MEO e NOS têm acesso à Base de Dados de clientes da EDP?
Se fez um contrato com a empresa de energia EDP e posteriormente foi contactado pela MEO ou NOS saiba que não foi uma coincidência! No âmbito de uma investigação, descobriu-se que as operadoras MEO e NOS estão a usar dados de clientes da EDP para conseguirem fidelizar clientes.
A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) já confirmou ter conhecimento deste tipo de casos.
A investigação foi realizada pelo jornal Expresso que descobriu que a MEO e NOS tiram proveito de dados de clientes da EDP para tentarem angariar novos clientes. De acordo com o jornal, várias pessoas são contactadas por estas operadoras a sugerir a subscrição de serviços de comunicações ou televisão após firmarem um contrato com a EDP Comercial.
No caso da NOS, num caso relatado pelo jornal, a angariação de clientes foi feita pela empresa Randstad que é uma das empresas de referência nacional para recrutamento para trabalho temporário. A Randstad refere que as empresas que contratam os seus serviços é que fornecem “todos os contactos”.
Num outro caso um cliente referiu ao jornal que foi contactado pela MEO e pela NOS, mesmo tendo indicado no contrato com a EDP que não pretendia que os seus dados fossem partilhados por terceiros.
De acordo com uma fonte da empresa de energia, a EDP faz a “salvaguarda dos dados” dos clientes e que acessos ilegais a estas informações são reportados às autoridades. A CNPD sabe que a elétrica levou a cabo uma investigação interna relacionada com este tipo de casos, e que foram apresentadas queixas às autoridades.
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..wtf.. Posso dizer em primeira pessoa que fui uma dessas pessoas. Tinha acabado de contratar o fornecimento de electricidade para obras de uma habitação que iria iniciar, quando fui contactado por “colaboradores” da MEO para contratação de serviços de telecomunicações para a morada que fiz contrato com a EDP. Questionei o “colaborador” como era possivel ter o meu numero e aquela morada! Ele respondeu que não sabia, porque aquilo lhe aparecia automaticamente no sistema para contactar, o próprio “colaborador” ficou chocado em saber que a casa ainda estava a iniciar a construção, pediu desculpa e desligou. Fico chocado com o tratamento de dados que essas “Grandes Empresas” fazem, ganham milhões, e ainda vendem os contactos dos clientes para ganhar mais uns milhares.
Confirmo q aconteceu-me o mesmo a mim e a um familiar este ano! Dias após o pedido de água/luz/gás fomos contactados por ambas as empresas de telecomunicações.
Comigo aconteceu!!!
ele tem que saber. se lhe perguntas ele TEM que saber e te dizer de onde veio o teu número.
Veio do “sistema”
Não, não tem que saber. Tanto não tem que saber que não sabe mesmo.
Este tipo de contactos são efectuados aleatoriamente, através de uma aplicação que os efectua de forma automática. Ou pensará que os colaboradores das operadoras nacionais marcam os números manualmente num telefone fixo?
Poderá, quanto muito, reportar internamente o pedido do cliente em saber como foram disponibilizados tais dados.
Não é aleatório o saberem o nome a quem o número pertence…
A chamada cai ao operador. Os dados são previamente inseridos no sistema por alguém. Quem liga não sabe sequer para quem está a ligar antes de a pessoa atender.
Aqui igual… O interessante é que já era cliente da MEO noutra morada e estava à espera de oportunamente de contactar a MEO para instalar o serviço na nova morada. Foram mais rápidos do que eu… :/
Em setembro de 2014 quando comecei a construir a minha casa fui contactado por essas duas operadoras para colocar o serviço. Lembro-me na altura que brinquei com a situação porque lhes disse que: “como é que vão colocar o serviço, se a casa ainda não tem tijolos?”.
Nessa altura soube que os dados tinha sido facultados pela EDP aquando do meu pedido de ligação eletrifica para a construção. Isto depois de muita insistência com o operador, dizendo que não me lembrada de ter facultado qualquer dados pessoais.
Igual, mal contratei electricidade na mesma semana fui contactado 4x para um numero que nunca havia sido dado a ninguem excepto a EDP
Fico confuso – não percebo “BD” porque 3 “BD” são iguais: Blu-ray Disc; bandas desenhadas; B…? D…? Por isso, eu obrigo-te que usas as palavras (B… d…).
