LG Chem cria um material que promete eliminar um dos maiores riscos dos veículos elétricos
A LG Chem alcançou um grande avanço na segurança das baterias, uma área crucial para o futuro da mobilidade elétrica e da sustentabilidade. Empresa descobre a chave para acabar com o sobreaquecimento das baterias e os incêndios nos veículos elétricos que daí resultam.
Material inovador para a segurança das baterias
Este desenvolvimento centra-se na prevenção do fenómeno conhecido como fuga térmica, uma das principais causas de incêndios em veículos elétricos.
A empresa desenvolveu um material que responde às mudanças de temperatura, com a capacidade de atuar como um “fusível” que interrompe o fluxo de corrente elétrica quando deteta um sobreaquecimento. Os resultados da investigação foram publicados na Nature Communications, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo.
A equipa de investigação da LG Chem, em colaboração com o Departamento de Ciência das Baterias da POSTECH, criou uma Safety Reinforced Layer ou, em português, Camada Reforçada de Segurança (SRL) que responde às mudanças de temperatura, com a capacidade de suprimir a fuga térmica nas baterias.
Esta camada tem apenas 1 micrómetro de espessura, o que equivale a 1/100 do diâmetro de um cabelo humano. Este material, colocado no interior da célula da bateria, reage eficazmente quando a temperatura interna ultrapassa o intervalo normal, que se situa entre 90 °C e 130 °C. Quando sobreaquece, a estrutura interna da bateria fica danificada. Nesta altura, a estrutura molecular do material é alterada, o que interrompe o fluxo de corrente e impede que o calor gere uma reação perigosa.
Este desenvolvimento é particularmente relevante devido à crescente procura de veículos elétricos e à necessidade de garantir a sua segurança, tanto para os utilizadores como para o ambiente. Os incêndios em baterias têm sido um dos obstáculos à aceitação em massa dos veículos elétricos, e tecnologias como esta podem fazer a diferença.
Incêndio nos elétricos exige resposta rápida
Uma das caraterísticas mais notáveis do material desenvolvido pela LG Chem é a sua capacidade de aumentar a sua resistência elétrica em 5000 ohms (Ω) por cada grau Celsius de aumento de temperatura. A resistência pode ser até 1.000 vezes superior em comparação com a resistência em condições normais.
Isto permite que o material regresse ao seu estado original assim que a bateria arrefece, possibilitado que a corrente volte a fluir em segurança.
Em testes efetuados em diferentes tipos de baterias, tais como LCO (óxido de lítio-cobalto) e NCM (níquel-cobalto-manganês), os resultados foram convincentes.
Foi feito um teste de penetração, usando um prego para perfurar as baterias e apenas 16% das baterias convencionais não se incendiaram. Nesse lote estavam todas as baterias equipadas com o novo revestimento de segurança. Foi também feito um teste de impacto. Foi largado um peso de 10 kg sobre as baterias, 70% das baterias com o material desenvolvido não se incendiaram, e os restantes 30% viram as chamas extinguirem-se em segundos.
Implicações para a sustentabilidade e o mercado dos veículos elétricos
Esta descoberta tem implicações importantes para a sustentabilidade. Ao melhorar a segurança das baterias dos veículos elétricos, incentiva a adoção de tecnologias mais ecológicas, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis e as emissões de gases com efeito de estufa. Além disso, a segurança acrescida poderá motivar mais consumidores a mudar para veículos elétricos, acelerando a transição para transportes mais limpos.
A LG Chem garantiu que este material é facilmente aplicável à produção em massa e já passou nos testes de segurança em baterias para telemóveis. A empresa continuará a avaliar a sua eficácia em baterias de alta capacidade, como as utilizadas em veículos elétricos, durante o próximo ano.
Lee Jong-gu, CTO da LG Chem, afirmou que este feito representa um avanço tangível que poderá ser implementado na produção em massa num futuro próximo. Com esta tecnologia, a empresa pretende não só garantir a segurança dos utilizadores de veículos elétricos, mas também reforçar a sua competitividade no crescente mercado das baterias.
O futuro das baterias e a ecologia
O desenvolvimento de materiais como o SRL pode também contribuir para o desenvolvimento de baterias mais sustentáveis.
