Leapmotor C10 REEV: conduzimos de Lisboa a Madrid com um único abastecimento
Esta semana, participámos num desafio que se apresentava como um verdadeiro teste de versatilidade para um veículo com propulsão elétrica: ligar Lisboa a Madrid, numa única viagem de cerca de 650 quilómetros, sem qualquer paragem para abastecimento. O veículo em teste? O novo Leapmotor C10 REEV. Spoiler alert: chegámos... e ainda sobraram forças.
Depois de 6 horas de condução, desde a capital portuguesa, chegávamos ao nosso destino em Madrid. Pelo caminho, mais de 95% do percurso foi feito em autoestrada, a velocidades regulamentares, sem imprevistos, sem procurar postos de carregamento e, mais importante, sem necessidade de parar.
Especificações
PARÂMETROS TÉCNICOS
Dimensões e Especificações
- Comprimento: 4739 mm
- Largura: 1900 mm
- Altura: 1680 mm
- Distância entre eixos: 2825 mm
- Capacidade da bagageira: 400 L / 1375 L
- Altura ao solo: 180 mm
- Peso bruto: 1980 kg
Motor Elétrico e Bateria
- Potência máxima líquida: 158 kW
- Binário máximo: 320 Nm
- Capacidade da bateria: 28,4 kWh
- Potência máx. do carregador embarcado: 11 kW
- Potência máx. carregamento DC: 65 kW
- Tempo de carregamento DC (30~80%): 18 min
Motor Térmico
- Cilindrada: 1.499 L
- Cilindros: 4, em linha
- Potência: 50 kW
- Capacidade do depósito: 50 L
Performance
- Velocidade máxima: 170 km/h
- Aceleração (0-100 km/h): 8,5 s
- Autonomia EV combinada (WLTP): 145 km
- Autonomia EV em cidade (WLTP): 191 km
- Autonomia total: 970 km
Chassis e Jantes
- Tração: Traseira (RWD)
- Suspensão (frente/atrás): McPherson / Multi-link
- Travões (frente/atrás): Discos ventilados
- Pneus: 245/45R20
- Jantes: 20" liga leve
FUNCIONALIDADES
Infoentretenimento
- Ecrã central alta resolução de 14.6"
- Cluster LCD de 10.25"
- Sistema de navegação online
- Loja de aplicações
- 12 altifalantes
- Atualizações Over-the-Air (OTA)
Segurança
- 7 airbags (frente, laterais, cortina, externos)
- 17 ADAS
Conforto
- Teto panorâmico com cortina elétrica
- Luz ambiente com ritmo
- Apoio de braços à frente
- Bancos em silicone OEKO-TEX
- Bancos da frente com ajuste elétrico (Condutor: 6 posições; Passageiro: 4 posições)
- Bancos da frente ventilados e aquecidos
- Banco traseiro rebatível 40/60 com apoio de braços central
- Encosto do banco traseiro com regulação manual
Controlo da Climatização
- Ar condicionado automático bi-zona
- Saídas de ventilação elétricas ocultas
Assistência ao Estacionamento
- Sensores de estacionamento: traseiros
- Câmara 360° com diretrizes dinâmicas
- Chassis transparente e visão da roda
Luzes
- Faróis LED automáticos
- Luzes traseiras LED com animação
Conveniência
- Carregador de telemóvel wireless
- Portão de bagageira elétrico
- Função V2L
Tecnologia REEV foi a chave para este longo percurso
A chave para esta capacidade está na sigla REEV (Range-Extended EV). Ao contrário de um elétrico puro (BEV), que depende exclusivamente da sua bateria, ou de um híbrido plug-in (PHEV) tradicional, onde o motor a combustão pode mover as rodas, o C10 REEV funciona com uma lógica distinta.
A experiência de condução é sempre elétrica. É o motor elétrico de 158 kW (215 CV) que impulsiona o carro, garantindo a resposta imediata, silenciosa e suave característica dos veículos elétricos. A bateria de 28,4 kWh oferece uma autonomia puramente elétrica de 145 km (WLTP), adequada para as deslocações diárias da maioria das pessoas.
Além de eliminar a ansiedade da autonomia, o C10 REEV destaca-se também pela eficiência e sustentabilidade. Segundo dados oficiais, apresenta emissões de apenas 10 g/km de CO₂ no ciclo WLTP e um consumo combinado que pode chegar a 0,4 l/100 km, valores muito abaixo de qualquer veículo a combustão tradicional.
Quando a bateria atinge um nível baixo entra o "extensor de autonomia": um eficiente motor a gasolina de 1.5 litros que funciona exclusivamente como um gerador de bordo. A sua única função é criar eletricidade para recarregar a bateria, nunca movendo as rodas diretamente. O resultado é uma combinação de características de dois mundos:
- Em comparação com um 100% elétrico (BEV): elimina a ansiedade de autonomia. Segundo a marca, a autonomia total combinada ultrapassa os 970 km. As viagens longas fazem-se sem um planeamento rigoroso de paragens, utilizando a infraestrutura de abastecimento existente.
- Em comparação com um híbrido plug-in (PHEV): a bateria é maior, permitindo uma condução elétrica mais prolongada no dia a dia. A experiência é sempre a de um EV, e o motor/gerador foi otimizado para a máxima eficiência na produção de energia: eficiência de conversão energética de 96,5%, fruto de uma conceção técnica que reduz peso e vibrações.
