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MEO e NOS têm acesso à Base de Dados de clientes da EDP?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

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  1. ..wtf.. says:

    ..wtf.. Posso dizer em primeira pessoa que fui uma dessas pessoas. Tinha acabado de contratar o fornecimento de electricidade para obras de uma habitação que iria iniciar, quando fui contactado por “colaboradores” da MEO para contratação de serviços de telecomunicações para a morada que fiz contrato com a EDP. Questionei o “colaborador” como era possivel ter o meu numero e aquela morada! Ele respondeu que não sabia, porque aquilo lhe aparecia automaticamente no sistema para contactar, o próprio “colaborador” ficou chocado em saber que a casa ainda estava a iniciar a construção, pediu desculpa e desligou. Fico chocado com o tratamento de dados que essas “Grandes Empresas” fazem, ganham milhões, e ainda vendem os contactos dos clientes para ganhar mais uns milhares.

  2. Miguel Batista says:

    Em setembro de 2014 quando comecei a construir a minha casa fui contactado por essas duas operadoras para colocar o serviço. Lembro-me na altura que brinquei com a situação porque lhes disse que: “como é que vão colocar o serviço, se a casa ainda não tem tijolos?”.
    Nessa altura soube que os dados tinha sido facultados pela EDP aquando do meu pedido de ligação eletrifica para a construção. Isto depois de muita insistência com o operador, dizendo que não me lembrada de ter facultado qualquer dados pessoais.

  3. dunno says:

    Igual, mal contratei electricidade na mesma semana fui contactado 4x para um numero que nunca havia sido dado a ninguem excepto a EDP

  4. Ricardo Rodrigues says:

    Fico confuso – não percebo “BD” porque 3 “BD” são iguais: Blu-ray Disc; bandas desenhadas; B…? D…? Por isso, eu obrigo-te que usas as palavras (B… d…).

  5. ANDRE says:

    BEM VERDADE! CONTRATEI A GALP ON E NO DIA A SEGUIR LIGARAM ME DA NOS E MEO PARA INSTALAR FIBRA…

  6. R says:

    E mais partilha de base de dados haverá. Este será um dos casos…

  7. José Rodrigues says:

    Nada de novo, aconteceu comigo em todas as casas onde vivi, e a troca não acontece só entre estes mas com outros players de outras áreas, alguns seguros de saúde são um bom exemplo.

  8. H. Ráqui says:

    Aconteceu-me algo parecido.
    Fui contactado pelas Selecções do Reader’s Digest e por outra empresa e a correspondência que me enviaram continha um erro no meu nome, idêntico ao que existia nas minhas facturas do Meo. Depois de contactar ambas as empresas por carta registada para que me informassem quem lhes havia fornecido os dados, ambas responderam que havia sido a Meo.
    De seguida enviei carta registada para a Meo a informar que por violação do contrato (no contrato estava explícito que não queria que os meus dados fossem passados a terceiros), rescindia o contrato com eles e apresentei ainda queixa na comissão nacional de protecção de dados.

    O resultado disto tudo
    – A Meo tentou que os indemnizasse por causa da rescisão do contrato (o que obviamente nunca aconteceu, mas de qualquer forma deu origem a uma série de comentários em relação à profissão das mães dos operadores que me ligaram).
    – A CNPD respondeu-me largos meses depois a informar que a Meo tinha violado as regras de protecção de dados, que a empresa tinha admitido o erro, mas consequências para a empresa? Zero!

    As grandes empresas em Portugal cometem este tipo de delitos sem qualquer pudor, porque sabem que as consequências são praticamente nulas.

  9. Pedro Barradas says:

    e mais um aqui! 😀

  10. hsff says:

    Penso que randstad tem o atendimento ao cliente da EDP.

  11. Anonynous says:

    Multa gigante para estas empresas. Façam deles exemplo de que com a privacidade não se brinca.

  12. CCV says:

    Aconteceu me também em 2014, pedi a luz+gas junto da edp, e assinalei que não queria contactos de terceiros. Pois bem, 2 dias depois só da NOS ligaram me os seguintes números;
    937 546 032 dia 10/07/14 17h12
    966 991 459 dia 11/07/14 11h11
    916 758 475 dia 11/07/14 11h59
    913 185 029 dia 11/07/14 12h04
    926 761 164 dia 28/07/14 11h48
    Quando fiz queixa na EDP mostraram me que cancelaram o pedido original que tinha feito e fizeram um novo, onde já não tinha assinalada a opção de partilha dos dados…
    No final do ano passado também me aconteceu a mesma situação, fiz queixa no site da CNPD mas nem resposta tive, nem acredito que o site funcione em condições.

  13. QuimRoscas says:

    Se tinham dúvidas que a MEO e NOS sempre foram uma aliança comercial a muitos anos, aqui está a prova!
    Mas a ANACOM sabe disso mas como comem todos da mesma gamela, é deixar andar…

    Ainda bem que apareceu a Vodafone em Portugal!

  14. Rui Santos says:

    Confere!
    Quando troquei de casa em 2014 mesmo colocando opção de não partilhar os contactos fui contactado.
    Conclui que era EDP quando dois amigos que compraram casa relataram o mesmo.

  15. Mike says:

    Boas! Eu, no dia seguir a ter contratado com a EDP, fui contactado pela MEO e NOS. Ambas a tentar vender. E sei de mais casos.

