MEO: Saiba se anda a pagar subscrições de conteúdos digitais
Muito se tem falado sobre em subscrições de conteúdos digitais! Na maioria dos casos acontece quase que de forma involuntária e a NOS até já acabou com o WAP Billing para os clientes não terem surpresas na fatura.
A MEO permite agora que os clientes façam a gestão das subscrições de conteúdos digitais.
O que é o WAP Billing?
Wap Billing é o serviço que permite aos clientes dos operadores de telecomunicações, que tenham um telemóvel e serviços móveis ativos, efetuar pagamentos de serviços e conteúdos digitais disponibilizados por terceiros, através de páginas na Internet.
Os clientes podem subscrever serviços ou conteúdos de vídeo, jogos, wallpapers, astrologia, conteúdos para adultos, entre outros, utilizando nessa transação o seu saldo ou fatura. Consoante sejam clientes de tarifários pré ou pós-pagos, respetivamente.
Gerir subscrições de conteúdos digitais na Área de Cliente da MEO
Para gerir as suas subscrições de conteúdos digitais basta ir à Área de Clientes e depois selecionar o número telemóvel para o qual pretende gerir as subscrições.
Em seguida encontra a secção Subscrições > Pagamento de Conteúdos Digitais.
Em seguida vão encontrar três secções: outros conteúdos, Conteúdos especiais e Conteúdos Media. Verifiquem o que está ativo e o que pretendem bloquear. Em baixo podem aceder ao histórico das subscrições e também saber as atuais.
E basicamente é isto! De uma forma simples e sem a necessidade de ligar para o apoio ao cliente, o utilizador pode gerir o que tem subscrito em termoss de conteúdos digitais.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Um conselho, mesmo que não tenham subscrições. Desactivem essa opção! Se tiverem filhos, essa opção deveestar desactivada, pois para quem não sabe existem anúncios, que automaticamente (sabe-se la como) subscrevem conteúdos digitais, mesmo sem clicar neles.
Já me aconteceu, e não não cliquei e mesmo que clicasse nunca cheguei a introduzir nenhum dado.
Como é que não existe legislação contra isto? Como é que se pode subscrever a conteúdos digitais sem autorização? Como é que podem retirar dinheiro do saldo sem termos posto dados nossos ou subscrito?
As operadoras sabem como evitar ou até mesmo bloquear no entanto não o fazem, nunca dei autorização para tal. E depois quem paga é o cliente como é obvio. Perder tempo la na loja ou ao telemóvel por causa de uma coisa que o mesmo não autorizou, muito menos permitiu.
Estas publicidades seja de que for, deviam ser bloqueadas, barradas de forma automática porque são abusivas.. Uma coisa é meter os teus dados e concordares outra é subscrever de forma AUTOMÁTICA.
A ANACOM devia apertar mais ao cerco em relação a isto, basta pesquisar na Internet é só queixas “subscrição de conteudo digital NOME DA OPERADORA” aparece logo queixas recentes e diariamente são várias.
Essas coisas acontecem porque as pessoas simplesmente não leêm as permissões que as apps pedem (não sei se foi o teu caso). Eu nunca instalaria, por exemplo um leitor de música que pedisse permissões de SMS. Essas apps enviam SMS’s para subscrever esses serviços. Também acho que as operadoras deviam barrar os anúncios, mas como não fazem isso é bom usar um adblocker no telemóvel, como o Blokada ou o AdAway (se tiveres root). Até poupas dados móveis.
As operadoras deviam ser obrigadas a ter esses serviços bloqueados por defeito e não o contrario.
Surpreendente a MEO não disponibiliza o cancelamento dessas subscrições através do my MEO no pacote de satélite + router 4g, sem telemóvel associado! Tive que ligar para o 16200 para pedir o cancelamento e bloqueio. Só reparei uns meses depois! A MEO,como têm margem de lucro, não lhes interessa comunicar ao cliente esse tipo de subscrições por isso não mostra pormenores na fatura! Chama-lhes de serviços digitais…!
EU NÃO ADERI A NENHUM CONTEUDO DIGITAL ESPECIAL SUBSCRIÇÃO E ESTOU APAGAR QUERO DISISTIR DISSO PEÇO QUE ME AJUDEM A FAZELO .
eu não autorizei qualquer desconto a mais desses serviços aliás , lá está uma crus em como não autoriso e veeme á mala todos os meses e não é pouco…
se fizerem 1€ em cada numero é um roubo autorizado de 10 milhões de € em que o operador ganha uma parte significante, a ERSE que em vez de regular esta vergonha anda a dormir.