Nissan e NASA fazem parceria para lançar carros autónomos
O sector automóvel nos últimos anos tem evoluído a um grande ritmo e o próximo objectivo que muitas fabricantes têm tentado atingir é o de conseguirem colocar na estrada um veículo automóvel totalmente autónomo, com tudo o que isso implica.
Um exemplo desse intento é a parceria entre a Nissan e a NASA que permitiu anunciar esta semana uma cooperação estratégica no desenvolvimento de veículos autónomos aqui na Terra e também de rovers que possam ser enviados para planetas distantes.
A fabricante de automóveis e a agência espacial anunciaram-se numa pareceria que conta com uma duração de 5 anos com o objectivo de desenvolver veículos autónomos tanto para poderem circular aqui na Terra como em planetas distantes. Este esforço conjunto irá ser realizado em Silicon Valley e será utilizado principalmente para a construção de veículos de passageiros e rovers.
Neste esforço conjunto, também o meio ambiente irá ter uma atenção especial, pois os veículos a desenvolver e a testar irão ser amigos do ambiente com zero emissões, o que indica que os automóveis eléctricos Nissan Leafs poderão ser utilizados como base nesta parceria, sendo modificados no centro de pesquisa Ames da NASA.
Esta parceria irá ser importante tanto para a NASA como para a Nissan. A Nissan terá do seu lado uma parceira com capacidades comprovadas em operar remotamente veículos a milhões de quilómetros de distância da Terra, um feito que requer níveis de engenharia elevadíssimos, por outro lado a NASA irá aprender com a Nissan bastante sobre veículos autónomos.
A fabricante nipónica de automóveis já tem testado carros que podem navegar em ambientes urbanos autonomamente, sendo este um desafio muito complexo pois as cidades contêm inúmeras variáveis como os peões, ciclistas, filas duplas, entre muitas outras, o que coloca à prova o sistema, obrigando-o a ser suficientemente rápido e inteligente para se adaptar a este ambiente.
Posto isto, com este esforço conjunto já foi traçado o primeiro objectivo: conseguir colocar na estrada o primeiro carro autónomo até ao final de 2015, o que vai conseguir provar que a tecnologia da Nissan funciona e até quem sabe disponibilizar veículos autónomos para qualquer consumidor num prazo máximo de 5 anos.
Por Hugo Sousa para Pplware
Este artigo tem mais de um ano
Se tivessem um sensor de estupidez do condutor e encostassem é que era, vê se cada um cá para o Norte
Certo gajo entra em casa aos brados retumbantes:
– Maria, cá olhes autocarro de verdade! Eu cá não o toco para ele ir sozinho!
Maria averigua…
Era uma carruagem puxada por burrico adquirido em país situado a Costa Oeste da Espanha!