Neonazis fogem do Telegram e adotam a app encriptada SimpleX Chat
São cada vez mais os perfis de neonazis a fugir do Telegram e a mudar para uma aplicação de conversação secreta, relativamente desconhecida, que recebeu financiamento do fundador do Twitter, Jack Dorsey. Falamos do SimpleX Chat.
Terrorgram Collective foge do Telegram por medo da justiça
Num relatório do Instituto para o Diálogo Estratégico (ISD), publicado na sexta-feira, 4 de outubro, os investigadores descobriram que, na sequência da detenção do fundador do Telegram, Pavel Durov, e das acusações contra os líderes do chamado Terrorgram Collective, ou Coletivo Terrorgram, dezenas de grupos extremistas mudaram-se para a aplicação SimpleX Chat nas últimas semanas.
Segundo as informações partilhadas, estes grupos receiam que as políticas de privacidade do Telegram os exponham e que sejam presos. O Coletivo Terrorgram é uma rede de propaganda neonazi que apela aos seus adeptos para que atinjam funcionários do governo, ataquem centrais elétricas e assassinem pessoas de cor.
Embora a ISD não tenha nomeado o SimpleX no seu relatório, os investigadores salientam que a aplicação se promove a si própria como “tendo um e-mail ou telefone diferente para cada contacto e sem problemas para os gerir”. É exatamente assim que o SimpleX se refere a si mesmo no seu site.
No mês passado, um grupo radical ligado ao extinto grupo terrorista neonazi Atomwaffen Division, com mais de 13.000 subscritores no Telegram, começou a migrar para o SimpleX. Os administradores do canal avisaram os subscritores que “embora não seja tão simples como o Telegram, parece estar muito à frente no que diz respeito à privacidade e segurança”.
SimpleX será a nova rede "à prova da justiça"?
O grupo tem agora 1.000 membros no SimpleX e, de acordo com a ISD, é “parte de uma rede mais alargada construída por grupos neonazis que consiste em cerca de 30 canais e chats de grupo”, que inclui outros grupos radicais bem conhecidos como o Base. Conforme é referido, os extremistas procuram acelerar a queda da sociedade ocidental, desencadeando uma guerra racial para reconstruir a civilização com base nos seus próprios valores cristãos brancos.
A rede de grupos no SimpleX também partilha conteúdos extremistas, incluindo manuais de treino da Al-Qaeda, guias de desenvolvimento de mísseis do Hamas, manuais de comportamento neonazi e literatura anarquista militante. E nos seus novos canais seguros no SimpleX, os membros dos grupos fizeram imediatamente apelos diretos à violência.
Durante um período de 24 horas em 25 de setembro, os analistas observaram três casos de utilizadores a solicitar o assassinato da vice-presidente Kamala Harris e um caso a pedir o assassinato do ex-presidente Donald Trump. Da mesma forma, vários utilizadores pediram uma guerra racial que aceleraria a queda da sociedade, permitiria que eles tomassem os EUA pela força e instituíssem o sistema desejado de supremacia branca.
Escreveram os investigadores do ISD.
O SimpleX Chat é uma aplicação fundada pelo programador Evgeny Poberezkin, sediado no Reino Unido. Foi inicialmente lançada em 2021 e, em agosto, uma publicação no blogue anunciou que tinha ultrapassado as 100.000 transferências na Play Store da Google. A mesma publicação no blogue anunciou que Dorsey liderou uma ronda de investimento de 1,3 milhões de dólares, tendo anteriormente elogiado a aplicação noutras plataformas de redes sociais.
Poberezkin disse à WIRED que não tinha conhecimento da migração de grupos neonazis para a sua plataforma, mas diz acreditar que, apesar do foco da sua rede na privacidade, o SimpleX pode conter a disseminação de material terrorista ou abusivo na sua aplicação.
