao contrario de outros paises o parque automovel mais velho é mais penalizado em relação ao velho, ao contrario de portugal que os novos que são mais eficientes pagas mais que um chasso em fim de vida que polui muito mais.
Logo com a carga fiscal invertida e pouco poder de compra como é natural o parque velho continua em força, a começar pelo estado que deveria dar o exemplo é o que mais tem carros poluidores a servir o publico. e já para não falar de passarem mais vezes avariados do que a andar.
Pois pois!! Mas o que usar quando só transportes durante a semana e são apenas 2 autocarros que se pode usar para voltar a casa(11h e 19h)?
Houve aí um “bacano” que sugeriu bicicletas elétricas mas penso que cada caso é um caso. Quando em 2019 tive de andar de comboio para me deslocar entre casa e trabalho vi muita gente com a trotineta elétrica no comboio também. Percorriam as distancias maiores no transporte público e faziam o resto dos seus percursos nas suas “engenhocas”…
Não há comboio e bicicleta é inviável pelas 3 subidas e descidas e uma com inclinação de 10% 🙁 Mais nenhum bicicleta tem atrelado com a capacidade que o carro tem.
Deixa te de baboseiras sim? Primeiro sai lá da tua bolhazita e vem ver a realidade do país, as pessoas não andam só em Lisboa e Porto e além disso maioria das pessoas vem de fora dos centros para trabalhar nas grandes cidades, diz-me lá onde é que arranjas transportes públicos de jeito fora dos grandes centros? Vais a pé e é se quiseres!
Nem em Lisboa e Porto as bicicletas são viáveis. Existem desníveis que só um atleta consegue fazer de bicicleta.
Queres vir morar para a minha terrinhola?
Moro entre Lisboa e Torres Vedras e por mais vontade que tenha em deixar o carro de lado e utilizar os transportes públicos para fazer grande parte da minha vida, è simplesmente impossível, porque a quantidade e os horários dos mesmos são simplesmente ridículos, e quando as escolas estão no período de férias então os os transportes públicos passam a ser uma miragem.
Sabes para que servem as paragens de autocarro na minha terra?
Para os velhos passarem o dia a verem os carros passar!
Não é que não tenhas razão, de um ponto de vista da argumentação dos politicos, mas se achas que a receita do IUC é usada para investir em medidas de melhoria do ambiente então és bem ingénuo.
Os carros elétricos já estão na calha para também começarem a pagar IUC. Qual será a desculpa que agora vão arranjar para justificarem essa alteração e para contradizerem o argumento atual de “os carros elétricos não pagam IUC porque não poluem”?
Estão onde ?
Pertence ao governo ou é mais uma invenção como aquela dos impostos da Noruega serem retirados ?
Porque em vez de escrever disparates não perde tempo a ler e a aprender para que serve cada um desses impostos ?
Com malta a “esquecer-se” de 50€ no cinzeiro quando vai á inspecção do amigo e o carro acabar por ser aprovado mesmo não tendo sequer condições para circular é normal…
Chamo a isso precariedade salarial.
Se houvesse salários dignos em Portugal para se poder viver ao invés de sobreviver e de progressão de trabalho, prémios por bom serviço/desempenho, possibilidade de subir de funções nas empresas este tupo de esquecimentos/gorjetas.
Infelizmente Portugal está parado no tempo à uns 30 anos tanto a nível de cidadania e governantes.
Não sustento chulos até porque os 50€ ajudam a pagar as reparações que forem precisas para o meu MA9 continuar a cruzar as estradas e com as inspeções em dia…
Não e de estranhar com esses diesel alterados a cagar fumo a força toda e as autoridades assobiem para o lado.
Esses carros devia de ir logo para abate.
Nem mais… Tudo o que é alterado e produz mais poluição (sonora incluída), devia ser apreendido e os donos multados.
Aida no outro dia passou por mim um taxi a deitar tanto fumo que nem a traseira lhe conseguia ver.
