IE10 mais seguro que Chrome, Safari, Firefox e Opera
...no bloqueio ao malware, segundo um estudo sobre segurança!
Mas então é o Microsoft Internet Explorer o navegador mais seguro disponível? Bom, esta é uma resposta sempre controversa, mas um estudo recente, publicado pela empresa de pesquisa de segurança NSS Labs, diz que efectivamente a Microsoft leva vantagem sobre a Google, Mozilla, Apple e Opera quando se trata de bloquear malware.
A NSS testou o IE10 da Microsoft, o Google Chrome 25 e 26, o Mozilla Firefox 19, o Safari 5 e Opera 12, para ver qual destes cinco browsers era de facto o melhor a proteger o utilizador contra malware. Podem achar estranho haver aqui duas versões do Chrome, mas, segundo a empresa, a razão pela qual foram testadas as duas versões do browser da Google prende-se com uma actualização feita ao navegador durante o período de testes.
A empresa conduziu o estudo ao longo de um período de 28 dias entre 13 de Marco e 9 de Abril de 2013. Cada browser foi testado com todas as actualizações disponíveis, instaladas em máquinas virtuais idênticas com o Windows 8, e a NSS Labs adverte que as mesmas conclusões não podem ser feitas numa máquina com o Windows 7 sem que todos os requisitos sejam tomados em conta, pois os testes têm de ser idênticos. Isto é, há especificações para cada sistema operativo.
Foram usados 754 URLs com conteúdos maliciosos, todos activos e destes 550 correram nos 5 navegadores, resultando em mais de 18 mil casos de teste por browser. Um dos testes consistia em repetir a mesma URL a cada seis horas, até que esta URL de destino fosse bloqueada pelo sistema de segurança do browser.
Segundo a NSS Labs, algumas amostras não passaram nos critérios de validação, incluindo os falsos positivos e adware. Numa análise final, dos mais de 18 mil resultados, apenas 913 casos é que passaram no processo de pós-validação, e a empresa validou cada um desses resultados que passaram nos critérios.
Estes foram os resultados conseguidos:
Conforme podem ver na imagem anterior, o IE10 dominou destacado dos outros navegadores, com uma taxa de bloqueio de 99,96%. Contudo, a protecção de download de malware do Google Chrome melhorou significativamente, passando dos 70% em Outubro de 2012, num teste comparativo realizado pela NSS Labs, para mais de 83%. Os restantes lugares foram ocupados pelo Safari, Firefox e Opera, com taxas de 10,16%, 9,92% e 1,87% respectivamente.
Estes resultados mostram que o browser da Microsoft, o IE10 está substancialmente melhor, no que toca à segurança, que os seus directos rivais. A empresa vai mais longe e diz mesmo que a diferença torna-se abismal para o Safari, Firefox e Opera, tornando estes browsers inseguros para o utilizador. Estas são as conclusões do estudo que podem ser consultadas e acompanhadas todos os anos. [Via The Next Web]
Agora um pequeno desafio:
[polldaddy poll=7102657]
Este artigo tem mais de um ano
Claro que minha opinião poderá mudar quando sair o IE11 com o Windows 8.1!!!!
Não é de espantar, o IE10 não é nem de longe o IE6, que era uma verdadeira porcaria. A maioria do ódio ao IE é só por causa do 6º.
Só não uso o IE10, aliás, porque gosto mais do Chrome e das suas facilidades de uso 😛
Concordo contigo, mas acho que até ao IE8 era um bocado mau, vimos uma significativa melhoria a partir do IE9.
Eu também gosto mais do chrome, dai não voltar ao IE. mas tenho a confessar que nos últimos tempos o chrome tem me vindo a desiludir.
Sinceramente trabalhei com o IE6, IE7 e IE8 tanto como utilizador como para dar suporte empresarial e posso dizer-te que das 3 versões a pior e a grande responsável pela má reputação do ie foi a versão 7 e não a 6
+1
Em total acordo, e tenho usado também FF Chrome.
Cump’s
É verdade IE7 e mesmo o IE8 foram muito maus.
Para mim o mais inacreditável é eu desenvolver alguns sites em visual studio ASP e no IDE está tudo ok, no FF e chrome está tudo ok e depois quando os clientes abrem as aplicações no IE8 IE9 ou IE10 é só erros de formatação.
O IE no Windows 8 é absurdamente rápido, mais até que o Chrome, mas para utilizar em múltiplas plataformas (Windows, Mac, iOS e Android) como é o meu caso, o Chrome é imbatível.
É bom ver a microsoft a mudar de rumo e a melhorar e muito os seus produtos, como o pplware tem mostrado nestes ultimos artigos…talvez a microsoft n desapareca como alguem previu….just saying =P
ninguém previu isso, onde é que leste isso?
