iPhone 16e tem um problema “irritante” que está a afetar imensos utilizadores
O mais recente iPhone 16e, apesar do seu sucesso no mercado, não está isento de problemas. De acordo com relatos vindos da comunidade Apple e de várias plataformas como o X e o Reddit, um problema com o áudio Bluetooth está a gerar frustração e a afetar um número significativo de utilizadores.
A Apple desenvolveu um dispositivo inovador, mas parece que alguns aspetos da sua experiência de utilização não foram totalmente refinados.
Vários utilizadores relatam que, ao reproduzir áudio através de auscultadores ou colunas Bluetooth, o som sofre cortes inesperados e aleatórios, com interrupções de cerca de um a dois segundos. O problema é particularmente irritante para quem está a ouvir música ou a participar em chamadas.
Não é um problema do iOS, mas sim do novo iPhone 16e
Muitos utilizadores que enfrentam este problema afirmam que, ao testar os mesmos auscultadores ou colunas Bluetooth noutros modelos de iPhone, o problema não se manifesta. Isto indica que a falha está associada ao próprio iPhone 16e e não ao sistema operativo iOS.
Adquiri um iPhone 16e há poucos dias e percebi que o áudio Bluetooth tem interrupções frequentes. É um corte breve, mas muito irritante.
Partilhou um utilizador.
Outro utilizador, que fez uma atualização do iPhone 13 mini para o iPhone 16e, reportou um problema semelhante:
Qualquer dispositivo Bluetooth que ligo falha constantemente. O som pára durante um segundo e depois volta.
Ainda mais preocupante, um cliente que levou o seu iPhone 16e a uma Apple Store recebeu uma unidade de substituição, mas o problema manteve-se exatamente igual no novo dispositivo.
Posts from the iphone community on Reddit
Apple ainda não se pronunciou sobre o problema
Até ao momento, a Apple não fez qualquer declaração oficial sobre esta falha, embora seja provável que a empresa já esteja a investigar a situação. A causa exata do problema permanece desconhecida e pode estar relacionada com um erro de software ou mesmo com uma falha de design que afeta a estabilidade da ligação Bluetooth.
Os utilizadores que estão a ser afetados terão de aguardar por uma correção oficial por parte da Apple, uma vez que, até ao momento, não foi identificada nenhuma solução eficaz para o problema. É possível que a Apple lance um pequeno patch para resolver a questão nos próximos dias.
Apesar de ser um problema frustrante, não parece ser algo que comprometa de forma irreversível a experiência com o dispositivo. Contudo, para quem confiou na Apple pela primeira vez com a compra do iPhone 16e, esta situação pode deixar uma impressão menos positiva.
Leia também:






















Caros e problemática
O serviço de Mensagens da Google no Android – quando está ativa a opção RCS chat nos dois smartphones, usa o protocolo RCS da GSMA e um protocolo de encriptação end-to-end (E2EE) da Google.
Em setembro de 2024, com o IOS 18, o iMessage passou a ser compatível com o protocolo RCS da GSMA – mas a Apple avisou que sem protocolos adicionais, o que excluía o da Google. E manifestou a sua disponibilidade para desenvolver com a GSMA um protocolo de encriptação E2EE.
A GSMA anunciou, hoje, que desenvolveu um protocolo de encriptação E2EE “em colaboração com operadoras de comunicações móveis, fabricantes de dispositivos e fornecedores de tecnologia”,
Shane Bauer, porta-voz da Apple, comentou que em breve os principais sistemas da companhia, no iPhone, iPad, Mac e Apple Watch, passarão a contar com o suporte ao novo padrão. A novidade chegará em atualizações de software futuras. E acrescentou que: “A criptografia de ponta a ponta é uma tecnologia poderosa de privacidade e segurança que o iMessage tem suportado desde o início, e agora estamos satisfeitos por termos ajudado a liderar um esforço intersetorial para trazer a criptografia de ponta a ponta para o RCS Universal Profile publicado pela GSMA”.
Isto quer dizer que entre o Android e o iOS podem ser enviadas mensagens com os mesmos protocolos RCS & E2EE? Daqui a algum tempo, em mensagens isoladas, provavelmente sim (tal como acontece nos SMS, em que há interoperabilidade). E quanto a conversas (chat)? Aí a questão é diferente – os chat, de grupo, baseiam-se em contas – e a Google gere as suas do Google chat nas Mensagens do Android e a Apple gere as suas no iMessage no iOS, tal como faz a Meta no WhatsApp.
Os protocolos RCS & E2EE da GSMA são a morte anunciada do WhatsApp, ou seja os utilizadores do Android e do IOS podem passar a conversar entre si, em grupo, como fazem no WhatsApp ? Não creio – por causa do sistema de contas dos chat, separados, da Google e da Apple. A interoperabilidade entre o Android e o iOS nas conversas/chat vai continuar a ser garantida é pelo WhatsApp e outro serviços de terceiros, com protocolos próprios, incluindo a sua encriptação E2EE.
Anyway… nada a ver com o artigo
Pode ter a ver com o iOS ainda assim, uma vez que existem partes do sistema operativo específicas para o modelo. Digo eu. Parece mais um falha de software do que hardware se não tende a piorar como tempo.