Israel intensifica bombardeamentos em Gaza e corta serviços telefónicos e de Internet
O conflito escalou para uma nova etapa e Israel intensificou os bombardeamentos na Faixa de Gaza. Nesta noite de ataques, os serviços de Internet e de comunicações móveis caíam no território palestiniano.
Comunicações mostram ao mundo os ataques em direto
Uma série de grandes explosões iluminou o céu sobre a cidade de Gaza após o cair da noite de sexta para sábado. Vários relatos afirmaram que o norte de Gaza estava a ser bombardeado por ataques aéreos e artilharia.
As organizações no terreno, como o Crescente Vermelho Palestiniano, referiram ter perdido completamente o contacto com a sua sala de operações em Gaza e com todas as suas equipas que operam no terreno.
🚨🔴 PRCS: We have completely lost contact with the operations room in #Gaza Strip and all our teams operating there due to the Israeli authorities cutting off all landline, cellular and internet communications. We are deeply concerned about the ability of our teams to continue…
— PRCS (@PalestineRCS) October 27, 2023
O porta-voz militar israelita Daniel Hagari afirmou que Israel aumentou os ataques aéreos "de uma forma muito significativa" e que as forças terrestres estavam a "expandir a sua atividade" em Gaza.
Hagari disse aos residentes da cidade de Gaza para se deslocarem para sul na sexta-feira à noite, enquanto os ataques se intensificavam. Segundo é referido, as comunicações e a Internet foram cortadas na Faixa de Gaza, após o início dos ataques israelitas. Nessa altura, os bombardeamentos por ar, mar e terra foram, de acordo com o Governo do Hamas, "os mais violentos desde o início da guerra", em 7 de outubro.
Segundo dois grupos de defesa dos direitos humanos, o corte total das telecomunicações e da internet na Faixa de Gaza, sujeita a uma iminente invasão terrestre israelita, pode "servir para ocultar atrocidades em massa".
Este apagão de informação pode servir para ocultar atrocidades em massa e contribuir para a impunidade das violações dos direitos humanos.
Referiu num comunicado, Deborah Brown, responsável da organização não governamental (ONG) Human Rights Watch.
Será ainda mais difícil obter informações e provas essenciais sobre as violações dos direitos humanos e crimes de guerra cometidos contra civis palestinianos em Gaza, e ouvir diretamente aqueles que sofrem essas violações.
Disse também a Amnistia Internacional.
O primeiro-ministro palestiniano, Mohamed Shtayé, também denunciou na sexta-feira o corte total da internet na Faixa de Gaza como uma tentativa de Israel para "obscurecer" o que se passa no enclave palestiniano, controlado pelo movimento islamita Hamas.
São vários os ataques cirúrgicos à rede de comunicações, conforme refere a empresa palestina de telecomunicações Paltel, que confirmou o “corte completo” dos serviços de internet, telemóvel e comunicações em Gaza, devido aos intensos bombardeamentos ao enclave.
Destruição da Internet em Gaza está completa
Há mais de três semanas que Gaza enfrenta um apagão quase total da Internet. Os cabos, torres de celular e infraestrutura necessários para manter as pessoas online foram danificados ou destruídos quando Israel lançou milhares de mísseis em resposta ao ataque do Hamas a Israel e à tomada de centenas de reféns no ataque de 7 de outubro.
Antes deste último apagão, a conectividade com a Internet existia, mas era "extremamente lenta e limitada", diz Fatafta do Access Now. As pessoas de Gaza com quem conversou disseram que pode levar um dia para carregar e enviar algumas fotos.
Eles têm que enviar cerca de 20 mensagens para que uma delas seja enviada. Estão desesperadamente – especialmente para os moradores de Gaza que vivem fora – a tentar contactar as suas famílias.
Refere Fatafta.
Rene Wilhelm, engenheiro de I&D da organização sem fins lucrativos de infraestruturas da Internet Ripe Network Coordination Center, afirma, com base numa análise efetuada dos dados de encaminhamento da Internet recolhidos, 11 redes palestinianas, que podem funcionar tanto na Cisjordânia como na Faixa de Gaza, começaram a sofrer perturbações a partir do dia do ataque a Israel.
IODA is showing further decline in connectivity as measured by Active Probing from ~15% to ~7%.
Follow near realtime connectivity signals for Gaza:https://t.co/xENBUVrhh4 pic.twitter.com/JffKuqlzhN
— IODA (@IODA_live) October 27, 2023
Oito destas redes deixaram de ser visíveis na Internet global a partir de 23 de outubro. Antes do último apagão, havia cerca de 15% de conetividade normal, de acordo com dados do projeto de deteção e análise de interrupções na Internet da Georgia Tech. Este número caiu para cerca de 7% à medida que os relatórios sobre o apagão começaram a circular.
As autoridades israelitas têm afirmado sistematicamente que estão a visar os militantes do Hamas em Gaza, e não os civis, enquanto respondem aos ataques do Hamas. Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel não respondeu às perguntas sobre as interrupções da Internet em Gaza.
