Nord Stream: Reino Unido dirigiu e coordenou sabotagem?
O Nord Stream consiste numa série de gasodutos para transporte de gás natural através do Mar Báltico. Há uns dias todos assistimos às notícias que indicavam ataques aos gasodutos.
A Rússia veio agora acusar o Reino Unido de "dirigir e coordenar" sabotagem do Nord Stream.
Rússia voltou a acusar o Reino Unido de estar na origem das explosões do Nord Stream
A Rússia voltou a acusar o Reino Unido de estar na origem das explosões que danificaram os gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico, concebidos para encaminhar o gás russo para a Europa. Segundo o porta-voz do Kremlin, essas ações “não podem ficar sem resposta”, pelo que Moscovo vai agora analisar as medidas a tomar, criticando “o silêncio inaceitável das capitais europeias”.
No passado sábado, o exército russo tinha acusado Londres de estar envolvida nas explosões que levaram à fuga de gás no Nord Stream, alegações que surgiram após um ataque de ‘drones’ (aparelhos voadores não tripulados) perpetrado pelo exército ucraniano contra a frota naval que a Rússia mantém no Mar Negro, na Crimeia, planeado, segundo Moscovo, também por “especialistas britânicos”, revela a LUSA.
Londres, através do Ministério da Defesa considerou “falsas” as acusações, que servem unicamente para “desviar a atenção” da invasão russa da Ucrânia, iniciada a 24 de fevereiro.
A 26 de setembro, quatro grandes fugas de gás foram detetadas nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 na ilha dinamarquesa de Bornholm – dois na zona económica sueca as restantes duas na da Dinamarca.
As investigações submarinas preliminares reforçaram as suspeitas de sabotagem, pois as fugas foram precedidas de explosões.
Os dois gasodutos Nord Stream, que ligam a Rússia à Alemanha, estão no centro das tensões geopolíticas há anos, intensificadas após a decisão de Moscovo cortar o fornecimento de gás para a Europa.
Fora de serviço, no entanto, os dois gasodutos continham gás quando foram danificados
Este artigo tem mais de um ano
É mais que sabido quem sabotou aquilo. A Rússia sempre foi parte interessada a vender gás, e ia sabotar o gasoduto? Não vendia hoje, vendia no futuro.
Claro que agora temos que comprar o gás mais caro aos nossos “amigos” americanos.
Mas seja feita a vontade a quem por cegueira prefere pagar mais e ter uma inflação de mais de 10% graças a isto
prefiro pagar mais do que financiar o regime russo, há coisas que não tem preço.
+1
É porque razão não poderia a Russia sabotar os gasodutos? Por ninguém desconfiar até faria sentido. Porquê? Para demonstrar que se quiser consegue sabotar os cabos de internet por exemplo. Ou para usar como pretexto ao dizer que alguém os sabotou e está a lutar contra todo o oeste? Ou sabotar porque assim é menos uma Dor de cabeça e o ocidente não pode acusar a Rússia de não vender gás porque… Dois dos gasodutos estão operacionais. E podia dar mais alguns exemplos.
Não é assim tão óbvio quem sabotou. Há muitos interessados.
-EUA
-Rússia
-Noruega
lol! Sim… toca a ignorar o facto de ter sido a Russia a fechar as torneiras do gás meses antes, ou a existência de vários outros gasodutos para a Europa… toca a ignorar o facto de afinal o Nordstream 2 ainda ter um gasoduto que pode funcionar (“milagre”) e que a Russia tem aproveitado isso para continuar a fazer chantagens.
Á Russia interessa vender caro e destabilizar as relações entre os aliados. Se para isso for preciso, rebenta tudo, inclusivé os próprios pipelines. Veja-se a tragédia do próprio exército e a forma como são enviados como carne para canhão.
Quem transformou a energia em arma de guerra foi a Russia, e a Europa não deve comprar 1 centimo a um estado pária, criminoso e corrupto. Se tiver de comprar aos USA que seja, ou qualquer outro.
