PplWare Mobile

IMT dá o dito pelo não dito: IRA não pode usar sirenes e luzes em viaturas de resgate

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Anung says:

    Não basta a figura de andarem fardados tipo forças especiais a resgatar cães e gatos ainda queriam armar-se em Bombeiros?

    Menos, camaradas, menos….
    Não nis deixemos levar pela loucura.

    • Telmo says:

      Eles deviam estar era a proteger o País, mas não era protecção de cães e gatos,
      Mas sim do trafego de carne humana.

      Há algo de muito sinistro nisto tudo.

      • Anung says:

        É fácil, barato, dá dinheiro e fica bem 🙂
        Ajudar crianças, e pessoas necessitadas dá trabalho e já não rende.

        Só espero que não vá 1 euros dos impostos de quem trabalha para estas ONGs.

        • ComentadorDeBancada says:

          Curioso como ajudar o próximo ‘não rende’, mas reclamar de quem ajuda parece render curtidas. Prioridades, né?

        • Zé Fonseca A. says:

          não rende porque não existe ninguém para ser ajudado, já está tudo feito, tão bem feito que ajudas quem precisa e quem não precisa..
          já os animais precisam todos.. a vida deles vale mais que a maioria dessas pessoas que são ajudadas e que muitas nem querem

          • Anung says:

            Tens que sair de casa mais vezes e fazer umas visitas a idosos, alguns sem dinheiro paramedicação.

          • Hugo says:

            O zé a dizer M”#$@, mais uma terça-feira….

          • Realista says:

            @Anung: menos demagogia sff
            No escalão “A” o custo dos medicamentos é suportado pelo Estado em 90%. E se mesmo asism há idosos sem dinheiro para medicação é porque o dinheiro da segurança Social está a ser mal gerido e desbaratado pelos mesmos do costume, que nunca trabalharam nem contribuiram para o mesmo.
            E sim, as ajudas eram muito mais úteis se fossem direccionadas a ajudar os animais do que a “ajudar” esses milhares de parasitas do sistema.

          • Zé Fonseca A. says:

            O que não falta é onde pedirem apoios, além que se estão nessa situação foi por escolhas que fizeram na vida.
            Os animais nos escolheram os donos que lhes calhou

        • Técnico Meo says:

          As ONG que são autênticos bancos de agenda politica, são bem conhecidas, mas nenhuma delas é o IRA. Mestre Anung, está a dirigir os canhões para quem não deve.

  2. Patinhas says:

    Gostava que me explicassem o porquê do “ar” militar dos elementos do IRA, para resgatar animais.

  3. Sérgio V. says:

    Axo Muito bem. Não fazia sentido

  4. PorcodaAsia says:

    As autoridades que acordem esses tipos é só violência, os videos que existem sobre eles parecem jagunços ou seguranças de bares nocturnos nem sei como a psp e gnr aceitam que eles andem com fardas idênticas.

  5. Ricardo says:

    Absurdo usar luzes de emergência…

  6. Zéi says:

    Já tinham e usavam luzes azuis nos incêndios do verão. Basta verificar nas imagens das TVs. Armados em polícias e paladinos da lei mas afinal…

    • Anung says:

      Os apoiantes do IRA é só gente demente, daqueles que compara ter um filho a um cão ou gato!

      • ComentadorDeBancada says:

        Comparar seres humanos a animais mostra ignorância — mas achar que empatia é demência mostra falta de evolução. É biologia básica, não política.

      • Manuel da Rocha says:

        E os 5 milhões de eleitores, que apoiaram uns certos membros de fraudes e burlas, online? Esses já merecem o seu voto e ainda lhes paga 6000 milhões de euros, anuais.

      • Zé Fonseca A. says:

        sou apoianta do IRA, sou pai e sou DONO de animais.. sei bem a diferença..
        dementes mesmo são aqueles que preferem que animais sem qualquer culpa de serem colocados em determinadas circunstâncias sejam mal tratados.. isso revela a verdadeira demencia

        • Ifm says:

          Vou fazer queixa de ti ao IRA, não é dono , no máximo é tutor de um animal!