A experiência ao volante do C10 REEV: conforto e muita, muita tecnologia
Para além da eficiente gestão de energia, a viagem Lisboa-Madrid destacou o conforto do C10. A Leapmotor deu atenção ao fator "Ruído, Vibração e Aspereza" (NVH). O resultado é um habitáculo notavelmente silencioso, mesmo quando o motor gerador entra em funcionamento, o que acontece de forma discreta.
A rigidez do bloco do motor e o sistema de polias amortecedoras fazem um trabalho eficaz em manter a experiência de condução serena, o que contribui para um conforto de viagem bastante bom.
Os condutores podem ainda escolher o "Modo de Energia" que preferirem através do ecrã central, otimizando o desempenho do veículo para dar prioridade à condução elétrica ou para garantir a máxima autonomia, conforme a necessidade do momento.
Curiosamente, embora o objetivo desta viagem fosse provar a utilidade do extensor de autonomia, a Leapmotor já chega a Portugal integrada no ecossistema Free2move Charge, desenvolvido pela Stellantis. Isso significa que, quando for necessário carregar, os clientes têm acesso a mais de 800.000 pontos de carregamento na Europa, tanto em AC como DC, diretamente através da app Free2move.
Leapmotor C1o REEV é uma proposta pragmática para a transição
Tianshu Xin, CEO da Leapmotor International, afirmou que esperam que "um em cada dois C10 vendido na Europa seja com extensor de autonomia" (REEV). Depois desta experiência, é fácil compreender esse otimismo.
O Leapmotor C10 REEV mostrou ser uma solução pragmática para a fase de transição em que vivemos. Combina a sustentabilidade e as caraterísticas de condução de um elétrico para o quotidiano com a flexibilidade de um veículo a combustão para as longas distâncias.
Só no primeiro semestre de 2025 vendeu mais de 221 mil veículos na China, liderando as vendas entre as startups de veículos elétricos. Globalmente, a marca tem a ambição de entregar meio milhão de unidades em 2025, quase duplicando o volume do ano anterior.
Em Portugal, a rede já conta com seis concessionários e reparadores autorizados, devendo crescer para nove até ao final do ano.
- C10 REEV: 37.454 euros
- C10 REEV Design: 38.954 euros
Leia também:

























0.4l/100??
hummm, e quanto gastaram a carregar primeiro a bateria?
E quanto a bateria se estragar?
Pode-se usar na mesma?
Ou tem que se comprar a bateria para o carro circular?
O motor funciona como gerador, mas será que consegue gerar electricidade para conduzir, mesmo que se desligue o carregamento da bateria?
Eu propunha, uma coisa diferente, e ai sim está a solução.
Em vez de ter um carro electrico, com capacidade de um gerador para carregar a bateria.
Termos um carro de combustão, que usa uma bateria muito mais pequena, para as acelerações,travagens,arranque.
970Km ainda é pouco, mas já é muito melhor.
E se for o motor a combustão a estragar ?
Qualquer hibrido sem bateria, motor eléctrico ou controle do mesmo, não andam a combustão.
“Termos um carro de combustão, que usa uma bateria muito mais pequena, para as acelerações,travagens,arranque.”
Mas isso já tem, são os full hybrid.
É LFP…
Uau…! Eu faço Lisboa-Madrid e Madrid-Lisboa com um único abastecimento.
Mestrado em mentiroso 😀 passaste à primeira 😀
É possível se a viagem for feita entre as 22 e as 6h e a velocidades de estrada nacional, com médias de consumo abaixo dos 4/100 kms. E não é assim tão difícil . Basta alguma paciência.
Só inventam 😀 na teoria até pode ser possível, no caderno. Na vida real não. Teria de ter condições totais, quer de tráfego (ninguém na estrada), meteorologia (temperatura sempre amena), capacidade de concentração e tempo (portanto, tudo variáveis que são altamente impossíveis de conjugar) para conseguir fazer 1300 km com consumos abaixo dos 4,5 litros/100 km. Mas, na cabeça de alguns… 😀
Nós aqui fazemos e falamos de coisas concretas, fazíveis e não de sonhos. 😉
Houve uns bacanos que foram de Marrocos a Londres com 1 depósito. Ou seja o dobro de ir a Madrid e voltar.
A média horária foi superior a 80 kmh
É sempre possível deste que se consiga manter os valores ideais de binário constantes na maior parte do tempo.
Isso de sonhos e loucuras sem nexo, a história está carregada deles. Agora…. no dia a dia, na prática, na realidade 😉 a história é outra.
1 depósito e quantos jerricans ?
Médias abaixo de 4 ? Faz lá bem essas contas. Para um depósito de 70 litros e consumo médio entre os 4,8 e 5 litros aos 100…é só fazer contas. Mas há quem me chame de mentiroso pois estão confinados nos seus pequenos mundos e só os seus mundos são reais …
Isso só confirma o contrário do que dizem por aqui, que andam depressa nas estradas e passam pelos eléctricos, mas depois confirmam o contrário, que andam como avozinhas para gastarem pouco.
Nada de novo.
Já agora, carros com tanques grandes é porque consomem muito, lembro me agora do BMW 850i, já com uns anos, que tem 90 litros de tanque, o problema é que a autonomia dele não vai além dos 600 KMS, porque faz entre 15 a 20 litros aos 100.
