Sim, leu bem, a Marinha portuguesa tem o maior exercício de robótica a nível mundial. A Marinha organizou o maior teste de aparelhos manobrados à distância a nível mundial e o exercício contou com a participação da NATO.
Segundo o Almirante Gouveia e Melo diz que Portugal está na linha da frente do setor.
A Marinha portuguesa segue na linha da frente da tecnologia aplicada aos meios não tripulados. Com 14 anos de existência, a edição do Repmus 2022 é o maior exercício de robótica mundial e Portugal é uma referência na área, revela a SIC.
Esta iniciativa é co-organizada pela Marinha Portuguesa, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pelo Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e pela NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI), traz a Portugal 25 países e mais de mil pessoas.
Entre barcos e carros controlados remotamente ou drones submarinos, o próximo passo é a construção duma plataforma naval multifuncional para a fiscalização da pesca, investigação oceanográfica, monitorização ambiental ou eventual transporte e resgate de cidadãos.
O Repmus é um projeto de vida do Almirante Gouveia e Melo. O ponto de apoio naval em Troia foi transformado num centro em que se podem testar este tipo de aparelhos.
Vejam em direto...
Na página do Facebook da Marinha portuguesa podem ver várias imagens e vídeos deste evento.
FB - Marinha portuguesa
Então e os submarinos robóticos? Onde estão?
Estao a ser testados esta semana em Troia. Está lá, uma equipa da FEUP, exatamente para isso. Se vai dar frutos ou nao…logo saberemos.
Há Portugueses que nem sabem ou não se lembram que Portugal já foi a maior potencia naval do mundo, contribuímos e que maneira para o nossa história coletiva em quanto planeta, as nossas caravelas eram temidas por todos, e com tecnologia que permitia inclusive navegar conta o vento, está na hora de voltarmos a mostrar ao mundo os nossos conhecimentos marítimos.
lol
Pois, isso é verdade, mas para tal, precisamos de uma marinha que não envergonhe o nosso passado!
5 fragatas com 30 anos a caír de podre, com uma delas já meia desmantelada e outra vai para exercícios NATO só com 1 motor a trabalhar…………..
A única coisa de jeito que tem a Marinha são os mal amados (comunicação social e tugas desinformados) submarinos. Se não fossem os 2 escassos submarinos, eramos agora uma autêntica nulidade e com umas das maiores ZEE do mundo!!!!!!
Se não estou em erro, se não fossem os ditos submarinos tínhamos levado sanções da NATO… O pessoal esquece-se que a aliança dá direitos mas também tem deveres….
Então não é uma aliança, é um contrato e consequentemente um negócio.
+1
Achavas que era o que? Caridade? Boa vontade dos vizinhos?
Ao entrares na Aliança tens a proteção dos membros e a OBRIGAÇÃO de defender outros membros. Em toda a história da humanidade foi assim…
@Rui, na altura das caravelas não havia Portugueses sempre a reclamar na internet a dizer mal de tudo 🙂
Precisamente, a única coisa que se salva na Marinha são os 2 submarinos. Mas como bem diz a CS é feita por portugueses que não vê nada além da estratégia clube de futebol.
As fragatas têm misseís anti aéreos da geraçãode há 30 anos ainda guia semi activa. O mundo todo já está com guia activa.
Neste momento já temos um marinha inferior à de Marrocos. O que é obra.
Para explicar os misseis anti aéreos e guia semi activa: radares iluminadores no navio e um reflector no míssil, as Meko e as M têm 2 iluminadores cada uma. Logo só podem defender-se de 2 alvos simultaneamente.
Ao contrário com mísseis activos não é preciso radares iluminadores pois o radar está no próprio missil, sendo que o radar de pesquida da fragata vai dando informação ao missil até o radar do próprio missil adquirir o alvo. Assim se a fragata tiver 16 misseis por exemplo pode lançar para 16 alvos simultaneamente. É uma mudança gigante de capacidade.
Não foi graças ao Portas e ao nosso dinheirinho?
O jovem lá porque te ensinam isso na escola não quer dizer que seja verdade. Portugal nunca em nada foi potencia mundial.
Portugal na altura era so uma nação de piratas que estava a pouco de sair da idade media. Muito por atras dos restantes países europeus. Quando todos Sairam dos contritos territoriais que tinham com os seus vizinhos e se focaram na expansão marítima, levaram pela frente a Portugal.
