Port Forwarding no Router Fiber Gateway da MEO
Nos últimos tempos temos trazido um conjunto de artigos com o objetivo de tirar o melhor partido do novo Router Fiber Gateway da MEO.
Hoje vamos ensinar como configurar Port Forwarding (encaminhamento de portos) de forma a que os serviços instalados numa máquina local estejam acessíveis a partir do exterior (ex. servidor Web, FTP, SSH, etc).
O que é Port Forwarding?
Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm em execução um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao vosso serviço MEO têm um um IP público disponível, então só têm que redirecionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para o porto 80, para a vossa máquina local. Para saber mais sobre Port Forwarding aceda aqui.
Como configurar no Router Fiber Gateway da MEO?
Para proceder a essa configuração, abrirmos a página de administração do router da MEO através do url: http://192.168.1.254 e procedemos à respetiva autenticação. Em seguida vamos ao separador Segurança e depois carregamos no separador Acesso.
Aí dentro preenchemos os seguintes campos:
- Nome do serviço: Web Server (HTTP)
- Endereço IP do servidor: O endereço da nossa máquina local que tem um servidor web em execução
- Portos externos: 80 a 80
- Protocolo: TCP
- Portos internos: 80 a 80
Depois de tudo configurado basta carregar em criar. A partir desse momento só têm de saber qual o endereço público (endereço conhecido a partir de qualquer da Internet) associado ao vosso router MEO. Para saberem qual o vosso endereço do exterior podem visitar, por exemplo, a página: http://www.ip-adress.com/
Aceder ao servidor usando um nome
Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? É verdade que pode sempre usar o endereço público associado ao router, mas sabia que este muda de X em X tempo? Como solução para este problema podemos usar o serviço no-ip entre outros. Veja aqui como usar o serviço no-ip.
Como configurar o serviço no-ip no Router Fiber Gateway da MEO
Essa configuração é realizada em Serviços > DNS Dinâmico e depois carregamos em Configurar. Dentro dessa interface devemos preencher:
- Nome Utilizador:<nome do utilizador utilizado para aceder ao serviço no-ip.org)
- Password:<respetiva password>
- Serviço: Neste exemplo indicamos No-IP mas há mais serviço
- host: Neste campo indicamos o hostname que escolhemos (ex. host.no-ip.org)
E está feito! Após a configuração deverá receber uma mensagem na própria interface que indica que os parâmetros introduzidos estão corretos.
Com esta funcionalidade ativa, deixa de ser necessário instalar qualquer software no PC para que o endereço IP público associado ao serviço esteja sempre atualizado. Alguma dúvida e questão deixem nos comentários. De referir ainda que esta configuração só funciona corretamente nos equipamentos que têm a versão de software 3RGW040000r051.
Este artigo tem mais de um ano
Mesmo nesta versão ainda tem alguns problemas!
Se estiverem ligados à vossa rede interna, não conseguem aceder com o endereço externo!
Isso está para ser resolvido já há meses e até agora nada…
Sim, confirmo. Temos de aceder mesmo de fora. Não é grave, pois o serviço também é para aceder fora da rede interna
…exatamente, caso contrario para que serviria estas configurações.
Falta é o modo bridge, isso é que dava um jeitão!
E falta ainda a entrada pela “porta dos fundos”!
E falta tb uma firewall que oculta os ports. O router da MEO ainda deixa muito a desejar o que diz respeito à segurança.
Conceptualmente o GR241AG até agrada, só que depois falta o que ainda andamos todos à procura!
Está no roadmap.
Onde vês o Roadmap? A opção bridge deveria estar presente em todos os routers da operadora, para facilitar. Assim não há que usar “firmwares” para fazer esse trabalho, nem me dar ao trabalho de andar constantemente a configurar e a deixar de comprar um router, porque não é compatível ou não existe firmware.
E sim sei dos projectos da ASUS Portugal e TP-Link para as operadoras mas isso é como disse, nem todos são compatíveis.
Alguem que tenha algum contacto interno com alguem da PT que comece a dar na cabeça para implementarem o maldito modo bridge!
Fonte próxima.
Para que é que precisas do bridge? Ainda não sabes as vlans da MEO?