Compactuar com a Russia, é ser aliado da violencia, corrupção nepotismo e estupidez.
A inflação vai muito para além da guerra, e se esta acabsse amanha, a inflação continuava.
Gente que defende que nao devemos suportar e apoiar a Ucrania, nada mais sao que cobardes e ignorantes, defensores e adoradores de estatos totalitarios.
Por mim, podem ir para a Russia e pedir para ir para a linha da frente. Os Ucranianos curam a estupidez latente.
Slava Ukraina
Compactuar com os EUA é compactuar com um país que também assassinou milhares e até lançou bombas atómicas…
E no fim de semana faz frio ou faz sol camarada?
+1
Também pode ser a Rússia para culpar os americanos/britânicos, já que o Nordstream estava desativado, perdido por 100, perdido por 1000…
+1
Isto porque os incompetentes e corruptos líderes da Comissão Europeia seguem cegamente e sem perguntas as ordens de Washington. Entretanto os “amigos” Americanos instalam mais bases militares e trazem mais soldados para UE e ainda querem instalar mais mísseis nucleares na… EUROPA.
Depois digam que a Europa está totalmente sobre o controle dos EUA quando for tarde demais.
Incompetentes? Basicamente tens uma Comissão Europeia (UE) formada por países livres, democratas, dos mais produtivos do mundo, que não são países bélicos (não são países que vivem da guerra), com as maiores empresas do mundo em vários mercados (automóvel, aéreo, tecnológico, etc…) e tu dizes que são incompetentemente?
Não são perfeitos, mas não são dependestes dos EUA na sua união. E são um dos maiores mercados do planeta. Agora, como estamos a ver, a Rússia ali ao lado é um país perigoso, que se quer sobressair para dizer à China e aos EUA que o mundo tem 3 nações bélicas e dominadoras do mercado global, quando todos sabemos que o mundo está dividido em dois lados no que toca a potências (comerciais, financeiras e bélicas), os EUA e a China.
O mundo tem uma moeda de referência, o Dólar, depois o Euro é a segunda moeda mais forte do planeta. Isso também é revelador. Mesmo sem o RU atenção.
Portanto, não sendo a UE isenta de erros, que existem e muitos, é uma organização de países pacíficos. Democratas (com liberdade). Ao contrário da Rússia e mesmo ao contrário da China.
Os EUA são o que são graças à Rússia e à China 😉 no campo da guerra. De resto são um país que podes lá viver livremente.
Tu tens uma opinião incompetente e enviesada. Falta-te uma opinião com verticalidade, conhecimento e, acima de tudo, honestidade intelectual.
Muito bem!
Exactamente!
O Putin sempre ameaçou os países vizinhos da Rússia. Porque é que a Finlãndia e a Suécia (país neutral à séculos), aderiram À NATO? Porque sabem o que é que a Rùssia fez na Ucrãnia, Modava, Geórgia, Chechénia…….
Só espero que este país abra os olhos e tente defender-se sem depender do estrangeiro para tudo.
Quanto aos americanos, são só a maior potência militar à face da terra e só por acaso, mas mesmo só por acaso com a maior economia mundial (com a China a morder os calcanhares, é verdade). E são a maior potência para que nunca nenhum país seja louco o suficiente para entrar em guerra contra eles!!!!!
É assim que se faz, quando queremos paz, temos de mostrar que somos demasiado poderosos para alguém ousar desafiar-nos!!!!!!
A Rússia pensou que a Europa era um grupo de bananas e não íam reagir como aconteceu em 2014 e pensavam que os EUA tb não íam fazer nada porque tinham acabado de abandonar desastrosamente o Afeganistão!!!!! Saíu tudo ao contrário. Não tivesse o ocidente fornecido armas à Ucrãnia e mesmo assim a conta-gotas e o país já tinha sido engolido!!!!!
