MediaMarkt é a mais recente empresa vítima de um ataque de massivo de ransomware
Os ataques de ransomware têm sido uma constante nos últimos anos. Este flagelo parece não fazer escolher alvos e muitas empresas têm sido vítimas destes ataques, de forma aleatória e sem medir as consequências dos seus atos.
A mais recente vítima de um ataque destes é o MediaMarkt, que viu parte da sua rede ficar inoperacional. O impacto é grande e está a colocar em pausa muitas das operações dos sistemas desta empresa e até das lojas espalhadas pela Europa.
O ataque que está a afetar o MediaMarkt terá acontecido na madrugada desta segunda-feira. Ao acederem aos serviços no início do dia, os administradores da rede deste grupo encontraram muitos dos seus sistemas bloqueados e cifrados, sendo impossível aceder aos dados.
Do que se sabe, o problema estará a ter um impacto principal filiais da empresa na Holanda e Alemanha. Há ainda relatos de que este ataque terá sido espalhado a algumas lojas em alguns países da Europa, condicionando as suas operações.
#Mediamarkt - Interne mail uitgelekt over status ransomware bij Mediamarkt.
— CyberDonky (@CyberDonkyx0) 8 de novembro de 2021
- Ransomware bevestigd.
- 3100 Windows-servers zijn geraakt.
- WWS servers geraakt.
- Kassa's NIET opnieuw installeren.
Probleem lijkt sinds vanochtend 07.00 uur te spelen. pic.twitter.com/46461oLpBk
Apesar de todas as lojas online estarem a funcionar sem qualquer problema aparente, sabe-se que podem ter sido afetados mais de 3100 servidores e muitos postos de trabalho. As lojas afetadas têm tido problemas nas caixas registadoras, que não aceitam alguns meios de pagamento.
O ransomware usado neste ataque é o conhecido Hive Ransomware e que estão a ser exigidos 240 milhões de euros para que os dados sejam libertados novamente. A MediaMarkt é o maior grupo de venda de equipamentos eletrónicos e tem mais de 1000 lojas em 13 países. As receitas anuais rondam os 20,8 mil milhões de dólares.
O MediaMarktSaturn Retail Group e as suas organizações nacionais foram alvo de um ataque cibernético. A empresa informou imediatamente as autoridades competentes e trabalha a todo o vapor para identificar os sistemas afetados e reparar qualquer dano causado o mais rápido possível. Nas lojas físicas, pode haver atualmente acesso limitado a alguns serviços.
A MediaMarktSaturn continua disponível para os seus clientes através de todos os canais de vendas e trabalha intensamente para garantir que todos os serviços estarão disponíveis novamente sem restrições o mais rápido possível.
A empresa fornecerá informações sobre novos desenvolvimentos sobre o tema.
A MediaMarkt já confirmou este problema e garantiu que está a trabalhar para resolver o problema da forma mais rápida possível. Terá alertado as autoridades assim que tomou conhecimento do ataque de ransomware e terá também desligado os sistemas afetados.
Este é ainda um caso em desenvolvimento e ainda não existe uma ideia concreta do impacto que este ataque de ransomware teve na MediaMarkt. Durante os próximos dias certamente vão ser reveladas mais informações e nessa altura toda a extensão deste ataque deverá ser conhecida.
Este artigo tem mais de um ano
continuem a investir milhoes nos administradores.. e 0 milhoes em segurança..
Qual quê?
Informática é só clicar em meia dúzia de teclas…
Olhaa pode ser que desta vez façam uma remodelação decente no site deles, e bo seu sistema de encomendas, que é ridículo.
Ex: rádio popular. Fazes uma compra online para levantamento em loja ( porque vês no site que tem stock disponível).
Pasadl 1h se tanto recebes um email para fazer o levantamento.
Média market: levantamento em loja de encomendas online, nao usam o stock da loja para as encomendas online, mesmo tenho 50 unidades es stock na loja…. ridículo.
Concordo. Já fiz encomenda online porque um produto estava esgotado. Demorou uma eternidade mesmo quando poucos dias depois eles tinham já tinham stocks na loja
A piada.. a RP não vale absolutamente nada.
Já por duas ou três vezes que compro produtos em promoção com stock e quando chego à loja foi “erro” no site.
É uma loja miserável.
Os amigos do Rui Pinto voltam a atacar 🙁
Que comentario mais ignorante
Mesmo…
Se tiver a falar do mesmo Rui Pinto que eu acho que está a falar, olhe que não é ignorante!
Esse Rui Pinto não foi o tal que hackeou contas de um banco e depois de descoberto chegou a um acordo para devolver o valor roubado e não ir preso?