Mesmo nos primeiros dias, já fizemos mais para impedir a distribuição de [material de abuso sexual de crianças] através dos servidores predefinidos incluídos na aplicação do que muitas outras plataformas, apesar de terem muito mais controlo. Embora não possamos analisar indiscriminadamente todos os conteúdos, e teria sido uma violação dos direitos humanos fazê-lo, se o ponto de entrada do grupo for promovido publicamente e puder ser associado, e se utilizar os servidores que operamos, podemos remover estes pontos de entrada e os ficheiros dos servidores.
Uma qualidade muito importante da rede SimpleX é que os utilizadores não podem ser abordados a não ser que o queiram. Protege os utilizadores de quaisquer agentes hostis e promoções indesejadas.
Explicou o fundado, Evgeny Poberezkin.
Será que a aplicação vai conseguir manter as mensagens secretas?
Em fevereiro deste ano, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decidiu que obrigar as aplicações de mensagens encriptadas a fornecerem uma “backdoor” às autoridades era ilegal, uma decisão que comprometeu o plano da UE de forçar as aplicações de mensagens encriptadas a inspecionar todo o conteúdo dos utilizadores para identificar material de abuso sexual infantil.
Durante anos, os grupos neonazis floresceram no Telegram, muitos deles partindo do princípio de que o Telegram era uma plataforma totalmente encriptada que oferecia um maior nível de segurança do que realmente oferecia.
O Telegram era utilizado por estes grupos para construir as suas redes, partilhar propaganda e planear ataques. No entanto, dois dos líderes do Terrorgram Collective foram presos e acusados no mês passado, o que foi um fator-chave para desencadear a migração para o SimpleX.
O grupo usou o Telegram para incentivar atos de terrorismo nos EUA e no estrangeiro.
Escreveram os analistas da ISD.
Telegram vs SimpleX: qual era mais "privado"?
O SimpleX oferece criptografia de ponta a ponta por padrão para todas as mensagens, enquanto o Telegram criptografa apenas conversas nos seus 'chats secretos'. Poberezkin diz que o SimpleX é “100% privado por design” e que, mesmo que quisesse, não poderia ter acesso a informações sobre endereços IP dos utilizadores.
Outro aspeto importante da privacidade da aplicação é que, diferentemente da maioria das outras aplicações de conversa criptografadas, o SimpleX não exige que os utilizadores insiram um número de telefone ou e-mail para registar uma conta — removendo uma das principais maneiras pelas quais a polícia pode rastrear utilizadores nas outras plataformas.
E os grupos criminosos de extrema esquerda antissemitas não precisam de fugir para outras plataformas?
Estranho….
+1 esses utilizam a comunicação social
O que eu acho estranho é quem eu vejo a ter comentários anti semitas, seja contra judeus ou contra muçulmanos são os grupos criminosos de extrema direita.
Eu vejo os grupos criminosos esquerda e a extrema esquerda com comentários antissemitas.
Também desejam a mortes aos policias e a que trabalha honestamente.
Acho que deves de estar muito confuso. Eu ainda não vi nenhum grupo de esquerda e extrema esquerda com comentários anti semitas. Não dúvido que existam pessoas de esquerda que tenham visões racistas, mas são a minoria. O mesmo não se diz da malta de extrema direita, em que o racismo está enraizado na sua ideologia.
Mas dá lá exemplos de antissemitismo por parte de grupos de esquerda.
https ://observador.pt/2024/02/02/comunidade-judaica-do-porto-apresenta-queixa-contra-autores-de-cartazes-e-portal-esquerda-net/
Tas a gozar certo? O que não falta é grupos da esquerda com comentários antisemitas, a não ser que não aches o slogan to the river antisemita
Caro Dantés, existe uma grande diferença entre sionismo e semitismo. Ser anti-sionista, é ser contra o projecto colonial sionista de Israel. Até porque existem vários judeus que são anti-sionista, principalmente os judeus árabes.
@Luis Costa
Não, não é anti semita. A nação de Israel foi construída sobre território roubado, em que os seus habitantes foram obrigados a abandonar a suas casas para estas serem ocupadas por pessoas oriundas de outros locais. Bem como Israel continua construir colonatos ilegalmente na Cisjordânia, quando tal acto constitui um crime contra a humanidade. Bem como continua a ocupar territórios pertencentes á Síria e Líbano.
