Poderá estar para breve uma agência espacial para Portugal
Uma das apostas que promovem os países é apostar em áreas diferentes mas necessárias.
Assim, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou que se encontra em preparação a criação e desenvolvimento de uma agência espacial para Portugal.
A ideia de uma agência espacial, em Portugal, seria algo fantástico. E, apesar de ainda ser uma mera ideia ou intenção, a verdade é que poderá ser uma realidade muito em breve.
Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, afirmou hoje à agência Lusa que Portugal está a preparar a criação de uma agência espacial, sendo que este é "um dos principais desafios" para 2017.
Segundo o ministro:
Estamos a preparar, com as empresas, naturalmente, a criação de uma agência espacial.
Para nos lançarmos para uma maior e uma mais profunda actividade [na área do espaço], temos de começar a ir para os grupos de países que têm uma agência espacial, com profissionais.
O ministro Manuel Heitor adianta ainda que:
Diria que, nos últimos 15 anos, foi aprender a trabalhar com a ESA, a lançar um conjunto de actividades que eram inexistentes em Portugal [na área do espaço]. Dinamizou-se a atividade científica, mas, sobretudo, a actividade de empresas que não existiam em Portugal e a de empresas que cresceram. Agora, que já demos provas, queremos alargar a participação, lançar novos desafios para o Atlântico, e, para isso, precisamos de ter uma gestão e um sistema de governança mais adequado e moderno.
Ainda em entrevista à Lusa, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, afirrmou que, seguramente já no próximo ano, irá ser estudada a possibilidade e viabilidade para a criação de uma agência espacial no nosso país.
No entanto, e como se compreende, esta ideia está dependente de várias outras situações como, por exemplo, da criação do Centro de Investigação Internacional do Atlântico, que irá ficar situada nos Açores.
As maiores agências espaciais são, actualmente, a NASA, seguida da ESA. Portugal é já membro da ESA ha 16 anos, desde 14 de novembro de 2000, sendo que a actividade científica e empresarial nacional no sector espacial é, actualmente, gerida num departamento da FCT, o Gabinete do Espaço.
Ambos os ministros estão presentes no conselho ministerial da ESA, evento que se realiza hoje e amanhã, em Lucerna, na Suiça.
Este artigo tem mais de um ano
É um pequeno passo para os ladrões, e um grande assalto para os portugueses. Palavras do Zé quando chegou às Ilhas Caimão.
LOL… Já agora, para quê respirar “Né”?
Velhaco fora do teu tempo, vai para a cova mais cedo pah, estamos aqui para evoluir, se dependessemos da tua mentalidade de retardado ainda estavamos a comer bananas dentro da gruta. Idiota.
Se eu vivesse à custa de obras públicas ou fosse funcionário público com vencimento garantido até à reforma também não me importaria muito com o dinheiro que roubam ao Zé povinho.
Se não percebes uma piada fica calado que não estou a ofender ninguém como tu. Eu nem estou contra. Nem sei como deixam pessoas como tu comentar. A tua mãe não te deu educação.
+1
Já agora não sou velho acabo este ano o curso de direito
Enquanto uns desenvolvem o país, outros contra-argumentam o argumento que contra-argumenta o contra-argumento do argumento.
Já existe limite de idade pa tirar um curso de direito? Pensei que até um idoso podia ir tirar um curso…
Este deve ter a mamã que lhe dá a mesada!
+10 LOL LOL LOL
Uma recomendação aos Srs. da NASA Tuga. Não se esqueçam de registar que não é necessário ter grau académico superior para ser funcionário. Assim evitam problemas futuros.
A ver se agora a malta que anda a estudar engenharia aeroespacial, poderá exercer em Portugal…
A ver se agora a malta que anda a estudar engenharia aeroespacial, poderá exercer em Portugal…
Nao me parece, eu tive de vir para a Holanda pois apos acabar o curso no IST em Lisboa so como professor
Pena, nos temos excelentes profissionais na area
É chover no molhado. Ainda não entendi como se espera ter emprego nessa área em Portugal visto que não temos nenhuma agencia espacial. Mas tudo bem. É como tentar vender um frigorífico ao pessoal do ártico. Ou ser assistente social numa aldeia com 10 pessoas…. Chega a ser um insulto à inteligência.
O pessoal do Ártico usam frigoríficos para sua informação. Usam-nos para que os alimentos fiquem mais quentinho e não congelem. Este ano a Engenharia Aeroespacial ficou a frente da Medicina com as médias mais altas. Deve querer dizer alguma não?
Portugal, assim que criar sua agência espacial, poderia se juntar aos lunáticos do Brasil. http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2016/11/e-oficial-brasil-vai-lancar-primeira-missao-lua-em-2020.html
Sempre se aproveitam aqueles Q se mandam ao com frequência lol
Como fazer desaparecer centenas ou milhares de milhões sem dar explicações a ninguém? Uma agência espacial portuguesa! Toda a gente sabe que até os lápis podem custar milhões numa agência especial porque têm de ser lápis muito «espaciais» 😉
Consegues argumentar mais concretamente a tua teoria?