Já agora, a Rússia é uma democracia? O secadegas pode criticar o Putin na Rússia? E nos EUA e Portugal? É essa a diferença entre ditadura e democracia. Eu sei que vou ver-me livre do Costa daqui a 4 anos, quando muito e os americanos daqui a 2 anos vêem-se livre do Biden, mas os Russos enquanto o Putin estiver vivo, vão levar com ele!!!!
@Vitor M. Permita-me que discorde em parte da sua afirmação.
Não somos dependentes dos EUA? O que eu vejo é que a Europa é um cachorrinho e os EUA os amestradores, “rebola europa, rebola… muito bem!” , como prémio compras gás e petróleo ao preço que nós queremos.
A Europa não tem diplomatas dignos desse nome desde que a Sra. Merkel se retirou da primeira linha infelizmente.
E desengane-se quem não acredita que se o Sr. Biden quisesse a guerra terminava já amanhã.
Bom dia. É a sua opinião. Continuo a dizer que a Europa não precisa dos EUA se houver paz. É um continente onde há tudo na medida certa, mas porque tem de olhar para a defesa, precisa de ter prontidão de guerra. Entra então a NATO, os orçamentos para equipar os vários países com armamento, a necessidade de ter aliados, os compromissos com esses aliados, os políticos que vendem a alma ao diabo e um vasto rasto de dependências, entre elas a dependência energética por associação.
A Europa tem muito petróleo, gás natural, tem muita agricultura, minério, tem tecnologias próprias e juntos são mais fortes no que toca ao desenvolvimento educacional, social e científico. Mas são fracos na guerra.
A guerra e certas dependências associadas trazem líderes fracos, povo cego (porque não vivem para a guerra, vivem para a comodidade, para o conforto, para o investimento no ter, no conseguir, etc…) e é essa mistura de lideres fracos e povo cego que torna a Europa permeável a governações como temos… e isso vem já lá de trás… do tempo das grandes guerras.
Se a Rússia olhasse para dentro de portas, fortalece o seu país, o seu povo, fosse leal, era uma Rússia europeia. E aí sim, era um país com poder para negociar num eixo tripartido. EUA, China e Europa. Assim é apenas um país que têm armas nucleares e que ameaça, invade, vicia com o seu gás barato países com líderes fracos e é uma constante ameaça latente. O que é pena, pois poderia ser, junto com a Europa (todos os outros países) um poder maior no campo da educação, economia, cultura, ciência…
Mas preferem o discurso “atenção… nos temos armas nucleares e podemos acabar com o mundo.”.
Este comentário merecia uma transferência Mbway. Vítor, em PT, nem uma fábrica de munições temos, existe a sulbeja e só fábrica cartuchos de caça. Somos 300% vulneráveis. Todo o discurso anti armas que tem prolíferado na Europa e em PT, só ajudam a que ditadores não respeitem os países desenvolvidos, somos todos muito e grosseiramente ingénuos.
Claramente. A guerra é o que nos torna dependentes do EUA e receosos da Rússia. Nada mais.
Meu caro, todos os países que os tenham no sítio, defendem os seus interesses, não os dos outros, por esse motivo a Europa se quer ver-se livre das influências americanas (o Trump pode regressar daqui a 2 anos!!!!!), russas (que ameaça toda a Europa, não sei se alguém ouviu o Medvedev a dizer que a nova Rússia ía de Lisboa a Vlodivostock…… e podem falar o que quiserem do senhor, mas esse lunático já foi Primeiro-Ministro e Presidente da Rússia) e da China, tem de ter Forças Armadas fortes!
O que é que interessa o que pensam os europeus, se quando há algum conflito, temos de chamar os EUA para meter na ordem o Bully? Alguém nos respeita? Estivesse a Europa muito melhor armada e veríamos se a Rússia atrevia-se a invadir, país atrás de país (para quem não sabe, a Rússia invade e fica com parte ou a totalidade do país atacado, confirmem na Ucrãnia, Moldava, Geórgia, Chechénia……..)