Oh amigo, se for por aí quase todos os países foram construidos por cima de alguém, até Portugal! ou o Brasil
Muito bem, se algum dia Portugal for ocupado acho muito bem que também abandones a tua casa e saias fora do país de forma ordeira e caladinho.
o teu comentáro já está a envelhecer mal e ainda hoje foi colocado. LuL
Parece que alguma extrema esquerda tem problemas com a privacidade. Coitado do SimpleX chat, até o colam aos nazis
Não, segundo o post e as fontes, os neonazis do Coletivo Terrorgram é que estão a tentar migrar do Telegram para o SimpleX Chat.
Mas “as políticas [do SimpleX Chat] proíbem expressamente as comunicações ilegais, e os seus operadores reservam-se o direito de mitigar a disseminação desse material. Dada a distribuição de conteúdo associado a entidades que foram consideradas ilegais no Reino Unido, Canadá e Europa, a plataforma tem a justificação legal e política para interrompê-la antes que os extremistas solidifiquem totalmente sua presença”. Poberezkin disse à WIRED que o faria.
Exato. Mas é preciso ler o texto e isso para alguns é uma missão complicada.
Mas só se fala de um lado? Os extremistas de esquerda são de louvar ao céu.
Né…
Não se trata de extremismo de conversa, trata-se de terrorismo.
“Esses réus são acusados como líderes do Terrorgram Collective, um grupo terrorista transnacional que nossa investigação descobriu ser responsável por solicitar crimes de ódio e assassinato de funcionários do governo e fornecer apoio aos terroristas”, disse o diretor do FBI, Christopher Wray
O bloco de esquerda em portugal recebeu o vice do partido do hamas e foi de boa, ou isso nao conta? Passa no site deles têm lá o programa eleitoral 😉
Fonte?
O que encontrei nas notícias foi:
“Bloco chama “mentiroso” a Moedas após autarca dizer que o partido defendeu o Hamas
Apesar de condenar os crimes de guerra levados a cabo pelo Hamas, o Bloco continua sem esclarecer se considera que esta é uma organização terrorista.”
(Púbico, 12/10/2023)
Mas convém não confundir extremismos de esquerda ou de direita com terrorismo – o terrorismo não é de esquerda nem de direita. A Al-Qaeda, o Hamas ou o Terrorgram Collective são organizações terroristas.
O Terrorgram Collective defende o “aceleracionismo da supremacia branca” através da guerra racial e para isso tanto incentivam o assassinato de Kamala Harris como de Donald Trump.
Os malucos do clima que andam por aí a parar estradas, a vandalizar património público e privado, a fazer ataques apoiados pelo bloco de esquerda e outros, nunca são considerados terroristas, imaginemos que eles eram de direita, eram logo catalogados de terroristas e ameaça à democracia. Isto sem falar daqueles da associação SOS racismo que também tem ligações ao bloco de esquerda, a começar pelo seu líder.
Muito bem observado!
Os extremistas de esquerda são normalizados, nao precisam de apps encriptadas.
Extremistas de esquerda nunca são terroristas, são activistas hihihi
Como partido direta pode ser neonazi ,deus patria e familia e ser neonazi.por acaso jesus cristo era racista nao me parecd,ele so dizia amaivos uns aos outros como eu vos amei.isso e coisa da extrema esquerda..
Não me digas que és daqueles que dizem que os nazis eram/são de extrema esquerda…
Eram iguais aos comunitas soviéticos.
A base era totalitarismo e o poder absoluto do estado sobre tudo e todos, seja em termos de pensavamento como propriedade.
Mais ou menos como o bloco de esquerda quer fazer.
Os nazis eram de extrema direita e os comunistas de extrema esquerda. E não, apesar de serem ambos regimes totalitários, ideologicamente e politicamente eram bastante diferentes.
