EUA terão suspendido as contribuições financeiras para a WTO
A administração de Donald Trump tem conduzido mudanças importantes, com impacto global. Agora, os Estados Unidos da América (EUA) terão decidido suspender as contribuições para a Organização Mundial do Comércio (em inglês, WTO).
A administração de Donald Trump está a retirar-se das instituições globais que considera estarem em desacordo com as suas políticas económicas "America First".
O Governo dos EUA planeia abandonar algumas, como a Organização Mundial de Saúde, e reduzir as contribuições asseguradas a outras, tendo em vista uma ampla revisão das despesas federais.
Conforme a informação avançada por três fontes comerciais à Reuters, os EUA terão, agora, suspendido as contribuições para a WTO.
A Reuters recorda que a WTO já foi prejudicada por uma ação dos EUA, em 2019, durante o primeiro mandato de Trump, que bloqueou novas nomeações de juízes para o seu principal tribunal de recursos, deixando o principal sistema de resolução de controvérsias parcialmente funcional.
Na altura, os EUA acusaram o Órgão de Recursos da WTO de excesso de poder judicial em disputas comerciais.
EUA terão suspendido apoio ao órgão de controlo do comércio
Em 2024, o órgão de controlo do comércio, com sede em Genebra, tinha um orçamento anual de 232,06 milhões de dólares, e os EUA deveriam contribuir com cerca de 11% desse valor, com base num sistema de taxas proporcional à sua participação no comércio global, de acordo com documentos públicos da WTO.
No dia 4 de março deste ano, um delegado dos EUA disse, numa reunião orçamental do órgão, que os pagamentos do país para os orçamentos de 2024 e 2025 estavam suspensos enquanto se aguardava uma revisão das contribuições para as organizações internacionais.
Mais do que isso, assegurou que informaria a WTO do resultado numa data não especificada, segundo duas fontes comerciais com conhecimento direto da reunião, citadas pela Reuters.
Uma terceira fonte comercial confirmou a informação e disse que a WTO estava a definir um "Plano B", caso se registe uma pausa prolongada no financiamento.
A agência noticiosa informou que as suas fontes pediram confidencialidade porque a reunião sobre o orçamento era privada e a pausa no financiamento dos EUA não foi formalmente anunciada.
De acordo com as regras da WTO, qualquer membro que não pague as suas quotas após mais de um ano está sujeito a "medidas administrativas", uma série de medidas punitivas que se tornam progressivamente mais rigorosas quanto mais tempo as taxas não forem pagas.
Segundo as duas fontes, os EUA estão, agora, classificados na primeira de três categorias, o que significa que os seus representantes já não podem presidir aos órgãos do órgão nem receber documentação formal.
O porta-voz da WTO, Ismaila Dieng, confirmou que o presidente do comité orçamental tinha informado os membros da WTO de que os EUA estavam atualmente em "atraso de categoria 1", juntamente com outros países.
Continua a ser da responsabilidade dos membros da WTO aplicar as consequências associadas aos pagamentos em atraso.
Segundo um documento restrito da WTO, até ao final de 2024, cinco outros países membros - Bolívia, República Democrática do Congo, Djibuti, Gabão e Gâmbia - estavam nessa categoria, também.
Fonte: Reuters
Neste artigo: EUA, Organização Mundial do Comércio
Os americanos que se ponham a pau ou a velhinha Europa ainda reclama de volta os EUA. Sim, porque a bem ver os EUA são mais europeus do que viceversa. Eles precisam de ser ensinados sobre quem manda em quem.
E quando nos desrespeitam a gente acorda ali um povo que gosta de dar pau nos americanos. hehehe
A América é mesmo o pai das organizações pelo mundo, só milhões e milhões que os americanos pagam em impostos para doar pelo mundo fora…
Mas tu pensas que é porque são bonzinhos, mas estás enganado. Eles pagam isso para que os “outros” não comecem a pensar como é que os EUA foram criados e em que ano e o que aocnteceu aos povos que lá estavam e depois chegamos todos à mesma conclusão que éa do porquê de existir os EUA.
Assim pagam e nós sentamo-nos no sofá à pala deles a vertv e esquecemos o assunto, mas parece que agora querem acordar o Urso. É preciso ter cuidado, porque a Alemanha, Japão e URSS tinham um plano de divisão dos EUA muito interessante que se o Estaline não se tivesse chateado hoje os EUA nem exisitiam.
