Portugal: jovem rouba equipamento da NATO para espionagem
Um homem de 23 anos foi esta semana formalmente acusado em Portugal pelo roubo de um computador e um iPad pertencentes à NATO, no âmbito de um caso que envolve tentativa de venda desses equipamentos na embaixada da Rússia em Lisboa. A informação foi ontem divulgada pela imprensa portuguesa.
O que aconteceu
O indivíduo terá furtado do interior de um hotel em Portugal um computador portátil e um iPad oficiais, propriedade de representantes da NATO hospedados no local. A motivação, de acordo com as autoridades, era tentar negociar estes equipamentos diretamente com a embaixada russa em Lisboa.
As procuradorias portuguesas apresentaram queixa por tentativa de espionagem, por ter procurado dispor de informação sensível através de canais considerados hostis à NATO e aos países aliados.
Contexto e implicações
O caso levanta questões de segurança relativamente a pessoal e material de organizações internacionais quando em missão ou deslocados. A NATO, enquanto aliança militar, trata de forma rigorosa a proteção de equipamentos e dados sensíveis dos seus membros.
Vender ou tentar vender material oficial a uma representação diplomática de um Estado terceiro, especialmente um país com fortes tensões geopolíticas em relação à NATO, como a Rússia, pode ser considerado crime grave envolvendo segurança nacional e espionagem.

Um jovem de 23 anos foi acusado de tentativa de espionagem por procurar vender, em Lisboa, informações roubadas de equipamentos informáticos de um militar da NATO, à embaixada da Rússia, avançou esta quarta-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Consequências legais
O jovem enfrenta agora um processo por tentativa de venda de material oficial e por possíveis crimes relacionados com a segurança do Estado e a proteção de informação classificada. As acusações refletem a gravidade com que o sistema judicial português encara a tentativa de lucrar ou interferir com material de uma organização militar internacional.
O caso seguirá os trâmites legais em tribunal, e as autoridades não divulgaram mais detalhes sobre a investigação em curso.





















Não ia valer de nada, o iPad não contém dados sensíveis e o pc necessita de uma yubikey para aceder.. mas só pelo facto de querer vender os equipamentos numa embaixada percebe-se que inteligência não era o forte do moço
Fico espantado com a quantidade de diferentes assuntos em que o Sr. fala com 100% de certeza
🙂
Não devias ficar espantado, sou o maior.
Maior nabo
Maior nabo é quem nem sequer consegue identificar um troll
É informação pública, DoD também usa, também é público.
É a minha aérea de trabalho, todas as equipas na minha empresa com acessos privilegiados não faz nada sem yubikeys, é quase um standard nos dias de hoje.
Vou tentar estar menos informado para não te sentires mal por saber tanta coisa, longe de mim querer menosprezar pessoas sem factor G
Ahahah… Essa é boa. Não encontro em ti nenhum fator G, nem nenhum fator S, só deves ter mesmo é o fator B… aproveita, conheço uma exploração onde isso dá subsídio….
E o ipad não tem nada de interesse porque não devia ter nada de interesse, ou tiveste-o na tua posse e confirmaste? Não tens noção de como são as pessoas, é que não faltam exemplos de incompetência e incomprimento mesmo em altos cargos, isto não é um iphone ou neste caso um ipad qualquer, pode sempre haver alguma coisa de interesse nesses equipamentos.
porque sei as medidas de segurança usadas, usam um sistema de classificação de informação, tudo o que tiver informação sensivel é cifrado e só consegues aceder a essa informação com credenciais da pessoa autorizada + MFA, mesmo aí existe um sistema de DLP que avalia se estás a aceder à informação dentro do SASE da NATO.
pelo meio tens mais algumas protecções que não vale a pena estar a despejar em leigos..
esta informação não é publica mas aqui na empresa temos certificação NATO SECRET e já fiz alguns workshops de segurança nas instalações deles.
isto são standards de qualquer empresa ligada à defesa governamental ou privada, ou achas mesmo que isto são os anos 90 em que era só entrar nos pcs e ter acesso à informação? os sistemas de segurança são dummy proof, podem até dar-te uma pen com todos os documentos sensiveis ou até enviar por email e a menos que tenhas processamento quantico nunca vais conseguir aceder à informação contida nos documentos.
