NVIDIA disponibiliza 30 supercomputadores para combater o novo Coronavírus
A NVIDIA associou-se à IBM, Intel e outras empresas de supercomputadores para ajudar a combater o novo coronavírus. Assim, tal como foi dado a conhecer, a empresa fornecerá 30 máquinas de alto desempenho para processar milhões de dados.
Estes computadores são importantes para acelerar as investigações. São equipamentos que podem fazer toda a diferença nesta pandemia.
NVIDIA junta-se à luta contra o novo Coronavírus
Conforme anúncio da NVIDIA, esta irá oferecer 30 supercomputadores para ajudar os cientistas na luta contra o coronavírus. A empresa aderiu ao COVID-19 High Performance Computing Consortium, um grupo de empresas, universidades e agências governamentais que fornecem tecnologia e recursos para acelerar a análise dos dados do SARS-CoV-2.
Através de um post no blogue, a NVIDIA revelou que apoiará os investigadores, fornecendo acesso aos seus 30 supercomputadores com mais de 400 petaflops de desempenho. Assim, como foi referido, o objetivo é acelerar o desenvolvimento de métodos eficazes para detetar, conter e tratar o coronavírus.
Marcas poderosas por trás desta iniciativa
O consórcio inclui outras empresas tecnológicas como a IBM, Microsoft, AMD, Google Cloud, Amazon Web Services e HP, bem como várias universidades americanas e centros informáticos avançados nos EUA.
Para além da oferta de supercomputadores, a NVIDIA irá também disponibilizar um grupo de engenheiros. Estes são investigadores especializados em inteligência artificial, genómica, análise de dados, descoberta de fármacos e muito mais.
Assim, com esta equipa, a empresa procurará otimizar os tempos de análise e processamento de dados através de supercomputadores que utilizem a sua tecnologia GPU.
Anteriormente, a empresa deu a conhecer que a sua ferramenta de análise genómica seria licenciada gratuitamente durante 90 dias a todos os investigadores que trabalham na análise do coronavírus. Segundo a NVIDIA, a utilização de GPUs aceleraria a análise de uma sequência do genoma em 50 vezes.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
São de louvar atitudes como esta!
Exatamente.
Ah o dinheiro, como salva vidas!