Investigador da Kaspersky Lab foi preso por traição à Rússia
Um dos principais investigadores da Kaspersky Lab terá sido detido por, supostamente, ter traído a Rússia. Estas acusações estão a provocar uma onda enorme de preocupação entre os investigadores a actuar na Rússia, pois poderão igualmente ser detidos.
Mas o que estará na origem de uma acusação tão grave como é a de traição?
Quem é Ruslan Stoyanov?
Ruslan Stoyanov é o responsável da unidade de investigação da Kaspersky Lab, um investigador no combate ao crime financeiro e económico na Rússia. Este especialista em segurança, entrou para a Kaspersky em 2012. Antes disso, como pode ser visto no seu perfil no LinkedIn, serviu como major da unidade de cibercrime do Ministério do Interior da Rússia entre o ano 2000 e 2006.
Na mesma investigação a Ruslan Stoyanov, foi também detido Sergei Mikhailov, chefe de divisão do serviço de inteligência russo FSB, como está a ser veiculado pelo jornal russo Kommersant.
Kaspersky Lab descarta qualquer envolvimento
A empresa de segurança Kaspersky enviou um comunicado logo após serem conhecidas as detecções e os factos que poderão estar por detrás. Segundo o que foi escrito pelos funcionários da empresa:
O caso contra este funcionário não envolve o Kaspersky Lab. O funcionário, que é o chefe da equipa de investigação a incidentes em computadores, está a ser investigado num período da sua vida antes de ter entrado para a Kaspersky Lab. Não possuímos mais detalhes da investigação. O trabalho da equipa de investigação de incidentes em computadores não foi afectado por estes desenvolvimentos.
Nos passados 15 meses, Stoyanov escreveu 3 artigos para o blog da Kaspersky Lab. Todos os três posts envolviam crimes de motivação financeira fora da Rússia.
Preocupação é agora geral na Rússia
Logo após ter sido conhecida a prisão deste investigador, gerou-se no meio um sentimento de preocupação dando lugar à especulação face ao que terá motivado a prisão e acusação de traição. Os investigadores de segurança estão agora em sobressalto, isto porque as acusações foram feitas ao abrigo do artigo 275 do Código Penal russo, um estatuto extraordinariamente amplo que abrange e acusa de traição os indivíduos que possam fornecer assistência financeira, técnica, consultiva ou outra a um Estado estrangeiro ou organização internacional, considerado hostil ao governo russo.
A Forbes referiu que essa assistência poderá ser, por exemplo, entregar ao FBI informações sobre uma botnet.
Eleição de Trump veio ao de cima
Um cenário muito mais "desafiador" começou a ser desenhado num post do Blog Lawfare. Este blog levantou a suspeita que Stoyanov terá sido uma fonte de informações a oficiais de inteligência dos Estados Unidos que, em última análise, concluíram que havia pirataria patrocinada pela Rússia e, esta acção, tentou interferir com a eleição presidencial de 2016 nos EUA.
Estas especulações, contudo, não fazem muito sentido com base na acusação, isto porque, como já referimos, o especialista de segurança da Kaspersky está a ser investigado por actividades anteriores ao seu novo emprego, isto é, em actividades anteriores a 2012. Segundo os colegas de Stoyanov, o seu trabalho não incluía qualquer pesquisa a ameaças ou técnicas de hacking usadas por espiões patrocinados pelo governo.
Certas declarações avançam que, esta detecção e acusação de traição, coincidem de forma estranha com o mal estar entre a Rússia e os Estados Unidos pelas provas que os americanos afirmam ter do envolvimento das secretas de Putin na eleição de Trump. Seja como for, os investigadores de segurança russos estão preocupados, e qualquer motivo a partir de agora poderá levar à detenção sem uma prova cabal, tudo porque podem estar a investigar casos que não interessem ser investigados.
Via: MalwareJake
Este artigo tem mais de um ano
E o que se poderia esperar de um país comunista?