Base de Dados… basta “Bêr Dentro” porque já coisas que não cabem no título. 😉
Com os melhores cumprimentos.
BEM VERDADE! CONTRATEI A GALP ON E NO DIA A SEGUIR LIGARAM ME DA NOS E MEO PARA INSTALAR FIBRA…
E mais partilha de base de dados haverá. Este será um dos casos…
La Redoute vs Círculo de Leitores
Nada de novo, aconteceu comigo em todas as casas onde vivi, e a troca não acontece só entre estes mas com outros players de outras áreas, alguns seguros de saúde são um bom exemplo.
Aconteceu-me algo parecido.
Fui contactado pelas Selecções do Reader’s Digest e por outra empresa e a correspondência que me enviaram continha um erro no meu nome, idêntico ao que existia nas minhas facturas do Meo. Depois de contactar ambas as empresas por carta registada para que me informassem quem lhes havia fornecido os dados, ambas responderam que havia sido a Meo.
De seguida enviei carta registada para a Meo a informar que por violação do contrato (no contrato estava explícito que não queria que os meus dados fossem passados a terceiros), rescindia o contrato com eles e apresentei ainda queixa na comissão nacional de protecção de dados.
O resultado disto tudo
– A Meo tentou que os indemnizasse por causa da rescisão do contrato (o que obviamente nunca aconteceu, mas de qualquer forma deu origem a uma série de comentários em relação à profissão das mães dos operadores que me ligaram).
– A CNPD respondeu-me largos meses depois a informar que a Meo tinha violado as regras de protecção de dados, que a empresa tinha admitido o erro, mas consequências para a empresa? Zero!
As grandes empresas em Portugal cometem este tipo de delitos sem qualquer pudor, porque sabem que as consequências são praticamente nulas.
e mais um aqui! 😀
Penso que randstad tem o atendimento ao cliente da EDP.
Multa gigante para estas empresas. Façam deles exemplo de que com a privacidade não se brinca.
Aconteceu me também em 2014, pedi a luz+gas junto da edp, e assinalei que não queria contactos de terceiros. Pois bem, 2 dias depois só da NOS ligaram me os seguintes números;
937 546 032 dia 10/07/14 17h12
966 991 459 dia 11/07/14 11h11
916 758 475 dia 11/07/14 11h59
913 185 029 dia 11/07/14 12h04
926 761 164 dia 28/07/14 11h48
Quando fiz queixa na EDP mostraram me que cancelaram o pedido original que tinha feito e fizeram um novo, onde já não tinha assinalada a opção de partilha dos dados…
No final do ano passado também me aconteceu a mesma situação, fiz queixa no site da CNPD mas nem resposta tive, nem acredito que o site funcione em condições.
Se tinham dúvidas que a MEO e NOS sempre foram uma aliança comercial a muitos anos, aqui está a prova!
Mas a ANACOM sabe disso mas como comem todos da mesma gamela, é deixar andar…
Ainda bem que apareceu a Vodafone em Portugal!
Confere!
Quando troquei de casa em 2014 mesmo colocando opção de não partilhar os contactos fui contactado.
Conclui que era EDP quando dois amigos que compraram casa relataram o mesmo.
Boas! Eu, no dia seguir a ter contratado com a EDP, fui contactado pela MEO e NOS. Ambas a tentar vender. E sei de mais casos.
Simplesmente absurdo. Desculpem a expressão mas… “é tudo a mamar…”
+1, vários contactos da meo e nos no dia em que foi feita a ligação à rede eléctrica.
tudo a gamar isso sim!!!
sou +1
Qual é a novidade?
Aquele user acima que diz que lhe ligaram quando contratou electricidade para a obra, gostava de ver a cara do técnico quando chegasse à obra, se o user aceitasse o serviço.
podem exigir o nome do responsavel pelo tratamento dos dados. é obrigatório por lei facultarem :)… de qualquer forma em março de 2018 a coisa vai piar de forma diferente… e qualquer pessoa vai poder de forma facil sair dessas listagens 🙂
Tanto quanto sei as empresas NOS e MEO não têm culpa directa nestes contactos pois são os agentes que trabalham para eles que fazem essa partilha abusiva da informação de clientes. A culpa reside na promiscuidade entre as ETTs que são fornecedores de mao de obra para os “parceiros” dos ISPs e simultaneamente também alimentam os callcenters da EDP, GALP e afins.
