CEO da Microsoft quase escolhido e Bill Gates pode também sair!
Desde que em Agosto do ano passado Steve Ballmer anunciou a sua saída da Microsoft que a corrida à sua sucessão tem feito correr muita tinta. a lista de candidatos era extensa e incluía nomes de vários sectores da industria.
Segundo informações veiculadas ontem, o sucessor de Steve Ballmer pode estar já escolhido e será apresentado em breve. O nome de que se fala é Satya Nadella. Também o lugar de Bill Gates na Microsoft poderá estar para ser renovado.
A corrida para o lugar que Steve Ballmer vai deixa vago iniciou-se imediatamente ao anúncio da sua saída. Esta procura tem sido feita pela cúpula da Microsoft e têm procurado reduzir a longa lista de candidatos a apenas um nome.
A lista, que se diz ter tido mais de 100 candidatos, foi sendo encurtada e, em Novembro do ano passado estava limitada a apenas 4 possíveis nomes.
- Alan Mulally – Actual CEO da Ford,
- Stephen Elop – Ex. CEO da Nokia,
- Satya Nadella – Chefe do serviço Cloud da Microsoft,
- Tony Bates – Ex. Presidente da Skype
Segundo informações agora apresentadas pelo Bloomberg e outros sites, a escolha do novo CEO está praticamente terminada, sendo o nome de Satya Nadella aquele que mais vezes tem sido referenciado e aquele que estará em melhor posição para substituir Steve Ballmer.
O novo CEO
Se a escolha recair em Satya Nadella, mais uma vez a Microsoft escolhe um elemento interno para comandar os seus destinos.
Satya Nadella está na Microsoft há mais de 20 anos, assumindo actualmente o lugar de Chefe do serviço Cloud da Microsoft.
Antes de ocupar este cargo, Nadella passou também pelo Office e pelo Bing. Nos cargos que ocupou na empresa não teve Não tem um contacto directo com
O novo Chairman
Para além da informação sobre a escolha do novo CEO, o Blomberg apresentou também informação sólida sobre a possível saída de Bill Gates do seu lugar de Chairman na Microsoft.
Este lugar será então assumido por John Thompson, que é um dos membros da direcção, e que actualmente lidera o processo de escolha do novo CEO.
A posição de Bill Gates na Microsoft e a sua permanência na empresa, de que é o fundador, dependerá da direcção e do novo CEO.
A escolha do próximo homem forte da Microsoft tem sido um processo que tem demorado tempo e onde têm surgido nomes dos mais diversos sectores da industria. A extensa lista de potenciais candidatos tem sido reduzida e poderá ser apresentado o sucessor de Steve Ballmer já nos próximos tempos.
Quanto a Bill Gates, nada fazia prever a sua possível saída, mas a sua presença na Microsoft tem sido bastante reduzida, o que poderá justificar a sua saída.
Este artigo tem mais de um ano
Satya Nadella… parece nome de gaja.
Pensava que o Bill Gates já tinha saído há muito.
Vamos lá ver no que dá.
O Ballmer foi um grande gestor, mas um fraco visionário. O novo CEO terá de ser obrigatoriamente um homem com uma grande visão de futuro, caso contrário a Microsoft pode nunca mais recuperará o lugar que já ocupou em tempos.
Lembro-me de em tempos ter lido uma entrevista onde Bill Gates disse que existiam 20 pessoas a trabalhar na Microsoft que se saíssem a Microsoft seria uma empresa completamente diferente.
Se se confirmar a notícia que Bill Gates deixará de ser o Chairman, creio que teremos uma Microsoft completamente diferente, e é-me muito difícil imaginar uma Microsoft sem Bill Gates.
A visão de integração de todos os serviços tecnológicos: Computador, Tablet, Smartphone, Web, TV, consola de jogos, é algo que caracteriza a Microsoft (não está em causa o sucesso da sua implementação). O novo CEO terá de ter uma visão ainda mais agregadora e uma implementação mais bem sucedida.
Bom, tem alguma lógica esse argumento duma Microsoft completamente diferente.
A Microsoft inicialmente era quase exclusivamente uma empresa de software (desde quase sempre vende também ratos e teclados, mas isso era uma coisa praticamente insignificante), mas atualmente está a tornar-se numa empresa de “dispositivos e serviços”, que pretende vender dispositivos (os Surface, a Xbox One) e serviços (o Office 365, o Azure, entre outros) mais do que software.
Aliás, não por acaso, foi precisamente isso que o Steve Ballmer disse quando anunciou a saida: vai ser preciso outra pessoa para levar a Microsoft nessa nova direção. Que o Bill Gates seja da mesma opinião, e além do mais toda a gente sabe que ele quer dedicar-se exclusivamente à fundação, não é uma surpresa.
A coisa está de facto a pender para o lado de Satya Nadella.
Ao Stephen Elop, o cavalo de Tróia na Nokia, é que não acho piada nenhuma.
http://www.reuters.com/article/2014/01/31/us-microsoft-ceo-idUSBREA0T1ZY20140131
“A posição de Bill Gates na Microsoft e a sua permanência na empresa, de que é o fundador, dependerá da direcção e do novo CEO.”
Isso não existe. Bill Gates é acionista majoritário e é a cara da Microsoft.
Ele vai pra onde quer e não pra onde mandam ele.