Procura aqui no pplware que encontras a falar disso…
Uso o Chrome mas já foi muito, MUITO melhor do que está agora. Agora está mais lento, videos no YouTube em 1080 é mentira etc.
Dizem que o último Safari é INCRIVEL mas como tenho Snow Leopard ainda, não consigo ter. Acho que só está disponível a partir do Lion ou Mountain Lion.
é apenas…meh! Mas melhorou de facto…não vou negar…
Cá por mim…fico pelo Chrome…até agora nunca me deixou mal…muito antes pelo contrário 🙂
cumps
Em OS X não sei como podem preferir outro browser ao safari 😛 … Eu tinha um macbook 13.3 e o zoom é excelente para navegar na net 😀 just my opinion 😉 Cumps
Quando o Internet Explorer tiver um sistema de bloqueio de publicidade, for muito melhor em webdesign, sem ter que criar código adicional e as versão mais recente estiver disponível em todos os sistemas operativos, que seja bem-vindo.
Até lá, Firefox para a frente.
Mas continuo a ter o icone na barra de tarefas…
Não mexes no IE a quantos anos, essas funcionalidades que tanto queres e falas, o IE tem a anos.
Se calhar, posso nunca ter reparado bem.
Nunca chego a explorá-lo bem…
Ainda assim, a microsoft podía disponibilizá-lo para mac e linux.
Acho que seria bom…
Credo! XD
mas acho que seria bom para quem precisa…
contudo é possível ter o IE6 e IE7 pelo Wine…
É por isto que gosto de recomendar o Internet Explorer 10 às pessoas:
– Bloqueio a instalação de addons. Só o Flash é permitido. Estas pessoas JAMAIS terão uma barra ou lixo. (que até no chrome e firefox aparecem)
– Este tipo de bloqueio faz o resto
– Windows Update para automático para a hora de jantar
No fundo acaba por ficar bem mais seguro que qualquer outro browser.
Por isso é que o Chrome me bloqueia sites perigosos e o IE não . DEpois o IE é que é bom. Só podem estar a gozar.
Quanto às toolbar, jovem, o único que me as deixa instalar e mudar a página inicial é o IE. O Chrome nunca me fez isso.
Aliás tenho o IE marado por essas porcarias. Esta NSS aldrabou o estudo.
Windows update – através do painel de controlo podemos usá-lo. O Chrome corrige as falhas + rápido que o IE e paga a grupo de hackers para as descobrir.
quais os critérios do estudo?
Pergunto isto porque o Safari deixou de ser suportado no Windows há mais de um ano e mesmo assim põem no estudo!!! para quê? Nem sequer está adaptado ao novo Windows
IE10 sempre foi o melhor de todos, isso é do windows 7 e 8
que tem segurança reforcada.
em linux midori.
Em segurança sim é o melhor mas o resto como funcionalidades extras, formatação de conteudo etc é de longe o pior.
A piada do ano. pesquiza encomendada. so pode.
Concordo. Já agora deixo aqui um link com um teste de browsers relativamente a anti-phishing (espero que não haja problemas em colocar os links).
O teste é feito por uma empresa independente.
Conclusão o firefox e o Chrome são os piores. O melhor é o Opera.
http://www.av-comparatives.org/wp-content/uploads/2012/12/avc_phi_browser_201212_en.pdf
essa pesquiza ja me cheira bem. e concordo. o opera é bem melhor. embora use muito o ice dragon ( imitacao do firefox ) da comodo por ser mais levezinho q o proprio firefox. e o firefox e chrome ( bem como o ice dragon ) dão muitos erros em pcs com pouca memoria, ja o opera nao.
Safari devia desaparecer de tao ruim q é. consegue ser pior q o IE.
essa pesquiza ja me cheira bem. e concordo. o opera é bem melhor. embora use muito o ice dragon ( imitacao do firefox ) da comodo por ser mais levezinho q o proprio firefox. e o firefox e chrome ( bem como o ice dragon ) dão muitos erros em pcs com pouca memoria, ja o opera nao.
Safari devia desaparecer de tao ruim q é. consegue ser pior q o IE.
É impressão minha ou os testes analisam coisas diferentes?
Phishing != malwares…
Sim, mas acho que deixei isso bem explícito na minha observação. Pena é a opera ter abandonado o Presto… a grande vantagem era o facto de pouca gente o usar, e haver pouca gente a tentar furar a segurança do
browser…Agora com o webkit, adeus segurança….Cumprimentos
este nível de segurança nada tem a ver com bugs ou buracos no “motor” do browser, mas com a implementação de listas e regras para identificação de sites fraudulentos ou com malware! completamente independente do Webkit, Presto, etc
Enquanto se chamar “Internet Explorer” nunca irá atingir um consenso entre os utilizadores do Windows. É um nome com um passado negro, a versão 6 foi a mais atual durante tempo a mais, e era tão má que espantou a caça e muitos nem sequer deram uma segunda oportunidade ao browser da 7ª versão para a frente (embora a 7ª fosse igualmente má).