É no que dá esta mediocridade laboral dos contratos de 15 dias e a necessidade dos directores e coordenadores cumprirem objectivos…
É multá-los a todos de forma exemplar.
SMAS de Oeiras fazem o mesmo. Reclamem!
Aqui não conseguem, mas só porque bloqueie tudo o que não esteja na lista de contactos, caso contrário tem dias que é à meia-dúzia de chamadas seguidas. Infelizmente a maioria das pessoas não pode bloquear número ocultos e desconhecidos.
A Nos, a Meo e a EDP não teem culpa. Isto é alguém dentro da EDP que vende estas “listas” de novos pedidos a vendedores das duas operadoras para que eles contactem na melhor altura para contratar serviços, ou seja, ao mudar de casa. A Meo e a Nos não teem nada disto na base de dados, isso é desculpa de quem liga ” ah e tal, tá na base de dados”, tanto que quem faz telemarketing liga de numeros centrais e não de numeros “pessoais”.
Há como evitar, basta perguntar.
Nas folhas de assinatura de contratos com a EDP há uma “checkbox” que se não for assinalada permite que os dados facultados possam ser partilhados com terceiros.
Como já tinha sofrido anteriormente perguntei à funcionária como podia evitar a massada de ser contactado 10 vezes numa semana pelos diferentes operadores e foi então que a funcionária me indicou o dita “checkbox”.
Eu aconselho a todos visitar o site http://www.amd.pt/ Associação Portuguesa de marketing directo e preencher a MINUTA PARA REGISTO NA LISTA DE OPOSIÇÃO e enviar para eles o formulário devidamente preenchido. Passado uns tempos recebem em casa uma carta a confirmar a inserção nessa lista. Daí para a frente, as chamadas desses senhores desaparecem como por milagre. Diria que 95% dessas chamadas de marketing deixam de existir.
Big Data… A EDP é que sabe, essas BD valem milhões e quem se “lixa” são os mexilhões…
FTW Vodafone !! Ao ler isto,mais vale,foge. 🙂
Pois é… agora lá vem o “maluquinho” da conspiração. O direito à privacidade? Não existe para todos porque alguns dizem “éééé páááá não sejas paranoico que é só o teu número de telemóvel….”
Mais um exemplo que devemos defender o nosso direito a ter privacidade e que ninguém possa ter acesso aos mesmos a não se que autorizemos… Já agora para quem aceita que o estado tenha acesso aos nossos dados da internet… imaginem lá se a EDP(já que tem essa facilidade de partilha) manda o tipo de contrato para as finanças e toma lá mais uns trocos no IMI porque se tem potência x paga mais imposto.
Mas pronto o benfica perdeu… tenho é que ir ver a bola.
bomba neles!
A primeira vez que me aconteceu foi em 2009 (!), foi um técnico da CME ligar a EDP às 09:00 e à tarde recebi 1 chamada a vender NOS e outra a vender MEO.
A Randstad, empresa de trabalho temporário, presta serviço á MEO, á NOS e á EDP e para além do serviço contratado por estes, também recebe comissões de cada venda realizada. No entanto estas empresas não ganham apenas dinheiro com os serviços que fornecem mas também ganham milhares €€€ com a venda destas bases de dados a outras empresas. Se fossem apenas estas empresas… Endesa, Galp e afins compram bases de dados ao peso de ouro. Estas BDs são préviamente filtradas para o tipo de negócio em questão, ou julgavam que marcavam um número ao calhas e adivinham o nome da pessoa? 🙂
nos ultimos 3 anos, mudei de casa 3 vezes, sempre contratei a edp e curiosamente na altura da mudança, começava a receber telefonemas da nos e da meo.
Continua esta pouca vergonha. Fiz uma alteração do contrato da EDP e já vou em 2 chamadas e 2 sms. E não, não dei autorização para facultarem os meus dados para terceiros.