Na rua da minha casa passa um vw golf antigo que quando passa não se pode estar na rua durante uns bons 20 minutos, cheira tão mal que faz um camião cheio de porcos cheirar bem. O mais me admira é que passa na inspeção.
Por isso mesmo que o governo diz que e o trânsito e não a indústria (porque não polui nadinha) ou outras coisas…
E mais fácil pegar e por mais impostos em cima do combustível, do carro em si, cobrar portagens… Ou seja, taxar mais a quem tem carro e já paga 2 vezes o carro na compra, paga outro litro por cada um que consome, paga 2 vezes as estradas, 2 vezes as autoestradas, entre outros, do que criar parques as entradas das cidades sem custos para quem use o transporte público, redes de transportes públicos realmente úteis e funcionais, incentivos a sério para a compra de carros novos, entre outros.
Assim e só taxar e continuar a assobiar para o lado porque a culpa da incompetência do governo passa a ser do carro fumarento que, para muitos, sozinho ele cria 1% da poluição mundial
Lobby da mobilidade eléctrica a funcionar, as mortes prematuras devido a falta de condições económicas é o verdadeiro flagelo e continuam a dizer que o problema é a poluição. É claro que todas as grandes cidades deviam ter estacionamento gratuito.
Estou preocupado é com o encerramento das centrais de produção de energia a carvão.
Se Espanha e França por qualquer motivo não conseguirem enviar energia podemos ter apagões… tudo porque os políticos decidiram fingir que painéis solares e eólicas substituíam… como se à noite houvesse Sol, e como se houvesse vento suficiente o tempo todo. As barragens têm pouca água, e então não se pode contar muito com elas de momento.
Está aqui um debate sobre o assunto interessante: https://sicnoticias.pt/economia/negocios-da-semana-que-politica-de-energia-e-ambiente-e-esta/
Shiuuuu não digas isso se não as ovelhas começam logo a dizer que “renováveis é que é yupiiii”
Está com medo porquê? Se falhar a luz não consegue abastecer o charuto ?
Ainda ninguém pensou mas se houvesse estacionamento gratuito e suficiente a poluição diminuía drasticamente. Só o facto das pessoas andarem constantemente à procura do melhor estacionamento nas grandes cidades consome tempo, entope o trânsito e polui o ambiente.
Infelizmente os governantes não são competentes ou não o querem ser.
O problema das grandes cidades é que a evolução, é só construir belos arranha-céus e os parques é a ultima coisa a ser pensada, no final são entregues a privados para exploração e ficam um balburdio para quem tem de deixar o carro todos os dias de manhã à noite, em muitos municípios o que era antigamente lugares gratuitos hoje é tudo a pagar, as zonas de parque livre ficam longe o que leva as pessoas a deixarem de frequentar esses locais para não pagarem, quem fica a perder é o comercio local entre outros serviços, mas o tapados que tomam as decisões não vêem isto.
Mesmo bom, ver se aprendem! Deviam era fazer disparar as taxas! Para ver se largam os carros de uma só vez! Portugal é assim, tem que ser com mão pesada se não ninguém aprende! Povo mais egocêntrico!
Pagas tu o passe ao povo todo?
Eu pago uma parte, é nem sequer vivo numa grande cidade, ou já se esqueceu que parte do que paga no iuc , nos combustíveis é também para isso ?
Outro que vive na sua bolha
Mais um cromo que vive na cidade e não precisa de carro e pensa que o resto do mundo é igual, vem para o interior que mudas logo de visão. Não vais a lado nenhum sem carro, porque alternativas poucas ou mesmo nenhumas, com o decorrer do tempo é para acabarem de vez.
Eu moro entre Lisboa e Torres Vedras e aqui transportes públicos è uma miragem, e piora bastante na altura das férias escolares.
Quando vou visitar a minha sogra a Freiria não vejo nem um autocarro mas como só vou aos fins de semana, os ditos cujos devem estar no “relax”…
Idade <40 . Profissional bem pago com dinheiro suficiente para viver no centro da cidade. Considera tornar-se vegetariano. Acertei ?
lol, top!
