Microsoft em risco de perder o nome SkyDrive na Europa
O esforço que a Microsoft tem estado a colocar na integração do seu serviço de alojamento de ficheiros SkyDrive com os seus restantes serviços e sistemas operativos tem trazido para a ribalta o seu serviço Cloud.
Mas esta sua integração pode agora estar em causa, não por razões técnicas, mas sim por uma simples questão de nome e de marca. Segundo uma decisão de um tribunal do Reino Unido o nome SkyDrive poderá em breve deixar de ser usado na Europa pela Microsoft.
O início desta caso remonta a Junho de 2011, quando a empresa Inglesa Sky Broadcasting Group, detentora da marca Sky na União Europeia, colocou uma acção em tribunal contra a Microsoft por alegada utilização indevida do nome Sky no serviço SkyDrive.
Foram várias as queixas da Sky e também várias as da Microsoft no mesmo caso, para provar que o seu termo SkyDrive não poderia ser confundido com o nome Sky, até porque os serviços oferecidos eram diferentes e distintos.
O caso viu agora um desfecho, no final da passada semana, com o tribunal a dar razão à Sky. Ainda não é certo se a Microsoft irá ter de pagar algum tipo de compensação à Sky e se irá ou não pagar para usar o nome SkyDrive na União Europeia.
Caso não pretenda pagar ou se não existir um acordo entre as partes, a Microsoft será obrigada a mudar o nome do seu serviço Cloud na União Europeia.
A decisão final do tribunal britânico pode ser lida abaixo:
Pode ser difícil a utilização do nome pela Microsoft pois a Sky tem um serviço Cloud relativamente similar onde os seus utilizadores têm também possibilidade de guardar os seus ficheiros, o que iria contra o que o SkyDrive disponibiliza.
A resposta oficial da Microsoft para já, indica que irá recorrer da decisão e apresentar provas que contrariam a suposta confusão que os utilizadores poderão ter sobre a origem do serviço, quer da Microsoft quer da Sky.
No entanto e em declarações oficiais, a Microsoft ressalvou que o que está em causa neste caso é apenas e só a utilização do nome, não estando em causa a disponibilização do serviço.
Este não é o primeiro caso, no passado recente, em que a Microsoft se viu obrigada a mudar o nome de um serviço ou tecnologia. A mudança do nome da nova interface do Windows 8 de Metro para ModernUI surgiu também de um processo em tribunal.
Este artigo tem mais de um ano
Estes casos nunca deixam de ser curiosos, este serviço da Microsoft com o nome SkyDrive já existe desde 2007, e só agora é que a Sky vem falar? Porquê?
O mesmo se passou com o Metro UI, o conceito Metro UI já existe desde o Windows 8 e o conceito não era desconhecido até porque era bastante conhecido na interface da Xbox, só depois de ter sido aplicado ao Windows 8 é que vieram reclamar?
Disto tudo só há um interesse, interesse monetário onde as empresas que reivindicam os direitos pretendem uma compensação satisfatória face ao sucesso do produto com aquele nome.
Correcção: O mesmo se passou com o Metro UI, o conceito Metro UI já existe há algum tempo e foi aplicado ao Windows Phone e além disso o conceito não era desconhecido até porque está presente na interface da Xbox, só depois de ter sido aplicado ao Windows 8 é que vieram reclamar?
Realmente faz sentido, o Windows 8 está presente em todos os computadores OEM e a percentagem de utilização do produto com aquele nome era muito superior à percentagem de uso da Xbox e do Windows Phone juntos.
É verdade que nestes processos o retorno económico é central, e este caso é sem dúvida algo exagerado dadas as diferenças, mas o processo já vem de 2011, provavelmente após avisos à Microsoft e numa altura em que estes tipo de serviços aumentou a sua exposição mediática, o que afecta as marcas e pode confundir as pessoas! A BSkyB não é uma companhia qualquer, é uma das maiores companhias de TV do mundo com marcas como SkyNews, SkySports, etc! É igualmente fornecedor de TV por cabo, e serviços!
