Quantcast
PplWare Mobile

Nokia apresenta Symbian Belle e três novos smartphones

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Hilário Ramos says:

    Agora que vão descontinuar o Symbian é que fazem estas mudanças? Sinceramente, reina o desnorte na NOKIA…

    • Vítor M. says:

      Vamos ver, o mercado realmente está próspero, estou a gostar de ver e olha que gostei bastante das novidades da Nokia.

      Se eles conseguirem melhorar o Symbian de forma que este seja fluído e capaz de ter uma estrutura mais moderna, como o Android… vai haver aqui mel na sopa e já não sei como vai a Microsoft ali meter o Windows Phone 7… começa a cheirar a novas compras 😉

      • Legion says:

        Não podia concordar mais contigo Vitor.
        Na minha modesta opinião eles optaram pela parceria com a Microsoft para terem (para já) uma oferta “actualizada” na realidade do mercado dos smartphones enquanto aproximam o Symbian às prestações do Android.
        Fiquei bastante entusiasmado com esta noticia. Só temos a ganhar, concorrência impulsiona o desenvolvimento.

    • MOr says:

      O Windows Phone só vai ser usado nos modelos topo de gama.

  2. roliveira says:

    Bem, assim ainda compro um nokia! A plataforma está muito mais bonita.

    A nokia soube também ir buscar alguns dos pontos fortes dos rivais para melhorar o aspecto que está sóbrio.

    É bom saber que a Nokia está a incentivar a norma NFC, acho que tem muito futuro e uma enorme aplicabilidade em vários cenários.

    Pena é que para mim, tirando talvez o 701, os restantes não têm um design muito apelativo. Talvez a Nokia esteja a guardar os smartphones com design mais arrojado para o WP7.

    Ok, o Nokia N9 também é uma boa excepção à regra no design industrial. Mas gostava de ver linhas de design menos tradicionais nos próximos dispositivos da nokia

  3. Luis says:

    O uso do NFC para fazer transferência de imagens e para emparelhar dispositivos bluetooth está espectacular.

  4. kekes says:

    Afinal Symbian e para descontinuar ou manter?

  5. Mas teimam em manter aquela font horrível.

    • Bruno B. says:

      Sem dúvida uma excelente aposta da Nokia!

      Tenho andado a seguir o Twitter da Nokia e por uma resposta que a nokia deu a um tweet penso que o Nokia 700 irá sair a 270€ sem impostos!

      Quanto ao facto de ser pequeno não será antes o mais fino?

      Quanto ao Nokia 600 vi por ai noutro site que poderia vir a ter um preço por volta dos 180€

      Alguém sabe alguma informação quanto á ram destes modelos?

      • roliveira says:

        “Quanto ao facto de ser pequeno não será antes o mais fino?”

        Nokia 700 – the smallest smartphone in the world

        Penso que a tradução está correcta! Quanto às características do artigo no que se refere a cada smartphone, como deves compreender algumas não são apresentadas só as mais sonantes.

        Podes encontrar o resto das características (embora nao tenha visto nada sobre a ram), no site oficial da nokia. Tens uma press release para cada um dos modelos

        http://conversations.nokia.com/

  6. Jorge Désirat says:

    symbian? so vejo features do android 🙂

  7. Pedro Fernandes says:

    Será que vale a pena investir, o nosso pouco dinheiro em algo que não sabemos se vai durar? Se vai até mesmo morrer! Me parece que estar a investir agora na Nokia é como deitar dinheiro para um caixão, desculpem a expressão. Enquanto eles (Nokia), não decidirem qual sistema vão implementar, será difícil.

  8. Ryan says:

    Espero que com isto o Symbian (do qual sempre gostei) continue por muito tempo. O problema e que a moda e seguir o iPhone em vez de se fazer algo de inovador. Ha mercado para o Symbian e ate podem melhor a loja de applicacoes Symbian que existe. Eu acho que e tudo uma questao de tempo e de investimento neste SO. Como ja se disse um pouco de fluidez agradecemos e depois… veremos. Penso que isto ira causar dores de cabeca a toda a gente. Pouco importa se e Android, iOS, ou WM7. Eu pessoalmente espero que a Nokia mantenha o Symbian. Quero regressar a Nokia porque satisfacao a serio a nivel de smartphones so tive com a Nokia.

  9. Serva says:

    Boa tarde ,

    A Nokia a responder como é evidente , sempre disse que o Symbian estava era mal aproveitado , porque o sistema e bem moldável , a anterior direcção da Nokia só fez foi disparates andou a ziguezaguear e perdeu um tempo precioso .

    Estes modelos têm o cunho da Nokia bem construídos e finalmente com Cpus como devem de ser , gostei também da possibilidade de expansão através de SD card que já era característica da Nokia mas que pode fazer nestes modelos com a nova interface a diferença para por exemplo os Iphones que não têm essa possibilidade de expansão da memoria interna .

    O ecrã também me parece sensitivo quanto baste , por isso que venham eles , uma boa noticia finalmente por parte da Nokia que parece finalmente querer arrumar a casa e pode ser que venham aí mais compras .