Não dizes nada certo. Mas tu é que sabes
O que não está certo ?
O que concluis. O que tem o caso aqui em análise a ver com a tua brilhante conclusão ? Faço-te o boneco de outra forma para te entreteres: que distância faz numa AE um carro a gasóleo a 140 km/h com depósito de 70 litros e que distância faz o mesmo carro, ou um carro com as mesmas características, na sua versão elétrica ? Se não sabes…experimenta. Depois conta aqui. Ah e não vale desligar o AC. Ficamos à espera… E só por último, sim, o meu carro tem um depósito de 70 litros, é a gasóleo, é classe 1, tem 175 cavalos, pesa quase 2 toneladas e, com depósito cheio e condução descontraída, sem me preocupar com os consumos, tem autonomia entre os 900 e 1000km. Se me preocupar com os consumos, essa autonomia aumenta consideravelmente. E é bem real.
A resposta é fácil, faz a mesma distância.
Desligar o AC no diesel ? Sim porque de nota muito mais o consumo num diesel ou num a gasolina, tem aí um artigo na pplware sobre isso.
Então agora já baixou os KMS que ele faz com um depósito ?
Se fosse eléctrico sim, podia preocupar com os consumos, porque esses são bem mais eficientes, logo o cuidado na condução faz aumentar muito a autonomia, num a combustão é praticamente o mesmo.
Mas pronto, obrigado por confirmar que eu estava certo.
JL, tu tens de aprender a ler e a interpretar texto. Para além do mais tens de saber contextualizar as discussões. E tens de perder essa tua mania de desconversar para levar a conversa para o terreno que te é favorável. Fazes perguntas parvas, descontextualizando o que se diz. Isso é o quê ? Teimosia ? Dislexia? é o quê isso ? Baixei os kms que faço com um depósito ? Tu não leste o que eu escrevi, mas apressas-te a comentar. Tem calma com isso. E não, as minhas fontes não são os artigos do Pplware. AS minhas fontes são a realidade. Mas já agora diz-me uma coisa, sobre a tua observação sobre eu baixar os km que o deposito faz: estás tu a dizer que o depósito de 70 litros faz sempre os mesmos km´s, seja lá qual forem as condições ?? Leste isso onde ? Num pacote de farinha amparo ?? Ou foi também num artigo do Pplware ? Mas para que saibas: a resposta é Não. O depósito de 70 litros tem diferentes autonomias conforme as condições de condução .Isso é tão óbvio que até dói (é quase como ler os teus comentários). E depois, não, o elétrico não faz a mesma distância que o diesel até secar nas condições que eu indiquei. Não faz. Agora diverte-te com as tuas idiossincrasias ou mitos ou o que queiras . Ou então lê com calma e evitas muita coisa. Ah, espera, tu não sabes é interpretar…isso é mais grave. Não tenho solução para ti.
Mas eu não desconversei em lado nenhum, só lhe falei de algo do mundo automóvel, que você veio confirmar depois que mentiu.
Eu fiz perguntas para aquilo que afirmou e que está errado.
Por acaso baixou:
“Uau…! Eu faço Lisboa-Madrid e Madrid-Lisboa com um único abastecimento.”
Isto já 1300 kms, depois veio dizer que:
“tem autonomia entre os 900 e 1000km.”
Não, não disse que faz sempre os mesmos kms, disse que carros com depósitos maiores é porque consomem mais, dai necessitarem de depósitos maiores para atingir a mesma autonomia que os outros.
Diferentes autonomias conforme as condições ? mas isso é o quê ? algo à Jacques de La Palice? isso acontece em em qualquer veiculo seja ele qual for, até mesmo a palha.
Mas os meus comentários têm fundamento, já os seus nem por isso.
Claro que não faz a mesma distância, o eléctrico, alguém disse isso ?
Ao que parece é você que não sabe ler, por acaso mencionou que era com a mesma carga ?
Não. Leia tudo. Está em português. Sabe ler ??
O carro que tenho faz 1300 km e até mais se tiver mais cuidado ainda com a condução. MAs também só lhe retiro uma autonomia entre 900 a 1000 se o ritmo da condução for outro !!! Isto é mentir ??? Então se acontece em todos, como diz, eu é que estou a mentir ???? Você é bipolar ou o que é ?? Você diz o mesmo que eu, e depois você é que tem fundamento ??? Vá tratar-se, por favor !
Já li, não alterou nada.
Não leu, por isso não alterou. Vá tratar-se. A negação pode levar à depressão.
É.
Não, sou uma pessoa normal.
Eu não digo o mesmo, digo algo bem diferente, eu não vinha para aqui dizer que faço sem o fazer.
Mas eu não neguei nada, já você sim.
Portanto se diz que tratamentos fazem bem, é porque tem essa experiência. Não vale a pena ir por aí, já sabe o que acontece.
Eu tenho esperança que os tratamentos lhe façam bem, pois já vi muitos a fazê-los e a coisa resultou. É isso que me diz a experiência. Mas também já vi casos perdidos e não podemos excluir a hipótese do seu caso. Agora, diga lá aqui o que é que eu neguei e você não.
Se tem esperança é porque já passou por isso.
Ah ok, portanto a inventar novamente como lá em cima.
Como sabe se sou um caso perdido, é médico especialista ? qual especialidade ?
Negou que:
“Não dizes nada certo. Mas tu é que sabes”
Disse que fazia o percurso com um depósito, e depois negou.