Primeiro terias de lhe explicar o que é uma teoria..
Obviamente que sim, se conseguem desviar milhões em obras públicas, imagine-se num programa espacial, onde se podem arranjar mil e uma desculpas para enterrar dinheiro sem se ver nada! Um software para qualquer coisa poderá custar milhões… pagam “meia dúzia de tostões” a um programador na China ou Índia por exemplo e o resto vai parar aos bolsos de muita gente… um exemplo que já aconteceu: http://www.bbc.com/news/technology-21043693 isto não são invenções da minha cabeça, e é perfeitamente legítimo considerar esta possibilidade como bastante real.
Não me interpretem mal, seria ótimo ter uma agência espacial se isso significasse que íamos desenvolver uma rede de satélites próprios para comunicações e televisão por exemplo… mas se nem para um satélite o estado português parece ter dinheiro ou vontade quanto mais uma agência espacial… e um satélite ou vários ainda faria sentido para ter uma rede de comunicações de emergência por exemplo e sinal de televisão digital via satélite sem estar dependente de terceiros.
Se o objectivo for ir à Lua ou a Marte bem podem já parar que é só queimar dinheiro, não há lá nada de jeito.
Se for para ir a Vénus continua a ser um enorme desperdício de dinheiro, mas aí já poderão realmente encontrar seres vivos ainda que num estado muito precoce… mas não me parece que a natureza deixe que os humanos vão para lá interferir com o processo natural.
No fundo espero que nunca participem em missões de viagem a outros planetas e que se forem mesmo gastar dinheiro numa agência espacial, ao menos que seja usada para desenvolver e colocar em órbita satélites que realmente sejam úteis às pessoas no dia a dia pelo planeta todo, em especial aos portugueses que andam um pouco por todo o lado deste planeta… tipo comunicar de qualquer ponto do planeta por cêntimos seria interessante (incluindo do meio do oceano, deserto, florestas tropicais, etc.).
Está enganado. Já existem satélites portugueses no espaço. Um deles é o posat 1.
Só com muito boa vontade se pode considerar o Posat 1 um satélite português, visto que a tecnologia foi transferida ao abrigo de um acordo com a Universidade de Surrey e foi fabricado na Inglaterra… mesmo que totalmente pago e pelo menos parcialmente desenvolvido em Portugal.
Mas mesmo que o queiram considerar como português porque foi pago por Portugal (contribuintes e empresas), actualmente nem funciona (desde 2006), e quando funcionava não me parece ter sido lá muito útil para os portugueses em geral, embora sem dúvida tenha sido utilizado.
Fontes: https://www.publico.pt/ciencias/jornal/o-primeiro-satelite-portugues-foi-lancado-ha-dez-anos-205727 e http://www.ardinas.pt/index.php/2016/03/21/o-primeiro-satelite-portugues/
Ele já argumentou e bem, podes fazer a tua deixa? 🙂
Não são os lápis que custam milhões, a NASA é que em tempos gastou milhões a desenvolver uma “caneta espacial” quando repararam que os Russos usavam lápis nos apontamentos… mas isto não passa dum mito lol
então ideias para o cócó espacial, uma boa ideia vai valer milhões. Lá vão os tugas arranjar solução para isso…
… E que tal enfiar o cócó em pequenas caixas blindadas, separado pela nacionalidade dos astronautas e enviá-lo para fora do sistema solar, dessa forma e em caso de algum dia as caixas serem interceptadas por alguém, isso iria permitir aos alienígenas, estudar a merda que andamos cá a fazer… inclusive poderiam criar uma caixa comum, para estender as possibilidades de estudo a um cócó multicultural…
https://media.giphy.com/media/1M9fmo1WAFVK0/giphy.gif
Porquê? Porque cá em Portugal temos excelentes profissionais e cientistas que são formados cá com talento e vão para a ESA ou até para a CERN trabalhar. Visto que somos um país de serviços, temos que saber vender no que podemos ser bons. Neste caso é serviços espaciais.
Mas como o zé povinho é retardado e só vê futebol vai dizer que é mais outro “assalto” à carteira dele.
Que bom para eles! Então vamos mandar mais uma marteladazita no bolso do português e fazer um CERN tuga.
Portugal ainda não acabou de sair da crise de 2008 e já estão a arranjar maneira de criar outra. Deixem passar algum tempo ao menos para se poder respirar porque a apertar tanto o cinto entretanto o povo morre todo asfixiado.
Sou um grande adepto das tecnologias e acredito muito na exploração espacial. Quero deixar isso claro. Portugal tem problemas profundos que não permitem um investimento sério nesta área. O que deviamos fazer é melhorar a saúde e investir na investigação para a saúde. O projeto europeu para exploração espacial é suficiente e esse sim se enquadra.
Mais um buraco financeiro…
Este pais tem assuntos muito mais urgentes, como desemprego, corrupçao, fome, pobreza, justiça, educação, saude…. Tanta coisa mais importante para o povo….