Com tanta porcaria que debita por segundo já nem se lembra do que disse inicialmente “o iPad não contém dados sensíveis e o pc necessita de uma yubikey para aceder..” a NSO group manda cumprimentos Zé..
Comparar equipamentos NATO, com equipamentos de empresas privadas é como comparar o cu com a feira de Castro. Lá por trabalhar na área não implica estar a par da segurança existente nesses equipamentos…
O que conta o Gemini:
– O “jovem” tem currículo: 11 crimes de burla informática, pornografia de menores, condução sem carta e uso de documentos alheios. Um “fura-vidas” criminal que tentou a sua sorte no mundo da alta espionagem.
– Na altura de uma conferência da NATO, em fevereiro de 2025, em Lisboa, alojou-se propositadamente no hotel de onde roubou o computador e o iPad.
– Contactou a embaixada da Rússia, por mail, pedindo 10.000 euros. Não obteve resposta.
– Foi à embaixada. Foi barrado.
– Foi detido pela PJ a partir da queixa do oficial que foi roubado e das imagens das câmaras do hotel (e das proximidades da embaixada). Possivelmente, está em prisão preventiva desde então.
Outro caso (sem qualquer semelhança) – um espião do SIS foi condenado, em 2018, por espionagem, alegou em tribunal que os seus contactos com os agentes russos eram para lhes vender azeite.
Pelo que vi na Now, também foi preso em 2023 na Ucrânia a tentar roubar informações para a Rússia. Deviam era ter mandado combater para a frente, nem que fosse carne para canhão. Gente dessa não faz falta nenhuma.
Sim, diz o Now e a Sábado que foi detido na Ucrânia por estar a fotografar alvos militares (infraestruturas e movimentação de tropas) para fornecer à Russia. Não foi processado e regressou a Portugal.
A acusação descreve-o como alguém com uma personalidade desajustada e mitomaníaca, que criou uma rede imaginária para tentar infiltrar-se no mundo da espionagem militar. A pena pesada a que está sujeito não é pelo furto, mas pela tentativa consciente de fazer perigar a segurança nacional.
O filtro levou-me o comentário 🙂
Raios…. já foi repescado 🙂
Eu não acredito nestas novelas da maria..
Mas alguém que roubasse alguma coisa, ia com ela a uma embaixada?
Só se fosse para criar problemas a esse País.
E acham que enviava emails??
A Russia tem várias aplicações de chat, muito provavelmente iria usar uma delas, até chegar a alguém de interesse.
Em suma; Isto é treta pessoal.
Imaginem os detalhes da eurovisão caírem nas mãos erradas…
Descansem, a receita ultra secreta do Pastel de N.A.T.O está bem guardado.
Vender segredos militares não é traição à patria? será julgado por isso?
Não foi um ipad qualquer.
Bem, o funcionário do SIS detido em Roma por vender segredos da NATO (alegou em tribunal que se encontrava com agentes russos para promover produtos regionais, como azeite e mel) foi condenado, em 2018, a 7 anos de cadeia.Saiu em 2021 por razões de saúde.
Aqui, o jovem, também será condenado a uma pena pesada, que é o que prevê a lei (e depois soltam-no quando lhe passar a maluqueira).
Vai ser o típico da nossa (in)justiça!
Eu não acredito nisto.
Mas a ser verdade, secalhar ele roubou, para fazer uns trocos e não para trocar segredos.
A historia de que foi á embaixada, e enviou emails, pode ser alguma coisa para o incriminar.
Mas eu nem sequer acredito na historia, hoje em dia ha tanta coisa estranha a acontecer.
10k foi valor pedido.. acreditava tanto na informação que tinha que a vendia ao desbarato
so de roubar o ipad era por a corda o pescoço
E para isto que servem os portugueses, aqui na suica so servem para servir e lavar
E aí na Suiça ainda não te mandaram para a pqtp?
Primeiro é preciso provar que que estava no Ipad e no PC era efectivamente informacao confidencial, coisa que nao vai acontecer.
espionar é roubar dados alheios… assim ladrao que rouba ladrao tem 100 anos de perdao!