Você insiste em não ler: tenho experiencia porque já vi, conforme eu disse Ou já não leu a minha resposta ? E o que eu sou, isso não interessa. Nem você vai saber. Mas neguei o quê ? Diga lá. Concretize. Detalhe lá a minha negação. Diga lá o que eu neguei. Faça lá o exercício completo.
Se já viu é porque é algum especialista que consegue ver a doença dos outros pelas palavras num fórum. Lool
Já li todas.
Não interessa para não voltar a mentir ?
Já lhe disse o que negou, se sabe o que escreve, sabe muito bem.
Já está feito, é ler onde falei disso.
Agora já foge à questão ? Diga lá onde é que eu disse que “fazia opercurso com um depósito, e depois negou”. Diga lá com todas as letras onde neguei. É capaz ? Ou prefere arrumar o assunto na gaveta dos seus preconceitos e suas intransigências ? Diga lá onde eu neguei a minha afirmação.
Já o disse aqui:
https://pplware.sapo.pt/motores/ensaios/leapmotor-c10-reev-conduzimos-de-lisboa-a-madrid-com-um-unico-abastecimento/comment-page-1/#comment-3763227
Não tenho preconceito nenhum, ao contrário de alguns de vocês.
Não fuja. Diga lá o que é que eu disse. Não se refugie nos links que tanto você gosta. Escreva lá o que eu disse. Escreva lá a minha afirmação e a minha negação que você diz que eu fiz, se for capaz. Escreva. Não seja superficial. Diga lá tudo.
Quem está a tentar fugir é você, esse link vai para um comentário escrito por mim.
Eu não escrevi o que disse, eu copiei.
Está a fugir porque já entendeu e é um teimoso. Mas desafio-o a escrever preto no branco o que eu disse e que depois o tenha negado. Escreva lá. Diga sem se socorrer de evasivas.
Quem está a ser teimoso é você, está sempre a perguntar pelo mesmo.
Já lhe disse onde negou, até deixei o link.
Não se refugie nos links. Diga lá você quais foram as minhas palavras . Eu é que lhe pedi pra o fazer e você insiste em não fazê-lo. Quem é o teimoso ? Diga. Tenha a coragem de escrever quais foram as minhas palavras em que faço uma afirmação e em que faço uma negação. Escreva. Não se acanhe. Agora parece acanhado. Não é hábito seu.
Ainda não entendeu que o link é para um comentário meu ?
É só ler.
Mas eu já o fiz, para quê fazer novamente ? Depois eu é que sou teimoso.
Já lá deixei as suas palavras, estão dentro das aspas.
Escreva. Sem links. Escreva lá preto no branco a minha negação. Escreva. Não fuja. Sim, é teimoso, porque a humildade é coisa que não lhe assiste. Escreva lá aqui a minha afirmação e a minha negação. Não acredito que não tenha coragem de o fazer, ou não quer fazer ? Faça. Mostre lá .
Mas está escrito por mim, é só seguir o link.
Tanto que não estou a fugir que já disse 4 vezes.
Não. Escreva lá aqui novamente o seu raciocínio. Escreva tudo o que disse. Eu até lhe estou a dar essa oportunidade. Escreva. Demonstre lá o que disse sobre mim. Mostre lá a minha negação à minha anterior afirmação.
Aqui tem:
Mas eu não desconversei em lado nenhum, só lhe falei de algo do mundo automóvel, que você veio confirmar depois que mentiu.
Eu fiz perguntas para aquilo que afirmou e que está errado.
Por acaso baixou:
“Uau…! Eu faço Lisboa-Madrid e Madrid-Lisboa com um único abastecimento.”
Isto já 1300 kms, depois veio dizer que:
“tem autonomia entre os 900 e 1000km.”
Não, não disse que faz sempre os mesmos kms, disse que carros com depósitos maiores é porque consomem mais, dai necessitarem de depósitos maiores para atingir a mesma autonomia que os outros.
Diferentes autonomias conforme as condições ? mas isso é o quê ? algo à Jacques de La Palice? isso acontece em em qualquer veiculo seja ele qual for, até mesmo a palha.
Mas os meus comentários têm fundamento, já os seus nem por isso.
Claro que não faz a mesma distância, o eléctrico, alguém disse isso ?
Ao que parece é você que não sabe ler, por acaso mencionou que era com a mesma carga ?
Então e o contexto das minhas citações ? Não lhe interessa ? Está lá tudo escrito, só tem de acrescentar o contexto que deliberadamente retirou. Para quê ? Fica feliz assim ?
Não, porque para fazer esta viagem não vai pela nacional de forma descontraída e a fazer o tempo que este teste levou.
Está a ver como descontextualizou tudo só para por em causa? É isso que você gosta de fazer. Eu por acaso dei-lhe detalhes da minha experiência e como foi feita ? Você é que assume coisas na sua cabeça.
descontextualizei não, você é que o fez, isto para alegar algo que talvez seja possível mas a fazer consumos.
Portanto eu mantive me no tópico.
Veio falar das condições em que o faz no fim de lhe chamarem à atenção.
Eu dei sempre contexto ao que disse. Você escolheu omitir o contexto quando faz as minhas citações. Você está a mentir.
Não, só deu depois de 2 pessoas o alertaram.
Somos tão ingénuos com esta questão dos veículos eléctricos. Parecemos crianças a medir distâncias e capacidades de baterias. Realmente não entendemos nada e somos felizes.