Compara os monumentos edificações dos espanhóis, franceses, ingles, holandeses e ate belgas, fora e dentro do seus territórios para que vejam a potencia que Portugal era… Qualquer cidadezita espanhola ou inglesa tem mais património cultural que Portugal inteiro. Alias isto ate é fácil de ser ver com o que os Romanos quiseram investir em território Português. Te recomendo sair de casa, fazer turismo e ler um pouco de historia. Fomos, somos e lastimavelmente continuaremos a ser uma Nação pobre e corrupta. Não a pais que resista a estes 2 fatores.
Mas pelo menos um vocabulário rico temos, e já que vai difamar esta nação de pobre e corrupta, pelo menos podia-o aprender adequadamente para saber como escrever.
O que esperas? Não sabe escrever porque é pobre…
Credo senhor! Tanto disparate junto. Parece existir um ressentimento típico de um espanhol, brasileiro ou indiano. Deixa lá isso. Perdeu, perdeu bem e faz parte da história.
Desculpa a curiosidade mas és mesmo português ou de algum PALOP?
Parece-me familiar a forma como escreves e o que dizes…
Antes de falar vai ler e aprender,
Batalha de Diu
esse discurso já começa a cansar. Fomos uma potência naval há quase 500 anos atrás… nunca mais fomos, ponto final! Andar com esses “saudosismos” não faz nada por nós… arregacem mas é as mangas em vez de dar corda à garganta!
Ja o disse e volto a repetir que um dos maiores medos da Russia seria se Portugal entrasse na guerra ao lado da ucrania. A nossa marinha arrasava a russa. Lembrem se que na batalha de Diu apenas 25 barcos portugueses rebentaram com mais de 220 otomanos e acabou com a maior potência do mundo na altura. Alem de marinha excepcional, Portugal tem dos melhores pilotos do mundo que faz anti aereas ineficazes e ainda os comandos que quando entram em combate literalmente canta se vitoria
Grande batalha… https://www.youtube.com/watch?v=CBwg2QG6X9Y
A capacidade da nossa anti aérea ficou demonstrada com aquele tipo que atingiu a avioneta com a bola de futebol…
“A nossa marinha arrasava a russa”
Nao bebas agua ,nao
Estão a ser implementados nos “supositórios” do Portas…? 😀
😀 atenção que não foi o Portas que deu ordem de compra dos submarinos 😉 mas apesar das polémicas, estes são hoje o garante da soberania das nossas fronteiras marítimas: https://pplware.sapo.pt/high-tech/os-submarinos-portugueses-tecnologia/
Mas foi ele que cancelou 1 dos 3. E era por isso que devia estar a ser criticado.
Ainda hoje espanta-me que tantos tugas tenham engolido as mentiras socialistas!!!!!
Quem lançou o concurso para a compra dos submarinos, e muito bem, foi um senhor de nome António Guterres. Sabem qual é o seu partido?
O Portas concluíu a compra do concurso público e meteu seguramente alcavalas pelo meio com a escolha do que era na altura a melhor opção…….
Pior foi quando a Alemanha ofereceu a Portugal um submarino igual que tinha sido encomendado pela Grécia mas recusado por estes. Isso sim foi criminoso, porque foi oferecido para preencher as contrapartidas! Ficamos sem contrapartidas e um 3º submarino de borla!!!!!
Também é admirável a ignorãncia de tanta gente, que desconhece que só por acaso os melhores navios que Portugal possui, são de longe os submarinos!
Continuemos pois a salvar bancos e TAP falidas, que isso sim é que interessa, ficamos sem dinheiro e sem nada em troca!!!!!!
Partilho totalmente essas palavras.
A única vergonha foi não terem encomendado pelo menos uns 7 submarinos, para irem sendo entregues ao longo de alguns anos, para que a manutenção, reparação e actualizações nunca coincida e a nação fique sem submarinos.
Mesmo 7 submarinos era um número miserável para uma área tão grande a patrulhar, mas pelo menos já deixaria as outras marinhas de guerra e especialmente os poluidores em alto mar mais nervosos (porque as multas são pesadas)… e as marinhas de guerra, porque os submarinos se forem de boa qualidade e bem operados podem causar muitos danos.