O Chrome tem uma vantagem enorme sobre o IE, guarda-nos os favoritos, palavras-passes, extensões e por aí se iniciarmos sessão. Para mim é um enorme conforto saber que, se reinstalar o Windows ou se for para Linux, basta iniciar sessão e tenho o browser configurado de maneira exatamente igual à que tinha. Com o IE, só é possível na versão 10 e com o Windows 8. Para mim, não só é tarde demais como é insuficiente, visto que não uso só Windows 8 dentro do leque de SO’s Windows e também uso o Ubuntu.
No entanto, se isto não vos fizer falta, posso garantir que o IE10 é tudo menos uma anedota, tanto no Windows 7 como no Windows 8.
Mais um estudo patrocinado pela Microsoft. Em 2009, a NSS Labs também realizou um “pseudo-estudo” onde concluiu que o IE8 era o mais seguro (http://arstechnica.com/information-technology/2009/08/microsoft-sponsors-two-nss-reports-ie8-is-the-most-secure/) lol. Enfim.
Se fizessem o teste em Linux, todos davam 100% seguros menos o IE pois não funciona lá lol.
Podes usar o Wine para (tentar) instalar e correr o Internet Explorer, mas o processo é tão esquisito que mais vale confiar em scripts como os geridos pelo PlayonLinux para instalar e correr sem se preocupar com o resto!
No final de contas obtem-se um IE8 pouco funcional, que só se recomenda para usar em sites manhosos que só funcionam com o IE…
(propenso a falhar…)
O próprio Wine tem um Wine Internet Explorer do qual é basicamente a implementação das bibliotecas proprietárias do Internet Explorer sobre o motor Gecko do Mozilla Firefox, mas até ao momento emula um IE9 em modo de compatibilidade IE8 e só funciona como um browser de quiosque!
da para instalar pelo Play on linux, mas só a mera ideia errr que nojo…
Então uma empresa, conhecida por fazer testes em que os softwares da MS se destacam de todos os outros por muito, fez um novo teste e incrível, o IE ganhou de forma estrondosa !
Enfim, é o dia a dia do marketing…
Agora é que são elas… então não é que o ignorado por todos está a revelar-se numa plataforma mais segura?
:S como é que um estudo apenas feito no Windows 8 revela uma coisa dessas?
Já agora no Mac o sistema, independentemente do browser, protege bastante bem de malware por dois métodos diferentes – reconhecimento de malware e reconhecimento de software credível (“assinado” pela Apple)
E não poderes instalar 99% das coisas feitas que a Apple não recebe 25% da comissão por tu as usares…
:S parece que não sabes do que dizes, pois nada te impede de instalar o que bem quiseres no Mac! Não só o software assinado pode ser distribuído fora da loja da Apple como as pessoas podem na mesma instalar software não assinado, sem qualquer subterfúgio!
peço desculpa mas o ie e uma porcaria foi e sera o pior browser de sempre
Um teste destes tem de ser levado a cabo por uma entidade imparcial e isenta. É aí que reside a dúvida de maior parte dos utilizadores. A minha verdade é que o Firefox sacudiu a água do capote ao começar a bloquear tudo o que seja plugins externos, talvez para tentar ganhar algum avanço à concorrência que já vai mais à frente nos parâmetros de segurança.
O IE não me parece actualmente um mau compromisso de segurança, há que tirar o chapéu. E atenção que sou um ferrenho utilizador do Firefox (neste momento talvez por comodismo)
A “segurança” não é tudo. E a funcionalidade, rapidez? Utilizo o Firefox por causa dos add-ons e na produtividade que tenho com ele. O Chrome é a segunda alternativa. Já o IE só mesmo quando os serviços estatais me “obrigam” a utilizá-lo.
Só eu que achei a análise tendenciosa? Firefox 19? Estamos a muito tempo na versão 20 e ontem saiu a 21!
Sei lá, acho que deturparam um pouquinho os resultados com isso… Quer dizer, comparar navegador novo com defasado vai sim gerar uma diferença. ¬¬’
Só a 21?
Pensei que já ía na 70 ou coisa parecida… tanta coisa que eles foram fazendo desde a 14 que todas as semanas faziam mais de 60000 updates ao browser.
Desde que uso o Opera que não tenho problemas.
Estes estudos são uma brincadeira, não se fie nisto, provavelmente foi pago para obter este resultado, só pode e não era a única vez que acontece.
Basta uma pequena visita aos fóruns underground de desenho de malware para ver que o IE é o diamante de muitos desenvolvedores de malware injection, muitas vezes referem que o mesmo é obsoleto, totalmente furado, fácil de hackear e portanto uma pérola para a disseminação de malware.
