Lítio pode ser o “petróleo de Portugal”? Investigadora diz que sim
O lítio tem uma enorme importância na economia do mundo, tanto no presente como no futuro, e Portugal está entre os países com grandes potencialidades na extração deste minério.
Poderá ser o lítio o "petróleo de Portugal"? A investigadora Marina Brito, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) em Braga, acredita que sim e que Portugal pode mesmo "assumir um lugar cimeiro" na produção de baterias.
Realiza-se amanhã no INL o encontro internacional Battery Summit 2030 que visa falar sobre baterias e não só. Nesse âmbito, o JN revela que a investigadora Marina Brito salientou que Portugal é "dos únicos" países que tem condições para "cobrir todo o ciclo das baterias, desde a mineração (lítio) à reciclagem" dos equipamentos, apontando que "há toda a economia circular" com base nas baterias.
Marina Brito admitiu ainda que "o INL gostava era de encontrar novas baterias que não passem só pelo lítio ou chumbo ácido". Segundo frisou: "há baterias em quase tudo o que se faz hoje em dia, desde o carro, ao telemóvel, ao portátil, ao 'tablet', tudo tem uma bateria. O problema é que essas baterias não são eternas e a energia acaba".
As baterias são de duração limitada, ainda não temos a capacidade de controlar bem a 'saúde' da bateria. É preciso criar as 'smart batteries' que digam o estado da bateria.
Mariana Brito
A investigadora do INL explicou que as baterias "podem ser recicladas, mas é limitada a forma como o são, até porque há vários tipos de baterias".
O que se faz hoje em dia é a chamada segunda vida das baterias. Portanto, as baterias que não servem para mobilidade podem ser utilizadas para outras coisas. Há uma economia circular que está a ser desenvolvida e que pode ser otimizada.
O evento Battery Summit 2030 decorre amanhã em Braga e deverá ter a participação do Secretário de Estado João Galamba, do Ministro Manuel Heitor e da nova Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Helena Pereira.
Portugal é um dos maiores produtores de Lítio
De referir que Portugal é o sexto maior produtor mundial de lítio e tem a maior mina da Europa, explorada pela empresa do Grupo Mota, a Felmica, na região da Guarda, que se estima dispor de reservas para 30 anos de produção. Esta empresa explora ainda mais cinco jazidas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Espero que sim.
O problema que vejo nesta hipótese, tem a ver com a cambada de gatunos que vão por ganância ficar mais ricos, roubar um recurso de todos, porque vão fazer ou já fizeram negociatas dos tais filões. Conclusão ficam mais ricos e capazes de deixar danos no território para todos pagarmos um dia….
A não ser que apareçam uns quantos “ambientalistas”, que irão querer preservar as rochas, as ervas rasteiras etc…
Não sabendo, ou esquecendo-se de, que:
– a Natureza depois recupera, em algumas décadas, de grande parte das alterações que são feitas;
– as pessoas precisam de empregos e de desenvolvimento económico, para não terem vidas miseráveis;
– não estão ultimamente a preservar nada, porque tudo isto irá acabar quando o Sol deixar de queimar hidrogénio – e que, a única maneira de preservar alguma coisa (i.e. nós, a espécie humana) é investir no progresso tecnológico, para que possamos um dia ir viver para outros planetas.
Espera contra o petróleo és ecologista, mas já és a favor de exploração de lítio a céu aberto em centenas de hectares às portas dos parques naturais?
Santa ignorância… recomendo ouvires isto para ficares mais elucidado do problema que enfrentamos
https://fumaca.pt/guilherme-serodio-se-os-governos-tem-um-inacao-criminosa-em-relacao-ao-clima-nos-temos-o-direito-de-rebelar-nos/
“porque tudo isto irá acabar quando o Sol deixar de queimar hidrogénio”
Se estás a pensar nisso, também não vale a pena investir no progresso tecnológico, a não ser que se consiga chegar ao ponto de criar outro universo, pois o nosso também tem data de validade (com muitos zeros mas tem).
Quando só restarem buracos negros ou quando as partículas fundamentais se decompuserem. E ainda não sabem com certeza o que pode acontecer com o crescimento contínuo universo.
E já agora, a natureza não recupera. Adapta-se.
Como está a acontecer no nosso planeta agora. Está a adaptar-se para condições cada vez mais dificil para a vida como a conhecemos.
Convém não esquecer que ao apoiar causas ambientais na maior parte das vezes pessoas acabam por apoiar a pobreza. Tem toda a razão.
“– a Natureza depois recupera, em algumas décadas, de grande parte das alterações que são feitas;”
Só com esta frase mostras a tua ignorância.
O problemas destas explorações é que só lucram uns quantos, mas trazem problemas ambientais para os demais.
Basta descobrirem uma nova tecnologia de baterias e lá se vai o petróleo de lítio!