O depósito do meu carro a gasóleo tem 75 litros (sim, o carro já tem muitos anos, quando faziam carros com depósitos de combustível decentes…).
Consome uma média de 5L/100 em autoestrada até 120 Km/h.
Também vai de Lisboa a Madrid sem parar .
Mas não é elétrico. 😉
Claro que não, só ficou a nota das diferenças na mobilidade ;-).
Seja electrico ou hibrido nem de borla os quero.
nem revistas automoveis já compro agora só vendem produto, smartphones com rodas.
Se não quer porque se importa ?
Provavelmente porque as decisões pró elektras impactam negativamente na carteira de quem não pode ou não quer um carro elektro, não lhe parece?
Claro que impacta, assim andam a gastar muito mais, mas ao que parece defendem mesmo para não ter posses, estranho no mínimo.
Que carro é esse ?
Há muitos carros. Tu julgas que sabes tudo e duvidas de todos porque apenas cabes no teu pequeno mundo.
Por não saber é que perguntar, nunca lhe passou isso pela cabeça ? Quando não se sabe, pergunta-se. Simples.
Meu pequeno ? Até descobri que afinal você mentiu ali mais acima.
Por questões de privacidade não revelo aqui os meus dados . Se não compreendes isso, tenho pena. Como tenho pena que os valores subjacentes à tua presença aqui seja a de ofender quem tu não conheces só porque o que eu ou outro qualquer relata uma realidade fora do teu alcance. Tens palas nos olhos, venderam-te uma ideia, mas és incapaz de te convencer de que podes não estar certo. És incapaz de te por em causa só porque tens dificuldade em lidar com algo que seja contrário ao que acreditas. Não te admito, nem a ti nem a ninguem a ofensa. Não te admito. Mas é esse o teu refúgio, como já percebi. Como és incapaz, ofendes. é a tua defesa. Boa sorte com isso. Este site não merece os meus dados pessoais: só há três coisas que os mais atentos aqui sabem sobre mim : tenho um Pixel 8, tenho um IPad Air de 2012 a funcionar, e o carro que tenho é a diesel fabricado pelo grupo VW (que aliás vou vender para voltar a comprar outro a diesel). É o que sabem aqui sobre mim. É muito lamentável a tua ofensa. Passa bem e ainda bem que não nos conhecemos.
Mas eu não ofendi ninguém, disse apenas que você admitiu ter mentido.
Não tenho dificuldades nenhumas, nem vergonhas, daí fazer perguntas quando não sei.
Volto a dizer que não ofendi ninguém.
Afinal os diesel duram tanto que até vendem um para comprar outro.
Você chamou-me mentiroso. E eu não admiti nada. Você não leu ou se leu não entendeu nada porque você não tem interesse em entender. Você por pura teimosia não quer entender e não quer ler. Vá tratar-se. Você não faz perguntas. Você coloca em causa porque só acredita na sua realidade e não concebe a existência de outras realidades. Você é limitado. E ofendeu. Ofende quando me chama de mentiroso. E escusa de fazer observações provocatórias. Agora não se pode vender um carro e comprar outro ? É proibido ? Tem algum problema com isso ? Se calhar você ainda tem de comprar e vender não sei quantos carros como eu já comprei e vendi para aqui chegar. Tenha juízo. E não ofenda, porque não o admito. Você ofende porque coloca em causa e chama de mentiroso. Isso é ofensa.
Onde chamei ? coloque sff aqui a frase.
Eu entendi aquilo que você disse, primeiro que fazia, e depois já não faz.
Eu não coloquei nada em causa, eu disse um facto que todos sabem, pelo menos os que entendem de automoveis.
Não ofendi em lado nenhum.
Eu disse que não podia vender o carro e comprar outro ? depois sou eu que entendo mal ?
Para quê ? afinal os que compro duram mais.
Eu tenho muito juizo, talvez até demais, não o ofendi em lado nenhum.
Não ofendi nem chamei mentiroso.
Onde é que eu admiti ter mentido ? Diga lá. E o que é que você escreveu sobre a venda e compra ? Que observação fez ? Diga lá. Ou já não se lembra ? Foi você que escreveu. Demonstre lá que não me chamou de mentiroso demonstrando que eu admiti estar a mentir.
Aqui: “com depósito cheio e condução descontraída, sem me preocupar com os consumos, tem autonomia entre os 900 e 1000km”
Não me diga que vai a Madrid e vem e preocupa-se com consumos ? Se disser que sim é porque nem consigo consegue ser sério.
Estão lá as observações, não é preciso dizer novamente.
Não lhe chamei mentiroso em lado nenhum.
Então explique lá: eu com uma condução descontraída sem me preocupar com os consumos, faço entre 900 e 1000 km e sim, se me preocupar com os consumos e se for esse o objetivo, consigo fazer Lisboa-Madrid e Madrid- Lisboa com um depósito de 70 litros. O que é que não percebeu e que o levou a chamar-me de mentiroso ?? Sabe o que é uma condução descontraída ? Vá, explique lá !
Se quisesse fazer alguma comparação usava o mesmo tipo de condução que foi usado neste teste.
Eu fiz duas afirmações concretas sobre os consumos do carro que tenho. A comparação faz-se com o que é exposto neste artigo. Qual é o problema que você tem com isso a ponto de me chamar de mentiroso? Retire o que disse e tenha vergonha.