Não é o mesmo que hackeou servidores de empresas e tentou chantagem para não publicar documentos?
E por ai fora…
Para mim são todos farinha do mesmo saco.
E aí está a mais famosa BLACKOUT FRIDAY da Europa.
Quer se dizer e se isto acontece a um nível superior? Será que não estamos demasiado dependentes da internet?
não, estamos demasiados dependentes de uma boa infraestrutura de segurança para a empresa não correr estes riscos . não é sé meter os milhoes no bolso…
Também passa pela sensibilização dos funcionários para os perigos, ainda há muita gente que não está bem ciente dos perigos que existem na net,simplesmente não ligam pensam que só acontece aos outros. Um exemplo, faz me confusão ver funcionários andarem por aí com portáteis de serviço discos externos e também pens sem as mesmas estarem encriptadas, é diferente do assunto em questão mas é uma falha bastante grave.
Se o utilizador não tem bom senso, corta-se lhe o acesso. Depois só é facultado mediante requisição justificada. Maioria das empresas instala Soluções de segurança e acham que se gerem sozinhos. Muitas, nem backups fazem…
E como as pessoas não estão bem despertas para o perigo faz com que muitas vezes o maior perigo esteja dentro da rede e não fora.
Apresentar queixa na polícia, repor as imagens das máquinas e restaurar backups. E não pagar nada de nada a criminosos.
Fantástico melga
Isso é se existirem… 😀
que backups? O sobrinho do amigo do dono que percebe de computadores a cargo da coisa sabe o que é isso?
Claro, complicar para quê?
É uma mierda e pode acontecer a qualquer um, e mesmo pagando não existe garantia de que alguns meses depois não voltem a atacar, e formatar tudo também não garante que fique tudo limpo. Só desmantelar e deitar tudo ao lixo da garantias de que não ficaram “cenas adormecidas”. Pagando ou não, o prejuízo está garantido!
Eu é que não sou parvo.
Afinal são!
Creio que descurar a segurança informática do nosso PC é como quando descuramos a segurança no nosso cartão multibanco que vem pré-ativado para pagar até 50 euros sem pin -_-. Mas sem dúvida que falta conhecimento informático a quem gere o seu negócio. Se este tipo de ataques ocorre devido a abertura de links, emails fraudulentos , documentos em anexo creio que seria necessário o google e hotmail restringirem a abertura de documentos via email ou até de links (essa opção ser dada ao administrador do PC) principalmente quando vindos de emails que não fazem parte da base de dados confiáveis.
De qualquer maneira esta noticia infelizmente é como aquelas que falam de explosões de gás: todos sabemos que houve uma explosão, mas os jornais e autoridades não dizem a causa (botija velha, canalização velha, outra causa). Aqui também não sabemos a causa para nos prevenirmos: se foi um ransomware devido à abertura de um email, se devido a um ataque externo de penetração nos sistemas, se foi alguém da mediamarkt ou alguém externo que criminalmente instalaria virus nos sistemas. Creio que saber isso também faz falta para a população.
As empresas deveriam acordar mais para o lado do linux. Resolveriam muitos problemas do genero. Mas preferem continuar toxico-dependentes do windows depois da nisto.
Lolol sim porque ramsonware só acontece em empresas que usam Windows… tu é que precisas acordar para a vida
De certeza que o impacto sera menor no caso do linux. E ate tenho duvidas que consigam sucesso com ransonware no linux, se o sistema estiver bem actualizado.
Ser em linux nao significa nada .. ainda no outro dia tive um sistema debian headless completamente encriptado por ransom ware e mais nada na rede foi afetado . se as coisas forem bem geridas linux e windows ambos podem ser seguros .
Ainda nao estou a ver como e que esse ransonware pode ser problematico para o linux. Na pior das hipoteses apenas ira afectar a pasta /home porque pelo que li o ransonware chega atraves do wine. E para aceder a outras particoes se pedir password root o ransonware ja nao chega la. Se o sistema estiver bem actualizado duvido que esse ranswonware tenha sucesso.
Isso é em Portugal que é rôta, na Alemanha escondes a loja, stock, e ir levantar se tem. Andam todos a dormir ..
Bom Bom era, os gajos do Ransomware terem posto tudo à borla na MediaMark isso é que era…
As maiores entidades mundiais (ex. CIA, FBI, etc) todos os dias sobrem milhares de ataques a sério. A diferença é como lidam com eles. Acham que a coisa se resolvem a restaurar o backup? Vêm também falar de linux…… enfim.
Mais importante que tudo:
Que raio é “ um ataque de massivo de ransomware”?