Admiro como há líricos que acham que uma guerra acaba se o lado mais fraco não tiver armas! A sério?!
O exemplo que gostava que levássemos a sério é Israel. Nos anos 60 quase desapareceu quando foi atacada por quase todos os países árabes à volta, mas aprenderam com o erro! Pergunto, quem é que é louco o suficiente para se meter com Israel nos dias de Hoje!?
Até a Rússia teve de pedir desculpas a Israel por causa de um conflito diplomático!!!! Já viram a Rússia a pedir desculpas a algum país europeu por algum motivo menos positivo? E porque será? Porque a Rússia sabe que a Europa é fraca (militarmente).
+1
Responder a um borc (bot orc) troll com argumentos!
Gabo-lhe a paciência.
+1
Temos de educar, pelo menos argumentar para que certas pessoas sejam informadas, tenham acesso à realidade dos factos. Depois decidam e não se sintam excluídas porque foram postas de parte. Se eles se puserem de parte, isso são outros 300. Mas não podem debitar baboseiras.
Se a Europa tem assim tanto gás natural, porque está á rasca com a Rússia? Sim de facto não precisamos dos EUA se houver paz, mas este país só quer guerras que não sejam no seu jardim.
Em grosso modo porque desligou as centrais a carvão, as centrais nucleares, porque deixou de explorar jazidas profundas (fica muito mais barato comprar gás à Rússia e afins), porque vende muito para mercados de valor acrescentado (que pagam mais), entre outras razões relacionadas com o que referi, a necessidade de comprar “para a guerra”.
Entretanto a base das lajes foi recentemente desactivada…. Hahahahahahah
Vai te esconder
Se não fossem os EUA a ter cá soldados e bases, a Europa tinha uma defesa quase de paus e pedras. O Putin abria caminho pela Ucrânia e só parava no cabo da Roca. Agora com esta situação, acordaram para a vida e resolveram investir em defesa. Eu prefiro ter soldados americanos na Europa como dissuasão, do que ter os soldados do Putin a entrar-me pela casa dentro.
É! E segundo o putin e seus seguidores putinescos, o ocidente também está a lançar pombos, pássaros, abelhas e moscas telecomandados para largarem a peste e outras doenças infecciosas na população russa 🙂 🙂 🙂
E o exército ucraniano tem uma divisão de supersoldados zombie protegidos por macumbas satânicas!
E melhor é lançarem sanitas, para os coitados dos russos deixarem de precisar de cavar um buraco lá atrás da casa.
Se foi a Rússia a dizê-lo, então é verdade! Aliás ela sempre nos acostumou com a verdade!
Bond, James Bond.
É mais que sabido que a Rússia é governada por um bando de lunáticos ,mentirosos e terroristas.Está mais do que provado.Capazes de tudo para prosseguir com a agenda definida pelo seu líder putin.Certamente que mais cedo ou mais tarde,se irá provar que este ato foi perpetrado pelos Russos.Quem começou está guerra foi a sua amada Rússia,camarada João.Se não fosse a sua amada Rússia,certamente que não teríamos a inflação nos valores atuais.
Andam todos á nora. Só eu sei a verdade toda. Existem provas que foi a PPWARE a mandar os gasodutos pelo ar. Feito com ajuda de drones submergiveis e soldadores aquáticos. Daí sempre as reviews sobre drones e tecnologia. As evidências estão nos discos do Rui, encriptado. Será revelado daqui a 40 anos.
Nós? Estivemos lá perto mas uma semana depois, portanto, em termos temporais… não bate certo 😀 e aqui o povo nada todo mal pra caray 😀
LMAO
Nao interessa, esta sabotado esta sabotado, quando chegar a altura eles resolvem isso. Assim vai a podridao do mundo. E preciso e ficarem por cima.