Nalguns países, as companhias com marcas registadas são legalmente “obrigadas” a manter a “defesa” da marca pois correm o risco de mais tarde perder o direito à marca!
Quanto ao Metro a situação é diferente! Antes do Windows 8 era meramente um nome de código que não aparecia em lado algum do software. Com o Windows 8 a Microsoft pretendia passar a usar esse nome no software para os utilizadores distinguirem os diferentes UI! A Microsoft nem sequer foi a tribunal por causa disso e simplesmente decidiu não usar o nome
1) Se têm direito a fazê-lo (se a marca é deles), porque não haviam de reclamar dentro dos prazos para tal? Ou agora a Microsoft é imune aos direitos dos outros?
2) O sucesso do produto que usurpa a sua marca é obviamente central. Se o produto fosse para sempre desconhecido de pouco ou nada importava que o seu nome fosse similar à sua marca (porque poucos seriam os que o conheciam).
Já um produto de sucesso provoca a maior colagem à sua marca. Milhões conhecem o nome e milhões aceitarão como natural a usurpação da sua marca.
É engraçado ver alguém ingénuo vir dizer que isto é apenas interesse monetário. Tem lá o nome Microsoft, ia ser interesse de quê? Ainda acredita no Pai Natal?
Mas porque?? já agora não se pode usar a PALAVRA sky só porque alguém tem no nome da empresa?? Tão temos de deixar de nos referir a Portugal continental como o Continente, nem vamos poder usar nais a palavra Público….
Mais ridículo que a resposta do juiz é haver pessoas que realmente concordam…
Errado, a culpa não é do juiz, a culpa não é da Sky e a culpa não é da Microsoft. Processos do mesmo tipo acontecem a toda a hora. A culpa destas coisas é toda da lei (e de quem a faz), que é uma lei que controla tudo e mais alguma coisa. Não se pode fazer nada sem correr o risco de infringir esta ou aquela lei. A liberdade é privada até ao vender maçãs (se forem muito pequenas ou muito grandes não se podem vender) quanto mais nestas coisas.
Deviam multar forte e feio estas marcas todas que nos andam a espiar…
Mais uma questão que envolve patentes, milhões de € e que é uma treta. Não tem nada a ver o nome e os serviços mas as legislações permitem estas disputas…
Existem disputas que não fazem sentido mas claramente esta não é um desses casos.
Não é verdade que o SkyDrive exista desde 2007 porque comecou com um nome differente. SkyDrive era na altura apenas um codename mas o produto tinha um nome comercial diferente. De qualquer forma agora é que comecou a ser usado em grande parte dos computadores e a empresa Sky existe e oferece um servico cloud, porque haveria de se calar? É tipico dos portugues calarem e deixarem andar, e como não lutam pelos seus direitos acham que os outros também se devem calar, mas neste caso a empresa tem razão (de acordo com o tribunal)
O SkyDrive que originalmente se chamavae Windows Live SkyDrive foi sim lançado em 2007, 1 de agosto de 2007 para ser preciso.
Sim, o nome “SkyDrive” era o nome de código durante a fase beta (o nome oficial era para ser Windows Live Folders) mas felizmente alguém percebeu que o nome oficial era idiota e foi mudado aquando do lançamento oficial.
Empresas que querem fazer dinheiro fácil em vez de o fazerem através da venda dos seus produtos.
Será que ela pretende fazer dinheiro fácil? olha que esta não é uma empresa falida como a maioria das portuguesas. Simplesmente quer salvaguardar a sua marca e duvido muito que deixe alguém usurpar o seu nome. Estas empresas americanas só porque são a nº1 no mundo chegam à Europa e pensam que é tudo deles.