Não fez comparação nenhuma, afirmou que fazia o percurso de ia e volta sem abastecer.
Pois faço, se me preocupar com os consumos, faço-o. Sabe quantos quilómetros já consegui fazer sem abastecer só para bater num teimoso como você ? 1417 km. Foi no ano da greve dos transportes de combustíveis em pleno mês de férias em agosto em que abastecer era difícil e em alguns locais impossível mesmo. O desafio do grupo que viajava conosco era este – fazer o maior numero de kms sem abastecer. Quer continuar a chamar-me de mentiroso ?
Então quando poder deixe aqui um relatório da viagem com imagens dos contadores.
Ah, a andarem como venhinhas como é sempre, no fim mostram um teste feito a velocidades de autoestrada, e vêem dizer que fazem melhor ou igual, mas afinal não.
Nesse caso o meu eléctrico também faz esses KMS com uma carga.
Já agora, nunca lhe chamei mentiroso, escusa se continuar a vitimizar-se.
O que são “venhinhas” ? Relatório ?? Quer também saber a que horas fui ao wc e onde ? Quer saber quantas fezes fiz a prova de vida (nem você sabe o que isso é…) ? E sim, você chamou-me de mentiroso. A vitima é você, mas ainda não percebeu…
Uma simples descrição de como fez a viagem, tal como o autor do artigo fez.
Se incluir paragens já não vale.
Não, não chamei, se chamei copie para aqui essas palavras ditas por mim.
Você desenhou o cenário imaginário para dizer que eu admiti ter mentido, chamando-me por isso de mentiroso, quando eu não admiti nada disso e porque eu fiz afirmações sobre o consumo do meu carro em cenários e circunstâncias diferentes. A parti daí você construiu essa ideia de eu admitir estar a mentir porque disse duas coisas diferentes dos consumos do meu carro (sim condução em dois contextos e circunstancias diferentes). Mas você, qual cabeça dura, não concebe a possibilidade de o mesmo carro, sob diferentes condições e estilo de condução, fazer consumos diferentes. A casmurrice, dá nisso. Sobre a viagem : “se incluir paragens já não vale ?” o que tem isso a ver com o facto de fazer um numero de Kms sem abastecer ? Você baralha tudo para ver se reina, mas comigo não vai conseguir.
Não entendi nada do que disse, porque não admite que afinal estava errado ?
Agora não entende ? Está escrito em português ou não está? Agora deu em evasivas ? Está com preguiça em ler. É muito texto para a sua capacidade ? (geralmente só lê metade) ! Você admitiu ter-me chamado de mentiroso. Agora o resto…
Não é muito texto para a minha capacidade, é sim muita desculpa para admitir o que você disse de errado.
Eu nunca admiti que lhe chamei mentiroso, porque nunca chamei, portanto quem está a mudar de conversa é você.
Você é mesmo bipolar. Agora diz que não disse o que disse ? Depois de ter confirmado que disse ? Oh meu caro, você está todo atrofiado. Até acho que me enganei no parêntesis que fiz : você nem metade lê do que os outros escrevem. Talvez um quarto, e mesmo assim … Vá ler.
Deve estar a fazer confusão consigo, porque quem mudou de opinião não fui eu.
Eu nunca confirmei que lhe chamei mentiroso, está realmente um pouco confuso.
Por acaso li tudo, já você não, tanto que tive copiar um post inteiro para que lesse o que tinha dito.
Não invente. Porque se diz que leu tudo…não leu. Você só lê o que lhe interessa. Você admitiu. É ponto assente. Leia.
Tanto li que até fiz quote das partes onde assume que não faz mais de 900 a 1000 KMS.
Não admiti em lado nenhum que lhe chamei isso, porque não chamei.
Não, não leu e é teimoso. Você fez citações descontextualizadas para dizer que assumi coisas que não assumi. As assunções estão todas na sua cabeça. Eu dei contexto às duas situações. Você escolheu omitir. Pior, você escolhe mentir.
Li pois, você é que não leu o que escreveu antes e depois tentou remediar o erro.
Não menti em lado nenhum.
Onde e qual erro é que eu tentei remediar ?
Já lhe indiquei onde, até copiei o post e coloquei vários links dele.
E eu já lhe disse que descontextualizou as minhas citações. Quer que escreva “ponto final” ou basta o “.” ?
Não fiz isso, eu usei as suas palavras.
Para mim já houve um ponto final, para mim já não há dúvidas.
carro com mais de 20 anos de segmento D ou maior a fazer 5 litros em AE? acredita quem quer…
A qualidade está para trás não pra frente. Os novos são os veiculos bio-degradaveis a saida do stand já se estão a desfazer.
Veículos novos duram mais que os antigos, os antigos duravam muito porque andavam pouco e tinham tratamentos diferentes.
Mais uma frase para as memórias JL:
“Veículos novos duram mais que os antigos”
(Só tens é que esperar 20anos para poder confirmar)
😀
Haja comédia..
“Lol”
Next..
É preciso esperar ? Basta ver os KMS que fazem agora e antes não faziam.
Sim, haja comédia feita por si.
https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/Efp5F5tZ28NGj1GFWdHhF40BUNZCRhg0WS8hnftoeRUAzw
Cumprimentos
Qual é a idade desse ?
Foi a descer o quê?
Por acaso foi a subir, ou seja onde os donos dos elektros dizem que gasta mais.
