Que veículos poluem mais? Calculadora permite medir as emissões totais dos carros
"Estudos dizem que os veículos elétricos poluem menos do que os seus homólogos movidos a combustíveis fósseis": se está já farto deste tipo de análise, uma equipa de investigadores foi além desta conclusão e desenvolveu uma calculadora para os condutores medirem por si próprios.
O tema que explora o impacto ambiental de carros elétricos e não elétricos resulta sempre num aceso debate, que não parece encontrar pontos de convergência.
De facto, além de alegarem que ainda há poucos dados disponíveis, aqueles que criticam a mobilidade elétrica argumentam que é importante avaliar todo o ciclo de vida do veículo, considerando o fabrico e o descarte dos seus componentes.
Apesar dos vários estudos já conduzidos, até agora, não estavam disponíveis muitos dados que comparassem diferentes tipos de veículos, com motores diferentes, e tendo em conta o maior número possível de fatores.
Preenchendo esta lacuna, uma equipa de investigadores da Universidade de Michigan desenvolveu um estudo mais completo, comparando a poluição causada por carros elétricos de diferentes tipos com a produzida por esses mesmos tipos de veículos com motores diferentes.
Mais do que isso, desenvolveu uma calculadora, para que qualquer condutor possa medir por si próprio a poluição do seu carro. Embora qualquer pessoa possa testar, os resultados serão mais completos para aqueles que vivem nos Estados Unidos, considerando que um dos parâmetros abrangidos é a localização, que permite, por exemplo, considerar o clima em que o carro se movimenta.
Para Greg Keoleian, autor sénior do novo estudo e professor da Escola de Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Michigan, "a eletrificação dos veículos é uma estratégia fundamental para a ação climática".
Os transportes são responsáveis por 28% das emissões de gases com efeito de estufa e precisamos de reduzi-las para limitar os impactos climáticos futuros, como inundações, incêndios florestais e secas, que estão a aumentar em intensidade e frequência.
Carros elétricos poluem menos do que os seus homólogos
O estudo comparou os níveis de poluição de três tipos diferentes de veículos: carrinha, sedã e SUV; e considerou quatro tipos de motor: combustão interna convencional, híbrido elétrico, híbrido plug-in e totalmente elétrico ou elétrico a bateria.
Os investigadores analisaram diferentes combinações de veículo e motor, mas adicionaram à equação outros fatores, como o comportamento na condução e a localização, por forma a reunir vários fatores determinantes.
A tudo isto juntaram ainda o gasto energético do início e fim de vida dos veículos.
Entre outras coisas, a equipa verificou que os carros elétricos a bateria têm as emissões mais baixas ao longo da sua vida útil em comparação com qualquer outro tipo de veículo em todos os estados contíguos dos Estados Unidos - ou seja, exclui-se o Alasca (na América do Norte) e o Havai (no Pacífico).
Em média, as carrinhas a combustão eram as que mais emitiam, com 486 gramas de dióxido de carbono equivalente. Segundo a equipa, a mudança para uma carrinha híbrida reduziria este número em 23%, enquanto uma carrinha totalmente elétrica diminuiria a poluição em 75%.
Sobre o peso, a poluição causada por carros elétricos ou a combustão é maior quando estão mais carregados. No entanto, a equipa observou que mesmo com uma carga de cerca de 1134 kg, a carrinha a bateria continuaria a poluir 30% menos do que uma carrinha a combustão sem carga.
O estudo concluiu, também, que os veículos menos poluentes são os sedãs compactos elétricos, pois gerariam menos de 20% das emissões por milha de uma carrinha a combustão.
A produção das baterias volta, neste estudo, a dar forma ao calcanhar de Aquiles dos modelos elétricos: as emissões associadas à produção do componente para veículos com maior autonomia aumentaram as suas contribuições de gases de efeito estufa ao longo da vida útil.























Mais um desgraçado que vai ser vítima do Trampa. Dizer estas coisas por lá nesta fase é perigoso…. 😀
Aqui vamos nós …
Os elétricos poluem mais, são mais altos , têm todos os componentes feitos em plástico provenientes do petróleo, ainda as baterias são um atentado ambiental.
