Poderosos drones portugueses vão ajudar na Ucrânia…
São já mais de 500 dias de guerra na Ucrânia e nos últimos tempos a discussão aumentou de tom devido ao envio de bombas de fragmentação por parte dos Estados Unidos. A Ucrânia vai também ter drones com tecnologia única que parecem aviões... e são made in portugueses.
Guerra na Ucrânia: Tekever AR3 tem poderosa tecnologia...
Este mês, chega à Ucrânia um veículo aéreo não tripulado totalmente desenvolvido e produzido em Portugal pela Tekever, que é visto como um dos mais avançados do mundo na sua categoria, segundo revela a CNN.
O novo Tekever AR3 tem um grande conjunto de câmaras e de sensores óticos ou térmicos, que garantem a captura de imagens em tempo real de alta-definição, mas não só. O AR3 poder incluir um Radar de Abertura Sintética, que permite ver coisas que não são visíveis a olho nu, segundo revelou o diretor-executivo da empresa Ricardo Mendes à CNN.
O AR3 é um sistema que foi desenvolvido para ser extremamente flexível no terreno. Estes sistemas conseguem trazer para uma dimensão muito reduzida – são sistemas ainda assim bastante pequenos – um grande conjunto de capacidades
O AR3 tem uma autonomia de 16 horas, tem um comprimento de 1,7 metros e uma envergadura de 3,5 metros. Quase parecem pequenos aviões, mas pesam apenas 25 quilos. Estes drones podem atingir uma velocidade cruzeiro de 75 a 90 quilómetros por hora e a uma altitude máxima de 3.600 metros, num raio de 100 quilómetros.
Mas a Tekever tem um modelo ainda mais poderoso (ainda não vai para a Ucrânia). Falamos do AR5 que tem uma autonomia de 20 horas e pode atingir uma velocidade de 100 Km/h. Este modelo tem uma envergadura de 7,3 metros. Sabe-se também que a Tekever está já a trabalhar no ARX que deverá estar disponível em 2025 e será mais poderoso que o AR5. Esta decisão da Ucrânia ter drones made in Portugal não é da responsabilidade do Governo.
A TEKEVER é um grupo empresarial português criado em Portugal em 2001, em Lisboa, por ex-alunos do Instituto Superior Técnico, cuja atividade se centra no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.
Este artigo tem mais de um ano
Será que também podem lançar bombas de fragmentação, que estão proibidas pelo acordo de Oslo, e que os estados unidos estão enviar para a Ucrânia ?
Os EUA não assinaram.
Fico estupefacto que simples granadas num contentor bomba sejam um problema… mas já combater à civil seja porreiro como a maioria dos grupos terroristas fazem…
Portugal não produz drones com capacidade ofensiva, mas alguma utilidade os drones devem ter já que foram escolhidos por especialistas do reino unido e já são utilizados por vários exércitos, supostamente são mais leves e pequenos que outros drones com as mesmas capacidades o que os torna mais difíceis de detetar, vamos a ver como se safam contra as ferramentas de guerra eletrónica da Russia.
O que existe é um acordo assinado por vários países em que eles se comprometem em não utilizar este tipo de armas, basicamente estes países proibiram-se a eles próprios de não utilizar ou produzir este tipo de armas, mas a maioria dos países que tem estas armas simplesmente não assinaram o acordo não estão nem proibidos nem têm qualquer obrigação em obedecer ao acordo.
O mesmo se aplica a convecção de Genebra aquilo é separado por pontos e principalmente China, Rússia e Estados Unidos simplesmente só assinaram os que lhe convinham e muitas vezes nem com esses cumprem.
Só tretas. E invadir um país também não está protegido pelas convençõe?
Não sei. Mas estás a falar do mesmo tipo de munição que os invasores da Moscóvia usam para cometer genocídio contra o povo ucraniano?
Pelos comentários que recebeu até parece uma virtude utilizar esse tipo de armamento, que tristeza… Não entendo porque certos comentadores não estão na guerra a lutar pelos seus ideais em vez de estarem aqui a comentar, não entendo mesmo…
quais?
iguais aquelas que a Rússia já usou inúmeras vezes?
ou iguais aquelas de fosforo branco que a Rússia tb está farta de usar?
a cretinice no seu melhor!
Só se for a sua ao achar que as armas são boas ou más dependendo do lado da barricada.
what??? essa veio de onde???
meu deus… que conclusões tão ridículas.
Quem tomou partido em primeiro lugar foste tu, eu só equilibrei a balança!