Este artigo responde à tua pergunta?
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/meo-como-configurar-um-router-alternativo-com-openwrt/
Isso não quer dizer nada, ainda me lembro que no primeiro post que fizeram aqui no pplware sobre o router disseram que o modo Bridge estava em desenvolvimento…
É a informação que temos. Quando chega…não sabemos 🙂
Tenho exactamente o mesmo problema. Alguem já arranjou solução para isto
Já existe modo Bridge?
André, essa já se encontra na lista das faltas.
Já desde o lançamento do desenvolvimento que, supostamente, está em desenvolvimento
Do equipamento*
A porta do router a que ligarmos o servidor tem de ser destinada só para isso? Ou dará, por exemplo, para ter o servidor e mais um computador ligado numa única porta do router? (utilizando um switch ou splitter)
Só tem é de estar ligado à rede interna.
Experimentem fazer forwarding ao 443 e vão ver as velocidades para o device a baixar no meu caso de 200Mbps para 30Mbps. Será traffic shaping??
Tudo no router da meo. Para quando a ensinar para o router da vodafone?
Então não é importante o acesso pelo ip externo a partir da rede interna?!!!!
Sempre que estivermos na rede interna e queremos aceder aos serviços internos como fazemos?!!!!
Alteramos todas as configurações para o ip interno?!!!
… e fazemos isto sempre entramos ou saimos de casa….
Podem dizer “usamos dados móveis dentro de casa”. E até seria solução se a cobertura não tão miserável que permitisse o uso de dados móveis (Já para não falar dos custos).
É melhor pensar 2 segundos antes de escrever o que vem à cabeça…
Dentro da rede usas o IP interno do serviço.
Tanto usando o IP interno do servidor como o IP externo da rede vai parar à pagina de login do gateway. Mas um proxy resolve. Obrigado pela resposta lá em cima.
Sr. Pedro Pinto, ou não percebeu ao não quer perceber.
Acha minimamente prático estar sempre a alterar de endereço externo para endereço interno (e vice versa) sempre que entro ou saio de casa?!!!
Tenho várias aplicações que necessitariam de ser reconfiguradas várias vezes ao dia.
Mas eu até o podia fazer porque o sei, mas e no caso da minha esposa e da minha filha que só as sabem usar?!!!
Por este motivo obriguei a MEO a substituir esse router sob pena de cancelar (por justa causa) o contrato ao fim de 1 mês.
Percebi pois! Mas isso parece-me uma não questão. Pode ir ao ficheiro hosts e criar um nome para o IP
Realmente com este router não consigo aceder à página de de gestão do wordpress. Tentando o login normalmente: “endereço/wp-login.php” retorna 404 Not Found. Tentando o login com o IP interno do servidor “192.X.X.X/wp-login.php” acede à página de login, embora descaracterizada, e após o login retorna “This page isn’t working
didn’t send any data.
ERR_EMPTY_RESPONSE”. Como resolvo isto? :/
Este senhor não percebe nadinha de Português e/ou informática …
Bom dia Pedro,
Deparei-me agora com este problema e felizmente encontrei este post. Eu tenho o dynip.sapo.pt (dinâmico) e na aplicação de CCTV tenho configurado a apontar para este endereço. Isto quer mesmo dizer que vou ter que configurar dois dispositivos de CCTV diferentes (e.g. interno e externo). Não tem sugestão alternativa para eu ter apenas uma única entrada, certo? Aproveito para perguntar se faz ideia quando conseguiremos ter isto resolvido? Dei o exemplo de CCTV, mas é muito pouco prático também para o alarme… Obrigado!
Pois, o interesse é angriar novos clientes (e não disponibilizar um bom serviço…).
Entretanto isso ficou resolvido e agora está excelente
Viva Marcelo sou nub nesta área. Necessito de ajuda se te for possível. Comprei 2 Cam Wifi PTZ, CCTV. Pretendo ligar à Wifi e a outra via RJ45. Problema1 comprei as cams mas não veio as apps para Android ou Windows mesmo com apps temporárias não consigo ligar ao router. Pergunto se me pode ajudar passo a passo para o meu email da google – CarlosAulasEVT
O que falta é a MEO deixar-se de tretas e disponibilizar este router aos seus clientes antigos. É inexplicável como so os novos contratos têm direito a este equipamento e os clientes antigos se o quiserem têm de o pagar?! Inacreditável….