Os ICE são melhores e dão CO2 às arvores. Os elétricos só servem para arrasar tudo, em troca do lítio. Também contaminão a àgua. As baterias acabam no aterro, não existe reciclagem. Petróleo = ecológico.
e mais, a eletricidade mata…
Ena!! Não sabia que os fumos de escape eram saudáveis! Vou já por o carro a trabalhar só para tornar tudo mais saudável!
Não fumes mais disso pá!
A guerra e os incêndios.
Aguardo resposta do JL a dizer o contrário.
Sobre ?
O que é que polui mais. Ah e já agora a incineração das pás eólicas polui?
Não sei, você é que é o ambientalista de serviço.
Não são incineradas.
Porque não fala dos resíduos da refinação de combustível, óleos, filtros, e todas essas peças ?
Mais um estudo de trampa. E o calculo de quantas emissões tem a produção de combustível e a produção elétrica? Só estudos de caca.
Não sendo de todo entendido na matéria e assim do alto da minha ignorância não há nada que o humano faz que não provoque poluição, achando eu que estares num parque de estacionamento subterrâneo cheio de carros a combustão a trabalhar o ar fica muito mais complicado de se respirar do que no mesmo cenário mas com VE, mas deve de ser só a minha ignorância a falar.
Outra conversa é, sabes que a produção de eletricidade não é toda e só toda para carregares os VE, certo?
Está lá tudo, era ler.
Se reparares está lá tudo.
Inclusive existem locais onde circular com uma Pickup elétrica é mais poluente do que circular com um Sedan compacto , precisamente por causa de alguns estados ainda recorrerem fortemente ao carvão para produzir energia…
https://i.ibb.co/FqVscXmm/Screenshot-2025-08-27-at-12-12-53-Vehicle-Emissions-Calculator.png
Só vim ver os comentarios do JL
Já viu ? fixe.
O JL não tem tempo para isso, está à procura dos cabos do posto da tesla em Fátima.
Boa sorte JL
Já lá estão.
Já viste bem? Um passarinho disse-me que faltavam uns v4, mas não foram achados, foram repostos, vamos ver quanto tempo duram, qualquer dia precisam de um polícia de noite a proteger os carregadores
Já tinha percebido que você anda sempre mal informado, por acaso foi ao contrário, primeiro foram os v4, que foram colocados em serviço logo no dia s seguir, e hoje foram os v2.
Por falar nisso, os cabos já foram repostos e o suposto meliante já foi apanhado.
Parece que meteram-se com OPC errado.
“…estudo concluiu, também, que os veículos menos poluentes são os sedãs compactos elétricos, pois gerariam menos de 20% das emissões por milha de uma carrinha a combustão. …”
Aceito.
Um elektro pequeno polui menos 20% do que uma carrinha de carga a gasóleo.
Onde dizem que são carrinhas de carga a gasóleo ?
Se for a gasolina piora para lado do elektro uma vez que as carrinhas a gasolina, a comparar com as carrinhas a gasóleo, emitem mais CO2 por km percorrido.
Mas onde dizem que são carrinhas carga ?
Há carrinhas a gasóleo nos EUA.
Olha afinal;
“Em média, as carrinhas a combustão eram as que mais emitiam, com 486 gramas de dióxido de carbono equivalente. Segundo a equipa, a mudança para uma carrinha híbrida reduziria este número em 23%, enquanto uma carrinha totalmente elétrica diminuiria a poluição em 75%.”
E ainda:
“Sobre o peso, a poluição causada por carros elétricos ou a combustão é maior quando estão mais carregados. No entanto, a equipa observou que mesmo com uma carga de cerca de 1134 kg, a carrinha a bateria continuaria a poluir 30% menos do que uma carrinha a combustão sem carga.”
Meu caro, o “meu” quote é claro.
Escusa de andar às cambalhotas.
Não me choca. É algo q já se sabe desde 2020 e q motivou a demissão do alucinado Timmermans.
Os meus também.
Ele não foi demitido.
Não te e outro remédio q não fosse auto demitir-se.
Mas deve ter ido com os bolsos cheios à conta das negociatas com os créditos do carbono.