Deves pertencer ao grupo dos Bilderberg…
..isso é na Dinamarca, que por sinal também está na lista do artigo….
Assim como Inglaterra (e sua grande rede de transportes públicos) e Países Baixos (a constante referência para utilização de bicicletas).
Porque será????
Já agora, para análise: megane Dynamique Energy dCi 110 S&S (2012) tem uma média de Emissões de CO2 90 g/Km. Um novo Peugeot 2008- 1.5 BlueHDi 130 (2021) (pelos vistos um dos carro mais vendido em 2021) tem média de Emissões de CO2 WLTP :125 g/Km.
Será que pelo ambiente, ainda andam com essa treta que carros velhos é que são maus e poluidores???
Dados retirados dos sites da especialidade.
Errado.
Em 2012 era utilizado o método NECD, totalmente irrealista, hoje em dia é WLTP, mais correto. O Megane Dci deste ano(115cv) emite 119g/km e é mais eficiente que o de 2012.
Correção : “NEDC”
interessante mas essa comparação vale zero, carros de anos diferentes, com motores diferentes, para a tua comparação ser plausível tinhas de meter carros e características o mais semelhantes possíveis, o que não é o caso dos dois que escolhes-te.
E também métodos diferentes de cálculo, como já foi dito.
O teletrabalho poderia resolver muito… Horarios desfasados tambem… resta as pessoas quererem
Na realidade o teletrabalho, não iria resolver rigorosamente nada, nem muito menos horários desfasados, isso já foi mais que comprovado na altura em que a pandemia surgiu, um total fiasco.
se bem que nem todos tem profissões para recorrer o teletrabalho.
Só se houver “clones”… 😀
Foi provado como ?
Eu ainda hoje faço teletrabalho e até chegamos à conclusão que o rendimento aumentou.
Isso é tudo muito bonito mas existe a meu ver mais um factor que não sendo de grande importância para quem tem carro e “coitados” daqueles que têm forçosamente têm de usar os transportes públicos é o factor desta pandemia. Pelo que me apercebo muita gente tem medo de se misturar na população em geral, ou seja por causa do distanciamento ou porque vendo bem não sabemos se a pessoa do lado estará ou não infectada, ou porque “supostamente” as máscaras protegem ou não. No fundo criou-se o medo na população em geral que quem tiver carro e puder continuará a usar a viatura própria para se deslocar.
Ora bem eu para ir para o meu trabalho não tenho qualquer hipótese de usar transportes públicos a não ser um taxi/uber/similares, tenho a minha vida organizada e para ter um carro equivalente ao que tenho agora mas elétrico tenho que gastar cerca de 50 000€, qual é o verdadeiro incentivo do estado para a troca (os miseros 3000€) é uma estupidez aumentarem os impostos aos carros antigos porque mesmo assim vai compensar, comparado com os carros novos, os transportes publicos é tudo muito bonito mas aqui na minha cidade (Braga) os autocarros já saem atrasados do proprio parque, o governo que penso em verdadeiros incentivos. Mas para todos os defensores dos impostos gostaria que me explicassem que medidas para melhorar o meio ambiente são feitas com os impostos extra que pagamos (acho que tap, novo banco, etc nao contam…)
Aí vem mais taxas.
Mas a Dinamarca e os Países Baixos andam bicicleta e poluem? E a Alemanha. Não se usa nada o automóvel. A UE está mesmo uma maravilha.
Na Alemanha também andam muito de bicicleta, não tanto como na Holanda.
Mitos, meu amigo, mitos.
Não são mitos, são factos, já por lá andei.
Caro amigo, ninguém vai de bicicleta para o trabalho. Os americanos também vão de bicicleta para o trabalho.
Só porque você quer ?
E onde está essa Poluição?
Investir mais nos Transportes Públicos e inverter viaturas antigas para as novas!…
Não refiro apenas ao eléctrico mas as novas viaturas poluem muito menos que os de 1998 e por ai…
Sim, tanto é houve durante algum tempo incentivos para troca.