          Sim é estas bandeiras que vocês andam s levantar, agora já não de pode dizer dono!

          iRA que vá ajudar os velhos aos lares, mas com trabalho efectivo não ficar a porta a fazer de segurança.

      • João Tavares says:

        Demente é não respeitar a opinião dos outros e pensar que é o dono da verdade. Garantidamente se tivesse que te dar comida a ti ou ao meu cão, o meu cão não ia ficar sem comer.

  7. Irado says:

    Extremistas defendem animais. Nada de novo…

  8. João+Leitão says:

    Menos mal, restaurou-se a sanidade.

  9. Joao says:

    Triste notícia.
    O trabalho do IRA tem sido essencial em situações de emergência, e retirar essa autorização é um retrocesso. ( Acredito que seja meramente Regulamentar )
    Infelizmente, decisões como esta mostram o quanto ainda estamos longe de um Estado que valorize verdadeiramente a proteção animal. É de Rir que isto alarido começou por causa dos Bombeiras que estão sentados à secretária.
    É preciso estudar, informar-se e exigir mais responsabilidade dos nossos representantes.
    Acordem.

  10. Realista says:

    Independentemente da opinião de cada um sobre o IRA usar luzes de emergência, deve de haver consequências para o facto de terem dado autorização e depois revogarem-na. É que houve investimentos nas viaturas decorrentes dessa mesma autorização.
    Cada vez mais os organismos em Portugal parecem fazer parte de uma República das bananas.

  11. Manuel da Rocha says:

    O que se passou, é que o IMTT recebeu este pedido, em Março de 2022. Depois de pedirem pareceres, a protecção civil, nacional, aceitou. As autarquias também. O ministério da administração interna também. Entretanto, governo demitiu-se. Novas eleições, governo novo, ignorou e mandou publicar a decisão, sem se importar com o que era.
    Mudaram líderes, mudaram gerências e, em Julho, de 2025, o novo presidente, do IMTT, recebeu uma queixa de uma bancada parlamentar (Chega) que havia carros, a usar pirilampos e sirenes, sem serem bombeiros ou policias. O ministro recebeu a queixa, vários bombeiros confirmaram, ministro revogou 73 diplomas. Neste momento, até o primeiro ministro, está, muito perto, de decidir avançar com a ilegalização do IRA. E chegou, esta decisão. Já se fala, que mal aprovem, o orçamento, o IRA será ilegalizado e proibidos de circularem, usando, como base, “poderem ser confundidos com o grupo terrorista irlandês”. Segundo corre, há membros de 2 partidos políticos (Chega e PSD) a quererem criar uma associação nacional, que defende a eutanásia, de 100%, de animais errantes, assim como 5 anos de prisão efectiva, para quem alimente animais errantes.

    • Técnico Meo says:

      Há muita desinformacão em relação ao IRA. Se ambos os partidos realmente soubessem quem são e como funciona, deixavam estar.

      • Anung says:

        Mas qual desinformação? São uma ONG armada em forças especiais a resgatar cães e gatos.

        Luzes de sinalização azuis não são para eles, era só o que faltava. Usem amarelas como os tratores, para o que é serve bem.

  12. CuMuna says:

    O mundo está virado ao contrário. Tenham juízo. Nós somos humanos e é com os humanos que nos devemos preocupar em primeiro lugar.

  13. CMFV says:

    Acho muito bem. A utilização de sirenes e meios acústicos de emergência, tem legislação própria e SÓ deve de ser autorizada a forças policiais e bombeiros. Nem a própria protecção civil as devia de usar. Para isso existem as sinalizações amarelas. Os IRAdinhos, têm a mania que são operacionais, mas só o são quando lhes convém. Concordo com a tal revogação e para o que fazem…

  14. Marko says:

    Só espero que quando tiver derrocadas, desaparecimentos de pessoas em buscas, ou precisem de encontrar droga, armas etc também não usem as luzes com os animais lá dentro para ajudar… Existe com cada animal de 2 pernas… Até mete impressão!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.