Pelo menos isso já acabou. Nem sei como certos CEO’s concordaram em pagar milhares de milhões à Tesla perante as leis aberrantes do Timmermans.
Ainda há muita coisa por explicar neste processo.
Mas ele não se demitiu, houve foi mudanças nos cargos, como há em qualquer governo quando trocam de cargos.
Ah claro, ele é que recebeu os créditos de carbono, em vez da Tesla.
Mas não acabou, os créditos de carbono continuam bem vivos.
Não encontro Lisboa
E a poluição no processo de fabrico? só ai o eletricos já foram
Está lá tudo.
Claro que está. XD
Só acredita neste estudo quem anda desinformado acerca do mundo automóvel.
Então se está informado, poste aqui a informação correcta.
O sonho molhado do JL é ver as montanhas com painéis solares cravados. Já que me disse que não era verdade que a temperatura era mais amena quando estava ao pé de um bosque.
E os painéis solares até retêm a água e o carbono.
Disse onde ?
Nuns posts atrás… eu disse exatamente o que escrevi atrás e você, ” ah os paineis também” como se os paineis fossem mais importantes que as árvores.
Anda muito esquecido… se eu dissesse que os paineis até purificavam o ar lembrava-se, e que comer paineis faz bem á saude também se lembrava.
Então mostre lá o de eu disse isso ? Ou não consegue e inventou ?
Eu não esquecido, mas não ando com invenções como você.
até sabem quanto poluem todas a maquinas usadas diariamente na extração, o que polui os cargueiros a transportar a materia prima
Sim, sabem, tal como sabe da extração de petróleo e carvão.
O mesmo que poluem os cargueiros que transportam o petróleo, a diferença é que a matéria prima das baterias só precisa de ser transportada uma vez, visto que dura para sempre, no caso do petróleo não, dura apenas uma vez.
Dura para sempre? Mostre lá prove la? Diga lá?
Baterias eternas.. nunca vi. Está a dizer que a bateria do seu Tesla nunca mais vai morrer. Só daqui a milhares de milhões de anos?
Onde eu disse que as baterias são eternas ? Você sabe ler ?
Não admira andar sempre a inventar sobre os outros, não sabe ler.
Esta conversa nunca terá fim porque ninguém quer ser visto como poluente, já chegamos ao ponto de se dizer que a energia renovável é poluente o que é ridículo, cada um diz o que quer e bem lhe apetece neste tema.
Ora … mais do costume…
Embora estejam correctos no geral, era bom mencionar relatórios e não estudos …
Existem relatórios realizados e verificados e certificados por várias entidades de vários países que indicam na altura do relatório os BEV compensam o CO2 em menos de 35000kms …
Mas engraçado que o que realmente mata milhões todos os anos …. TODOS OS ANOS…!!!
São as emissões dos NOx de tudo que é combustão… mas vamos ignorar as mortes anuais … enquanto não são das vossas famílias…. vamos ignorar o assunto …!!!
https://www.transportenvironment.org/discover/how-clean-are-electric-cars/
Não te esqueças das emissões dos pneus. 1800x’s superiores às dos gases de escape.
Que são menos prejudiciais que as dos travões:
Está enganado, partículas dos travões são relevantes mas mais controláveis e menos finas.
Já as dos pneus/alcatrão são invisíveis, entram mais fundo no corpo, espalham-se mais longe e acumulam-se no ambiente , por isso são vistas como mais prejudiciais.
As partículas dos travões libertadas são maioritariamente metálicas e minerais (cobre, ferro, óxidos, carbono).
Ficam relativamente grandes (PM10 ou mais) e tendem a cair mais rápido ao chão.
Um carro a combustão não gasta nem mais nem menos travões que um elektro. Potencialmente o elektro gasta mais devido ao peso excessivo a comparar com um semelhante a combustão.
O carro a combustão gasta muito mais travões, qual é o a combustão em que as pastilhas duram 300 k KMS ?
Mas eles não têm peso excessivo, senão você vinha dizer que os diesel têm peso excessivo em relação aos a gasolina, o mesmo nos híbridos.