    Simplesmente absurdo. Desculpem a expressão mas… “é tudo a mamar…”

  16. Luís M says:

    +1, vários contactos da meo e nos no dia em que foi feita a ligação à rede eléctrica.

  17. Abel Santos Pinto says:

    tudo a gamar isso sim!!!

  18. poiou says:

    Qual é a novidade?

    Aquele user acima que diz que lhe ligaram quando contratou electricidade para a obra, gostava de ver a cara do técnico quando chegasse à obra, se o user aceitasse o serviço.

  19. António says:

    podem exigir o nome do responsavel pelo tratamento dos dados. é obrigatório por lei facultarem :)… de qualquer forma em março de 2018 a coisa vai piar de forma diferente… e qualquer pessoa vai poder de forma facil sair dessas listagens 🙂

  20. Powerverde says:

    Tanto quanto sei as empresas NOS e MEO não têm culpa directa nestes contactos pois são os agentes que trabalham para eles que fazem essa partilha abusiva da informação de clientes. A culpa reside na promiscuidade entre as ETTs que são fornecedores de mao de obra para os “parceiros” dos ISPs e simultaneamente também alimentam os callcenters da EDP, GALP e afins.
    É no que dá esta mediocridade laboral dos contratos de 15 dias e a necessidade dos directores e coordenadores cumprirem objectivos…
    É multá-los a todos de forma exemplar.

  21. PedroC says:

    SMAS de Oeiras fazem o mesmo. Reclamem!

  22. Joao ptt says:

    Aqui não conseguem, mas só porque bloqueie tudo o que não esteja na lista de contactos, caso contrário tem dias que é à meia-dúzia de chamadas seguidas. Infelizmente a maioria das pessoas não pode bloquear número ocultos e desconhecidos.

  23. anónimo says:

    A Nos, a Meo e a EDP não teem culpa. Isto é alguém dentro da EDP que vende estas “listas” de novos pedidos a vendedores das duas operadoras para que eles contactem na melhor altura para contratar serviços, ou seja, ao mudar de casa. A Meo e a Nos não teem nada disto na base de dados, isso é desculpa de quem liga ” ah e tal, tá na base de dados”, tanto que quem faz telemarketing liga de numeros centrais e não de numeros “pessoais”.

  24. Hugo Soares says:

    Há como evitar, basta perguntar.

    Nas folhas de assinatura de contratos com a EDP há uma “checkbox” que se não for assinalada permite que os dados facultados possam ser partilhados com terceiros.

    Como já tinha sofrido anteriormente perguntei à funcionária como podia evitar a massada de ser contactado 10 vezes numa semana pelos diferentes operadores e foi então que a funcionária me indicou o dita “checkbox”.

  25. José Lopes says:

    Eu aconselho a todos visitar o site http://www.amd.pt/ Associação Portuguesa de marketing directo e preencher a MINUTA PARA REGISTO NA LISTA DE OPOSIÇÃO e enviar para eles o formulário devidamente preenchido. Passado uns tempos recebem em casa uma carta a confirmar a inserção nessa lista. Daí para a frente, as chamadas desses senhores desaparecem como por milagre. Diria que 95% dessas chamadas de marketing deixam de existir.

  26. Paulo says:

    Big Data… A EDP é que sabe, essas BD valem milhões e quem se “lixa” são os mexilhões…

  27. Hefesto,o Grande says:

    FTW Vodafone !! Ao ler isto,mais vale,foge. 🙂

  28. NT says:

    Pois é… agora lá vem o “maluquinho” da conspiração. O direito à privacidade? Não existe para todos porque alguns dizem “éééé páááá não sejas paranoico que é só o teu número de telemóvel….”
    Mais um exemplo que devemos defender o nosso direito a ter privacidade e que ninguém possa ter acesso aos mesmos a não se que autorizemos… Já agora para quem aceita que o estado tenha acesso aos nossos dados da internet… imaginem lá se a EDP(já que tem essa facilidade de partilha) manda o tipo de contrato para as finanças e toma lá mais uns trocos no IMI porque se tem potência x paga mais imposto.
    Mas pronto o benfica perdeu… tenho é que ir ver a bola.

  29. zecarias says:

    bomba neles!

  30. Divanei Junior says:

    A primeira vez que me aconteceu foi em 2009 (!), foi um técnico da CME ligar a EDP às 09:00 e à tarde recebi 1 chamada a vender NOS e outra a vender MEO.

  31. Cortana says:

    A Randstad, empresa de trabalho temporário, presta serviço á MEO, á NOS e á EDP e para além do serviço contratado por estes, também recebe comissões de cada venda realizada. No entanto estas empresas não ganham apenas dinheiro com os serviços que fornecem mas também ganham milhares €€€ com a venda destas bases de dados a outras empresas. Se fossem apenas estas empresas… Endesa, Galp e afins compram bases de dados ao peso de ouro. Estas BDs são préviamente filtradas para o tipo de negócio em questão, ou julgavam que marcavam um número ao calhas e adivinham o nome da pessoa? 🙂

  32. eumesmo says:

    nos ultimos 3 anos, mudei de casa 3 vezes, sempre contratei a edp e curiosamente na altura da mudança, começava a receber telefonemas da nos e da meo.

  33. Zé Pedro says:

    Continua esta pouca vergonha. Fiz uma alteração do contrato da EDP e já vou em 2 chamadas e 2 sms. E não, não dei autorização para facultarem os meus dados para terceiros.

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