Tira lá essas palas dos olhos que não te deixam ver em toda a amplitude!
Então Portugal sofre com os incendios à anos e anos seguidos e esta gente tem andado a esconder o Ouro ? ou são estes os que tem falhado testes apos testes na mão das autoridades (exemplo Marinha portuguesa) ?!?
Por acaso acho que é HAHAHA Não sei se foram teste após testes. O que me recordo foi aquela mítica apresentação oficial que correu mal e ficou gravado para a posteridade, mas já lá vão uns 10 anos. Acho que já se deve ter ganho algum know how desde essa altura
Nem conseguem detectar os focos de incêndio no verão ou as lanchas q trazem droga para as costas portuguesas mas vão revolucionar a guerra . Esta porcaria de Pasquim do Pplware em X de publicar notícias veridicas cligadas a novas tecnologias pública estórias da carochinha a o Costa lhes pede para isso. Para a semana o facto da lancha de fiscalização ter ficado parada à saída do Funchal por falta de combustível serä segundo o Pplware uma exp.secreta de um novo combustível.
hahaha
epah você está mal com a vida. Isto é só uma notícia duma em empresa tecnológica portuguesa e por isso insere-se no tema da página do pplware. O pplware há muito tempo (se é que alguma vez foi) não é só um site de informática e gadjets. E depois você vem contestar a veracidade sem provas além de vir com a conspiração que isto é “fumaça” para distrair as massas.
“Coma antes uma peça de fruta que lhe faz melhor”
Bem, Portugal é de longe o país mais rasca da Europa ocidental, mas sempre teve os melhores fadistas do mundo. É a pura verdade. Mas agora querem obrigar o pessoal a acreditar que temos os melhores drones na guerra.
Se existem poucas empresas em Portugal a fazer drones, é possível que sejam realmente os melhores drones produzidos em Portugal, o que não significa que são bons, apenas que são dos melhores que por cá se fazem, que comparativamente a outros pode ser uma porcaria ou não.
Vão para a Ucrânia, mas quem ofereceu foi o UK!
Invasão de haters. Espero que as forças armadas portuguesas possam vir a beneficiar da experiência da Tekever e de outras empresas tecnológicas nacionais.
De vez em quando somos agradávelmente surpreendidos por estes portugueses que até dá para ter orgulho, especialistas que usam génio determinação e investimento para criar tecnoligia de ponta made in Portugal.
Estamos mais habituados a ouvir falar de especialista em corrupção e incompetencia dos politicos. É nestas noticias que temos de fazer um “refresh” e acreditar que portugal vai continuar existir. São mais as vezes que acreditamos que vai acabar.
A Tekever é basicamente uma empresa inglesa. São eles que compram os drones até para vigiar os imigrandes/invasores no Canal da Mancha.
Não sabia que alunos do Instituto Superior Técnico eram automaticamente ingleses e só têm clientes em UK. Enfim…
É daqueles que se transformam em submarinos?
Isso será a futura versão “transformer V8.0”. eheh
Nao era mais facil os soldados ficarem em casa e andarem com drones a destruirem-se ? Assim poupavam-se muitas vidas. Ate hoje ainda nao entendi onde e que querem chegar com esta guerra (ou seja o objectivo todos sabemos) mas qual e o proposito ? Os que matarem mais ganham ? E vao andar assim para sempre ? Enfim ja enoja esta guerra.
Já enjoa, tens toda a razão. E pelo andar da carruagem, não parece ter um fim à vista.
Propósito é obter mais recursos e mandar em mais pessoas.
O propósito também é haver conflitos no mundo. A guerra é o melhor negocio do mundo. Vejam quem ganha com a venda de armas, cereais, petróleo, gás, etc etc. USA no top das vendas.
Na Europa anda-se a despachar material velho para comprar novo (adivinhem a quem)
Só a Russia é que não tinha nada a ganhar quando anexou a Crimeia e pensou que conseguia anexar a Ucrânia por inteiro…
Os outros são todos uns malvados mas a Russia é a vitima!
A guerra é um negócio.
Agora sim vai ser o GAME CHANGER!……. Ironia claro…
“poderosos” alvos fáceis de abater…
cada cabeça tem o seu pensamento,como é os juizes em tribunal a dar a sua opinião.Mas neste caso de que todos falam, discordo porquê s Estados Unidos estão metidos nesta guerra? então a nato não sabe o que fazer, precisamos do paizinho, Quanto aos drones portugueses ,porque não vão dectatar os incendiários nosso pais,