Errado, não sou eu que digo, são estes, prove a eles que estão errados;
“A toxicidade também importa: as partículas dos travões são mais propensas a tornarem-se aéreas (cerca de 40%) do que as dos pneus (1–5%). Ou seja, mesmo que os BEV gerem um pouco mais de pó de borracha, emitem muito menos das partículas mais perigosas para a saúde humana.”
https://evmag.pt/estudo-revela-ev-reduzem-83-das-particulas-dos-travoes/
Engraçado como os comentadores do costume … ignoram factos de entidades verificadas e certificadas … em proll de um estudo… que nunca apresenta as fontes ou o critério de análise… sabem porquê??? Porque todos …. TODOS… são artigos de opinião…. vejam lá no Google o que isso quer dizer …
Os do costume são tão cegos … que ignoram o que realmente mata milhões todos os anos …
As emissões NOx acontecem em tudo que é combustão seja o combustível que for …
Mas o pior cego é aquele que não quer ver …
https://www.transportenvironment.org/discover/batteries-vs-oil-comparison-raw-material-needs/
T&E são padres.
Olha….o meu carro não está dependente de um datacenter a consumir gigawatts de energia para andar. Ao contrário dos teslas… Que sem aws vira um pisa papéis com rodas.
Está dependente ? Como ?
Há tantos que não estão ligados, você inventa cada uma.
Mais um estudo encomendado pelo charlatão Musk.
Olha o secalharya.
Isto é tudo muito lindo mas eu continuo a ter a opinião que esta história de ter um elétrico é só mais uma forma de mostrar “status” como ter um iphone de ultima geração. Estão todos muito preocupados com a poluição mas esquecem se logo dela quando vão fazer férias e viajar de avião ou encomendar os gadgets baratos da china, etc etc. Infelizmente esta sociedade consumista destrói e polui o planeta a uma velocidade enorme, já para não falar das guerras. E andamos nós, Zé povinho, a pagar a fatura destas grandes evoluções e revoluções tecnológicas, quando deveriam começar pela industria e afins. Agora as coisas são feitas para durar 2 anos e não 50 como era antigamente, onde é que está a ecologia e a sustentabilidade? Enfim…
Quando vão de férias de avião também levam o carro ? é que os aviões poluem menos que alguns carros ali do artigo.
E é isso que se tem feito, encontrar soluções para que cada vez a pegada seja menor, mas ainda há muita gente contra.
Eu só não concordo com a forma de como as soluções são implementadas, no caso da transição energética dos transportes, não começar primeiro pelos maiores agentes poluidores e só depois para o transporte do comum. Anda meio mundo preocupado com a poluição, e bem atenção, mas depois andam outros artistas a rebentar com centrais petrolíferas, etc etc. Já foram ver nos sites tipo flightradar e marine traffic a quantidade de poluição que para aí anda? Acredito que sim. A solução vai ser um dia a humanidade ter que procurar outro planeta eu então extinção.
Mas estes são os maiores agentes poluidores, quando isolados, e os que provocam mais mortes e doenças.
Mas esses não tem como controlar, é guerra, e para lutar contra eles tem de fazer mais guerra.
O mundo move-se, se não fossem de avião iam muitos mais de navio, que também polui, e outros de carros, que é ainda pior.
Mas não é preciso procurar outro, este ainda tem boa saude por mais 4.5 a 5 mil milhões de anos, não podemos é continuar a assobiar para o lado.
Ai sim? Poluem? Também são elétricos? E os incêndios não poluem? A guerra? Deixe de ser pacóvio.
Eu disse que não poluem ? Onde ?
Se quer parar com a guerra é ir falar com o Putin, e não se esqueça das guerras que se fizeram pela energia.
Você é que precisa de deixar de ser pavio, eu falo numa coisa você vem com outra, como se fosse um maluquinho.
Tens solução?
Simples: Veiculos Electricos
Esqueçam lá a ecologia e as picardias entre os VEs e VCc… É mais do mesmo…
O que nos interessa é o nosso bem estar, o que nos faz sentir melhor e o mais barato, porque os grandes decisores nacionais e internacionais estão-se maribando para a sociedade e a humanidade e ecologia para eles são apenas palavras no dicionário.
Sejam felizes!
Porque são porcaria ? qual teve ?
Se estivessem marimbando porque muitos dizem que estão a tomar decisões erradas ?
Obrigado, eu sou feliz.