Já disse isto umas 500 vezes o litio tuga é menor qualidade usado em fornos de ceramicas e mais caro pois precisa mais quimicos na exploração, e a mim o que interessa são os 2 mil milhões investidos pela na polónia numa fabrica de baterias ai é que fica o valor …
O petróleo é o poluente que está na moda por isso o “pessoal” é contra a exploraçao no Offshore português a uma dezenas ou centenas de kilometros da costa já explorar o litio à porta em céu aberto é do “baril” porque as baterias (possivelmente com 200 ou 300Kg cada ) não são más para o ambiente é so larga-las na caixinha para o efecito hahahahaha
Isto é para o pessoal começar a abrir os olhos que os carros elétricos não são assim tão ecológicos. Poluir na China ou seja onde for é aceitável mas se for em Portugal já não.
As pessoas consideram a exploração de petróleo é um perigo mas não têm em conta as centenas de navios carregados petróleo que navegam pela nossa costa e que têm uma probabilidade muito maior de derrame.
Acho piada é aos ambientalistas que são fervorosos defensores dos carros elétricos, mas são contra as explorações de litio…
Tudo é relativo. Enquanto os maiores poluidores não deixarem de poluir tudo que estamos a fazer na Europa será inútil. Pura demagogia.
Penso que o status quo actual é bem pior.
Temos que ir abandonando a economia do carbono e ir para o eléctrico.
Ainda ontem vi uma noticia do Guterres quando recebeu o prémio Carlos Magno a sugerir transitar os impostos sobre rendimento das pessoas (IRS) para o carbono (combustíveis), achei interessante.
Portugal produz mais de 50% da electricidade de fontes renováveis e se os carros forem carregados de noite ainda seria melhor devido à produção das eólicas, o que fazer com essa energia? Actualmente nas barragens bombeamos água para cima ou vendemos a outros países. Já chegamos a pagar para vender 😉 (por causa dos custos de transporte de energia), um absurdo.
” Litio é o petroleo de Portugal”…. explorado por terceiros!!!! boa Portugal, cada cavadela cada minhoca!
Aí está o comun cidadão português não irá usufruir um cêntimo da exploração, mas irá arcar com todas as consequências daí resultantes
Acredito que quem está em Lisboa, sentado a governar-se do país, pense assim.
Já a população que vai ficar com a paisagem totalmente esburacada e com poços de vários km, onde fazem as suas vidas, acredito que não fiquem lá muito contentes!!!!!
Costumo passar ao lado de uma antiga mina de ouro, desactivada à 60 anos, a qual nunca foi recuperada! Os tratamentos químicos são tais quem não se vê 1 única árvore no perímetro do terreno da mina, em contraste com a vegetação selvagem logo ao lado!!!!!
Porque será!?!?!?
Preferes então ter paisagens bonitas e país pobre?
Enriquecer quem? Quem está em Lisboa? O que ganha a terra onde vai ser extraído?
Com reservas de 1,4 mil milhões de euros a preços correntes, que tem o país, quanto ganhamos nós? (https://www.dn.pt/dinheiro/interior/preco-alto-do-litio-pode-tornar-portugal-uma-potencia-dos-carros-eletricos-9242414.html, temos reservas de 60 mil toneladas de lítio).
Porque o problema é o centralismo.
Prefiro
Há uns anos atrás queriam construir uma central nuclear no Alentejo em Portugal, iria ajudar ao desenvolvimento da zona e criar emprego… vieram os ambientalistas dizer que nao, porque isto e aquilo… o que aconteceu…
Construiram a central em Espanha, Badajoz, logo ali ao lado da fronteira, Portugal corre o mesmo perigo que corria antes mas continuam todos pobres.
Nem mais!
A Angola está rica com o Petróleo? A Venezuela? o Kuwait? O México? A Nigéria?
Porque seremos diferentes?
Deixo as perguntas e passo a minha opinião, minas de Litio em Portugal? Não, obrigado.. prefiro investir em turismo de natureza, o retorno é maior monetáriamente e socialmente para todos os Portugueses
Muitas áreas ardidas no ano passado, curiosamente, parece que afinal são potenciais recursos de litio… aliás, o governo está prestes a entregar essas áreas à exploração de litio…
Era tudo contra a exploração offshore de petróleo no Algarve… agora espero que essas mesmas pessoas se manifestem contra as minas de litio.
Se o governo começar a pensar que o lítio é o petróleo moderno então podem dizer adeus aos parques naturais, às aldeias e quem sabe até mesmo às cidades. Onde houver lítio tudo será destruído para ser esburacado. As consequências serão pagas por todos nós pois a água e o solo em redor destas minas serão envenenados.
Mais vale um Planeta (país) de pobreza e habitável do que um Planeta cheio de riqueza e inabitável.
Pensem mais nos vossos filhos e netos, porque casas constroem-se até com água e terra. Agora atmosfera respirável e habitável, não encontras em lado nenhum no universo.
A pequena ação que tomamos hoje, mais do que nunca tem um impacto exponencial na saúde do planeta.
Para o pessoal que anda distraido, pode ver como portugal é “ignorante”, através desta reportagem da tvi!
https://tviplayer.iol.pt/programa/ana-leal/5bec51560cf26bfdcaedf1f9/video/5c002d990cf20b592eba6790