Quando virem estudos destes ou informações deste tipo desconfiem ou verifiquem qual a relação entre quem faz o estudo e a empresa desenvolvedora do soft vencedor.
Uma das primeiras coisas que todo usuário windows devia fazer era desinstalar “purgar ” o IE do sistema logo nas primeiras execuções.
O maior factor de segurança continua a ser aquele que esta entre a cadeira e o monitor…
like
Dá vontade de rir de escachar mesmo a rir, é bem sabido que o IE ao invés de ser o melhor a proteger contra malware é sim o melhor veículo de injecção do mesmo quanto a bloqueios do mesmo a ideia é estúpida porque muitos deles não são reportados aliás todo o malware que vemos nos winderos cortem pela metadade e voltem a cortar por metade uma das partes cortadas, têm aí a percentagem de malware com assinatura detectado pelas magnificas empresas de seguranç.
Que o Peopleware dê destaque a “soberbos” que escrevem tamanhas barbaridades é que me faz ter medo de andar a ler muito por aqui.
É que depois o pessoal gosta de saber que o facemoods é bom.
Like
Utilizo e utilizarei sempre o Firefox, pois é de longe (na minha opinião) o browser mais costumizável de todos:
Aparência: Skins e extensões que permitem que customizes a visualização das páginas, eu por exemplo, porque detesto a cor branca a emanar do meu monitor, tenho uma skin preta do firefox e uso páginas como o Facebook, Wikipedia ou Youtube com skins que colocam o fundo a preto e as letras a branco. Não sei se isso é possível em outros browsers.
Adicionalmente facilmente consegues ‘clonar’ o teu browser para outra máquina ou até, como eu faço, usar as mesmas definições (os mesmos ficheiros) para dois SO’s (Linux e Windows 7) na mesma máquina, bastando para isso fazer umas pequenas mudanças no path do ficheiro de profile do firefox.
Estas e outras infimas definições personalizaveis que uso permitem-me ter uma experiencia super agradavel e produtiva com o Firefox.
Por fim e mais que tudo, estou a apoiar o software livre produzido por uma comunidade sem fins lucrativos. Um produto livre das pressões economicistas que assolam a concorrência. E isso agrada-me bastante!
Actualmente, parece-me que o Internet Explorer sofre mais pela imagem que se criara dele no passado do que pela qualidade da última versão.
Parece-me um browser razoável, principalmente para sites básicos. Tem uma boa integração com o Windows (se bem que aqui o pessoal do Firefox, Safari, Opera, Chrome… possa argumentar que ambos são produtos de uma origem comum – a Microsoft). Não é excelente nem é o melhor, mas não é o ogre que toda a gente quer fazer dele.
Contudo, acho que ainda há um sector que detesta, e possivelmente detestará até ao fim dos seus dias, este browser – os desenvolvedores Web. Aí compreende-se, até porque ter de adicionar suporte às várias versões do IE (6,7,8,9,10) de maneira a que os seus sites sejam corretamente visualizados parece doloroso…
Uso Firefox mas sempre tenho ao lado e pronto o IE, algumas páginas que parecem ter algum problema com o FF funcionam no IE. A evolução do IE é notável. Se a pessoa somente usá-lo não vejo problema algum. Ponto para a MS. (quando eles acertam a gente tb tem que elogiar)
essas páginas que funcionam no IE e não no FF querem dizer que foram uns nabos que as fizeram… construiram-na para IE6 apenas e agora lixam-se que até a MS quer livrar-se delas:
http://www.neowin.net/news/ie11-to-appear-as-firefox-to-avoid-legacy-ie-css
Ou seja, isso não é um ponto para a MS, é menos um, por terem feito uma bosta incompatível no passado. Menos 5 pontos para os donos desses sites, por o terem feito da forma errada e -10 por ao fim destes anos todos ainda não os terem corrigido (afinal, o IE apenas tem certa de 25% do mercado hoje em dia e muitas coisas do IE6 já nem funcionam no IE9 e IE10).
Sim, mas acho que deixei isso bem explícito na minha observação. Pena é a opera ter abandonado o Presto… a grande vantagem era o facto de pouca gente o usar, e haver pouca gente a tentar furar a segurança do
browser…Agora com o webkit, adeus segurança….Cumprimentos
Será que sou o único que tem uma carrada de problemas com o IE10? Pelo menos a nível profissional tenho tido bastante falta de compatibilidade.
Não sei se alguém concorda comigo, mas eu não me ligo a estes estudos destas empresas!
O mais seguro para mim é o que consegue manter-se de pé em hackfest’s e eventos onde eles são realmente postos à prova.
Isso sim vale como referência para mim.