Jovem de 13 anos é o primeiro ser humano a “vencer” o Tetris
Não haverá quem não conheça o Tetris. Este jogo, que apareceu em 1984, pelo mão do designer de jogos russo Alexey Pajitnov, já correu em dezenas de consolas e tem milhões de adeptos que ainda hoje se defrontam para tirar o recorde de níveis jogados. O curioso é que contam com uma série de "glitchs" ou falhas no código para serem os imbatíveis. Ano após ano, técnica após técnica, o recorde poderá agora ficar com um jovem de 13 anos que conseguiu "vencer" o Tetris.
Tetris: Bater os adversários com as falhas do jogo
Um jogador casual poderia razoavelmente assumir que, passados quase 35 anos, não restam muitas conquistas a alcançar na versão original de Tetris para a Nintendo. Willis "blue scuti" Gibson, no entanto, não é um jogador casual, nem de longe! E em 21 de dezembro, o jovem de 13 anos conseguiu um feito aparentemente impossível - tornou-se a primeira pessoa a "quebrar" o clássico jogo de puzzle.
Durante uma transmissão em direto, Gibson chocou os espetadores (e a si próprio) ao deparar-se com uma falha nunca antes documentada, que pôs fim ao jogo, enquanto jogava Tetris no nível 157. Para conseguir um feito que muitos consideravam impossível, Gibson contou com horas de treino e com uma comunidade dedicada a este icónico jogo.
Veja abaixo um longo resumo do momento histórico do jogo feito pela aGameScout:
Uma falha com quase quatro décadas de existência
Concebido pela primeira vez pelo engenheiro de software soviético Alexey Pajitnov em 1984, o Tetris acabou por chegar aos EUA em 1988 através de várias versões, incluindo o popular jogo de cartucho da NES. Pode ler a história surpreendentemente complexa do desenvolvimento e licenciamento do Tetris aqui.
Há muito que o Tetris é um jogo de eleição para os jogadores competitivos de todo o mundo. Durante décadas, os jogadores acreditaram que o nível 29 do jogo clássico era o nível mais alto que se podia atingir. Nessa altura, a velocidade de queda dos blocos torna-se tão rápida que é difícil mover consistentemente as peças para ambos os lados do campo de jogo utilizando o comando da NES, garantindo uma eventual derrota.
Tecnicamente, não se tratava de um "ecrã de eliminação" propriamente dito, em que um erro de codificação faz cair o jogo. O nível 29 não inclui uma falha no jogo, mas como não era fisicamente possível acompanhar o ritmo, quase toda a gente aceitou que o nível 29 era ostensivamente o ecrã de eliminação original do Tetris.
No entanto, passados 22 anos, o mundo de Tetris foi revolucionado graças a um dos primeiros jogadores competitivos profissionais de videojogos.
Em 2010, Thor Aackerlund atingiu o nível 30 através do "hypertapping", um método de speedrun em que um jogador vibra os dedos de forma a permitir que o comando se mova mais depressa do que a velocidade do jogo. A partir daí, outros jogadores profissionais rapidamente ultrapassaram o recorde de Aackerlund, adotando também novas e complexas técnicas de speedrunning com o comando.
Em novembro de 2023, os jogadores conseguiram atingir o inimaginável nível 148, o nível máximo oficial.
Entretanto, o Tetris encontrou tecnicamente o seu par num programa de IA especificamente concebido para jogar até que uma versão ligeiramente modificada (para acomodar pontuações mais elevadas) da codificação e da RAM do jogo se esgotasse. Ao mesmo tempo, os entusiastas começaram a investigar a matemática subjacente ao próprio código do software para determinar teorias estatisticamente derivadas sobre como um humano poderia "vencer" o jogo não modificado.
No final de 2024, os veteranos do Tetris determinaram que um jogador dedicado conseguiria fazê-lo sob um conjunto muito específico de condições.