O Sr. Almirante, sabe muito… também deve saber que portugal é dos países mais pobres do mundo… também deve saber que drones da fnac, só são utilizados na marinha portuguesa, normal, que esteja na vanguarda da robótica e sabe-se lá do que mais, já agora Senhor Almirante, existem mais vida alem fronteira.
Realmente para exageros estamos sempre à frente!!!!
Somos dos mais pobres do mundo em comparação com quem? Contou com África? América central e do Sul? Ásia?
Pobreza de espírito temos muita, como a coragem de dar maioria a um governo que ninguém se entende e nem sabem o que andam a fazer!!!!!
Então quando vem a público que nacionalizamos a TAP, metemos lá 3,6 mil milhões para voltar a oferecer a uma companhia estrangeira!!!!! É de génio!!!!!
O que o senhor Almirante devia dizer para todos ouvirem é que a Marinha estão completamente depauperada!!!! A imagem de marca é o Bérrio que teve de encostar por velhice, do alto dos seus 53 anos ao serviço!!!!!!
Pobreza de espírito! Na mouche… A melhor descrição do Português “pobre”. Muito bem dito.
Em que posição está Portugal, no ranking dos países mais pobres do munod? 1º? 5º? 10º? Vai à escola aprender a ler, e depois coloca factos e não mentiras.
Tendo em conta que Portugal já foi à falência 3 vezes desde o 25 de Abril de 1974 (em: 1977, 1983 e 2011), e que só com a assistência internacional e da UE agora mais recentemente é que o país ainda não foi à falência total e não se transformou num daqueles países da América Central e do Sul… acho que é correcto caracterizar Portugal como um país pobre que viste à custa da esmola dos outros ou isto já teria virado uma ditadura qualquer.
correcção: viste = vive
Não sei se sabes mas a Argentina esta preste a pedir ajuda pela 31ª vez, ainda nos falta muito para lá chegar
Acho mesmo que o pessoal só consegue ver os “defeitos” de Portugal, não consegue mesmo de ver o que de melhor temos.
Vejam na internet o que não falta são estrageiros nomeadamente Norte Americanos a virem a Portugal em busca de ajuda médica é barato mas é muito bom, por favor não confunda urgências dos hospitais com o serviço nacional de saúde, são coisas totalmente diferentes, quem realmente precisa o serviço nacional de saúde raramente falha.
Eu como doente cónico com doença altamente incapacitante, quando tenho recaídas é que cada vez são mais, fui corrido do seguro porque dava muita despesa, como o próprio nome diz é seguro de saúde e não de doença , estou prestes a entrar num tratamento inovador de milhões, como não sou o CR7, só mesmo graças ao serviço nacional de saúde é possível.
Portugal está a receber milhares de milhões de euros ano após ano da União Europeia! Quando já deveria estar aos anos a enviar dinheiro para a UE contribuindo à séria para o orçamento comunitário, ajudando outros países.
Em Portugal praticamente não se mete um parafuso sem que a UE esteja pelo menos a financiá-lo em parte directa ou indirectamente.
Assim é fácil não se ser a Argentina…. a Argentina se tivesse a receber milhares de milhões de Euros/ dólares por exemplo do Brasil ou de outro país, talvez não estivesse no 31.ª vez mas se calhar também só na 3.ª como Portugal.
Meter água e connosco!
Pensei que iam mostrar algum dos drones a funcionar. No vídeo é só paleio….na foto, mostram um veículo tripulado…..
Marinha portuguesa tem o maior exercício de robótica a nível mundial!
No entanto são os trucos que vendem robótica militar mais avançada e com provas dadas.
Infelizmente em Portugal nos dias de hoje é só propaganda.
https://www.dinheirovivo.pt/economia/ranking-fmi-portugal-ficou-mais-pobre-com-a-pandemia-e-deve-estagnar-com-a-guerra-14782991.html
O maior do Mundo dos Pequeninos.
Quando o Sr Berardo pagar o que deve vamos renovar toda a frota da marinha
Este Almirante Melo só tem mostrado organização e bons resultados, é pena neste país de tanga não haver mais pessoas desta craveira em cargos importantes
Em termos de Marinha ainda não se viu nada.
Aliás é preciso dizer que a Marinha está em risco de sobrevivência.
Se for tipo aquele drone “submersível”…