A SKY já existe desde 1990 e a skydrive tem 5 anos. Quase 3 anos a tentar resolver a bem e 3 no tribunal isto porque a MS não tem vergonha na cara.
http://en.wikipedia.org/wiki/BSkyB
Mas esta gente está maluca?? Que tem a ver Sky com SkyDrive?? Vai confundir quem?? Só se for a ti 🙂
Como é obvio isto é só mesmo pelo dinheiro, e sim a Sky anda com dificuldades financeiras à uns anos já.
Achei o teu comentario muito funny! Confuso deves de andar tu e em vez de andares a falar o que não sabes informa-te. Cada um defende o nome como pode e que seja bom a British Sky Broadcasting Group plc, a ganhar a batalha.E já agora essa da British Sky Broadcast andar em dificuldade é de risota.
Depois deste caso http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_vs._MikeRoweSoft, se a MS fosse coerente, só tinha uma solução.
Esta questão da guerra das patentes é, na maior parte dos casos, uma autentica estupidez…
Sendo Sky e Drive palavras existentes no dicionário inglês e não havendo anteriormente uma “SkyDrive” então porque não se pode usar??? Então agora só porque uma empresa se chama Sky mais ninguém pode usar essa palavra???
Então e vão por processos a toda a gente que usar essa palavra no dia-a-dia???
Lembro-me da Apple registar uma patente sobre o seu MacBookAir por causa da sua forma em cunha, então e mais ninguém pode fazer computadores com essa forma???
Então e se eu quiser fazer uma cunha para por debaixo da porta, posso???
Isto tudo para dizer que há certo tipo de patentes que não fazem sentido, na minha opinião.
Marcas e patentes necessitam de apresentar em que moldes são aplicados, não abarcam toda e qualquer circunstância! A sua utilização é avaliada para determinar se se coaduna com o pedido
A marca registada da Sky aplica-se a um conjunto restrito de situações.
A patente da Apple aplica-se a dispositivos electrónicos e poderá ser técnica ou de imagem
Parece-me ridículo que por haver uma empresa chamada Sky, já ninguém possa usar “Sky” no nome. Se criar um produto chamado “Skya”, também vou ser levado a tribunal pela Sky?
Ao ler o título pensei que existisse uma marca/empresa SkyDrive na europa, mas ao ver que é o canal Sky que nunca teve qualquer Drive… Estupidez pura.
Por muito que goste de ver empresas como a ms a provar do seu próprio veneno no que diz respeito a patent/IP trolling, isto já cai no patético.
Mais um processo patético com desfecho patético.
Quem se segue? A Skyscape? Ou será a Sky…?
A Sky, empresa, trabalha na área da televisão. O SkyDrive é apenas um “produto” informático.
a palavra sky é assim tão invulgar? -.-
Por um lado concordo com o facto de se defender o que é nosso, mas por outro acho que muitas vezes se exagera. Dizer que o nome SkyDrive se confunde com o Sky é algo estranho… Mas se calhar sou só eu que acho.
E depois de uma breve pesquisa pelo Google gostava de saber porquê que a Sky não processa as seguintes marcas (será que tem a ver com o facto de não terem tanto €€€ como a Microsoft para pagar?):
SkyPlus Raadio;
SkyTop Lodge;
SkyScanner;
SkyTab;
SkyTex;
And the list goes on . . .
SkyDrive != Sky
Just saying!
Então a Google também devia ir a tribunal por ter o nome Google Drive.
Com base na decisão final do tribunal britânico, o próximo alvo deverá ser o Skype….
Nada de novo… Acho que se conta pelos dedos de uma mão as empresas que hoje em dia não se aproveitem destas situações
Numa palavra: palhaçada…
Será que posso processar todos os Franciscos do mundo que nasceram depois de mim por terem “usurpado” o meu nome?
O pior é mesmo se todos os Franciscos do mundo que nasceram antes de mim me podem processar?
Acho que hoje não vou conseguir dormir descansado…
E pronto, mais uma empresa a querer “papar” algumas coroas à conta de processos sem nexo.