    Vamos ver como fica a Ovi store se acompanha ou não o Market e a Apple Store , penso que não será fácil , no entanto vamos esperar para ver .

    Cumprimentos

    Serva

  10. jose maria marques says:

    numa frase:
    tentaram imitar o android…

    são espertos pq assim tem uma especie de android rasca para os pobres, e windows phone 7 para os ricos lol
    com pobres e ricos entendam:
    ricos: pessoal que compra telemoveis caros, e/ou que gosta muito de tecnologia, ou simplestemente gosta de comprar o que está na moda
    pobres: pessoal que compra telemoveis mais baratos, e/ou que liga pouco aos sistemas operativos e que para eles os nokia ainda sao os telemoveis mais fiaveis e que nem sabem o que e um android (um robot novo?) ou um iphone( ipod que faz chamadas tmb?) e que gosta e de mandar sms e meter fotos no face e tal 🙂

    de qualquer das formas o meu primeiro smarthphone foi nokia e digo, na altura era excelente. apple nokia e htc a meu ver os que melhor fazem telemoveis no mundo.

    • Ana Narciso says:

      Concordo contigo, na parte dos ricos e pobres 😛

    • cris. says:

      LOL sou pobre: ligo a SO,Tech e afins. Ser pobre ou rico é um bocado treta no que toca a comprar tlm, conheço pessoal que ganha pouco mais do ordenado mínimo, mas gastaram o subsidio de ferias num tlm. Irracional no meu ponto de visto, mas não os julgo, são opções. Depende da importância que dás a um telemóvel e daquilo que fazes com ele.

      Symbian acho que ainda tinha bastante caminho para percorrer e melhorar, sub-explorado. Andaram foi a “encher chouriço” durante algum tempo e puseram-se à sombra da bananeira com opções erradas (Ovi Store,Go no-go com o Meego !).

      Estou ansioso de ver Nokia’s powered with Windows Phone 7.

  11. Tiago says:

    Se estes artistas comercializassem estes 3 modelos com Android é que era… enfim… é uma pena um fabricante de hardware tão bom ir por água a baixo por má escolha de software… 🙁

  12. Luis says:

    Na minha opinião trata-se de um novo arranque para a Nokia. É verdade que o desenvolvimento do Symbian demorou, mas também é verdade que quando se apressa as coisas o resultado não é muito maduro. Veja-se o caso do Android que apesar de ser um SO muito bom tem ainda alguns problemas de maturidade. Todos os outros SO (iOS, WP7) tiveram de ter um desenvolvimento “alongado” no tempo para poderem surgir de uma forma subtil mas madura. Ou seja, este novo Symbian é muito bem vindo e não vem necessáriamente tarde…vem na altura certa.

    Uma das coisas que me tem desviado da Nokia é a aplicação de email e acredito que este terá obrigatoriamente de ser uma prioridade de desenvolvimento da Nokia para o Symbian. Qualquer telefone, mesmo os de gama mais baixa, têm que ter uma aplicação de email (inclusive empresarial – compativel com Exchange)que permita a visualização/edição em HTML. É impensável a Nokia (Symbian) continuar a ter uma aplicação de email que por defeito nos obriga a trabalhar em modo de “texto” e que é muito pouco funcional. Por amor de Deus, senhores da Nokia por favor revejam esta questão com a máxima urgência. Este é um ponto que estão a deixar a fugir para a concorrência.

  13. MrT says:

    Nunca gostei, não gosto, duvido muito que venha a gostar dos produtos da Nokia, tal como os da Apple!

  14. Rui Santos says:

    Que desperdício de BOM hardware. Desliguem a máquina de vez e deixem o Symbian morrer em paz. Ele não merece que lhe façam isto…

  15. Bem bem bem, parece que a Nokia está a mudar. Aquele Belle parece-me claramente um Android refinado, e de que maneira, gostei do pouco que foi mostrado. Vamos lá ver o que é que eles fazem com isto, aguardo ansiosamente.

  16. YourPaysafe says:

    Dificilmente me conseguem convencer a comprar um telemóvel symbian nesta altura do campeonato.

    Cada vez menos existe interesse por parte dos programadores (falo por mim tb) em programar para essa plataforma.
    Para além disso o meio de difusão de aplicações symbian é fraco.

    É verdade que tenho um nokia 5700 que ainda trabalha a 100%, mas já não passa de telemóvel de guerra.. nunca na vida o iria conseguir usar para o trabalho nos dias de hoje.

  17. João Caldeira says:

    Parabéns NOKIA, assim já gosto mais!

  18. Preto says:

    Tenho instalado o Belle no meu n8 e está muito bom! Existe uma colagem ao android, mas está muito bom! Está mais fluido e sóbrio. Abraço

  19. Arcadiy Kulchinskiy says:

    Visualmente este novo Symbian faz lembrar Android, muuuuuiiiittttoooooo!

  20. AlfaBoy says:

    Eu tenho um N8 e uso com frequência um android da namorada, sinceramente prefiro o symbian como sw para telemovel que é a primeira funcionalidade que dou total importância.