O adolescente que superou o Tetris
A 21 de dezembro de 2023, Gibson conseguiu-o, tornando-se a primeira pessoa documentada a conseguir o "verdadeiro" crash do jogo.
Quase 40 anos após o seu desenvolvimento, um jogador humano venceu legitimamente aquele que já foi considerado um clássico imbatível. Fiel ao legado de Tetris, o marco de Gibson não é o fim do caminho - os jogadores estão agora a tentar novos recordes, como obter pontuações ainda mais altas e jogar o máximo de tempo possível, evitando a falha do ecrã de morte.
O ano de 2023 terminou em grande para o mundo dos jogos competitivos, mas, tal como o próprio Tetris, há sempre outro nível para dominar.
estranho é este não é versao original do jogo..nao faço ideia pq falam de bater o tetris..se nao o é…
o tetris original…feito em pascal….nao havia niveis….depois do 9…..era sempre o 9 uma pessoa perdia por cansaço……a pontuacao mais elevada era 32677….devido aos 16 bits do jogo….passava para -32677 depois…..voltava a zero…e voltava a subir…..ou seja entrava em looping…fiz isso uma vez..dei a volta completa e desisti pq cheguei ao que queria…o meu normal era deixar.me perder perto dos 32677 para ficar o record gravado..que em negativos nao ficava 😉
nas maquinas o record era 1.000.000 que tambem depois ia para negativos…..nunca tive ninguem que me ganhasse embora muita gente o tentou…..
Vê o filme que foi lançado sobre o desenvolvimento do jogo. É explicado como o jogo foi inventado. E como chegou às consolas.
Vi o filme e engraçado ver contextualizado as diferentes versões de Tetris que tinha em disquetes de 5,25°.
o que tem isso a ver com o tetris original? uma coisa é chegar la outra coisa é dizer “primeiro ser humano a vencer o “TETRIS””. Existem 500 versoes do tetris. um puto vence uma de consolas já é o maior do mundo..ele é numa das versoes…mais que isso nunca na vida…..so ha 1 original e mais nada. tudo o resto foi tentar ganhar coins. o original nao podia ganhar coins que foi feito com software pirata (do que me lembro). eu tinha prai 15 anos btw…u forçava os blocos no nivel 9 constantemente para cairem para baixo instantaneamente que era muito “lento” no nivel mais alto. o meu pai nao acreditava que era eu a jogar…. 😉 depois apareceram nas maquinas…metia 50 escudos na altura enquanto esperava por alguem e ficava la o tempo que kizesses ou ate chegarem.
Não, de facto eles jogam o jogo original.
Com apenas 13 anos, é inacreditável.
Curioso isto acontecer no ano em q sai o filme sobre o tetris…mera coincidencia…
Pronto, já me estragaste a admiração 😀 😀 😀
Já viste o filme? Está muito interessante. Mas realmente é uma boa coincidência. Se bem que, pelo resumo feito, isto não deverá ficar por aqui.
Nas máquinas de arcade, e somente com uma moeda de 50 escudos, estive mais de 2 horas a jogar, sem inserir mais nenhuma moeda, continuadamente a jogar, isso sim é um recorde. Dei 2 vezes a volta a máquina, pois chegava ao nível 999 e passa a 0.
Estiveste 2 horas a jogar com uma moeda e deste duas voltas à máquina ?
Disseste isso para impressionar as garotas por que por aqui passam ? Mas há alguém que acredite nisso ?
Eu não conheço o Luís, e vi também várias pessoas darem duas vezes a volta e continuarem… Lá porque usavas fraldas na altura, não quer dizer que saibas alguma coisa.
Provas tenho. Só acreditas se queres, e não estou aqui para impressionar ninguém. Passa bem!
Realmente é de louvar, 2 voltas á máquina em mais de duas horas, em que cada volta tem 999 niveis dá uma média de 5 segundos por nível. Deve ter sido uma loucura
“No final de 2024, os veteranos do Tetris determinaram que um jogador dedicado conseguiria fazê-lo sob um conjunto muito específico de condições.” Enfim…