Saiu nova versão do firmware. Alguém sabe as diferenças?
Olá pessoal
Eu estive a tentar abrir portas no meu router mas foi ineficaz
Fiz o processo normalmente
https://imgur.com/a/yQ6pW
Mas quando vou para ver se a porta está aberta, sou surpreendido com a porta fechada
https://imgur.com/a/cERlk
Ajudem
Estou com o mesmo problema, obtiveste a solução entretanto?
Tenho o mesmo problema.
tenho um router a juzante do da Meo, deixando este apenas para ligar à box, e o resto da rede é gerida por mim no meu próprio router (um Netgear R7000 e um Netgear R6300 em modo AP do R7000).
A minha questão é como configurar o da MEO para encaminhar os pedidos para o R7000, sendo que coloquei este ultimo da DMZ do da MEO
Bom dia.
Após seguir o tutorial para abrir e encaminhar portas no Router Fibergateway, constato que as mesmas se encontram fechadas.
Posto isto, configuro a LAN4 para modo bridg e coloco um 2.º router configurado para encaminhamento das mesmas portas e na verdade continuam as portas fechadas.
Como tenho servidor NAS, Videovigilância, entre outros serviços, não consigo aceder remotamente aos equipamentos da minha rede interna.
Serviço instalado neste mês de Maio com o novo router Fibergateway.
Após solicitar apoio técnico, telefonaram-me ontem a dizer que este router não permite redireccionamento de portas, que têm que trocar pelo router antigo + Terminal Fibra!
É esta a inovação da MEO.
Não percebeste eles querem é vender o serviço de vido vigilância da MEO. Tudo funciona como os filmes. POPCorn disponibilizava, prestadoras de serviço armazenaram e artilharam-se. Agora pagas para ver algo que por vezes tem fraca qualidade e fica pixelado. Assim como se a tua TV (meu caso) tem Sintonizador terrestre eles reduzem qualidade de imagem para te obrigar a usar a box. Acontece me com box da android.
if somebody doesnt come to my house and fix this stupid gateway router im going to sue the life out of MEO ill close you down.
Tenho uma PEN ligada a este router. Quero aceder remotamente ao conteúdo da PEN.
Alguém me consegue dizer como configurar o Encaminhamento dos portos e ativação dos portos???
(A parte do DNS dinâmico já está configurada)
Não tenho certezas, julgo que a PEN tem de estar em FAT32. tens de atribuir IP fixo. Julgo que só poderás aceder na rede interna.
Não funciona!!!
Tenho todas as portas filtradas ou fechadas com o firmware mais recente do Fiber Gateway…
Instalei o pivpn num Raspberry e queria que todos os computadores de casa ao aceder à internet passassem pela vpn. O que tenho de fazer? Será que alguém me pode esclarecer. Obrigado
Finalmenfe operacional!!!! Descobri hoje por mera coincidência. Certamente foi algum update recente. Nat loopback/NAT reflection finalmente a funcionar! Fica a nota para quem estiver a seguir a thread.
Olá Sr. Marcelo
Poderia me dar mais informações se fosse possivel?
Obrigado
Bom dia! O tutorial é o propósito deste post. Consegue ver no inicio como se faz esta configuração de port-forwarding. O que estava a acontecer é que o router da MEO não fazia redirecionamento caso estivessemos ligados ao próprio router (i.e. dentro de casa).
Entretanto agora já funciona. Do seu lado não tem de fazer nada a não ser um eventual reboot ao router, mas acredito que a própria atualização já o faça. Caso não funcione, a única coisa que me ocorre é que pode não ter a última versão do firmware. Do meu lado não fiz nada até porque nem sabia desta atualização, portanto foi uma boa surpresa.
Boas. Versão de Software 3RGW040400r014 ?
Confirmo => 3RGW040400r014
Boa tarde.
Relativamente a ligar uma ps4 o que é mais aconselhável? Fazer modo bridge para ela através da porta 4, ativar DMZ ou Port Forwarding?
Cumps.