Também pode ter sido a descer.
Para esses é igual, a eficiência não é o forte deles.
Por acaso para mim é igual. Saio da ~cota zero do nível do mar e chego ~na mesma cota. Nunca percebi essa dos donos dos elektros desculparem-se que para cima gasta mais pq é a subir loolooolool
Eu também não, só o vi a si dizer isso, não sabia que já tinha eléctrico.
Quando a falta de conhecimento fala mais alto. Se não sabes, não duvides.
Mas eu duvidei onde ?
Tu não duvidas, tu chamas de mentiroso. É pior. Mas nem isso consegues discernir…
Onde chamei mentiroso ?
Sim, você não me chamou de mentiroso. Você só disse que eu menti. Isso está mesmo mal. É mesmo patológico.
Não, não chamei em lado nenhum, continua a mentir.
JL, você está doente. Diz que não me chamou de mentiroso e que por isso continuo a mentir. Você precisa urgentemente de tratamento ou quiçá, internamento.
Mas também é médico ? De que especialidade ?
Vê em algum lado eu a chama-lo de mentiroso ? ou então não sabe ler.
Depois o doente sou eu….
Qual é a sua especialidade ? é que assim ficamos a saber se continua a inventar ou não.
Você diz: “Não, não chamei em lado nenhum, continua a mentir”. Então ? Não me está a chamar de mentiroso ? Você tem de se tratar. Eu sou o que sou e você nunca saberá.
Portanto não chamei de mentiroso em lado nenhum, faz isso só para se vitimizar.
Não preciso de me tratar, porque estou bem e sei português.
Exato, tem medo de dizer o que é para não se vitimizar novamente.
Vitima, eu ? Vitima de quê ? Só se for da sua bipolaridade, pois já não responde e opta por fugir à questão porque sabe que me chamou de mentiroso.
Se está a dizer que alguém lhe chamou algo que não foi proferido, está a vitimizar.
A minha posição sempre foi a mesma.
Você diz ““Não, não chamei em lado nenhum, continua a mentir”. Nega que disse isto ?
Eu disse isso, mas não lhe chamei de mentiroso. Se não sabe a diferença, tem de estudar português.
Agora já diz que disse? Isso não é chamar de mentiroso ? Olhe que o seu português é mesmo muito limitado.
Não, desde quando eu disse que era mentiroso ? Anda muito confuso você.
Você chamou-me de mentiroso. É um facto. Está escrito por si e você já o admitiu. Só tem de se retratar.
Não é facto nenhum, porque não chamei.
Chamou-me de mentiroso e isso não lhe admito, nem a si, nem a ninguém. Você escreveu e admitiu.
Claro que não admite, nem tampouco eu chamei isso, o que tem feito é vitimizar-se, uma forma sem sentido de admitir o erro que fez por aqui.
Mas qual erro ? O que eu fiz ? Agora é você a vítima ? Em que ficamos ? Qual erro ? Elucide-me.
O erro que cometeu em vir gabar-se que fazia o que não consegue fazer.
Gabar ? O que aqui foi exposto é ridículo quando todos os que como eu tem carros parecidos ao meu sabem como é a realidade. E você não tem a mínima noção do que fala pois duvida do que se diz. Não tem noção. E expõe-se ao ridiculo. Devia tomar um verdadeiro banho de realidade e deixar de viver ilusões. Prove lá o que diz. Demonstre lá que eu não faço o que fiz.
Eu não duvido, tenho a certeza, você e outros não são os únicos que têm automóveis.
Tenho muito boa noção.
Tenho de provar tanto como você.
Tem a certeza de quê ? Não tem de provar ? Então porque pede provas aos outros ? Você tem definitivamente pouca noção e pior, acha que tem muita.
Não lhe posso provar sem me dizer que viatura se trata, mas nem preciso provar, você próprio provou.
Mas por que carga de água eu tenho de lhe provar alguma coisa ? Você escolhe. Só não precisa de escolher a ofensa por ter convicções diferentes das minhas e por viver realidades diferentes das minhas. É do mais básico e você não compreende.
Onde disse que tem de provar ?
Mas eu não ofendi ninguém.
Você duvida e ofende. E sim, quer provas. Está farto de o pedir. Não se lembra do que escreve ? E sim, ofende quando duvida. Não tem razão alguma para o fazer, mas faz.
Duvidar não é ofender.
Eu pedir provas para o que alega fazer, mas depois veio dizer afinal fazia menos KMS , portanto deixei de pedir.
Volto a repetir, duvidar não é ofender.
Já lhe disse que contextualizei. Não insista na sua intransigência e mentira.
A sua duvida passa a ofensa a partir do momento em que deturpa e descontextualiza. Não merece mais comentários. Faça-se à vida.
Mas eu nunca deturpei, nem tentei sequer ofender, se assim o entendeu, peço desculpa, nunca foi minha intenção.
Qual foi o vosso consumo real na viagem?
Não me digam que o carro tem um depósito de 5 litros.
O depósito tem capacidade para 50 lts e a bateria da mais uns 28kWh, suficientes para 100 kms adicionais em AE se não passar dos 120.
Ou bem mais.
Quanto mais saem modelos novos mais eu ando pra tras, o meu proximo, Range Rover diesel decada 80
Mais limitado fica.
Obrigado pela investigação e partilha.
