Novo Exynos 1080 da Samsung vence Snapdragon 865+ no AnTuTu
Da Samsung deveremos ter em 2021 dois processadores que se irão destacar no mercado. O principal será o Exynos 2100, que deverá equipar os modelos de topo da marca, fabricado num processo de 5nm. Haverá ainda o Exynos 1080 também de 5nm, mas dedicado aos modelos de gama média/alta da marca e até a modelos de outras marcas, como a Vivo, por exemplo.
Não sendo ainda um anúncio oficial, foram já revelados, através de uma pessoa da empresa, alguns pormenores deste chip, tendo mesmo sido divulgados os resultados de testes de benchmark. Estes testes revelam que o SoC da Samsung supera o Qualcomm Snapdragon 865+.
A próxima geração de smartphones contará com os novos chips de 5 nm. A Apple já anunciou o seu A14, da Qualcomm aguarda-se o lançamento do Snapdragon 875, Kirin 9000 deverá chegar na próxima semana, e da Samsung teremos o novo Exynos 2100. Contudo, este não será o único SoC da marca fabricado neste processo.
Haverá espaço ainda para o lançamento do Exynos 1080 que começa agora a ser revelado oficialmente, ainda que não de forma completa. Pan Xuebao, diretor do Samsung R&D Institute China-Beijing, revelou numa entrevista alguns pormenores deste novo SoC.
Samsung prepara lançamento do Exynos 1080
O Exynos 1080 contará com núcleos Cortex-A78, substituindo o A77 encontrado no seu antecessor. De acordo com os números oficiais da ARM, o A78 a 2,1 GHz pode oferecer 20% mais de desempenho que um A77 a 2,3 GHz.
Para a GPU, poderemos contar com uma Mali-G78. São duas gerações mais novas do que o G76 do Exynos 980. Assim sendo, o resultado deve ser um aumento percetível no desempenho e eficiência, ainda que isso dependa muito da configuração feita pela Samsung.
Nesta conversa, foi ainda revelado que o novo Exynos 1080 conseguiu atingir mais de 650 mil pontos no benchmark AnTuTu. Este valor acaba por ser superior às pontuações atingidas pelos Qualcomm Snapdragon 865 e Snapdragon 865+, que se situam pelos 615 mil pontos.
O anúncio oficial do SoC deverá acontecer em breve, devendo vir a equipar alguns modelos do Galaxy S21 e até modelos de outras marcas. Especula-se a marca Vivo venha a recorrer à Samsung para equipar os seus smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
E a bateria aguenta um dia? Os anteriores Exynos foi provado que a bateria e consumo térmico para esquecer.
A bateria e o consumo térmico vão ser idênticos ao do snapdragon, pois desta vez a samsung colocou apenas núcleos CORTEX no novo Exynos, invez dos núcleos MONGOOSE usados nos exynos anteriores, que causavam aquecimento e baixa performance em multi-core.
Ps: Pra não falar que a Samsung vai ser a fabricante dos novos Snapdragon 750G .
ter os “mesmos” núcleos não significa que tenha consumo idêntico. Não só o SoC é muito do que esses núcleos, como a forma como são implementados e integrados também tem muita importância.
Sim, MAS no caso da samsung, os nucleos mongoose é que são problematicos .
Mas enfim, vamos ver!
Precisamos de mais competição no Mercado de CPUs, pois quanto mais competição, melhor é pra nos
Falando em CPUs, ontem foram aunciados os Ryzen 5000…
Seria incrível se o Exynos 1080 fosse inferior so SD 865+, visto que esse SoC vai concorrer com o próximo topo de gama da SD (o 875). Mas para além da performance (ainda que em testes sintéticos no teste referido neste artigo) também são igualmente importantes o aquecimento/throttling, a autonimia e o processamento das fotografias.
A bateria e o consumo térmico vão ser idênticos ao do snapdragon, pois desta vez a samsung colocou apenas núcleos CORTEX no novo Exynos, invez dos núcleos MONGOOSE usados nos exynos anteriores, que causavam aquecimento e baixa performance em multi-core.
Núcleos cortex usa a mediatek e não é isso que os safa…
A cena é que a mediatek NUNCA fez processadores de jeito.
Ja a uns anos, a rainha dos cpus para android era a samsung.
Pra nao falar que este ano, de acordo com os rumores, a samsung VAI FABRICAR o Snapdragon 875 e o Snapdragon 750 .