Este artigo tem mais de um ano
Todas as guerras são hediondas. Este ataque de Hamas provavelmente saberia que este seria o resultado. Escondem -se no meio dos civis e não os deixam evacuar. Os países vizinhos muçulmanos não os querem acolher. Israel será condenado por não invadir, assim como será condenado por invadir. Nenhum desfecho é bom. Ao longe um javali na Rússia está satisfeito com isto tudo. Mandou gasolina de alguma forma para um barril de pólvora. Encontrou dois povos em constante conflito e mandou um fósforo. Está a fazer o mesmo em África, Burma, e nos países periféricos ao seu. O objectivo é que não entendi ainda
Enquanto o Hamas for recompensado com poder por se esconder entre civis, recusar fornecer fuel dos grandes depósitos que controla- que são protegidos por acordos por isso não foram atingidos nesta guerra – e a falta de exposição que os média não dão á sua retórica em Árabe que literalmente não passa de um culto de morte nada mudará.
O objectivo Russo é obviamente diluir o esforço Americano e também ajuda a China que quer conquistar Taiwan.
Mas isto tem mais mão do Irão, eles estão aliados aos Russos na Ucrânia. E o Qatar onde vive a liderança do Hamas em todo o conforto.
+1
Telemóvel e internet…
Não entrar nem sai informação do que se passa lá, e acho bem.
Quando conquistarem a Gaza, ficam descansados por uns anos.
O objetivo do javali talvez seja o de dividir para reinar…como Czar!
A Europa e Estados Unidos, não conseguem estar em todas as frentes e o animal sabe disso.
Agora que descreveste aqui com um certo grau de realidade, vai até à frente de um espelho e repara que tens um pala no olho direito, pronto, retira lá a pala, agora conta-nos o que vês… ok eu ajudo , afinal o mundo está cheio de javalis !!!! e tu a nos fazeres crer que era só um lado Mau… quando NÂO existem lados Bons!
Sim Zé, mas o fanatismo religioso do Hamas entre outras fações islâmicas por este mundo fora que louvam a morte em prol da vida dá que pensar se podemos ser tolerantes com os intorelantes, que por si é também um paradoxo reverso. Louvar a vida é algo civilizado e que soma pontos a um futuro sustentável. Já a outra parte….
O grande objectivo de um ditador como putin é unicamente o poder pessoal que lhe deve dar um prazer tremendo. É uma manifestação da doença mental de que normalmente todos os ditadores sofrem, com as suas ilusões de controlo e ideação de grandeza, etc. Um ditador tem sempre como meio de consolidação do poder a máxima de dividir para reinar e, como aliados tem normalmente pessoas que sofrem do mesmo tipo de doenças a ponto de se tornarem terroristas. Repare que putin ou os ayatollahs do Irão são exemplos de pessoas psicopatas e fundamentalistas, que matam sem qualquer remorso ou piedade o seu próprio povo. Claro que vivem para espalhar os seus próprios erros pelo mundo na cavalgada doentia pelo poder. A guerra é o instrumento que se lhes afigura ser sempre o mais acessível e adequado, nessa busca. Quando a massa crítica de ditadores é atingida ao mesmo tempo em geografias diferentes temos as guerras mundiais.
Vasco, faça lá bem as continhas e veja quantas guerras foram feitas por ” ditadores” e por não ” ditadores”.
Aguardo…
Já por não falar em guerras produzidas nos bastidores pelas tais autodenominadas ” democracias”…
loollll,… mais om zombie que so ve cnn++
Técnico Meo, falou eu Javali?
O Javali da Rússia aprendeu com o Javali dos EUA.
Onde há guerras lá estão eles a vender armas, se necessário for, aos dois lados.
Se não houver guerra, arranja-se já uma…
Se um pode fazer o outro tb pode.
Já sabe que comigo é imparcialidade.
A pergunta mais importante que ninguem a faz especialmente a maquina de propaganda de noticias falsas ocidental e o Porque da IDF permitir este ataque, sacrificar vidas inocente e do seu proprio povo.
E praticamente Impossivel o Hamas atacar Israel sem estes nao saberam nada, mais foram avisados 5 dias antes pelos servicos secretos Egípcios de um eminente ataque.
Mas a culpa e da russia, o homem laranja e um nazi que vai comecar a ww3.
Sponsor by Phizer!
Acha normal eles entrarem no País mais seguro do mundo até de trotinete com Ak47 as costas? Não estamos a ver outro 11//set no médio oriente??
A única coisa que eu entendo é que os russos à beira destes são uns meninos do coro…
Verdade, nunca a Rússia proibiu de entrar ajuda humanitária na Ucrânia mesmo nas zonas que controla pode entrar organizações de ajuda humanitária, até na Central Nuclear que ocupam deixaram ser inspecionada por entidades internacionais.
Putin é um ditador de merd@, mas não mata 400 crianças por dia quando comparado com uma população de 2 milhões de Gaza com uma população de 43 milhões da Ucrânia.