Não percebi o que queres dizer com o que o bloco de esquerda quer fazer, mas continuem a votar no Chega e em pouco tempo vão ver no que vai dar.
Esperemos de dê no mesmo que deu na Hungria e Polónia, e agora nos restantes países da UE.
yep…
Então os portugueses que são todos loirinhos, altos e espadaudos…
Basta ver o pessoal tuga de extrema direita e dá vontade de rir.
Parece que descreves na Integra, ou a Alemanha, ou os EUA..enfim
E os neocomunistas qual escolheram ?
O objetivo é abdicar da privacidade em prol da falsa segurança.
Bom, de facto esses grupos não precisam de fazer nada para mandar abaixo a civilização ocidental.
É só deixar andar que está no bom caminho para isso.
se queriam fazer um artigo político, teria sido conveniente ter noções de ciência política
Não, de política não, apenas de redes sociais.
Podes ficar com essa parte, agradecemos a oferta, mas não se trata de política, apenas de factos ligados à saída de grupos radicais de uma rede para outra. E as razões.
Politicos de extrema esquerda travestidos de jornalistas, onde é que já vi isto.
Cenas de família? Eu não sou de esquerda, não gosto de radicais e não faço informação com base política. Portanto, se viste isso, tem de te ser familiar. Não é cá.
Este ficou resentido Vitor. Tens que fazer agora um artigo a dizer qual é a app preferida da extrema esquerda atualmente. Só para não se juntarem sem saberem eventualmente.
Por vezes há malta que não está bem com a sua própria escolha. Mas, atenção, nós não temos culpa. Nem queremos saber de política, os artigos são apenas informação correta, apartidárias, agnóstica e “aclubistica”. Mais nada.
To Canelas , as app preferidas da extrema esquerda são bem simples e estão à vista de todos, são as redacções dos jornais e das TVs.
Simples e tão óbvio…
Preferia que os comentários fossem de natureza técnica sobre se app é mesmo segura, se entrega logs quando exigido, se “há alguma coisa para entregar” ou se é tudo destruído, se a privacidade é um must… coisas desse género. Agora nazis para cá, estrema-esquerda para lá…
Ma porque é que não se concentraram todos num lugar, digamos Auschwitz, por exemplo… e quem não conseguir criar pelos menos três APPs por dia ganhava um banho de chuveiro? O planeta agradecia tal higiene mental…
E os grupos que apoiam o actual estado desastroso em que a UE se encontra e fazem publicidade enganosa 24/7 enquanto usam o dinheiro dos contribuintes Europeus a seu belo prazer e cujos beneficiários encontram-se do outro lado do Atlântico, médio e leste Europeu?
Um desses grupos chama-se Comissão Europeia e tem á sua frente uma pessoa com um cadastro impressionante…
Os de esquerda nao precisam de fugir, usam e abusam da comunicacao social
Eu sou esquerdista, qual é a aplicação que devo usar?
Podes ver a SIC ou a CNN.
Não consigo perceber se estás a falar a sério, ou estás a ser irónico. Espero que seja última, se não demonstras uma ignorância crassa sobre política.
Canelas, Pode usar o Público, o Expresso ou a SIC… Entre tantas outras. Só tem que escolher uma ou então olhe use todas
o pessoal não apreende mesmo, hein?!
Se querem uma coisa “à prova de censura” só mesmo um sistema p2p 100% independente de servidores (e devidamente encriptado, claro!!!). Mesmo assim A grande dificuldade acaba, no fim, por ser sempre a mitigação do ip leakeage…
é claro que este tipo de IM tem as suas desvantagens e não é tão cómodo como o fantástico whatsapp ehehe
Mas é o preço a pagar…
(como é lógico: isto é uma espada de 2 gumes. Por um lado preserva a liberdade, por outro proporciona os abusos…)
não há nada como uma boa educação moral, não é mesmo?!
mas os grupos radicais dos dos lados já não utilizavam o “X” ? oh well…só de passagem…