Caro Pedro Pinto
Agradeço desde o seu post e a sua ajuda.
a) Pode me informar no caso do serviço my. n.o ip qual a porta que o serviço entra?
b) no mesmo serviço é Posso fazer como alguns serviço de dns em que escrevo o xxx.dominio.com:port number e.g.( yesy.noip.com:1880)
c) Como faço para a aceder a 2 ips fixos dentro da minha rede através do exterior
O Routter Fiber Gateway, está à venda ao público? Quanto o preço?
Não
Como faço para meter nat no router?
Gostava de meter um servidor e-mail para o exterior visto que só consigo enviar email para a rede local!
É possível fazer isto?
Como faço para meter nat no router?
Gostava de meter um servidor e-mail para o exterior visto que só consigo enviar email para a rede local!
É possível fazer isto?
Tenho contratado 500MB de velocidade no entanto nas portas interface de rede elas estão todas com a configuração de 100Mbps não deveriam ter 1000 já que o somatório de todas as portas nem dá 500 e se quiser ter acesso a todas as portas À velocidade máxima?!!
Será que alguém me poderia dar uma ajudar a entender melhor como alterar esse valor
POis no manual faz referencia ao seguinte
Interfaces LAN 1,2,3,4
Estado administrativo das interfaces (ativado/desativado)
Velocidade da interface (Mbps), Auto, 10/100/1000
Ou pelo menos meter Auto em todas elas
Boa noite, queria saber se mesmo internamente, é necessário abrir portas, preciso de um PC dentro da rede, aceder a um equipamento com o protocolo UDP nas portas de 50001 a 50003, podem dizer-me se é preciso abrir e nesse caso é na parte de activação de portos e se depois é preciso fazer algum restart ao router ou se supostamente ficam logo a funcionar.
Quando souberes diz-me se faz favor. Ou se alguém souber. Como posso ligar uma PEN/HD à porta USB do ROUTER para servir de suporte a 2 CAM via Wifi e outra via RJ45. Se o HDD tem de estar em FAT32. Se e como atribuir IP fixo. Como aceder do exterior e consultar registos no HDD. Julgo que só poderei aceder via rede interna.
Boa noite, como ativo o modo gaming ? Ou como mudo o nat type para aberto ?
Boa tarde , tenho uma placa ip numa central de intrusão , que quando o router da meo foi trocado pelo novo gatway meo fibra , deixou de funcionar ,está com o dhcp ativo e não ganha ip , retirei a central e liguei noutro router e voltou a ganhar ip e a funcionar , alguem me pode ajudar a preceber o que se esta a passar , é que mesmo colocando um ip estatico a placa nem aparece nos dispositivos ligados no router.
Estou a ter dificuldade em abrir portos IPv6. Só estão acessíveis do exterior desactivando a Firewall. Há outra maneira?
bom dia, estive a ler alguns deste posts e fiquei na duvida se dá ou não para fazer um encaminhamento normal de portas neste router. Também eu estou a tentar fazer um simples encaminhamento e diz sempre que a porta esta fechada. Alguém confirma a necessidade de mudar de router?
Obrigado
Estou exactamente com o mesmo problema. Liguei para a MEO para reportar o problema e disseram-me que cobravam 55€ para identificar o motivo porque as portas continuavam bloqueadas. Inacreditável. Alguém arranjou uma solução?
Já há muito tempo que não tenho esse router (nem qualquer outro da MEO) mas sugiro “obrigar” a MEO a resolver o problema gratuitamente ou então trocarem o router por modelo diferente (parece-me que se estão tão confiantes que não é problema de firmware, vão preferir resolver do que trocar).
Isso sempre deu para fazer, as portas não estão bloqueadas, entra no router, na parte da Segurança, Acesso e cria a regra com as portas que precisa, quer seja interno, quer seja de fora para dentro. Na parte de Encaminhamento de Portos é de fora para dentro, na parte de Activação de Portos é dentro da rede. Clica no botão de (+ criar regra) .
Tenho as portas criadas e o ip estático, no entanto, as portas continuam bloqueadas.
No route no tem. Firewall activa, fora isso não sei o que lhe dizer, mas não vá na conversa de ter que pagar.