Acordar o urso de peluche…lol
A seguir espero que seja a UN.
Outro antro de ordenados milionarios liderado pelo tuga.
É melhor fechar mais um antro..e neste caso até porque a China tem um suporte forte dentro do WTO.
As atitudes, mesmo que ligitimas, deste presidente dos USA, vão deixar marcas países aliados durante muitos anos. Acho que a filosofia de primeiro eu, depois eu e a seguir eu não é o melhor caminho.
Não te preocupes que a filosofia de dar dar e dar, também não funcionou muito bem.
Fartaram-se de dar á Europa agora para encher esse buraco, têm que ir buscar a algum lado, que achas que os Americanos preferem? Vir da Europa ou vir dos próprios bolsos deles?
EUA, dar dar e dar, e achas que eles nunca receberam nada em troca, a Alemanha acabou de pagou a divida aos EUA a pouco tempo e achas que os Americanos é so dar?
Os EUA dão um chouriço rançoso a quem lhes der duas varas de porcos.
Vamos ver com esta politica no final das contas como vão estar os EUA, já tinham provado da receita e voltaram a traz vamos ver se não se arrependem de ter escolhido novamente o estarola bronzeado. 😉 🙂
No mandato de Biden foi dar e dar, e vais-me dizer que não é justo??? Ou gostas que o dinheiro dos teus impostos seja dado de graça?
Tu quando ofereces ajuda a alguém estas a espera que te paguem?
Não te esqueças das “porcarias” que EUA fizeram com o apoio da Europa, alias já viste que os números que o Trump fala que os EUA deram de ajuda a Ucrânia não é verdade, é só mais uma das muitas mentiras dele.
Não é melhor para quêm?
Eu sou a favor que podemos ser todos amigos, porem todos independentes uns dos outros. Podemos fazer trocas comerciais que sejam uma mais valia para ambos e não uma dependência. A Europa encostou-se demasiado aos USA e a Rússia. Agora estamos no meio de um molho de brócolos que não é bom. Aquela ideia de passar por entre as gotas da chuva está a dar asneiras porque demonstra que não estamos preparados para nada e dependentes de tudo.
As ameaças sao apenas vazias.
“De acordo com as regras da WTO, qualquer membro que não pague as suas quotas após mais de um ano está sujeito a “medidas administrativas”, uma série de medidas punitivas que se tornam progressivamente mais rigorosas quanto mais tempo as taxas não forem pagas.” E se não pagar o que acontece??
Sobre a OMS é a mesma historia. O EUA pagam imenso, no entanto na altura do Covid a OMS favoreceu a china e atrasou demasiado a resposta… Mais… A china criou esta trapalhada toda a nível global e ainda vendeu os equipamentos médicos como mascaras e ventiladores. Na minha opinião deveria ter sido tudo oferecido de modo a reparar os danos causados a nível global!! Mas não, a china partiu as pernas ao mundo e VENDEU parte da solução.
Naturalmente que os EUA com a mentalidade capitalista não iriam ficar felizes com isto. Por fim, a situação das alterações climáticas. Trump quer sair, porque a china não entra. OU seja, enquanto o EUA estão a gastar imenso em proteger o planeta e com consequência ficar menos competitivo. A china continua a não querer saber e fabricar a preços da chuva para o mundo todo.
O que se deveria fazer é: China não entras neste acordo de alterações climáticas, então os teus produtos estão proibidos de entrar nos países aderentes. Porem, não é isto que acontece.
O que o trumpas e os amigos querem é isto. Desregulação total. Assim fazem o que querem e o que lhes apetece. Já temos visto as macacadas com as sh*t coins, o “desaparecimento” de algumas entidades reguladoras nos USA… enfim. Só mesmo os maga para não verem o que se passa.
E o que os socialistas/comunas e seus amigos querem é regulação e controlo total para depois poderem cobrar taxas a torto e a direito e ainda multas a quem se portal “mal”… para isso as entidades reguladoras parasíticas florescem como cogumelos de modo a poderem coartar ideias de desenvolvimento e progresso. Estas entidades, sempre prontas a castigarem as “libertinagens” de quem quer ir mais além, fazer melhor e beneficiar-se a si e aos restantes de nós, não olham a meios para atingirem os seus fins. Só mesmo os inimigos da liberdade individual que querem fazer de nós tansos para não verem o que se passa.