Gostava de ver este pessoal que defende os governantes ruzos e as suas espetaculares políticas de convivência com outros países, que fossem todos para lá viver e desfrutar daquela democracia maravilhosa, onde há liberdade de expressão, respeito pelos direitos humanos, etc, etc, etc. Ide todos para lá, ide ide, e depois, quando lá chegarem, mandem saudades que é coisa que cá não deixam.
E um Zelenkas na Ucrânia que ilegalizou todos os partidos excepto o dele… é democracia também?
Antes de dizer asneiras, convém não divulgar informação falsa e reler o que de facto aconteceu. Foram suspensos 11 partidos que representam 10% dos votos, por serem pró-russos. E esta decisão foi votada por larga maioria do parlamento!
https://observador.pt/factchecks/fact-check-a-ucrania-perdeu-44-da-sua-representacao-parlamentar-sob-o-governo-de-zelensky/
Ora veja lá quantos partidos estão no Parlamento Ucraniano. Eu não vejo só 1 partido, mas sim 7 partidos (e só 1 desses é que está suspenso) + independentes e lugares vazios:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_Supremo_da_Ucr%C3%A2nia
Gostava muito de perceber a Malta que gosta de expressar a sua opinião, gosta dessa liberdade de expressão para dizer todas as baboseiras permitidas, no entanto, defendem regimes, onde não poderiam fazer coisas simples como… dizer o pensa…
Só a pouco tempo é que compreendi esta doutrina comunista, como são anti-America, é só isso que interessa, dizer mal de tudo o que apoia a America, nem que isso tenha de defender um Pais e sua liderença que há centenas de anos que não são bons nem para eles nem para os outros….Como é o caso de uma Russia ou China…
Se houvesse partidos Pro-Espanha em Portugal, se Espanha fosse uma ditadura opressiva e se o Objectivo fosse reconquistar Portugal, fazia sentido termos esses partidos em Portugal?
E hambúrgueres servidos em pão bolorento
Qual twiter qual quê! Desinformação é aqui nos comentários!
“It’s done.”
Assim alegadamente escreveu Liz Truss no seu iphone pessoal ao Secretário de Estado norte-americano Anthony Blinken, logo após a explosão no gasoduto Nord Stream.
Alegadamente, Antes disso houve uma Lagarto de cabeça verde que enviou uma msg de um telefone comprado no mercado da Ribeira para o Biden a dizer “I Know what you did on the Last Summer”
Biden avisou, prometeu e deixou bem claro em discurso directo que se a Rússia invadisse a Ucrânia, ele acabaria (“bring an end to it”) com o Nord Stream.
@5:12 —> @5:45
https://youtu[.]be/EbsA9vPuyQo
Retirar os caracteres “[“, “]” para ver de viva voz, sem truncagens.
Sim, sim. Eu também ouvi um certo líder jurar que não ía invadir a Ucrãnia, ou não se lembra!?
E já agora que sabe tudo, quem cortou estes cabos, como também foi notícia aqui?
https://pplware.sapo.pt/informacao/cabos-submarinos-europeus-de-comunicacoes-foram-cortados-nesta-quarta-feira/
Precisamente por causa dos americanos terem afirmado o que afirmaram, desconfio muito do que aconteceu!!!!!
E também é estranho que ainda há 1 pipeline que está intocado e pode exportar gás da Rússia.
Também estranho nesse mesmo dia do acidente, dar-se a inauguração de mais um pipeline da Noruega para o resto do continente!!!!
Tudo coincidências por certo.
Mas parece evidente que a dependência do gás russo acabou, a Europa não quer mais gás russo e fazem muito bem!!!!
Já agora, o Pedro pode também colocar aqui as notícias falsas russas que afirmam que os alemães estão a morrer de frio e estão a cortar todas as árvores dos perímetros urbanos!? Ou não leu essas notícias falasas!?
Eu ajudo-o a encontrar se tiver dificuldade:
https://www.newsweek.com/fact-check-did-fuel-crisis-force-berliners-chop-trees-tiergarten-1752443