Comunista? Acorde, estamos em 2017.
Exatamente, estamos em 2017!!
Exatamente, estamos em 2017!!
Quem ainda acredita, pensa que algo é positivo ou tenta esconder o comunismo…
Comunistas, sempre comunistas. Ninguém muda da noite para o dia.
E o Putin é KGB, e não sabe nadar. 😛
Yô!
Andas a viver no passado, a Rússia não é comunista…
Não confundas Estado de direito (fraco ou inexistente como é o caso de muitos países) com o regime económico.
Capitalismo domina o mundo, domina na Rússia, na China, nos EUA, na Europa, etc…
Para ti so uma coisa:
Ahahahah
“Ahahahah”
O tua argumentação é de uma sofisticação nunca vista…
Sim porque no país capitalista, que o eua são, isto não acontece…
EUA são puros! Não perseguem quem mostra ao mundo os seus podres e crimes Assange, Snowden, Manning que o digam…
Não praticam a tortura, não invadem países com base em mentiras, enfim, puros!
A corrupção e a tirania está toda concentrada na Rússia e no Putin…
Peco desculpa mas Estas a confundir os states com a tugalandia do 44 e a coligacao golpista,….
quais golpistas?
O passos coelho , os duartes limas, os cavacos que depenaram isto?
fiquei confuso..
nos states democraticos querem mandar um drone abater Julian Assange & Snowden,….
Inventam acusacoes de violacoes so para prenderem o Julian assange,….
Espiam tudo e todos e a culpa e dos russos,…..
Wake Up,… Desculpa tens razao e so comunada,…
“(…) e qualquer motivo a partir de agora poderá levar à detenção sem uma prova cabal, tudo porque podem estar a investigar casos que não interessem ser investigados.” isto sempre ocorreu não só na rússia (ou antiga ussr) mas também nos estado unidos e na europa, já par não falar em muitos, muitos outros países. sempre que há uma pequena fuga de informação aparecem casos de prisioneiros que nunca se pensou existirem, presos há anos sem sequer terem sido deduzidas acusações. a amnistia internacional tem denunciado isto há décadas.
o que há de diferente neste caso? foi preso e a informação é pública. nos outros casos, são presos, torturados e/ou mortos e normalmente a informação pública é que “desapareceram” ou tiveram “acidentes”
A mafia e corrupção russa surpreende. Pior só mesmo os chineses.
Errado! em corrupção Portugal é o nº 1. Para quem duvidar, explico isto por miúdos.
Chineses!? hehe, então e os americanos!?
E muitos outros países que sem qualquer influencia no global praticam este tio de atrocidades todos os dias…
Olhe por exemplo ANGOLA COM O CASO BEIRÃO !
Já há quem fale e bem em nova guerra fria. Há histeria dos dois lados em relação à espionagem, tanto dentro da Rússia como fora dela. Ainda agora os kosovares aproveitaram esta onda anti-Rússia para publicarem listas de supostos espiões russos no território. Se os integrantes dessas listas começarem a ser linchados, vamos ver o rastilho do costume a pegar fogo…
Boa tarde,
….neste pais chamado russia existe apenas uma justiça(opinião)….justiça putin….ele decide quem é culpado ou inocente…..será que que teremos em breve a justiça trump??????????????????
ja tives-te a justiça Genocidio em massa no Japão..os USA desde ai nunca mais pararam…ainda queres mais?
Russia: Qualquer parecença com uma ditadura será pura coincidência… ou talvez não!
estas te a esquecer da alemanha…ja viste a quantos anos a merjkel esta no puder?
E Portugal com cavaco silva?
Hmmm !!!!
Meu, cresce e estuda um pouco de história antes de dizeres disparates.
teu…nada!! –> Put your Hands off!!
Vocẽ é que tem que crescer… caso contrario vai morrer so com disparates nessa cabeça.