Não deixa de ser interessante como curiosidade, temos aqui um electrico agarrado a um gerador 1.5 que combinados conseguem na teoria + de 970km..
Uma combinação interessante entre carro chinês e roulote de farturas, mas não deixa de ter piada como leitor de netflix.
Na era melhor sair um pouco da cozinha e olhar o mundo à sua volta ? Assim não vinha falar de fogões em artigos sobre automóveis.
Se bem me lembro o Opel Ampera foi um dos primeiros carros a usar um motor a gasolina (no caso do Ampera 1.4) para gerar eletricidade para nadar, houve uma noticia não sei bem onde que gastou, 7,40 euros em gasolina para fazer Lisboa Estugarda.
Cada u tem a sua opinião e eu respeito, mas para mim não quero outra coisa que não um BEV, e não tenho nenhum problema com a autonomia, nem com os tempos de recarga, sei o que vao dizer que o carro deve-nos servir a nos e não nos o carro, mas tendo eu andado muito tempo em carro de bestas, bicicleta e motas do 50cc, o tempo da viagem é a minha menor preocupação, o que eu quero é chegar, e chego quando chegar. O que me preocupa é haver gente a circular nas vias sem respeito pela vida deles e muito menos de que anda na estrada isso é que me preocupa, e ir de Lisboa a Madrid, Paris, Berlim, ou a outro sitio qualquer e tiver de para seja quantas vezes for necessário isso é um bem maior, pois esticamos as pernas, aliviamos a mente, e até podemos por energia, é por isso que o transporte pesado tem os equipamento chamado tacógrafo, para regular os que teimam é não querer ser regulado. Os ligeiros deveriam ter o mesmo .
Simplesmente idiota… Então compramos este carro porque é econômico, mas o carro pesa cerca de 2000 kg! E depois tem jantes 20! Onde está a economia ou eficiência? Depois quando tivermos que fazer a manutenção são 2, a eléctrica e a de combustão! Onde é que isto fica mais económico para o cliente que compra o carro? Onde é que 50L de gasolina para fazer 950 km é econômico? A proposta que vocês aqui apresentam é a mesma que o Opel Ampera apresentou e na altura não foi nenhum sucesso… Talvez agora como as pessoas estão mais estúpidas, e com a China a dizer que é a próxima moda … Bom, talvez pegue! A mim não me apanham! E outra, o carro nos primeiros 145 km faz média de 0,4 l/100 km porque tem as baterias carregadas e depois das baterias descarregarem, quanto é que consome? Uma coisa é certa, o motor elétrico pesa, não sei quanto, a bateria também pesa,… Quanto + peso, + consumo, não é por acaso que o carro pesa quase 2000 Kg…
Que tem o peso a ver com o consumo ?
Qual é o carro a gasolina que faz 950 KMS com 50 litros ?
Por acaso peds 1950 kg.
Um a gasóleo pesa mais que um a gasolina, no entanto o primeiro consome menos, volto a perguntar, o que tem a ver o peso com a eficiência?
O que tem peso a ver com consumo? A sério que fazes essa observação? Tá tudo dito…
Exato, tanto está dito que não disse o contrário.
Claro que está! Mas só para que conste, qual o consumo desse carro depois dos primeiros 150 kms feitos? Aposto que não sabe! KMS reais!
Claro que não sei, ainda não o testei.
Então quando o testar depois partilhe aqui com o pessoal… Isso é que era de valor, saber o consumo real aos 100 km depois da bateria estar descarregada … Isso é que importa porque quem compra um carro destes certamente não é só para fazer viagens de 150 km…
Por acaso eu falei alguma coisa sobre o consumo deste carro ? não vejo onde.
Quem compra este carro está a contar fazer a maioria das viagens até aos 150 kms, e algumas, poucas, acima disso, onde ainda tem algum receio dos carregamentos fora de casa.
Muito gosta o pessoal dos eletrificados de inventar siglas e nomes.
REEV … trocando as letras fica EREV.
É uma coincidência? Não, o REEV-Range Extended Eletric Vehicle é o mesmo que EREV-Extended Range Eletric Vehicle
O resumo do que escrevi no último post sobre os EREV da Toyota:
“Os EREV há por cá andam há bastantes anos e os PHEV também. Olhando para os modelos e datas de lançamento dos EREV nota-se um número mais reduzido de marcas que os produzem (e uma descontinuidade nas marcas) e um número de modelos muito inferior ao dos PHEV.
Os EREV estão habitualmente incluídos nos números dos PHEV. O que se consegue saber é que, nos últimos 5 anos, foram vendidos 21 milhões de PHEV (incluindo EREV) e que os EREV representaram um nicho nos PHEV+EREV.”
https://pplware.sapo.pt/motores/toyota-surpreende-e-aposta-no-eletrico-com-motor-termico-para-gerar-energia/
Continuo sem perceber qual foi o consumos médio no final da viagem.
Finalmente alguém teve 2 neurónios para perceber a eficiência energética do motor eletrico na tração de um carro, e um motor termico a servir de gerador. Tudo aliado a uma mecânica muito mais simples. Agora é só substituir o 1.5cc por um 900cc, porque estamos na europa e não na china.
Finalmente? Os EREV já existem desde 2010, há 15 anos. Parece é estar a haver um renascimento no interesse.
Boa tarde, o que eu gostava de saber era os consumos reais.
Curiosamente, já pelo menos mais 2 utilizadores perguntaram e não tiveram resposta.