    Finalmente esta disponível o Anna para o N8 em Portugal e já o instalei dei-lhe uma “porrada” de mais de 4 horas parece que tenho um telemóvel novo, está tudo mais rápidos e fluido, sem qualquer bloqueio ou reboot do n8 que anteriormente eram frequentes!

    Quanto ao Belle parece-me mais um anna bastante evoluído, claro que me agradou bastante mas compararem com android e ios eu tenho um ipod touch e não encontro grandes semelhanças entre os 3 sistemas operativos como querem fazer parecer.

    Mais uma opinião vale o que vale…

  21. Fernando says:

    Muitos podem não acreditar, mas dá para fazer MUITO com um S60V5.

    Agora… anda na moda quem quer… e quem tem para gastar, ma spara minha condição financeira, que não dá para luxo, o Symbian ainda vai longe…

  22. Mario Mendes says:

    Num aspecto a Nokia pode bater os concorrentes é na Autonomia.
    Um Smartphone com uma autonomia superior aos concorrente pode fazer pender a balança para o lado na Nokia.

  23. Fábio Viana says:

    Espero bem que a Google processe a Nokia por este novo sistema operativo symbian belle, porque é uma autentica cópia mal feita do android.

  24. José Antunes says:

    Gosto muito da Nokia, vamos ver como se porta com o seu novo Symbian Bell e depois com o Windows Phone 7.
    Podem verificar Overview Features Gallery Specifications do Nokia 701 em: http://europe.nokia.com/find-products/devices/nokia-701 assim como dos outros novos modelos e compara-los.

  25. Serva says:

    A questão colocada num post acima acerca das condicionantes do cliente de email são de facto uma condicionante que não teria sido muito dificil alterar , isto não tem nada a ver com limitações do SO , mas sim da visão dos dirigentes da Nokia que parecem não acordar para a realidade , também tinha sido bem vindo pelo menos 1 dos modelos com express music aonde a Nokia tem alguns créditos já provados .

    A questão do custo aqui levantada por alguns users também me pareceu um falso problema estes dispositivos não são baratos e com este valor provavelmente a concorrência já tem melhor , depois há ainda que contar que a Apple já anunciou um Iphone de baixo custo a Google espera-se que termine com a fragmentação com a versão 4 do Android e a Nokia anda a brincar no segmento médio aonde não devia , não divulgando com clareza qual vai ser a sua estratégia , assim é difícil , notem que eu simpatizo muito com os terminais que esta empresa produziu nos últimos anos e que sem sombra de dúvida foram referencias , agora como que num passe de magica parece que perderam a percepção do mercado .

    Figuem bem

    Serva

  26. Victot says:

    Ola a todos.

    Ha uma situaçao que me faz confusao aos neuronios.

    Andei quase um ano a juntar dinheiro para comprar o N8…Ja o tenho entre maos. Sendo apelidado um topo de gama da Nokia,nao consigo compreender como novos telemoveis e de inferiores capacidades em relaçao ao N8, trazem ja o Belle…
    Instalei a pouco tempo o Anna…quanto tempo terei de esperar para ter o Belle? Nao seria mais obvio os novos virem com o Anna? Sei la, sou um pouco ignorante nestas coisas.
    Concluindo… A nokia deixou-se ficar sentada na poltrona durante muitos anos desfrutando da sua esmonia comercial a nivel mundial no topo da montanha. Apareceram novos e inovadores telemoveis e ficou um pouco para tras. Agora andam que nem formigas trabalhadoras “baralhadas” para se reorgarnizarem num formigueiro que se deixou adormecer.

    • Jose Coelho Galvao says:

      Jovem, o teu e tambem meu n8 parece superior aos novos produtos mas, eles vem com processador de 1gb enquanto o nosso n8 passa da metade do valor de um cymbian novo apenas um pouco. Mas a torcida por esses fabricante parece coisa de torcida de Bemfica, Vasco, Porto ou Flamrngo. Ridiculo

  27. Bernardo says:

    Só faltava mesmo um OVI Market, assim bem que trocava o Android por este (:

  28. sávio says:

    acho q a nokia ainda vai continuar continuar a fazer symbian’s em vez de desistir logo. Por que muitas pessoas q tem o nokia atualmente e são totalmente desprovidas das informações de sistemas operacionais cerca de 40 por cemto dos compradores,preferem o symbian na nokia pela sua simplicidade. Nokia ainda é uma marca q está na cabeça de muitos como “a melhor”. Mesmo até uma pessoa q intenda um poco mais, sabe q um symbian é bem mais fácil de mexer do q um ios ou até mesmo um android.

    • david says:

      tens razao pa!!! ate hoje so tive nokias. a minha mae tem um samsung galaxy s e a minha irma um iphone. eu tenho um nokia e7 e digo-te… faço coisas no nokia que nao concigo fazer no ios nem no android… e o samsung da minha mae anda sempre a encravar e o iphone da minha irma um destes dias adormeceu e nao mais acordou. e o e7 ainda aqui com bateria para 2 dias mesmo quando passo os mesmos a enviar e receber sms e chamadas.

  29. hados says:

    symbian belle vai tanben existir para nokia n8 ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.