Microsoft muda forma de reinstalar o Windows 11 em caso de problemas, mantendo os dados
A Microsoft procura a todo o custo tornar o Windows 11 um sistema perfeito e com as ferramentas que os utilizadores necessitam. Para isso, e para lá do próprio sistema, tem melhorado as apps presentes e até todas as configurações do seu sistema. Agora, a Microsoft testa mais uma novidade, que promete mudar a forma de reinstalar o Windows 11 em caso de problemas, mantendo os dados.
Microsoft muda a forma de reinstalar o Windows 11
Uma das soluções mais simples para resolver os problemas no Windows 11, e em outras versões, é o reinstalar do sistema operativo. A Microsoft tem uma forma simples de o fazer, mas implica eliminar os dados do utilizador presentes no sistema operativo.
Este nem sempre é o caminho pretendido, em especial porque obriga a que sejam feitas cópias de segurança, que mais tarde precisam de ser repostas. Algo que se queria simples, acaba por se tornar complicado e consumir muito tempo ao utilizador do Windows 11.
Para simplificar ainda mais este processo, e eliminar alguns passos que não eram pretendidos, a Microsoft está agora a testar uma novidade importante. Esta é a esperada e pretendida forma de reinstalar o Windows 11 em caso de problemas, mantendo os dados dos utilizadores.
Processo permite manter os dados do utilizador
Este novo recurso chama-se "Corrigir problemas ao usar o Windows Update" e utiliza o sistema de atualizações da Microsoft para poder reinstalar o Windows 11. Em questão de minutos, será feita uma tentativa de descarregar a versão do Windows 11 que está instalada naquele momento e ela será aplicada.
No final, o que é feito neste processo é uma reparação do software sem alterar os restantes arquivos e sem que os utilizadores estejam muito tempo a aguardar que o processo decorra. Ainda que seja um processo eficiente, a Microsoft recomenda que seja feita uma cópia de segurança dos dados do utilizador antes de ser usado.
Importa destacar que todos os restantes modos de reinstalar o Windows 11 vão continuar a estar presentes. A Microsoft poderá trazer esta novidade já em fevereiro de 2024, quando lançar a próxima grande atualização do seu sistema, com mais novidades.
Só é válido quando o Windows consegue arrancar, fora do Windows nada feito. O Windows XP permitia instalar por cima offline e resolvia muitos problemas. Depois disso nunca mais permitiram essa funcionalidade. A funcionalidade de repor o PC, elimina sempre as apps instaladas, podendo manter os documentos apenas.
Seria bom que também permitisse re-activar o Windows.
Já por várias vezes tive que reinstalar tudo de novo, porque o Windows desativou após os updates da bios. A ativação no menu das Definições dava erro.
Alguém nestes ultimos tempos teve problemas com os drivers da “grafica” instalados pelo windows update?
Tenho um dell “workstation” em que a unica grafica é a iris do cpu e desde da ultima atualização ficou sem a saida display port (so funciona a hdmi) instalei mais atualizações a ver se resolvia (incluindo as opcionais que aparecem no windows update, que tinha uma do chipset e outra intel graphics) e continuou na mesma, depois de instalar a 2ª vez as atualizações fiquei sem poder remover as primeiras (maravilhas da microsoft) e agora fiquei sem display port…ja desinstalei os drivers da intel, baixei os ultimos do site e continua igual..
O Windows está cada vez pior ou e problemas de actualização ou problemas nas drivers ou Friza e o PC de de reiniciar, estamos em 2023 tem um sistema operativo ultrapassado, é pena de não haver uma séria concorrência para o Windows
O Windows se fizesse como os concorrentes, a cada versão nova descartava a compatibilidade com os sistemas antigos, acaba-se logo esses problemas todos, obrigava todos a terem de andar sempre a comprar tudo novo cada vez que saia uma nova versão do sistema operativo, o problema é que continua a dar suporte a coisas que já não devia e a malta depois tem de lidar com os velhos problemas do costume, sistemas novos vs velhos e terem de trabalhar só porque sim…