As tecnologias atuais enfrentam desafios em termos de durabilidade e reciclabilidade. No entanto, os avanços em termos de segurança e eficiência, como os alcançados pela LG Chem, tornam as baterias de iões de lítio mais seguras e duradouras, o que poderá, em última análise, reduzir a necessidade de produção e eliminação constantes das baterias, prolongando o seu ciclo de vida e reduzindo o seu impacto ambiental.
À medida que a indústria avança para a eletrificação, soluções como as da LG Chem serão fundamentais para ultrapassar os desafios da transição para um futuro mais sustentável. A inovação tecnológica não só está a tornar mais segura a utilização de baterias, como também mais viável a adoção em massa de tecnologias limpas no sector dos transportes.
A investigação e desenvolvimento da LG Chem no domínio da segurança das baterias é um marco na indústria das energias renováveis e da mobilidade sustentável. A criação de um material capaz de evitar a fuga térmica é uma resposta concreta a um dos mais sérios desafios na utilização de baterias de iões de lítio, fornecendo uma solução que beneficia não só os fabricantes, mas também os consumidores e o ambiente.
Este é um passo fundamental para um futuro em que os veículos elétricos são mais seguros, mais fiáveis e mais ecológicos.
Ai agora já admitem o risco e não vem com a treta de que nós veículos a combustão a taxa de incêndio é maior e bla bla…?
+1
Ora finalmente admitem que são potênciais torradeiras
Infelizmente as estatísticas não vos apoiam, antes pelo contrário, a proporção é de 1 electrico (puro, não híbrido) para 10 combustão, segundo um estudo americano que eu vi há algum tempo
Treta
São potênciais sim, já a alternativa são sempre torradeiras, aliás, só sempre empurrados não torram nada.
Quem admitiu ? E onde está a taxa de incêndio maior ?
Tudo possuí um risco. Não existe nada 100% seguro.
Aqui o objetivo é reduzir o risco porque arder 1 VE é grave, arder 10 a combustão é algo sem importância.
Mas era preciso admitirem?
(aqui vai uma analogia conhecida destes país > houve um rombo com 3 submarinos, eram precisas 3 dos mais altos responsáveis da nação assinaturas para aprovar a aquisição, desapareceu o documento com as assinaturas…mas se só aqueles específicos 3 podiam assinar, precisam do documento para admitir o quê ? se os submarinos foram adquiridos…os homólogos na alemanha foram presos…nem foram buscar o documento, porque só aqueles é que podiam aprovar a venda…lógica…)
Não se vê, não se conta? Vá lá que agora sim vão haver avanços, mas também mais tarde ou mais cedo mudam o tipo de material constituinte e vai ser notório o progresso
+1!
Andam com os calos apertados. Tanto EV a arder.
Onde ? mostre lá onde ardeu o ultimo ?
Enquanto arde um elétrico, arde 1000 carros a combustão! No incendeio no Prior Velho, disseram aí umas 500 vezes que foi por causa dum carro eléctrico, depois quando descobriram que afinal foi por causa dum carro a combustão, não disseram 500 vezes que foi por causa dum carro a combustão!
Será que descobriram @Jota? Ou foram mandados dizer q descobriram?
Isto está visto que a culpa é sempre dos outros caso não seja filmado e divulgado de imediato nos média e redes sociais.
O mesmo pode ter acontecido quando disseram que era um Tesla.
Tesla é lixo, já ninguém liga às notícias.
Então porquê ? porque não consegue ter um ?
Lá vem s teoria á Trump, não é mr. yamahia?
Então a companhia de seguros em causa aceitou indenizações de milhoes de euros só para fazer o favor ao Sr. Musk e limpar o nome da Tesla? Looool você não tem emenda. Veja o video de Itália, e como estes camiões bomba que andam na estrada são infinitamente mais perigosos que os veiculos eléctricos
Obvio que ninguém sabe, o Musk tem tudo comprado, há decadas que é assim.
Excelente Noticias
VE é abreviatura para veículo explosivo.
Tipo estes ?
https://youtu.be/ZYY5GhgqFys
Muitos já ficaram sem eles! Ardem veículos elétricos dia sim, dia sim.
E a combustão é: muitos dia sim, e ainda mais dia sim.
A quantidade de ressabiados com os elétricos, até parece que não andam com baterias de lítio no bolso.
As baterias não são iguais. As dos charutos elétricos são mais perigosas.
Agora já são diferentes ? então são menos perigosas ?