Quantcast
PplWare Mobile

MediaMarkt é a mais recente empresa vítima de um ataque de massivo de ransomware

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Carolina Costa says:

    continuem a investir milhoes nos administradores.. e 0 milhoes em segurança..

    • sayWhat says:

      Qual quê?
      Informática é só clicar em meia dúzia de teclas…

      • Imf says:

        Olhaa pode ser que desta vez façam uma remodelação decente no site deles, e bo seu sistema de encomendas, que é ridículo.

        Ex: rádio popular. Fazes uma compra online para levantamento em loja ( porque vês no site que tem stock disponível).
        Pasadl 1h se tanto recebes um email para fazer o levantamento.

        Média market: levantamento em loja de encomendas online, nao usam o stock da loja para as encomendas online, mesmo tenho 50 unidades es stock na loja…. ridículo.

        • Nuno Dias says:

          Concordo. Já fiz encomenda online porque um produto estava esgotado. Demorou uma eternidade mesmo quando poucos dias depois eles tinham já tinham stocks na loja

        • Pedro says:

          A piada.. a RP não vale absolutamente nada.

          Já por duas ou três vezes que compro produtos em promoção com stock e quando chego à loja foi “erro” no site.

          É uma loja miserável.

  2. Miguel says:

    Os amigos do Rui Pinto voltam a atacar 🙁

  3. Klimane says:

    E aí está a mais famosa BLACKOUT FRIDAY da Europa.

  4. Klimane says:

    Quer se dizer e se isto acontece a um nível superior? Será que não estamos demasiado dependentes da internet?

    • Carolina Costa says:

      não, estamos demasiados dependentes de uma boa infraestrutura de segurança para a empresa não correr estes riscos . não é sé meter os milhoes no bolso…

      • Str says:

        Também passa pela sensibilização dos funcionários para os perigos, ainda há muita gente que não está bem ciente dos perigos que existem na net,simplesmente não ligam pensam que só acontece aos outros. Um exemplo, faz me confusão ver funcionários andarem por aí com portáteis de serviço discos externos e também pens sem as mesmas estarem encriptadas, é diferente do assunto em questão mas é uma falha bastante grave.

        • Sergio Dias says:

          Se o utilizador não tem bom senso, corta-se lhe o acesso. Depois só é facultado mediante requisição justificada. Maioria das empresas instala Soluções de segurança e acham que se gerem sozinhos. Muitas, nem backups fazem…

      • Str says:

        E como as pessoas não estão bem despertas para o perigo faz com que muitas vezes o maior perigo esteja dentro da rede e não fora.

  5. Vasco says:

    Apresentar queixa na polícia, repor as imagens das máquinas e restaurar backups. E não pagar nada de nada a criminosos.

  6. Str says:

    É uma mierda e pode acontecer a qualquer um, e mesmo pagando não existe garantia de que alguns meses depois não voltem a atacar, e formatar tudo também não garante que fique tudo limpo. Só desmantelar e deitar tudo ao lixo da garantias de que não ficaram “cenas adormecidas”. Pagando ou não, o prejuízo está garantido!

  7. João says:

    Eu é que não sou parvo.

    Afinal são!

  8. Fernando S. says:

    Creio que descurar a segurança informática do nosso PC é como quando descuramos a segurança no nosso cartão multibanco que vem pré-ativado para pagar até 50 euros sem pin -_-. Mas sem dúvida que falta conhecimento informático a quem gere o seu negócio. Se este tipo de ataques ocorre devido a abertura de links, emails fraudulentos , documentos em anexo creio que seria necessário o google e hotmail restringirem a abertura de documentos via email ou até de links (essa opção ser dada ao administrador do PC) principalmente quando vindos de emails que não fazem parte da base de dados confiáveis.

    De qualquer maneira esta noticia infelizmente é como aquelas que falam de explosões de gás: todos sabemos que houve uma explosão, mas os jornais e autoridades não dizem a causa (botija velha, canalização velha, outra causa). Aqui também não sabemos a causa para nos prevenirmos: se foi um ransomware devido à abertura de um email, se devido a um ataque externo de penetração nos sistemas, se foi alguém da mediamarkt ou alguém externo que criminalmente instalaria virus nos sistemas. Creio que saber isso também faz falta para a população.

  9. Sardinha Enlatada says:

    As empresas deveriam acordar mais para o lado do linux. Resolveriam muitos problemas do genero. Mas preferem continuar toxico-dependentes do windows depois da nisto.

    • Ofabulastico says:

      Lolol sim porque ramsonware só acontece em empresas que usam Windows… tu é que precisas acordar para a vida

      • Sardinha Enlatada says:

        De certeza que o impacto sera menor no caso do linux. E ate tenho duvidas que consigam sucesso com ransonware no linux, se o sistema estiver bem actualizado.

    • bugc111 says:

      Ser em linux nao significa nada .. ainda no outro dia tive um sistema debian headless completamente encriptado por ransom ware e mais nada na rede foi afetado . se as coisas forem bem geridas linux e windows ambos podem ser seguros .

      • Sardinha Enlatada says:

        Ainda nao estou a ver como e que esse ransonware pode ser problematico para o linux. Na pior das hipoteses apenas ira afectar a pasta /home porque pelo que li o ransonware chega atraves do wine. E para aceder a outras particoes se pedir password root o ransonware ja nao chega la. Se o sistema estiver bem actualizado duvido que esse ranswonware tenha sucesso.

  10. Ofabulastico says:

    Isso é em Portugal que é rôta, na Alemanha escondes a loja, stock, e ir levantar se tem. Andam todos a dormir ..

  11. lopes says:

    Bom Bom era, os gajos do Ransomware terem posto tudo à borla na MediaMark isso é que era…

  12. JMC says:

    As maiores entidades mundiais (ex. CIA, FBI, etc) todos os dias sobrem milhares de ataques a sério. A diferença é como lidam com eles. Acham que a coisa se resolvem a restaurar o backup? Vêm também falar de linux…… enfim.

  13. David says:

    Mais importante que tudo:
    Que raio é “ um ataque de massivo de ransomware”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.