Modem X60 5G da Qualcomm poderá equipar os modelos do iPhone 2021
A Qualcomm lançou o Snapdragon X60 5G Modem, um SoC de terceira geração para a conectividade 5G em smartphones. Nesse sentido, segundo rumores, esta será a tecnologia que a Apple deverá apostar para equipar o iPhone 2021. Apesar de sair já atrás dos seus concorrentes, a Apple não deverá apostar este ano no 5G. Mas será uma desvantagem? Poderá não ser, dada a fraca implementação que o 5G terá ainda no mercado em 2020.
Depois de vários anos num braço de ferro com a Qualcomm, a parceria poderá fortalecer ambas as empresas. Nesse sentido, poderemos em breve ver a gigante dos chips a colocar no iPhone a quinta geração de telecomunicação móvel.
Qualcomm traz 5G ao iPhone
O mais recente modem 5G da Qualcomm, o Snapdragon X60, é o primeiro chip de banda base de 5 nanómetros. Depois do chip 7-nanómetro X55, lançado em fevereiro de 2019, o X60 é capaz de fornecer até 7,5 Gbps de velocidade de download, e até 3 Gbps em upload.
Acredita-se que a redução de 7-nanómetros para 5-nanómetros ajudará a reduzir o tamanho do chip em geral, permitindo aos fabricantes de dispositivos, ter esta tecnologia a ocupar menos espaço dentro de um smartphone. Além disso, esta redução deverá ser mais eficiente no consumo de energia. Assim, os fabricantes poderão usar este espaço desocupado para adicionar novos e melhores recursos. Como resultado, os smartphones poderão ser mais eficientes e mais leves.
A Qualcomm também afirma ter o primeiro sistema de modem-RF 5G do mundo a suportar a agregação de espectro em todas as principais bandas e combinações de 5G. Para o 5G em particular, isso significa ser possível usar tanto a largura de banda sub-6GHz como usar mmWave simultaneamente.
Snapdragon X60 da Qualcomm traz Voice over NR
Conforme sabemos, os chips 5G anteriores eram capazes de se comunicar com ligações sub-6GHz ou mmWave, mas não o conseguiam ao mesmo tempo. Ao ligar-se a ambos, há menos hipótese dos utilizadores sofrerem uma perda de sinal, dado que a tecnologia mmWave é mais sensível a interferências, além de permitir uma maior transmissão de dados em geral.
O X60 também inclui suporte para Voice over NR (VoNR), que é usado para fazer chamadas em ligações 5G. Esta funcionalidade evita que se tenha de voltar a usar tecnologias 3G ou 4G.
A Qualcomm afirma que as primeiras amostras do Snapdragon X60 e do módulo de antena QTM535 mmWave que o acompanha serão fornecidas aos fabricantes de dispositivos no primeiro trimestre de 2020. Assim, este timing deverá permitir que os primeiros smartphones comerciais a usar estes modems sejam lançados no início de 2021.
Tendo em conta as datas habituais da Apple para a conceção do iPhone e ao tamanho da sua rede de fornecimento, é altamente improvável que o X60 venha a ser utilizado no "iPhone 12".
Esta "união" entre as duas empresas vem após o acordo da Apple com a Qualcomm em 2019 para usar os seus modems. Contudo, é altamente provável que um modem 5G da Qualcomm seja usado nos próximos modelos possivelmente o X55. Contudo, também não é de descartar a possibilidade da Apple usar os seus próprios designs de antena em vez de confiar no que a Qualcomm fornece.
O que é mmWave?
Millimeter wave (também conhecida por banda milimétrica) é uma banda de espectro entre os 30 gigahertz (Ghz) e os 300 Ghz. A onda milimétrica, também conhecida como frequência extremamente alta (EHF) ou frequência muito alta (VHF) pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), pode ser usada para comunicações de banda larga sem fios de alta velocidade.
A onda milimétrica é uma faixa de espectro não desenvolvida que pode ser usada numa ampla gama de produtos e serviços. Como, por exemplo, temos as redes de área local sem fio (WLANs) ponto-a-ponto de alta velocidade e acesso de banda larga. Nas telecomunicações, a onda milimétrica é usada para uma variedade de serviços em redes móveis e sem fios, já que permite altas taxas de transmissão de dados de até 10 Gbps.
Este artigo tem mais de um ano
A questão não é se há fraca implementação em 2020 do 5G. A questão é que quem vai comprar um iPhone topo de gama em 2020 por mais de 1000€, espera que dure no mínimo uns 2/3 anos sem trocar de smartphone e será que em 2021 ou 2022 já não há forte implementação? E nesse caso quem comprou em 2020 terá que voltar a comprar um novo iPhone se quiser ter 5G
Acho que essa é a velha questão em quase tudo, compro agora ou espero por não sei o que.
quem comprar em 2020 sem saber disto, acho que é porque não lha faz assim tanta falta ou não é importante o 5G
+1
E o que trarão os iPhones de 2022? Há rumores de que esses, sim, é que serão os tais por que todos esperam.
A questão resume-se ao consumismo e materialismo de hoje em dia, concordo com o ponto de vista de ser “estupido” digamos gastar 1000€ num produto e no ano asseguir gastar outro tanto.
Mas acaba por ser uma realidade de o dia de hoje.
Os preços disparam porque as pessoas continuam a comprar.
Ja agora, a apple tambem vai equipar os iphones de 2021 com o processador A15.
O modem é da Qc, mas a antena vai ser apple, muito provavelmente já “adaptada”(teste) para os modem,s (intel == apple).
Quem compra TEK, não quer sucata…. 4G. não faz sentido instalar adsl quando há fibra. 5g já tem 2 anos de idade.