Rodrigo, se não sabe fica já a saber que se os matadores forem ” bons”, e por bons entenda serem os que a narrativa oficial diz que são, esses podem fazer tudo e mais um par de botas.
Estão protegidos pela autoridade moral, seja isso lá o que for.
Nem os vizinhos muçulmanos querem palestinos…
Eles sabem bem que eles não são gente do bem…
Fla, o facto dos países vizinhos não aceitarem palestinianos não tem a ver com serem do bem ou não.
É que se aceitarem vão todos para fora da Palestina e é isso mesmo que Israel quer, que saiam de lá para fora e depois ocupa aquilo e adeus que já fostes.
Assim com eles lá já não podem fazer essa ocupação total.
Tem a sua lógica, não tem?
Não mata crianças ucranianas, rapta-as para as criar como russas.
Vai lá ver quantas matou nas últimas guerras incluindo com gás Sarim, não fosse o trump ter dado um murro na mesa muito pior tinha acontecido.
Tirem as palas e informem-se
400 crianças por dia que estes terroristas israelitas matam a verdade é essa.
Mas uma vez vão ser julgados e condenados pelos crimes que comentem a mais de 50 anos e não vai acontecer nada só porque a América não deixa.
Começaste cedo a beber vinho de pacote…
Sim, logo pela manhã.
https ://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2023/10/25/unicef-alerta-para-a-morte-de-milhares-de-criancas-na-faixa-de-gaza/352270/
E então? Numa guerra morre gente
engraçado que há umas semanas esta malta palestiniana estava toda na rua a festejar o ataque a israel… acabou a festa foi?
e os vizinhos muçulmanos não os acolhem porquê?
+1
Go Go Go
Mais vale não dizer nada quando de nada se sabe …
Não se pode dizer que a MEO é criminosa só por ter uns poucos de criminosos no seu meio …
Saudinha !
heheheh concordo em absoluto, mas em absoluto mesmo . Bem metida sim senhor
Como diz um certo indivíduo que por aqui escreve: Não é GENOCÍDIO… Israel tem todo o direito de torturar, invadir, roubar e matar o povo Palestiniano.
Como é óbvio, tem um QI inferior a 1.
Quem apoia Israel não só é um infeliz, como apoiante de GENOCÍDIO.
Israel tem de devolver toda a terra que roubou e cumprir a lei internacional.
Se um genocidio for a única forma de Israel ficar segura porque não devem eles fazê-lo? Devem as pessoas ficar expostas a actos de terrorismo com chacina de civis para sempre?
Não sou pro Israel, sou pro qualquer país ou qualquer um se defender, não importa os meios desde que esteja claro que é a melhor abordagem para o problema, tendo em conta as décadas que isto se arrasta mais valem matarem-se uns aos outros e acabar com isso de uma vez.
Pelas suas palavras inferisse que Adolfo Hitler fez um favor á humanidade quando mandou matar 7 milhões de judeus ?!?!?!?!?!?, ,so porque achava ele adolfo hitler, que os judeus eram o mal de todas as coisas na Alemanha volvidos 75 anos vc nao aprendeu nada parabens!!!!! para si um judeu morto é uma tragedia mundial ja um palestiniano é so um dano colateral haja paciência tem a mesma opinião no dia que os espanhois pensarem isso de si e dos seus filhos tios e irmãos
Convêm acrescentar que muitos judeus pedem a Israel para fazer isso mesmo, devolver terras entre outras coisas …
Lembro de uma ” guerra ” justificada com mentiras, com os tais comentadores ” pro difamadores “onde depois até alguns meios de comunicação chegaram a reconhecer e até a pedir desculpas … mas ganharam muito dinheiro com … mas e o que resultou dessa guerra ? …
Assim como convém acrescentar também que a Hipocrisia que se constata neste planeta e suas elites e instituições deixa que os tais direitos Humanos entre outros sejam constantemente violados de todas as maneiras e mais algumas … no nosso caso nem a própria constituição é cumprida tal como os direitos humanos , entre outros …
Será que já deram conta que sem possibilidade de ter casa ( alugada ou não) talvez seja dificil aguentar um trabalho … como da mesma maneira, se não comerem …
Já pensaram como será sobreviver com 700€ ou menos ??
Então como sobrevivem a maior parte dos reformados ?? ( hoje eles mas amanhã … e já hoje também vocês , imaginemo vosso amanhã … )
Pesado legado o destas elites, empresas e instituições …
Fundos e offshores que benefício trazem para o Pais e sua população ?
Será justo ?
Então porque será que o poder local e não só fazem negócio com tais instituições ?
…
Hipocrisia. …
Os palestinianos recebem 700€ de salário? Estão melhor que os tugas, não sei porque se queixam com umas bombinhas…
tens inveja de nao te pagarem 700 euros ou inveja de nao levares com umas bombinhas no barraco sinseramente nao percebi
Tente deixar a sua coca “funcional” ,a ignorância, o fanatismo, o cinismo … e talvez se torne numa pessoa bem melhor …